A paciente M. R. S., de 48 anos, foi submetida à quimioterap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036374 Fisioterapia
A paciente M. R. S., de 48 anos, foi submetida à quimioterapia neoadjuvante e à cirurgia conservadora de mama, com biópsia do linfonodo sentinela como parte do tratamento de câncer de mama à direita. Encontra-se no 14º dia de pós-operatório. Relata, como queixa principal, dificuldade para movimentar o braço direito e dor intensa na axila, no braço e no antebraço, somente nos movimentos.
Com base apenas nos sintomas relatados, qual o provável diagnóstico fisioterapêutico?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - Síndrome da rede axilar.

Síndrome da rede axilar é uma condição que pode ocorrer após a cirurgia de câncer de mama, particularmente em casos com biópsia do linfonodo sentinela ou dissecção axilar. Esta síndrome caracteriza-se pela presença de uma rede de cordões fibrosos e dolorosos na axila, que se estende pelo braço e antebraço. A paciente sente dor intensa e apresenta limitação de movimento, como relatado pela paciente M. R. S.

Vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que elas não se aplicam ao caso:

A - Lesão do nervo intercostobraquial: Esta lesão poderia causar dor e parestesia na região axilar e parte do braço, mas normalmente não geraria uma limitação de movimento tão específica como a relatada. Além disso, a dor não seria exclusivamente durante os movimentos.

B - Síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico: Esta síndrome envolve a compressão dos nervos ou vasos sanguíneos entre o pescoço e a axila, causando sintomas como dor, formigamento e fraqueza no braço e mão. No entanto, não se espera que ela ocorra especificamente após uma cirurgia de mama ou envolva dor intensa na axila e antebraço durante o movimento.

D - Linfedema precoce: O linfedema é o acúmulo de líquido linfático nos tecidos moles, causando inchaço. É uma complicação comum após cirurgia de mama, mas os sintomas são mais relacionados a inchaço persistente e sensação de peso, e não a dor intensa ou limitação de movimento conforme descrito na questão.

Portanto, dado o contexto pós-operatório e os sintomas específicos relatados, a Síndrome da rede axilar é o diagnóstico fisioterapêutico mais provável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo