Questões de Concurso Sobre fisioterapia neonatal e pediátrica em fisioterapia

Foram encontradas 694 questões

Q3299185 Fisioterapia
Crianças com mielomeningocele pertencentes ao grupo  _______podem ter função parcialmente preservada de iliopsoas e ausência de função muscular de quadríceps femoral. Entre as tecnologias assistivas para atingir a mobilidade, pode ser empregado(a) o(a)  _______. Além disso, é esperado que a classificação máxima para estes pacientes seja de _______ na escala de mobilidade funcional em 500 metros.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3297250 Fisioterapia
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma doença inflamatória aguda do trato respiratório inferior. É frequente nos dois primeiros anos de vida. Com relação à bronquiolite viral aguda, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3297249 Fisioterapia
Consiste em um movimento tóraco-abdominal sincronizado, gerado pelas mãos do fisioterapeuta no tórax do recém-nascido sobre o tempo expiratório que se inicia após o platô inspiratório sem ultrapassar os limites fisiológicos expiratórios do paciente. Assinale a alternativa que apresenta a técnica de fisioterapia respiratória citada:
Alternativas
Q3291157 Fisioterapia
A paralisia cerebral é um conjunto de distúrbios que afetam o desenvolvimento do movimento e da postura, causando limitações das atividades na infância. O dano encefálico que leva à paralisia cerebral é decorrente de alguns fatores na fase perinatal, que são:
Alternativas
Q3281175 Fisioterapia
A fototerapia é comumente utilizada no tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal, submetendo o paciente a uma exposição à radiação concentrada no espectro azul, da luz visível, por um tempo a ser determinado, conforme o caso.

Em relação à fototerapia assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3277583 Fisioterapia
As malformações congênitas podem afetar diversas áreas do desenvolvimento infantil e exigem acompanhamento médico especializado. Abaixo estão algumas dessas malformações, e sua correta identificação é fundamental para o tratamento adequado.
Relacione cada uma das malformações listadas a sua definição CORRESPONDENTE:

1. Hidrocefalia
2. Mielomeningocele
3. Microcefalia
4. Pé torto congênito
5. Torcicolo congênito

a) Condição caracterizada por um desenvolvimento anormalmente pequeno do cérebro, resultando em uma cabeça de tamanho inferior ao esperado para a faixa etária.
b) Alteração muscular no pescoço, onde ocorre o encurtamento de um dos músculos do pescoço, levando a uma rotação e inclinação anormal da cabeça.
c) Acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais, o que pode causar aumento da pressão intracraniana e danos ao cérebro.
d) Malformação nos pés, onde ocorre uma deformidade, com os pés virados para baixo e para dentro, podendo afetar o alinhamento dos ossos e articulações.
e) Tipo de espinha bífida, onde há falha no fechamento do tubo neural durante o desenvolvimento fetal, resultando em protrusão da medula espinhal e meninges para fora da coluna vertebral.

Selecione a alternativa que apresenta a associação CORRETA: 
Alternativas
Q3277579 Fisioterapia
A fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo aplicada para melhorar tanto o desenvolvimento motor quanto a integração sensorial e social.
Com base nas abordagens terapêuticas e seus impactos, analise as afirmativas a seguir:

I. O tratamento fisioterapêutico para crianças com TEA deve ser individualizado, com adaptações específicas de acordo com as necessidades de cada criança, visando melhorar o controle postural e a coordenação motora.
II. A fisioterapia tem eficácia limitada em crianças com TEA grave, sendo mais indicada para casos de TEA leve, pois nesses casos é possível observar um maior progresso no desenvolvimento motor.
III. Técnicas de fisioterapia, como exercícios de propriocepção e estimulação sensorial, são eficazes no fortalecimento da interação social e na redução da ansiedade, comportamentos frequentemente presentes em crianças com TEA.
IV. O uso de estratégias fisioterapêuticas no tratamento de TEA pode contribuir para aumentar a independência da criança, diminuindo a dependência de cuidadores em atividades motoras diárias.
V. A fisioterapia no TEA deve seguir um protocolo rígido, sem flexibilidade nas abordagens, pois os resultados obtidos a partir de um modelo padronizado são superiores aos tratamentos personalizados.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3266963 Fisioterapia
A tosse é um mecanismo de defesa que visa eliminar o muco da árvore traqueobronquica proximal. Na criança pequena pode ser realizada a tosse provocada (TP).
Para aplicação dessa técnica, posiciona-se a criança em
Alternativas
Q3266962 Fisioterapia
As Percussões Torácicas Manuais (PTM) ou tapotagem, auxiliam na remoção de muco por ação mecânica. No recém-nascido lactente, a técnica de PTM é limitada devido à(ao) 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256527 Fisioterapia

