Questões de Concurso
Sobre neurofisiologia em fisioterapia
Foram encontradas 226 questões
Segundo essa teoria, assinale a alternativa correta.
A Paralisia de Bell é uma doença de comprometimento neurológico passível de tratamento fisioterapêutico.
A respeito dessa doença, assinale a alternativa correta.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença congênita que afeta os neurônios motores.
Sobre sua fisiopatologia, é correto afirmar que

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo para a organização e documentação de informações sobre funcionalidade e incapacidade (OMS 2001). Ela reconhece o papel dos fatores ambientais na criação da incapacidade, além do papel das condições de saúde. (fonte: Organização Mundial da Saúde Como usar a CIF: um manual prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Versão preliminar para discussão. Outubro de 2013. Genebra: OMS).
Segundo esse modelo e considerando a charge, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.
( ) A CIF é baseada numa abordagem biopsicossocial que incorpora os componentes de saúde nos níveis corporais e sociais.
( ) Na avaliação de uma pessoa com deficiência, esse modelo se assemelha ao biomédico, baseado no diagnóstico etiológico da disfunção.
( ) A utilização da CIF substitui a Classificação Internacional de Doenças (CID).
( ) Conhecer o contexto ambiental do paciente amplia a compreensão do impacto de uma condição de saúde no desempenho de atividades e da participação.
A seguir indique a opção com a sequência correta.
Com relação às indicações, contraindicações e / ou precauções para o uso da eletroterapia, analise as afirmativas a seguir.
I. A estimulação elétrica deve ser utilizada com cautela na presença de obesidade. O tecido adiposo é um isolante elétrico e, geralmente, a estimulação não é bem tolerada. Muitas vezes, são necessários níveis de corrente maiores do que o normal para alcançar o efeito fisiológico desejado.
II. A estimulação elétrica neuromuscular usada para reeducação muscular, redução da espasticidade, redução do ritmo de atrofia e fortalecimento muscular.
III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de baixa frequência efetiva no tratamento da leso aguda do tecido mole, mas deve-se tomar cuidado para evitar contrações musculares indesejadas. Outras indicações para o TENS de baixa frequência incluem o tratamento da dor associada a leses musculoesqueléticas, dor pós-operatória e condições inflamatórias.
Estão corretas as afirmativas
Considerando-se essa abordagem sobre atividade física e a promoção de saúde, assinale a afirmativa correta.
SHUMWAY-COOK, Anne; WOOLLACOTT, Marjorie H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. 3. ed. São Paulo: Manole, 2010.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo feminino, de 55 anos de idade, apresenta fraqueza muscular no lado direito do corpo há 6 meses. A fragilidade dura o dia todo e dificulta a realização de atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas e guardar objetos. A paciente também relata sentir sono e formigamento no lado direito do corpo. O exame físico revela hemiparesia direta, hiper-reflexia e dismetria.
Com base exclusivamente nos dados apresentados, o diagnóstico dessa paciente é:
Paciente do sexo masculino, de 45 anos de idade, dorme em decúbito dorsal há 2 semanas. Ele pode subir e descer escadas, caminhar por longos períodos de tempo e correr. O paciente relata dificuldade para realizar movimentos de quadrilátero e flexão de joelho. O exame físico revelou palpação do tendão do músculo bíceps femoral, teste de Ober positivo e sinal de Noble positivo.
Com base exclusivamente nos dados apresentados, assinale o diagnóstico desse paciente.
A fisioterapia, por meio da reabilitação, estimula a neuroplasticidade nos casos de lesões neurológicas, buscando a recuperação total ou parcial do indivíduo. O sistema nervoso se divide em central (encéfalo e medula espinha) e periférico (nervos, plexos e gânglios). Nos nervos cranianos, é o nervo troclear que
Um fisioterapeuta está trabalhando com um paciente que começou recentemente um programa de treinamento de força. Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre as adaptações neuromusculares no treinamento de força?
Sobre a atuação do Fisioterapeuta na Terapia Intensiva, podemos afirmar que:
I. Deve entender a condição clínica do paciente, os objetivos médicos traçados e a competência e as limitações de cada instrumento e procedimento.
II. Deve determinar se o procedimento a ser realizado tem alta probabilidade de alcançar os resultados clínicos esperados ou se um outro procedimento pode ser mais eficiente e benéfico. Quando esta for a situação, o fisioterapeuta deve contatar a equipe médica e negociar um plano de assistência que seja o melhor para o paciente
III. O Suporte Ventilatório, que é a ação comumente realizada pelo fisioterapeuta em terapia intensiva, relaciona-se à manutenção da vida. Seu uso pode gerar alterações sistêmicas de magnitude maiores do que as repercussões relacionadas ao controle de secreções na via aérea, expansão de tecido pulmonar colapsado e/ou trabalho dos músculos respiratórios.
IV. A fisioterapia integral busca mobilizar formas de desenvolver de modo precoce e passivo, exercícios ativos e assistidos para que o paciente seja retirado do leito mesmo durante o período de intubação.
Estão CORRETAS:
1. Lobo frontal 2. Lobo parietal 3. Lobo occipital 4. Lobo temporal
( ) Visão. ( ) Resposta emocional, memória. ( ) Movimento voluntário e planejamento do movimento. ( ) Sensibilidade somática, percepção espacial de objetos.
Marque a sequência correta.