Questões de Concurso
Comentadas sobre ventilação não invasiva em fisioterapia
Foram encontradas 151 questões
O suporte adequado e os critérios para início da utilização da VNI em pessoas com ELA são:
I. Aparecimento de lesões na pele ou na conjuntiva em contato com a máscara.
II. O paciente não se adaptar à VNI em até uma hora após seu início.
III. Rebaixamento do nível de consciência do paciente.
É CORRETO afirmar que a interrupção da VNI é indicada:
Fisioterapia em Cardiovascular e Respiratória
Um paciente com insuficiência cardíaca congestiva em Queimadas, PB, foi encaminhado para fisioterapia respiratória e cardiovascular. O fisioterapeuta deve desenvolver um plano de tratamento que melhore a capacidade funcional e a qualidade de vida do paciente.
Considere as afirmativas abaixo:
1. O treinamento aeróbico de baixa intensidade é indicado para pacientes com insuficiência cardíaca congestiva, pois melhora a capacidade cardiovascular e reduz a dispneia.
2. A ventilação não invasiva (VNI) pode ser utilizada para aliviar a sobrecarga respiratória em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.
3. A fisioterapia deve incluir exercícios de fortalecimento muscular inspiratório para melhorar a força dos músculos respiratórios e reduzir a dispneia.
4. O uso de fármacos broncodilatadores é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca, pois podem exacerbar a disfunção cardíaca.
5. A reabilitação cardíaca deve ser interrompida imediatamente se o paciente apresentar sinais de hipotensão durante o exercício.
Alternativas:
A ventilação não-invasiva (VNI) tem sido utilizada no tratamento de insuficiência respiratória hipoxêmica no período pós-operatório imediato de cirurgia abdominal e torácica eletivas, sendo associada à diminuição da necessidade de intubação e possivelmente à redução da mortalidade. Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que
O uso da ventilação não invasiva (VNI) aumentou na última década por reduzir a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva e, consequentemente, seus efeitos deletérios, além de diminuir as taxas de morbidade e mortalidade neonatal. Assim, na ausência de contraindicações, a VNI é a primeira opção de suporte ventilatório em diversas condições clínicas em neonatologia.
Qual é a contraindicação da VNI em neonatologia?
Com relação à utilização da ventilação não invasiva (VNI) durante o exercício em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso de VNI é contraindicado em portadores de insuficiência cardíaca classe funcional III da New York Heart Association durante o exercício.
II. A VNI poderá ser ajustada na modalidade bilevel com IPAP (pressão positiva inspiratória nas vias respiratórias) suficiente para gerar um volume corrente de 6 a 8 mL/kg e EPAP (pressão positiva expiratória nas vias respiratórias) de 10 cmH2O.
III. A fração inspirada de oxigênio deverá ser ajustada para manter uma saturação periférica de oxigênio ≥ 90% durante o uso da VNI.
Estão corretas as afirmativas
A insuficiência cardíaca descompensada (ICD) é uma síndrome clínica na qual uma alteração estrutural ou funcional do coração o incapacita de ejetar e / ou acomodar sangue dentro de valores pressóricos adequados, causando limitação funcional, intolerância aos esforços e retenção de fluidos, havendo necessidade de intervenção terapêutica imediata. Em casos mais graves, não responsivos ao tratamento medicamentoso, a oxigenoterapia e a ventilação não invasiva são indicadas para intubação e suporte ventilatório invasivo.
Sobre os fatores que dificultam o desmame da ventilação mecânica invasiva em pacientes com ICD, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A ação da pressão positiva intratorácica aumenta a pré e pós-carga ventricular esquerda, contribuindo para a estabilização do quadro de ICD, porém dificulta o desmame da ventilação mecânica.
( ) Pacientes com ICD apresentam redução de força e massa muscular respiratória, podendo estar afetadas, também, a espessura dos capilares e a atividade das enzimas oxidativas do músculo, fatores que contribuem para a hipotrofia do diafragma, o que pode dificultar o desmame da ventilação mecânica.
( ) A redução do suporte ventilatório tem o potencial de induzir isquemia ou falência cardíaca em pacientes com reserva cardíaca limitada. Nesse momento, pode ocorrer liberação de catecolaminas, que resulta em taquicardia, o que também contribui para aumentar a pós-carga de ambos os ventrículos.
( ) Em pacientes com ICD, a supressão do suporte ventilatório pode retardar ou mesmo falhar, também devido a fatores como congestão pulmonar e síndrome do baixo débito cardíaco, que reduzem o trabalho respiratório e reduzem o fluxo sanguíneo dos músculos respiratórios.
Assinale a sequência correta.
A terapia com PEEP tem repercussões sobre a mecânica do sistema respiratório na troca gasosa e hemodinâmicas. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a estas repercussões.
1.( ) A VNI é frequentemente utilizada como uma alternativa à ventilação invasiva em pacientes com insuficiência respiratória aguda de origem pulmonar, como na exacerbação aguda da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), edema pulmonar agudo, pneumonia grave, entre outras condições.
2.( ) A VNI é uma opção de tratamento para pacientes com apneia obstrutiva do sono (AOS) que não toleram o tratamento com CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) convencional, onde é aplicada uma pressão positiva ajustada durante o sono para manter as vias aéreas abertas.
3.( ) Em casos de falha respiratória aguda grave, onde há comprometimento significativo da ventilação e da oxigenação, a VNI é suficiente para fornecer suporte ventilatório adequado.
A sequência CORRETA é:
No que diz respeito ao programa de reabilitação pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica, julgue o item a seguir.
Os objetivos principais do referido programa são a cessação
do tabagismo, a desobstrução brônquica por medidas de
higiene brônquica das vias aéreas e o uso de técnicas para
expansão pulmonar, devido ao comprometimento da
complacência pulmonar.
No que diz respeito ao programa de reabilitação pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica, julgue o item a seguir.
O programa de reabilitação melhora a capacidade funcional e
a qualidade de vida relacionada à saúde, independentemente
da gravidade da doença.
No que diz respeito ao programa de reabilitação pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica, julgue o item a seguir.
Os melhores benefícios são obtidos com programa com
duração a partir de seis semanas, aliado a individualização
do conteúdo, da frequência e da intensidade.