Em alguns bebês de alto risco, a estabilidade postural excessiva na hiperextensão do pescoço pode contribuir para uma sequência de alterações na mobilidade.  


Essa hipertonia postural de alto risco aparece com um perfil postural, entre outros, caracterizado por 

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256520 Fisioterapia

Os recém-nascidos a termo e pré-termo sentem mais dor que as crianças maiores e os adultos, pois não têm as vias inibitórias bem desenvolvidas. 


Uma escala importante para medir a dor é a Escala de NIPS (Neonatal Infant Pain Scale).


Acerca da Escala NIPS, é correto afirmar que 

Alternativas
Q3240203 Fisioterapia
O desenvolvimento motor no lactente é um importante indicador do crescimento saudável e do diagnóstico precoce de desvios. Sobre os marcos do desenvolvimento normal e seus desvios, analise as afirmativas:

I. O controle cefálico completo deve ser alcançado por volta dos 3 meses de idade.
II. O rolamento de decúbito ventral para dorsal é esperado por volta dos 4 meses, enquanto o rolamento de decúbito dorsal para ventral ocorre por volta dos 6 meses de idade.
III. Sentar-se sem apoio é um marco do desenvolvimento alcançado até os 9 meses de idade.
IV. O atraso no desenvolvimento motor pode estar associado a fatores genéticos, ambientais ou neurológicos.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3209264 Fisioterapia
O fisioterapeuta de uma unidade hospitalar está atendendo uma criança com insuficiência cardíaca e deve orientar a mãe do paciente sobre o correto posicionamento da criança no leito. A criança deve ser posicionada em 
Alternativas
Q3204953 Fisioterapia
Qual a afirmação sobre o manejo fisioterapêutico de pacientes pediátricos internados em unidades de terapia intensiva?
Alternativas
Q3184389 Fisioterapia
Recém-nascidos prematuros têm maior risco de desenvolver insuficiência respiratória aguda ao nascimento devido aos seguintes fatores, EXCETO: 
Alternativas
Q3177584 Fisioterapia
De acordo com a classificação de Narakas, pertence a qual grupo uma criança com paresia/paralisia do deltoide e do bíceps, do tríceps e dos extensores do punho, mas sem alteração nos flexores longos e músculos intrínsecos da mão? 
Alternativas
Q3162780 Fisioterapia
Em uma unidade de terapia intensiva neonatal, um fisioterapeuta é chamado para auxiliar no manejo de um recém-nascido prematuro com sinais de desconforto respiratório e baixa saturação de oxigênio. Qual é a intervenção fisioterapêutica mais indicada?
Alternativas
Q3162773 Fisioterapia
Uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral espástica está em programa de reabilitação fisioterapêutica. Qual das intervenções descritas abaixo é mais apropriada para melhorar o controle motor e a funcionalidade?
Alternativas
Q3284597 Fisioterapia
O desenvolvimento normal do lactente inclui marcos motores que devem ser observados pelos profissionais de saúde. Um desvio no desenvolvimento motor que requer avaliação fisioterapêutica precoce é:
Alternativas
Q3272815 Fisioterapia
Para crianças com paralisia cerebral, intervenções terapêuticas são fundamentais desde cedo e podem incluir fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e educação especializada. O objetivo é promover o desenvolvimento motor e cognitivo, melhorar a independência funcional e facilitar a participação plena nas atividades diárias e sociais. O suporte contínuo ao longo da vida ajuda a minimizar as limitações e maximizar o potencial de cada indivíduo com paralisia cerebral.
Escolha a opção que melhor define o quadro citado nessa questão.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: C
6: D
7: C
8: E
9: B
10: D
11: B
12: A
13: E
14: D
15: B
16: B
17: B
18: D
19: A
20: B