Questões de Concurso
Sobre neonatologia em fonoaudiologia
Foram encontradas 594 questões
Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Pág. 10 (Adaptado)
A descrição refere-se a qual tipo de paralisia cerebral?
Em relação à atuação fonoaudiológica na estimulação precoce da sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré termo, avalie as afirmativas a seguir:
I. A introdução da alimentação via oral nos recém-nascidos prétermo (RNPT), na maioria das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, só pode ser realizada por volta da 38ª semana de Idade Gestacional (IG), quando o padrão de sucção será coincidente ao do RN a termo.
II. O padrão de sucção do RN a termo será o critério correto para avaliar a prontidão para a alimentação oral do RN pré-termo.
III. Na atuação fonoaudiológica, a estimulação da sucção é feita com o dedo enluvado proporcionando um aumento nas séries de eclosões de sugadas alternadas e rítmicas.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao teste da linguinha, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Nesse procedimento, são observadas a postura dos lábios em repouso, a tendência do posicionamento da língua durante o choro e a forma da ponta da língua quando elevada durante o choro ou manobra de elevação.
( ) Quando for possível visualizar o frênulo lingual, é observada sua espessura e fixação , tanto na língua quanto no assoalho da boca.
( ) A partir do diagnóstico de alteração do teste da Linguinha, a frenectomia e a frenuloplastia são os procedimentos de escolha para o tratamento da anquiloglossia em lactentes, devendo a frenotomia lingual ter sua indicação para casos mais específicos.
As afirmativas são respectivamente,
Avalie se esses recursos terapêuticos incluem:
I. Sucção no seio materno com esgotamento de leite prévio para garantir o prazer e o contato mãe-bebê.
II. Estimulação tátil e gustativa na região peri e intra oral com dedo enluvado.
III. Adequação de bicos com formatos diversos e tamanho e luz do furo de acordo com cada caso.
Está correto o que se apresenta em
(__) As EOA verificam a função das células ciliadas externas, mas podem gerar falsos positivos devido a debris ou fluido no canal auditivo.
(__) O PEATE não é necessário quando as EOA estão normais, já que ambas identificam os mesmos tipos de perda auditiva.
(__) A associação de EOA e PEATE na triagem auditiva neonatal reduz falsos negativos, garantindo maior confiabilidade ao programa.
(__) A intervenção precoce em neonatos com perda auditiva detectada na triagem é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral.
A sequência está correta em:
1. de recém-nascido até 3 meses
2. de 3 a 6 meses
3. de 6 a 9 meses
4. de 9 a 12 meses
5. de 12 a 15 meses
( ) Procura da fonte sonora ou localização incompleta.
( ) Atenção (franzir testa, arregalar os olhos) ou de orientação ao som
( ) Localização direta para baixo e para cima
( ) Localização indireta para baixo e indireta para cima.
( ) Localização direta para baixo e indireta para cima.
A relação correta, na ordem apresentada, é
Com base nos estados de consciência descritos por Brazelton, o estado de sono leve do neonato de olhos fechados, com movimentos rápidos de olhos, observáveis sob as pálpebras fechadas, baixo nível de atividade, respondendo a estímulos externos com movimentos de sobressalto ou mudança de estado corresponde ao estado
( ) A amamentação exclusiva é considerada um fator de proteção contra o risco de morte e hospitalização por desnutrição e doenças infecciosas em crianças menores de seis meses.
( ) Metade de todos os episódios de diarreia e um terço das infecções respiratórias poderiam ser prevenidas pela amamentação.
( ) Crianças em aleitamento materno apresentam uma diminuição da incidência de otite média aguda, infecção urinária e sepse.
( ) A mulher que amamenta imediatamente após o nascimento do bebê tem redução considerável do risco de hemorragia pós-parto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: