Questões de Concurso Sobre neuroanatomia em fisioterapia

Foram encontradas 280 questões

Q3142794 Fisioterapia
Sobre os doze pares de nervos cranianos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3142793 Fisioterapia
A hidroterapia apresenta uma técnica na qual o fisioterapeuta suporta e move suavemente o corpo do paciente na água enquanto realiza alongamentos, massagens e mobilizações articulares relaxantes. Esta técnica ajuda no alívio de tensões musculares, aumento da flexibilidade e relaxamento profundo:
Alternativas
Q3142792 Fisioterapia
Uma síndrome que ocorre pela compressão do nervo ulnar, ao longo da face medial do cotovelo, com sintomas de parestesia e dormência envolvendo os dedos anelar e mínimo:
Alternativas
Q3142787 Fisioterapia
A mielomeningocele ocorre por uma falha no fechamento do tubo neural, manifestando-se como um defeito de não fechamento posterior das vértebras. Essa condição resulta em déficits intestinais, vesicais, motores e sensoriais abaixo do nível da lesão. Os níveis de função muscular preservados interferem na expectativa da deambulação. De acordo com o nível de função muscular, qual prótese seria indicada?
Alternativas
Q3043976 Fisioterapia
Qual dos seguintes nervos está frequentemente associado à nevralgia do trigêmeo, uma condição caracterizada por episódios intensos de dor facial súbita? 
Alternativas
Q3019636 Fisioterapia
É uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular. Participa de processos cognitivos como a atenção e a linguagem. Essas características descrevem qual região do cérebro?
Alternativas
Q2645443 Fisioterapia

Analise as características abaixo:


• É responsável pela sensibilidade da face e pela inervação dos músculos da mastigação.

• Para verificar a integridade do nervo, realizam-se toques suaves na pele facial dos dois lados.

• Quando é testada a função motora, solicita-se ao paciente que realize movimentos de depressão e elevação com a articulação temporomandibular para testar os músculos da mastigação.

• Em casos de lesão, o paciente apresentará redução da sensibilidade ao toque suave em um dos lados da face ou incapacidade de contrair ativamente os músculos da mastigação.


As características acima definem qual nervo craniano?

Alternativas
Q2583471 Fisioterapia

A fisioterapia, por meio da reabilitação, estimula a neuroplasticidade nos casos de lesões neurológicas, buscando a recuperação total ou parcial do indivíduo. O sistema nervoso se divide em central (encéfalo e medula espinha) e periférico (nervos, plexos e gânglios). Nos nervos cranianos, é o nervo troclear que

Alternativas
Q2533863 Fisioterapia

O neuroeixo se organiza em vários níveis de integração reflexa, sendo eles: o nível espinhal, onde se encontram os reflexos medulares, o nível tronco encefálico, onde estão os circuitos dos reflexos tônicos e o nível mesencefálico, onde se integram as reações de retificação ou endireitamento. Esses reflexos tendem a se integrar dentro do primeiro ano de desenvolvimento. O atraso nesta integração, a não integração, ou ainda o reaparecimento desses reflexos após uma lesão central, podem influenciar no comportamento motor. Sobre os reflexos tônicos, avalie as proposições a seguir:


I- O Reflexo Tônico Cervical Assimétrico é uma resposta evocada pelos proprioceptores dos músculos do pescoço, por um movimento ativo ou passivo de extensão ou flexão da cabeça. A extensão da cabeça produz aumento da hipertonia extensora nos membros superiores e hipertonia flexora nos membros inferiores. A flexão da cabeça produz efeito oposto.


II- O Reflexo Tônico Cervical Simétrico é uma resposta proprioceptiva, obtida dos músculos e articulações do pescoço. Ao rodar a cabeça para um lado, haverá aumento da hipertonia extensora no lado para qual, a cabeça foi girada (o lado facial) e da hipertonia flexora no lado oposto (lado occipital).


III- O Reflexo Tônico Labiríntico (RTL) é um reflexo anormal, evocado por mudanças na posição da cabeça no espaço, que estimulam os órgãos otolíticos do sistema vestibular. Na posição supina o paciente apresenta hipertonia extensora máxima e em prono, hipertonia flexora.


