Questões de Concurso Sobre pneumologia em fisioterapia

Foram encontradas 1.266 questões

Ano: 2024 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2024 - UFMG - Fisioterapeuta |
Q3150761 Fisioterapia
Um homem de 73 anos de idade está sendo tratado no ambulatório de enfisema pulmonar, o qual foi diagnosticado há 7 anos. Sua respiração em repouso é trabalhosa, com o uso marcante de musculatura acessória. A análise dos gases sanguíneos arteriais revelou um pH: 7,36, PaCO2 de 64mmHg e um HCO3- de 35mEq/L. Trata-se, portanto, de um caso clássico de:
Alternativas
Q3144492 Fisioterapia
Para pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo que apresentam P/F <150, é recomendada a manobra de prona por quantas horas?
Alternativas
Q3144491 Fisioterapia
Máscaras utilizadas na insuficiência respiratória aguda leve e moderada, visando à melhora rápida dos parâmetros fisiológicos, com necessidade de monitorização conforme a tolerância, que apresentam maior chance de úlcera de pressão ou pontos de apoio. A qual interface para ventilação não invasiva o trecho se refere? 
Alternativas
Q3144486 Fisioterapia
Sobre a reabilitação cardiopulmonar e metabólica (RCPM), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3144480 Fisioterapia
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma infecção viral infantil, que causa obstrução das vias aéreas de pequeno calibre, acometendo neonatos, lactentes e crianças até os 3 anos. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A mortalidade de prematuros internados por BVA chega a cerca de 9 a 11%.
II. Seu principal agente causador é o vírus sincicial respiratório.
III. Seus sinais clínicos mais comuns são: rinorreia, tosse associada à baixa aceitação alimentar e febre, dependendo do patógeno.
Alternativas
Q3144466 Fisioterapia
Analise as seguintes assertivas sobre a reabilitação pulmonar e de pacientes idosos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Pacientes em estágio avançado da doença que estão na lista de transplante pulmonar não se beneficiam de programas de reabilitação pulmonar durante o processo de transplante.
( ) A prática de exercício físico na reabilitação pulmonar pode melhorar a função cardiovascular e a qualidade de vida dos pacientes, embora não altere significativamente a função pulmonar.
( ) A adesão ao tratamento da DPOC em pacientes idosos é facilitada quando há envolvimento familiar e manejo apropriado, respeitando a individualidade do paciente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3130678 Fisioterapia
A gravidade da síndrome do desconforto respiratório (SDRA) está relacionada às alterações da oxigenação, sendo expressa por meio da relação entre PaO2 e FIO2. Nesse sentido, a SDRA moderada tem valor de relação PaO2/FiO2
Alternativas
Q3130676 Fisioterapia
Tem-se recomendado que o ortostatismo seja incluído no programa de mobilização precoce, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos da imobilização. A assistência da prancha ortostática é recomendada para reintroduzir os pacientes à posição vertical quando eles estão inaptos a realizarem ortostatismo ou se mobilizarem de forma segura, mesmo com assistência. São efeitos benéficos do ortostatismo
Alternativas
Q3130675 Fisioterapia
A respiração fisiológica consiste na realização de inspirações e expirações ritmadas e harmônicas, de forma que mantemos uma frequência respiratória regular e promovemos a ventilação pulmonar. No entanto, alguns distúrbios que acometem o sistema respiratório podem acabar alterando as características fisiológicas da respiração e promovendo a instalação de alterações do ritmo respiratório anormal. Um desses ritmos é o CheyneStokes, caracterizado por respiração
Alternativas
Q3130674 Fisioterapia
Um paciente de 10 meses chegou ao pronto-socorro com queixa de diarreia e vômitos há 2 dias, com dificuldade de hidratação via oral. O médico, após exame físico, solicita gasometria arterial coletada em ar ambiente que tem como resultado: pH: 7,10 PaCO2: 33mmHg PaO2: 90mmHg Bic: 10mEq BE: -8 SatO2: 96%. Baseado nesses dados, o tipo de distúrbio encontrado no exame foi acidose
Alternativas
Q3130671 Fisioterapia

Observe o gráfico a seguir.



Q38.png (452×230)


Disponível em: <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/assincroniaspaciente%E2%80%93ventilador>. Acesso em: 29 out. 2024.



O ventilador mecânico executa uma função semelhante à dos músculos inspiratórios, diminuindo a carga imposta a eles em situações de desconforto respiratório. Quando não há sincronia entre o ciclo do ventilador e o do paciente, ocorrem as assincronias paciente-ventilador. Qual é a assincronia evidenciada no gráfico?

Alternativas
Q3130669 Fisioterapia
A fisioterapia respiratória é reconhecida como elemento fundamental no manejo terapêutico de doenças respiratórias agudas e crônicas em recém-nascidos (RN), lactentes e crianças. O nome da técnica de desobstrução brônquica aplicada em lactentes obtida por meio de uma pressão manual toracoabdominal lenta, que se inicia ao final da expiração espontânea e é mantida até o VR, com o objetivo de obter um volume expirado maior que o de uma expiração normal, que ela apenas prolonga e completa, é
Alternativas
Q3130665 Fisioterapia

Observe a imagem a seguir.


Q32.png (342×377)


Disponível em : <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/radiografia-toracicaem-terapia-intensiva-o-que-o-fisioterapeuta-deve-saber>. Acesso em: 29 out.

2024.



Trata-se de uma imagem radiológica de um paciente de meia idade que apresentou início recente de dispneia intensa e hemoptise volumosa. No exame físico realizado à admissão na UTI, o fisioterapeuta observou, na avaliação ectoscópica, assimetria na movimentação torácica durante inspeção dinâmica. Ao auscultá-lo, identificou ausência total dos sons pulmonares em todo o hemitórax esquerdo. A radiografia de tórax desse caso evidencia 

Alternativas
Q3130664 Fisioterapia

Analise o quadro e o caso a seguir.


Q31.png (452×288)



Um homem, com idade de 55 anos, tabagista, vem apresentando tosse crônica diária e não produtiva, dispneia a pequenos e médios esforços com limitação das atividades de vida diária. Ele foi encaminhado à reabilitação pulmonar e ainda está em investigação diagnóstica.


Tabela Disponível em: <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/espirometria-um-exame-genuinamente-funcional>. Acesso em: 29 out. 2024.



Com base nos dados apresentados no caso clínico, no gráfico e no quadro, o tipo de distúrbio ventilatório, com grau de alteração, se houver, e a resposta ao broncodilatador é

Alternativas
Q3130659 Fisioterapia
A pressão de platô é importante marcador de lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica, tendo sido em vários estudos relacionada à mortalidade em pacientes com síndrome desconforto respiratório agudo (SDRA) mecanicamente ventilados. Sua medida pode ser feita a partir de uma pausa inspiratória, em condições de fluxo zero, ou de maneira matemática. Sabendo-se que o volume corrente é de 500 ml, a complacência estática do sistema respiratório é de 40 ml/cmH2O e a PEEP de 5 cmH2O, o valor da pressão de platô corresponde a
Alternativas
Q3123136 Fisioterapia
A Fisioterapia tem um arsenal abrangente de técnicas para acrescer aos cuidados paliativos (CP) ofertados pela atenção primária à saúde (APS), seja na melhora da sintomatologia, seja na promoção de qualidade de vida para o paciente.
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.

 COLUNA I

1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga

COLUNA II

(  ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
(  ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
(  ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
(  ) TENS, crioterapia e terapia manual.

Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q3109964 Fisioterapia
O que é a capacidade Vital Pulmonar?
Alternativas
Q3099500 Fisioterapia
A espirometria, também conhecida como prova de função pulmonar ou exame do sopro, é um exame que avalia a condição dos pulmões do paciente ao entrar e sair ar. É um exame indolor e de fácil execução, que pode ser realizado pelo fisioterapeuta que atua na pneumologia ou reabilitação respiratória. É importante para diagnosticar e acompanhar pacientes com doenças pulmonares, como asma, bronquite, DPOC, fibrose pulmonar, pneumoconiose e sarcoidose. Também utilizada para avaliar a evolução do tratamento, a limitação aos esforços e o agravamento das doenças pulmonares. Conhecendo a aplicabilidade deste exame, marque qual dos volumes ou capacidades pulmonares pode ser medido por espirometria.
Alternativas
Q3075259 Fisioterapia
Qual é o efeito da administração de oxigênio suplementar em um paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): 
Alternativas
Q3075258 Fisioterapia
Qual das seguintes técnicas é usada para aumentar a ventilação alveolar em um paciente com hipoventilação: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: D
6: D
7: C
8: B
9: C
10: D
11: C
12: A
13: A
14: B
15: B
16: B
17: B
18: B
19: B
20: B