Questões de Concurso Sobre fisioterapia neonatal e pediátrica em fisioterapia

Foram encontradas 634 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150771 Fisioterapia
M.B. com 2 anos e 8 meses foi encaminhada pelo pediatra ao serviço de Fisioterapia. Na avaliação física, foi observada hipotonia global, mais evidente em região abdominal, habilidade motora grossa condizente com o esperado para a idade e inabilidade para tarefas que envolvessem motricidade fina e reflexos cutâneos preservados. Em relação aos marcos motores de desenvolvimento, os pais referem que o paciente se sentou de forma independente aos 8 meses, engatinhou com 1 ano e 1 mês e iniciou marcha independente com 2 anos e 1 mês. Durante a avaliação apresentou-se atenta e cooperativa.
Diante desse quadro descrito, o diagnóstico clínico do paciente é:
Alternativas
Q3144487 Fisioterapia
Na neonatologia, é utilizada a escala de APGAR para avaliação clínica do neonato no momento do nascimento nos primeiros minutos de vida. Quais são os sinais avaliados?
Alternativas
Q3144481 Fisioterapia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os estímulos a serem realizados na estimulação sensório-motora no recém-nascido pré-termo aos planos fisioterapêuticos utilizados para adquirir os estímulos.

Coluna 1

1. Estimulação tátil.
2. Estimulação auditiva.
3. Estimulação vestibular.
4. Estimulação visual.

Coluna 2

( ) Utilização de rede instalada na incubadora.
( ) Toque preciso no sentido cefalocaudal.
( ) Cartões com contrastes coloridos.
( ) Música clássica ou voz materna, 45dB.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144474 Fisioterapia
De acordo com o Caderno de Atenção Integral à Saúde da Criança no Âmbito da Fisioterapia (2018), analise as seguintes assertivas sobre o papel do fisioterapeuta pediátrico na promoção do desenvolvimento infantil e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O trabalho do fisioterapeuta pediátrico inclui a avaliação e estimulação do desenvolvimento infantil, com atuação apenas na atenção terciária.
( ) O fisioterapeuta pediátrico deve realizar um planejamento abrangente, que inclui a avaliação das condições de saúde, a qualidade da assistência e da educação, e implementar ações que englobem aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais.
( ) A assistência fisioterapêutica pediátrica pode ser realizada apenas em situações de alta complexidade, desconsiderando a importância da intervenção precoce e a coordenação com outros profissionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137473 Fisioterapia
A psicomotricidade é uma ciência que tem como foco o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças nas diferentes faixas etárias. Portanto, para que esse desenvolvimento aconteça, é preciso avaliar o progresso da criança e estimular de acordo com a idade em que ela se encontra. Sendo assim, todos os fatores a seguir relacionados fazem parte das habilidades da psicomotricidade, EXCETO:
Alternativas
Q3137472 Fisioterapia
O desenvolvimento motor pode ser entendido como um processo evolutivo sequencial, dependente das interações entre maturação e aprendizagem, nas quais podem ser identificadas fases. Dessa forma, em que ordem crescente se apresenta a pirâmide de desenvolvimento motor?
Alternativas
Q3130657 Fisioterapia
Para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido (RN) e de crianças, deve-se destacar a importância do uso de escalas confiáveis, de comprovada sensibilidade e especificidade e que representem a diversidade cultural dos indivíduos. Umas das principais escalas que padroniza a observação das habilidades motoras grosseiras, a performance motora infantil ampla que aborda os conceitos do desenvolvimento motor como a integração do controle da musculatura antigravitacional nas quatros posturas: prono, supino, sentada e em pé, e com identificação RN com atraso motor denomina-se
Alternativas
Q3077447 Fisioterapia
Uma criança de 8 anos é diagnosticada com doença de Legg-Calvé-Perthes. Quais os principais objetivos da fisioterapia nesse caso e quais as técnicas mais utilizadas?
Alternativas
Q3077446 Fisioterapia
Um lactente de 3 meses é diagnosticado com pé torto congênito. Qual a conduta fisioterapêutica mais adequada para o início do tratamento e quais os objetivos principais da intervenção?
Alternativas
Q3053565 Fisioterapia
Ao avaliar um lactente de 10 meses de idade, que nasceu a termo, ainda não se consegue observar tipicamente do ponto de vista motor, o seguinte marco de desenvolvimento:
Alternativas
Q3053564 Fisioterapia
Na abordagem da vigilância do desenvolvimento infantil, caso a criança tenha nascido prematura, é preciso corrigir a sua idade para realizar uma avaliação mais adequada. Este procedimento é realizado:
Alternativas
Q3033730 Fisioterapia
Uma criança de 8 anos com diagnóstico de fibrose cística está em acompanhamento fisioterapêutico devido à progressão da doença pulmonar e ao aumento da produção de secreções. Qual abordagem fisioterapêutica seria a mais indicada para otimizar a higiene brônquica e reduzir o risco de infecções respiratórias?
Alternativas
Q3032750 Fisioterapia
Durante a avaliação funcional de uma menina de 7 anos com diagnóstico de Legg-Calvé-Pethes, o fisioterapeuta constatou os seguintes aspectos: classificação de Catteral III, contratura de adutores, dor moderada em atividades diárias, teste de Thomas positivo e marcha claudicante.

Em relação ao tratamento fisioterapêutico nesse caso, o mais indicado é:
Alternativas
Q3032741 Fisioterapia
A fisioterapia baseada em evidência promove suporte científico para a tomada de decisão, com vistas à aplicação do melhor recurso disponível. Nas crianças com encefalopatia crônica não progressiva, o método Therasuit é frequentemente utilizado como ferramenta no tratamento fisioterapêutico das sequelas funcionais.
Em relação a esse procedimento, as evidências: 
Alternativas
Q3032740 Fisioterapia
Uma menina de 13 anos foi encaminhada ao serviço de fisioterapia neurofuncional. Durante a avaliação, o fisioterapeuta constatou os seguintes sinais: disartria, perda da sensibilidade vibratória, arreflexias patelar e aquiliana, ataxia e sinal de Babinski positivo.
Com base nos sinais apresentados, o diagnóstico provável é:
Alternativas
Q3032739 Fisioterapia
Uma paciente de 4 meses de idade está sob acompanhamento médico e fisioterapêutico devido a um diagnóstico de doença de Werding-Hoffman. Na avaliação funcional, apresentou severa fraqueza muscular, apesar do exame de creatinoquinase (CK) ser normal.
No que se refere à doença em si e à sua evolução nessa paciente, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3007674 Fisioterapia
Em casos de diástase do músculo reto do abdome, pós parto, antes de realizar exercícios abdominais vigorosos, deve-se realizar os exercícios de correção até que a separação tenha no mínimo a largura de
Alternativas
Q3007657 Fisioterapia
Durante o desenvolvimento motor infantil, nos primeiros meses há uma movimentação primordialmente reflexa que deverá desaparecer ao longo dos primeiros meses. A avaliação é necessária para acompanhar a evolução da maturação do sistema nervoso central da criança, visto que a permanência de alguns reflexos e reações além do tempo fisiológico, pode indicar alteração no desenvolvimento neuro psicomotor.
Do nascimento até 2 meses de vida, o bebê apresenta o reflexo de
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CEPERJ Órgão: SESDEC-RJ Prova: CEPERJ - 2010 - SESDEC-RJ - Fisioterapeuta |
Q2910601 Fisioterapia

Nas fraturas diafisárias do fêmur na criança, ouso da fixação externa permite a movimentação precoce do paciente.

A maior dificuldade encontrada pelo Fisioterapeuta durante esse tratamento é:

Alternativas
Q2674224 Fisioterapia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia em saúde da mulher melhora a vida das mulheres em diferentes situações e em várias fases de suas vidas (como na gestação, no parto e pós-parto).

II. A fisioterapia inclui as atividades de prevenir as lesões, as deficiências, as limitações funcionais e as incapacidades, não incluindo a promoção ou a manutenção de aptidão, saúde e qualidade de vida dos idosos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: C
6: A
7: D
8: A
9: D
10: D
11: C
12: D
13: A
14: D
15: A
16: C
17: A
18: C
19: C
20: B