Questões de Concurso Sobre fisioterapia na oncologia em fisioterapia

Foram encontradas 141 questões

Q3292985 Fisioterapia
Na assistência a pacientes oncológicos, as estratégias fisioterapêuticas objetivam amenizar dores e estimular autonomia funcional. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3184399 Fisioterapia
O planejamento de um programa de exercícios para pacientes com câncer de mama deve considerar fatores individuais, como estágio da doença, presença de comorbidades e resposta ao tratamento. Esses fatores influenciam a segurança e eficácia da intervenção, além de afetarem a adesão. Pensando nas recomendações gerais para exercício em pacientes oncológicos, qual das afirmativas reflete o princípio mais adequado para a prescrição segura e efetiva?
Alternativas
Q3162776 Fisioterapia
Um paciente no pós-operatório de mastectomia apresenta linfedema no membro superior esquerdo, associado a dor e limitação funcional. Qual é a abordagem fisioterapêutica mais indicada para reduzir esses sintomas?  
Alternativas
Q3255239 Fisioterapia
O Linfedema é uma das principais complicações pós mastectomia. Caracteriza-se por inchaço crônico resultante da deficiência da drenagem do sistema linfático, com acúmulo anormal de fluido rico em proteínas no espaço intersticial. Pode resultar em desconfortos, dores, aumento do risco de infecções, diminuição da amplitude de movimento, alterações sensoriais, problemas com a imagem corporal, podendo interferir na aceitabilidade social. Em relação ao linfedema é correto afirmar que:
Alternativas
Q3244434 Fisioterapia
O câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres, estatisticamente estando abaixo apenas do câncer de pele não melanoma. Todo câncer de mama é tratável, mas nem todos são curáveis. Os protocolos de tratamento normalmente são prescritos após a realização do estadiamento.

Quando a quimioterapia é escolhida como forma de tratamento, a disfunção mais comum tratada pela fisioterapia é
Alternativas
Q3244433 Fisioterapia
A assistência de fisioterapia em pacientes com câncer de mama pode ser iniciada no momento em que o paciente recebe o diagnóstico. No decorrer do tratamento oncológico, algumas disfunções podem ser desencadeadas por meio dos possíveis tratamentos que o paciente realiza, como a quimioterapia, a cirurgia e a radioterapia, entre outros.

A respeito das disfunções abordadas na fisioterapia por meio da fotobiomodulação, é correto afirmar que a
Alternativas
Q3198781 Fisioterapia
O tratamento do câncer exige um trabalho multidisciplinar, de modo que oncologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros especialistas colaboram para oferecer uma abordagem abrangente e personalizada que melhora a eficácia do tratamento e a qualidade de vida do paciente. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.

I. O Profissional Fisioterapeuta, na assistência ao paciente com câncer, pode utilizar-se de várias técnicas, como a drenagem linfática, alongamentos, eletroterapia, terapia manual, exercícios respiratórios, entre outras.

II. Alguns tratamentos, como a quimioterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea, podem causar reações físicas que dificultam a mobilidade e prejudicam a rotina. Assim, a Fisioterapia Oncológica pode ser adotada para pessoas que passam por esses procedimentos, com o objetivo de reduzir sintomas de dor, encurtamento muscular, alterações respiratórias e falta de controle motor.

III. A Fisioterapia Oncológica é focada em quatro grandes objetivos no tratamento de pacientes com câncer: prevenção, restauração, apoio e cuidados paliativos.


Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q3191343 Fisioterapia
Há vários tipos de reabilitação, que possuem relação com o tipo de auxílio necessário para que o indivíduo recupere as suas funcionalidades. Uma das classificações possíveis é em função da sua complexidade. Na sequência, foram listados exemplos de reabilitação de alta complexidade, exceto:
Alternativas
Q3190102 Fisioterapia
O linfedema é uma condição causada por uma obstrução no sistema linfático, parte dos sistemas imunológicos e circulatório. O linfedema é mais comumente causado pela remoção do linfonodo ou por danos devidos ao tratamento do câncer. São protocolos de tratamento fisioterapêutico para o linfedema, exceto:
Alternativas
Q3190101 Fisioterapia
A mastectomia é uma das opções para o tratamento do câncer de mama. Este procedimento é adotado quando a paciente não pode ser tratada com cirurgia conservadora, que remove apenas o setor mamário em que o tumor se encontra. Sobre os tipos de mastectomia, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3172363 Fisioterapia
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a leucemia. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150766 Fisioterapia
A abordagem cirúrgica axilar e radioterapia estão entre as opções de tratamentos locais para câncer de mama, no entanto, essas abordagens aumentam o risco para o desenvolvimento de linfedema. Outros fatores de risco estão associados à características fenotípicas e hábitos de vida.
Assinale a alternativa correta que contempla fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento do linfedema e que contempla também os possíveis sinais e/ou sintomas que podem contribuir para seu diagnóstico precoce (fase subclínica).
Alternativas
Q3144465 Fisioterapia
Sobre o câncer de mama, analise as seguintes assertivas:

I. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre mulheres no mundo.
II. A prática regular de atividade física e a amamentação podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
III. O envelhecimento não é um fator de risco para o câncer de mama.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144464 Fisioterapia
Assinale a alternativa correta sobre tumores benignos.
Alternativas
Q3080193 Fisioterapia
Paciente sexo feminino, 54 anos, encaminhada ao serviço de fisioterapia com diagnóstico de sequela de tumor no lobo floculonodular, que cedeu com tratamento quimioterápico. Nesse quadro a estrutura e a lesão esperada, são respectivamente 
Alternativas
Q3080190 Fisioterapia
Carmen tem 70 anos, foi submetida a uma cirurgia de histerectomia total em decorrência de tumor local. A paciente chega ao ambulatório de fisioterapia oito meses após a cirurgia com queixas de perda urinária por esforço. Considerando a importância da musculatura do assoalho pélvico na continência urinária, sabe-se que o grupo muscular a ser trabalhado neste caso é
Alternativas
Q3063754 Fisioterapia
Ana, de 56 anos, está em tratamento pós-mastectomia há dois meses, com linfedema moderado no braço direito, e procura a fisioterapia para ajudar a reduzir o inchaço e recuperar a mobilidade do membro afetado (caso hipotético). Neste sentido, o plano terapêutico de Ana deve incluir
Alternativas
Q3054939 Fisioterapia
O câncer de mama é uma doença heterogênea e complexa, que se apresenta de múltiplas formas clínicas e morfológicas, com diferenças na pré e pósmenopausa, com diferentes graus de agressividade tumoral e potencial metastástico, atingindo frequentemente mulheres após os quarenta anos de idade, embora se tenha observado um fenômeno em nível mundial, do aumento de sua incidência em faixas etárias mais jovens (PINHO et al., 2007). No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados de 49.400 novos casos de câncer de mama em 2011, com um risco de 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença (Ministério da Saúde, 2011). Neste contexto, escolha a afirmação falsa a respeito da abordagem fisioterapêutica em pacientes mastectomizados em virtude do câncer de mama:
Alternativas
Q3036379 Fisioterapia
Sobre a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), publicada em 2013, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3036374 Fisioterapia
A paciente M. R. S., de 48 anos, foi submetida à quimioterapia neoadjuvante e à cirurgia conservadora de mama, com biópsia do linfonodo sentinela como parte do tratamento de câncer de mama à direita. Encontra-se no 14º dia de pós-operatório. Relata, como queixa principal, dificuldade para movimentar o braço direito e dor intensa na axila, no braço e no antebraço, somente nos movimentos.
Com base apenas nos sintomas relatados, qual o provável diagnóstico fisioterapêutico?
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: C
5: D
6: B
7: D
8: C
9: B
10: X
11: B
12: D
13: B
14: C
15: B
16: E
17: A
18: C
19: C
20: C