Questões de Concurso Sobre motricidade orofacial em fonoaudiologia

Foram encontradas 1.054 questões

Q3293081 Fonoaudiologia
Uma criança de 4 anos apresenta fala pouco inteligível, substituindo fonemas e com limitação na motricidade oral, além de histórico de otites frequentes. Assinale a alternativa que contém a estratégia inicial do fonoaudiólogo: 
Alternativas
Q3293077 Fonoaudiologia
Disartrias surgem de comprometimentos neuromusculares, ao passo que dispraxias têm base no planejamento motor. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:
I. A disartria espástica caracteriza-se por hipertonia e movimentos articulatórios lentos. II. A ataxia fonoarticulatória relaciona-se a lesões cerebelares, prejudicando coordenação de fala. III. A dispraxia verbal reflete lacunas cognitivas graves que inviabilizam ajustes oromotores. IV. A intervenção em disartria pode envolver treino respiratório e controle de intensidade vocal.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3293073 Fonoaudiologia
Sobre deglutição e motricidade orofacial, analise as afirmativas abaixo:
I. A fase faríngea da deglutição depende de fechamento velofaríngeo e elevação laríngea para proteção das vias aéreas, evitando aspiração. II. As disfagias mecânicas resultam exclusivamente de lesões neurológicas, sem componente anatômico. III. As técnicas de compensação postural podem redirecionar o fluxo do bolo alimentar. IV. O atraso do disparo da deglutição necessita sempre de intervenções cirúrgicas para correção.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q3293065 Fonoaudiologia
Uma criança com dispraxia verbal sofre dificuldades para planejar e executar movimentos articulatórios. Marque a opção que contém a estratégia clínica coerente para reabilitação:
Alternativas
Q3293063 Fonoaudiologia
Sobre motricidade orofacial e anatomia neural, analise as afirmativas abaixo:
I. O nervo facial (VII) comanda expressão facial e parte da gustação anterior da língua. II. Lesões no nervo glossofaríngeo (IX) não afetam reflexos faríngeos ou paladares posteriores. III. O nervo hipoglosso (XII) coordena movimentos da língua para fala e deglutição. IV. A integridade do nervo vago (X) é dispensável à proteção das vias aéreas.
Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3293062 Fonoaudiologia
Sobre a anatomia de cabeça e pescoço aplicada à fonoaudiologia, analise as afirmativas abaixo:
I. A base de crânio envolve estruturas que sustentam vias auditivas e regiões cranianas importantes para ressonância vocal. II. A inervação do músculo estapediano não interfere na atenuação de sons intensos. III. O músculo masseter participa da mastigação, influenciando a dinâmica orofacial. IV. O nervo trigêmeo (V par craniano) exerce papel motor na fala, inervando a maioria dos músculos labiais.
Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3291162 Fonoaudiologia
Uma criança, de 10 anos, do sexo feminino, foi avaliada por um fonoaudiólogo. Na sessão, foram detectadas as seguintes características: alterações na oclusão dentária, nariz obstruído, eversão do lábio inferior, hiperatividade do músculo mentual, palato em formato ogival e flacidez nas bochechas. Com base nessas observações, o diagnóstico mais provável e uma característica esperada durante a avaliação seriam:
Alternativas
Q3291159 Fonoaudiologia
No âmbito da motricidade orofacial, é essencial o entendimento do sistema estomatognático. Compete ao fonoaudiólogo atuar nos seguintes aspectos desse sistema:
Alternativas
Q3290027 Fonoaudiologia

Avalie as afirmações relativas à interação entre a fonoaudiologia e a odontologia:



I. A correção de alterações oclusais pode impactar positivamente a produção articulatória, melhorando a clareza da fala.


II. O fonoaudiólogo não necessita avaliar a condição dentária, pois suas intervenções restringem-se ao aspecto vocal.


III. A adequação postural da língua em repouso pode ser facilitada por uma harmonia entre arcadas dentárias e função muscular.


IV. A intervenção multiprofissional, envolvendo ortodontistas e fonoaudiólogos, contribui para a normalização dos movimentos orais.



Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Q3290009 Fonoaudiologia
Alterações orais podem comprometer a produção articulatória e demandar estratégias personalizadas de intervenção. Assinale a alternativa que descreve, de forma apropriada, um recurso terapêutico para adequar a mobilidade lingual em casos de anquiloglossia: 
Alternativas
Q3283536 Fonoaudiologia
Associe os procedimentos cirúrgicos e as técnicas auxiliares aos seus respectivos objetivos no tratamento da fissura labiopalatina (FLP):

1. Palatoplastia
2. Queiloplastia
3. Modelagem nasoalveolar

Objetivos:

I. Correção morfológica do lábio.
II. Preparo para enxerto ósseo alveolar.
III. Reconstrução da cinta muscular velofaríngea para funções de fala e tuba auditiva.

A associação correta é:
Alternativas
Q3283534 Fonoaudiologia
A disfagia pode ser manejada com algumas orientações que auxiliam na alimentação e na deglutição. Com base nisso, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3283529 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que corretamente completa as lacunas a seguir.

“A respiração oral funcional ou viciosa é definida pela ausência de ______________ e está amiúde associada a ______________, como sucção de chupeta, mamadeira e dedos; fatores psicológicos; ou também, devido à hipofuncionalidade dos músculos da face, que causa a não oclusão labial."
Alternativas
Q3283524 Fonoaudiologia
A dislalia caracteriza-se como um distúrbio fonético-fonológico marcado por alterações sistemáticas na produção de fonemas, manifestando-se por meio de processos como substituição (ex.: /k/ → [t]), omissão (ex.: /prato/ → [pato]), adição (ex.: /porta/ → [pɔrɛta]) ou distorção articulatória (ex.: rotacismo interdental). Esses erros seguem padrões previsíveis, podendo envolver neutralizações fonológicas (perda de contrastes entre sons) ou dificuldades motoras na coordenação dos articuladores. Assinale a alternativa que melhor indica a dislalia orgânica:
Alternativas
Q3283522 Fonoaudiologia
Sobre os fatores que influenciam o crescimento craniofacial e suas relações com o sistema estomatognático, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3283520 Fonoaudiologia
A primeira cirurgia corretiva (queiloplastia) em pacientes com fissura labiopalatina deve ser realizada preferencialmente aos:
Alternativas
Q3283519 Fonoaudiologia
A articulação temporomandibular (ATM) é uma das mais complexas do corpo, permitindo movimentos de abrir e fechar como uma dobradiça, além de deslizar para frente, para trás, para baixo e para os lados. Qual das seguintes condições médicas pode indicar um possível sinal de alerta para a disfunção da ATM?
Alternativas
Q3283518 Fonoaudiologia
Em relação à disartria, o tipo caracterizado pela existência de uma voz rouca e pouco intensa, nasalada, com pouca força e articulação distorcida das consoantes, frequentemente associado à paralisia dos músculos da laringe, está relacionado a:
Alternativas
Q3283517 Fonoaudiologia
Lesões no nervo hipoglosso (XII par craniano) podem comprometer diretamente a função de qual músculo essencial para a articulação da fala?
Alternativas
Q3283516 Fonoaudiologia
No que tange à psicomotricidade, os termos a seguir estão relacionados a diferentes aspectos do movimento humano. Associe corretamente cada termo à sua definição.

1. Apraxia
2. Tônus
3. Assinergia
4. Amiotonia

( ) Uma das formas manifestas de energia em nosso corpo. Um estado normal de resistência e elasticidade de um tecido ou de um órgão.
( ) Ausência de tônus muscular; desconjuntamento.
( ) Coordenação deficiente de grupos de órgãos ou músculos, que normalmente trabalham em harmonia.
( ) Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade, sem que isso se deva à paralisia, paresia, ataxia ou alteração do tônus.

A associação correta e respectivamente é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: B
5: A
6: A
7: B
8: A
9: B
10: B
11: A
12: B
13: A
14: A
15: E
16: C
17: A
18: B
19: B
20: D