Questões de Concurso
Sobre pneumologia em fisioterapia
Foram encontradas 1.266 questões
I. A mortalidade de prematuros internados por BVA chega a cerca de 9 a 11%.
II. Seu principal agente causador é o vírus sincicial respiratório.
III. Seus sinais clínicos mais comuns são: rinorreia, tosse associada à baixa aceitação alimentar e febre, dependendo do patógeno.
( ) Pacientes em estágio avançado da doença que estão na lista de transplante pulmonar não se beneficiam de programas de reabilitação pulmonar durante o processo de transplante.
( ) A prática de exercício físico na reabilitação pulmonar pode melhorar a função cardiovascular e a qualidade de vida dos pacientes, embora não altere significativamente a função pulmonar.
( ) A adesão ao tratamento da DPOC em pacientes idosos é facilitada quando há envolvimento familiar e manejo apropriado, respeitando a individualidade do paciente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Observe o gráfico a seguir.
Disponível em: <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/assincroniaspaciente%E2%80%93ventilador>. Acesso em: 29 out. 2024.
O ventilador mecânico executa uma função semelhante à dos músculos inspiratórios, diminuindo a carga imposta a eles em situações de desconforto respiratório. Quando não há sincronia entre o ciclo do ventilador e o do paciente, ocorrem as assincronias paciente-ventilador. Qual é a assincronia evidenciada no gráfico?
Observe a imagem a seguir.
Disponível em : <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/radiografia-toracicaem-terapia-intensiva-o-que-o-fisioterapeuta-deve-saber>. Acesso em: 29 out.
2024.
Trata-se de uma imagem radiológica de um paciente de meia idade que apresentou início recente de dispneia intensa e hemoptise volumosa. No exame físico realizado à admissão na UTI, o fisioterapeuta observou, na avaliação ectoscópica, assimetria na movimentação torácica durante inspeção dinâmica. Ao auscultá-lo, identificou ausência total dos sons pulmonares em todo o hemitórax esquerdo. A radiografia de tórax desse caso evidencia
Analise o quadro e o caso a seguir.
Um homem, com idade de 55 anos, tabagista, vem apresentando tosse crônica diária e não produtiva, dispneia a pequenos e médios esforços com limitação das atividades de vida diária. Ele foi encaminhado à reabilitação pulmonar e ainda está em investigação diagnóstica.
Tabela Disponível em: <https://portal.secad.artmed.com.br/artigo/espirometria-um-exame-genuinamente-funcional>. Acesso em: 29 out. 2024.
Com base nos dados apresentados no caso clínico, no gráfico e no quadro, o tipo de distúrbio ventilatório, com grau de alteração, se houver, e a resposta ao broncodilatador é
A respeito da atuação da Fisioterapia em CP no contexto da APS, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as intervenções fisioterapêuticas às suas respectivas indicações terapêuticas.
COLUNA I
1. Alívio da dor
2. Redução das complicações osteomioarticulares
3. Redução das complicações linfáticas 4. Melhora da fadiga
COLUNA II
( ) Exercícios físicos e técnicas de conservação de energia.
( ) Eletroterapia, compressão pneumática e bandagens elásticas.
( ) Exercícios resistidos, aeróbicos e com descarga de peso.
( ) TENS, crioterapia e terapia manual.
Assinale a sequência correta.