Questões de Concurso
Sobre motricidade orofacial em fonoaudiologia
Foram encontradas 1.054 questões
I. A disartria espástica caracteriza-se por hipertonia e movimentos articulatórios lentos. II. A ataxia fonoarticulatória relaciona-se a lesões cerebelares, prejudicando coordenação de fala. III. A dispraxia verbal reflete lacunas cognitivas graves que inviabilizam ajustes oromotores. IV. A intervenção em disartria pode envolver treino respiratório e controle de intensidade vocal.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. A fase faríngea da deglutição depende de fechamento velofaríngeo e elevação laríngea para proteção das vias aéreas, evitando aspiração. II. As disfagias mecânicas resultam exclusivamente de lesões neurológicas, sem componente anatômico. III. As técnicas de compensação postural podem redirecionar o fluxo do bolo alimentar. IV. O atraso do disparo da deglutição necessita sempre de intervenções cirúrgicas para correção.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. O nervo facial (VII) comanda expressão facial e parte da gustação anterior da língua. II. Lesões no nervo glossofaríngeo (IX) não afetam reflexos faríngeos ou paladares posteriores. III. O nervo hipoglosso (XII) coordena movimentos da língua para fala e deglutição. IV. A integridade do nervo vago (X) é dispensável à proteção das vias aéreas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. A base de crânio envolve estruturas que sustentam vias auditivas e regiões cranianas importantes para ressonância vocal. II. A inervação do músculo estapediano não interfere na atenuação de sons intensos. III. O músculo masseter participa da mastigação, influenciando a dinâmica orofacial. IV. O nervo trigêmeo (V par craniano) exerce papel motor na fala, inervando a maioria dos músculos labiais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Avalie as afirmações relativas à interação entre a fonoaudiologia e a odontologia:
I. A correção de alterações oclusais pode impactar positivamente a produção articulatória, melhorando a clareza da fala.
II. O fonoaudiólogo não necessita avaliar a condição dentária, pois suas intervenções restringem-se ao aspecto vocal.
III. A adequação postural da língua em repouso pode ser facilitada por uma harmonia entre arcadas dentárias e função muscular.
IV. A intervenção multiprofissional, envolvendo ortodontistas e fonoaudiólogos, contribui para a normalização dos movimentos orais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
1. Palatoplastia
2. Queiloplastia
3. Modelagem nasoalveolar
Objetivos:
I. Correção morfológica do lábio.
II. Preparo para enxerto ósseo alveolar.
III. Reconstrução da cinta muscular velofaríngea para funções de fala e tuba auditiva.
A associação correta é:
“A respiração oral funcional ou viciosa é definida pela ausência de ______________ e está amiúde associada a ______________, como sucção de chupeta, mamadeira e dedos; fatores psicológicos; ou também, devido à hipofuncionalidade dos músculos da face, que causa a não oclusão labial."
1. Apraxia
2. Tônus
3. Assinergia
4. Amiotonia
( ) Uma das formas manifestas de energia em nosso corpo. Um estado normal de resistência e elasticidade de um tecido ou de um órgão.
( ) Ausência de tônus muscular; desconjuntamento.
( ) Coordenação deficiente de grupos de órgãos ou músculos, que normalmente trabalham em harmonia.
( ) Impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade, sem que isso se deva à paralisia, paresia, ataxia ou alteração do tônus.
A associação correta e respectivamente é: