Questões de Concurso Sobre pneumologia em fisioterapia

Foram encontradas 1.343 questões

Q3299189 Fisioterapia
Sobre a oxigenoterapia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3297250 Fisioterapia
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma doença inflamatória aguda do trato respiratório inferior. É frequente nos dois primeiros anos de vida. Com relação à bronquiolite viral aguda, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3291155 Fisioterapia
Em programas de reabilitação pulmonar, os resultados do volume ventilatório máximo pode orientar o fisioterapeuta quanto ao planejamento de tratamentos e intervenções. Paciente que apresenta VEF1 de 2,0 L, sabendo-se que o fator 35 é uma convenção utilizada, o valor de seu volume ventilatório máximo (VVM) seria:
Alternativas
Q3266957 Fisioterapia
Os testes físicos para pessoas saudáveis, para pacientes e para pessoas acima de 35 anos, são distintos, mas independentemente do tipo de teste, o nível de desempenho baseia-se no(a)
Alternativas
Q3258588 Fisioterapia
A asma é uma síndrome clínica caracterizada por: obstrução das vias aéreas, que é parcial ou totalmente reversível, seja espontaneamente ou por medicação, inflamação das vias respiratórias e hiper-responsividade das vias aéreas a uma variedade de estímulos. Múltiplas células e diversos mediadores são envolvidos na asma. As células inflamatórias, como os mastócitos, eosinófilos, linfócitos e macrófagos, liberam uma variedade de mediadores químicos, tais como a histamina, as prostaglandinas e os leucotrienos. Esses mediadores resultam em aumento da espessura da parede, com hipertrofia e constrição da musculatura lisa das vias aéreas, descamação epitelial, hipersecreção de muco, edema de mucosa. Sobre a asma assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3258587 Fisioterapia
Os efeitos nocivos do repouso ao leito não se limitam somente ao sistema músculo-esquelético, mas também afetam outros sistemas do corpo. As alterações observadas no sistema cardíaco incluem taquicardia, hipotensão postural, diminuição do pico de captação de oxigênio, volume sistólico e débito cardíaco devido à perda de fluidos. A diminuição do volume ventilatório e da eliminação de secreções é causada pela posição supina, resultando em atelectasia e pneumonia. Problemas residuais, que incluem redução da função física e diminuição da qualidade de vida, são frequentemente vivenciados por sobreviventes de doenças críticas. Sobre a fisioterapia nos pacientes com suporte ventilatório, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3258583 Fisioterapia
A reabilitação pulmonar é um programa multidisciplinar, elaborado e formulado por meio de diagnóstico acurado, com o objetivo de controlar e aliviar os sintomas, restaurar as capacidades funcionais tanto quanto possível e melhorar a qualidade de vida de pacientes com Doença Pulmonar Crônica. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3258582 Fisioterapia
Exercícios respiratórios terapêuticos são muito utilizados nas condutas de fisioterapia respiratória, eles eram conhecidos inicialmente como “padrões ventilatórios”. Alguns objetivos são atribuídos a eles, tais como: auxiliar na mobilização de secreções, auxiliar na eficiência da tosse e aumentar o volume corrente. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3258581 Fisioterapia
As técnicas convencionais de desobstrução brônquica ainda hoje têm seu espaço no tratamento de pacientes hipersecretivos, visto que, em determinadas situações clínicas, eles são incapazes de eliminar voluntariamente o muco que obstrui as vias aéreas. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3258578 Fisioterapia
Por se tratar de um ambiente com características multidimensionais, o profissional fisioterapeuta que atua na AD precisa apresentar conhecimentos específicos desde a prevenção de doenças, promoção à saúde, intercorrências, urgências e emergências, recursos terapêuticos, dispositivos tecnológicos, gestão de processos, comunicação e relação multiprofissional. É necessária avaliação criteriosa da condição clínica, diagnóstica e exames complementares já realizados. A individualização da avaliação permite um tratamento mais personalizado e com foco direto no objetivo proposto. A avaliação deve ser clara e estar descrita. Saber identificar um paciente em Insuficiência Respiratória Aguda e qual conduta deve ser realizada em ambiente domiciliar é de extrema importância. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fisioterapia |
Q3256515 Fisioterapia

Em fisioterapia respiratória, são observados o padrão e o ritmo respiratórios que podem indicar alterações patológicas. 


