Questões de Concurso Sobre fisioterapia na oncologia em fisioterapia

Foram encontradas 121 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150766 Fisioterapia
A abordagem cirúrgica axilar e radioterapia estão entre as opções de tratamentos locais para câncer de mama, no entanto, essas abordagens aumentam o risco para o desenvolvimento de linfedema. Outros fatores de risco estão associados à características fenotípicas e hábitos de vida.
Assinale a alternativa correta que contempla fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento do linfedema e que contempla também os possíveis sinais e/ou sintomas que podem contribuir para seu diagnóstico precoce (fase subclínica).
Alternativas
Q3144465 Fisioterapia
Sobre o câncer de mama, analise as seguintes assertivas:

I. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre mulheres no mundo.
II. A prática regular de atividade física e a amamentação podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
III. O envelhecimento não é um fator de risco para o câncer de mama.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144464 Fisioterapia
Assinale a alternativa correta sobre tumores benignos.
Alternativas
Q3080193 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 54 anos, encaminhada ao serviço de fisioterapia com diagnóstico de sequela de tumor no lobo floculonodular, que cedeu com tratamento quimioterápico. Nesse quadro a estrutura e a lesão esperada, são respectivamente 
Alternativas
Q3080190 Fisioterapia
Carmen tem 70 anos, foi submetida a uma cirurgia de histerectomia total em decorrência de tumor local. A paciente chega ao ambulatório de fisioterapia oito meses após a cirurgia com queixas de perda urinária por esforço. Considerando a importância da musculatura do assoalho pélvico na continência urinária, sabe-se que o grupo muscular a ser trabalhado neste caso é
Alternativas
Q3063754 Fisioterapia
Ana, de 56 anos, está em tratamento pós-mastectomia há dois meses, com linfedema moderado no braço direito, e procura a fisioterapia para ajudar a reduzir o inchaço e recuperar a mobilidade do membro afetado (caso hipotético). Neste sentido, o plano terapêutico de Ana deve incluir
Alternativas
Q3054939 Fisioterapia
O câncer de mama é uma doença heterogênea e complexa, que se apresenta de múltiplas formas clínicas e morfológicas, com diferenças na pré e pósmenopausa, com diferentes graus de agressividade tumoral e potencial metastástico, atingindo frequentemente mulheres após os quarenta anos de idade, embora se tenha observado um fenômeno em nível mundial, do aumento de sua incidência em faixas etárias mais jovens (PINHO et al., 2007). No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama em 2011, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença (Ministério da Saúde, 2011). Neste contexto, escolha a afirmação falsa a respeito da abordagem fisioterapêutica em pacientes mastectomizados em virtude do câncer de mama:
Alternativas
Q3046838 Fisioterapia
O linfedema de braço acomete mulheres que fizeram cirurgia de retirada de linfonodos axilares devido ao tratamento do câncer de mama. Ocorre o acúmulo excessivo de líquido, com alta concentração protéica no interstício. São protocolos de tratamento fisioterapêutico para o linfedema, exceto: 
Alternativas
Q3046837 Fisioterapia
O Câncer de mama é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células que formam um tumor. O tumor é chamado de maligno quando suas células têm a capacidade de originar metástases. Sobre os tipos de mastectomia assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3036379 Fisioterapia
Sobre a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada em 2013, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3036374 Fisioterapia
A paciente M. R. S., de 48 anos, foi submetida à quimioterapia neoadjuvante e à cirurgia conservadora de mama, com biópsia do linfonodo sentinela como parte do tratamento de câncer de mama à direita. Encontra-se no 14º dia de pós-operatório. Relata, como queixa principal, dificuldade para movimentar o braço direito e dor intensa na axila, no braço e no antebraço, somente nos movimentos.
Com base apenas nos sintomas relatados, qual o provável diagnóstico fisioterapêutico?
Alternativas
Q3033735 Fisioterapia
Uma paciente de 38 anos, submetida à mastectomia radical por câncer de mama, inicia fisioterapia para prevenção de linfedema. Ela apresenta leve edema no membro superior esquerdo, com limitação de amplitude de movimento. Qual a melhor abordagem fisioterapêutica para prevenir a progressão do linfedema e melhorar a funcionalidade?
Alternativas
Q3032735 Fisioterapia
Uma paciente de 58 anos foi encaminhada para fisioterapia após a realização de mastectomia radical modificada.
Nesse procedimento cirúrgico, é realizada:
Alternativas
Q3032734 Fisioterapia
O exercício físico é um importante componente do tratamento de pacientes oncológicos, porém precauções são necessárias para a realização de testes funcionais.
Deve-se evitar a realização de testes funcionais que exijam alto consumo de oxigênio ou com altos impactos nas seguintes circunstâncias: 
Alternativas
Q3032733 Fisioterapia
Um paciente de 60 anos, ex-tabagista, apresentando perda de peso nos últimos quatro meses, tosse, dispneia, disfagia e rouquidão, teve diagnóstico de câncer de pulmão e foi encaminhado para a fisioterapia com o seguinte estadiamento do tumor – estágio IIIA: T3 N1 M0.
Na classificação TNM, os elementos T, N e M referem-se, respectivamente, a: 
Alternativas
Q2901944 Fisioterapia

Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade, após ter realizado mastectomia com linfadenectomia axilar, apresentou lesão do nervo torácico longo e, consequentemente, escápula alada.

Para o tratamento dessa paciente, o fisioterapeuta deve considerar que

Alternativas
Q2608968 Fisioterapia

A fisioterapia pós-mastectomia é essencial para prevenção de linfedemas e recuperação dos movimentos dos braços. Sobre esse tema, analise os itens a seguir:


I - Na recuperação domiciliar, além das sessões individualizadas de fisioterapia, as pacientes são orientadas a realizar exercícios motores e respiratórios em casa para mobilizar o diafragma e fortalecer os membros superiores.

II - No pós-operatório, o objetivo da fisioterapia é controlar a dor, principalmente na região do pescoço, prevenir ou tratar os linfedemas, recuperar a perda de força muscular, manter a amplitude de movimento do membro superior e evitar o encurtamento muscular.

III - A intervenção fisioterapêutica na mastectomia, se restringe ao período de internação pós-cirurgia.


Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

Alternativas
Q2602556 Fisioterapia

Fisioterapia para Gestão de Linfedema PósMastectomia


Quais estratégias devem ser adotadas para o manejo eficaz do linfedema em pacientes que sofreram mastectomia?

Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Fisioterapeuta |
Q2481801 Fisioterapia
Pequenas estruturas de tecido linfático, que são encontrados nos trajetos dos vasos linfáticos, que funcionam como filtros para substâncias nocivas são denominadas como:
Alternativas
Q2480586 Fisioterapia
A remoção da mama (mastectomia) é um procedimento mais comum para prevenir a disseminação do câncer de mama e para assegurar uma alta incidência de sobrevivência.
Sobre a mastectomia radical modificada, assinale a alternativa INCORRETA.  
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: E
6: A
7: C
8: E
9: D
10: C
11: C
12: A
13: A
14: C
15: A
16: D
17: B
18: A
19: E
20: E