Questões de Concurso
Sobre fisioterapia neonatal e pediátrica em fisioterapia
Foram encontradas 694 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Em relação à fototerapia assinale a alternativa INCORRETA:
Relacione cada uma das malformações listadas a sua definição CORRESPONDENTE:
1. Hidrocefalia
2. Mielomeningocele
3. Microcefalia
4. Pé torto congênito
5. Torcicolo congênito
a) Condição caracterizada por um desenvolvimento anormalmente pequeno do cérebro, resultando em uma cabeça de tamanho inferior ao esperado para a faixa etária.
b) Alteração muscular no pescoço, onde ocorre o encurtamento de um dos músculos do pescoço, levando a uma rotação e inclinação anormal da cabeça.
c) Acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais, o que pode causar aumento da pressão intracraniana e danos ao cérebro.
d) Malformação nos pés, onde ocorre uma deformidade, com os pés virados para baixo e para dentro, podendo afetar o alinhamento dos ossos e articulações.
e) Tipo de espinha bífida, onde há falha no fechamento do tubo neural durante o desenvolvimento fetal, resultando em protrusão da medula espinhal e meninges para fora da coluna vertebral.
Selecione a alternativa que apresenta a associação CORRETA:
Com base nas abordagens terapêuticas e seus impactos, analise as afirmativas a seguir:
I. O tratamento fisioterapêutico para crianças com TEA deve ser individualizado, com adaptações específicas de acordo com as necessidades de cada criança, visando melhorar o controle postural e a coordenação motora.
II. A fisioterapia tem eficácia limitada em crianças com TEA grave, sendo mais indicada para casos de TEA leve, pois nesses casos é possível observar um maior progresso no desenvolvimento motor.
III. Técnicas de fisioterapia, como exercícios de propriocepção e estimulação sensorial, são eficazes no fortalecimento da interação social e na redução da ansiedade, comportamentos frequentemente presentes em crianças com TEA.
IV. O uso de estratégias fisioterapêuticas no tratamento de TEA pode contribuir para aumentar a independência da criança, diminuindo a dependência de cuidadores em atividades motoras diárias.
V. A fisioterapia no TEA deve seguir um protocolo rígido, sem flexibilidade nas abordagens, pois os resultados obtidos a partir de um modelo padronizado são superiores aos tratamentos personalizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Para aplicação dessa técnica, posiciona-se a criança em
Em alguns bebês de alto risco, a estabilidade postural excessiva na hiperextensão do pescoço pode contribuir para uma sequência de alterações na mobilidade.
Essa hipertonia postural de alto risco aparece com um perfil postural, entre outros, caracterizado por
Os recém-nascidos a termo e pré-termo sentem mais dor que as crianças maiores e os adultos, pois não têm as vias inibitórias bem desenvolvidas.
Uma escala importante para medir a dor é a Escala de NIPS (Neonatal Infant Pain Scale).
Acerca da Escala NIPS, é correto afirmar que
I. O controle cefálico completo deve ser alcançado por volta dos 3 meses de idade.
II. O rolamento de decúbito ventral para dorsal é esperado por volta dos 4 meses, enquanto o rolamento de decúbito dorsal para ventral ocorre por volta dos 6 meses de idade.
III. Sentar-se sem apoio é um marco do desenvolvimento alcançado até os 9 meses de idade.
IV. O atraso no desenvolvimento motor pode estar associado a fatores genéticos, ambientais ou neurológicos.
Estão corretas as afirmativas:
Escolha a opção que melhor define o quadro citado nessa questão.