O ritmo respiratório que apresenta uma fase de apneia seguida de uma série de inspirações profundas até o máximo, seguida de decréscimo até nova pausa, caracteriza uma anormalidade do ritmo e da frequência do ritmo respiratório, conhecida como

Alternativas
Q3240222 Fisioterapia
A insuficiência respiratória ocorre devido a uma troca inadequada de gases no sistema respiratório, impedindo a manutenção dos níveis normais de oxigênio arterial, dióxido de carbono ou ambos. Sobre a insuficiência respiratória do tipo 2, é correto afirmar que ela ocorre quando:
Alternativas
Q3240220 Fisioterapia
Com base nos tratamentos de fisioterapia respiratória, assinale a alternativa correta que corresponde a uma técnica que mobiliza secreções por meio da respiração em diferentes volumes pulmonares para produzir alto fluxo de ar nas vias aéreas.
Alternativas
Q3240216 Fisioterapia
Em relação aos músculos da respiração, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo e assinale a sequência correta de cima para baixo.

( ) Os músculos escalenos, que se inserem nas duas primeiras costelas, também são ativos na inspiração normal.
( ) Durante a respiração tranquila, a segunda costela permanece razoavelmente imóvel, mas os músculos intercostais elevam e evertem as costelas seguintes.
( ) Quando a ventilação ou a resistência à respiração aumenta, os músculos inspiratórios acessórios auxiliam na inspiração. Tais músculos incluem apenas os músculos esternomastóideos e o serrátil anterior.
( ) Quando a ventilação excede cerca de 40 L/min, há uma ativação dos músculos expiratórios, sobretudo dos músculos abdominais (reto do abdome, oblíquo externo e oblíquo interno), o que acelera a retração do diafragma por aumentar a pressão intra-abdominal.
Alternativas
Q3238535 Fisioterapia
CSS, 43 anos, sexo feminino, auxiliar de limpeza em hospital, hipertensa desde 2018, e que relata ter contraído covid-19 por 05 vezes, vem apresentando quadro de fadiga desde última infecção por covid-19 em janeiro de 2024, em uso de losartana, carvedilol e formoterol.
Em relação ao manejo de pacientes, com síndrome pós-covid-19, que apresentam comprometimento cardiovascular, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3222169 Fisioterapia
Um fisioterapeuta está tratando um paciente que recentemente foi diagnosticado com fibromialgia e DPOC. O cansaço é a queixa principal do paciente. Qual instrumento adequado para graduação da dispneia desse paciente?
Alternativas
Q3222164 Fisioterapia
A paciente de 45 anos, previamente saudável, relata persistência de fadiga intensa, fraqueza muscular, dispneia ao esforço e piora na qualidade de vida 16 semanas após infecção por COVID-19. Durante a avaliação inicial da paciente, qual dos testes a seguir é mais indicado para avaliar a capacidade funcional e o impacto dos sintomas? 
Alternativas
Q3222163 Fisioterapia
Uma paciente de 45 anos, previamente ativa e sem comorbidades, apresentou COVID-19 há 16 semanas. Ela relata persistência de fadiga intensa, fraqueza muscular, dispneia ao esforço e piora na qualidade de vida. Durante a avaliação fisioterapêutica, são observadas limitações na realização das atividades diárias. Considerando o quadro clínico descrito e os princípios de reabilitação pósCOVID-19, qual seria a abordagem fisioterapêutica mais adequada para essa paciente?
Alternativas
Q3219935 Fisioterapia
Durante a internação, o paciente está sujeito ao imobilismo. Uma vez instalado, ocorrem alterações nos sistemas, que podem levar a complicações com maior suscetibilidade em idosos, pessoas com necessidades especiais e em pessoas com doenças crônicas. A posição de sedestação pode ser adotada para os pacientes. É CORRETO afirmar que a sedestação pode desencadear: 
Alternativas
Q3215594 Fisioterapia
Os equipamentos utilizados para medida da força da musculatura respiratória e para a medida da capacidade residual funcional são, respectivamente:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: E
5: A
6: C
7: A
8: D
9: B
10: C
11: E
12: B
13: A
14: C
15: C
16: D
17: E
18: C
19: A
20: C