IV- O Reflexo Positivo de Suporte é uma reação após um estímulo exteroceptivo da pele dos artelhos e do antepé, muitas vezes, provocado quando estes tocam o chão. Segue-se um estímulo proprioceptivo, devido ao estiramento dos músculos interósseos do pé causado pela pressão sobre o antepé. O tônus extensor em todo o membro é aumentado, transformando-o em um rígido pilar de co-contração para sustentação do peso.


É CORRETO o que se afirma em: 

Alternativas
Q2533850 Fisioterapia

Os instrumentos de biofeedback são projetados para se monitorar um evento fisiológico, quantificar este monitoramento e interpretar as informações, contribuindo significativamente no tratamento fisioterapêutico. Considerando-se este contexto, avalie as proposições a seguir:


I- Na prática clínica, o biofeedback pode ser utilizado para auxiliar o paciente a desenvolver um controle voluntário maior em termos de relaxamento neuromuscular.


II- Os instrumentos de biofeedback medem temperatura da pele periférica, fototransmissão do dedo, atividade de condutância subcutânea e atividade eletromiográfica.


III- As contraindicações para o uso do biofeedback incluem relaxamento psicológico, redução da dor e qualquer condição musculoesquelética, que uma contração muscular possa exacerbar.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q2519144 Fisioterapia
A integração entre a anatomia do sistema nervoso periférico e a função muscular é fundamental para o movimento. Considerando este princípio, aponte, entre as alternativas abaixo, qual nervo está CORRETAMENTE emparelhado com o músculo que inerva e a ação principal deste músculo. 
Alternativas
Q2504006 Fisioterapia
A coluna da esquerda apresenta a estrutura anatômica e a da direita, a função cerebral. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Lobo frontal 2. Lobo parietal 3. Lobo occipital 4. Lobo temporal

( ) Visão. ( ) Resposta emocional, memória. ( ) Movimento voluntário e planejamento do movimento. ( ) Sensibilidade somática, percepção espacial de objetos.

Marque a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: SAD-MS Prova: SELECON - 2024 - SAD-MS - Fisioterapeuta |
Q2481804 Fisioterapia
O V par de nervo craniano é responsável por enviar estímulos motores para os músculos da mastigação, sendo chamado de: 
Alternativas
Q2477148 Fisioterapia
As lesões que ocorrem em neurônios motores superiores apresentam o seguinte sintoma:
Alternativas
Q2477144 Fisioterapia
O nervo que apresenta sua origem no ramo anterior de C5 a C7 que, após ser acometido por um trauma, acarreta discinesia escapular com perda da função do músculo serrátil anterior, é:
Alternativas
Q2459786 Fisioterapia
Quais as raízes nervosas dos músculos do membro superior que inervam o tríceps braquial, deltoide e interósseos, respectivamente? 
Alternativas
Q2459496 Fisioterapia
O hipotálamo desempenha um papel crucial na regulação de diversas funções corporais. Qual das seguintes funções é controlada pelo hipotálamo? 
Alternativas
Q2453846 Fisioterapia
A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens permanentes do desenvolvimento do movimento e postura atribuído a um distúrbio não progressivo que ocorre durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil, podendo contribuir para limitações no perfil de funcionalidade da pessoa. A desordem motora na paralisia cerebral pode ser acompanhada por distúrbios sensoriais, perceptivos, cognitivos, de comunicação e comportamental, por epilepsia e por problemas musculoesqueléticos secundários (ROSENBAUM et al., 2007). Caso comprometimento atinja neurônios motores superiores o principal sintoma seria: 
Alternativas
Q2429714 Fisioterapia

O trato espinotalâmico lateral transmite as sensações de:

Alternativas
Q2429700 Fisioterapia

O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. O tronco encefálico se divide em:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: D
6: D
7: B
8: C
9: C
10: E
11: A
12: B
13: B
14: B
15: C
16: E
17: B
18: C
19: D
20: B