Questões de Concurso Sobre neonatologia em fonoaudiologia

Foram encontradas 594 questões

Q3293064 Fonoaudiologia
As triagens auditivas neonatais objetivam detectar perdas auditivas o mais cedo possível. Marque o principal benefício dessa avaliação:
Alternativas
Q3290020 Fonoaudiologia
Uma mãe, no puerpério, busca orientação fonoaudiológica para estimular o desenvolvimento da linguagem de seu bebê. Ela relata insegurança quanto a formas de interação e estímulos adequados. Diante dessa situação, qual conduta é recomendada para promover vínculos comunicativos saudáveis e favorecer a aquisição da linguagem?
Alternativas
Q3290012 Fonoaudiologia
A triagem auditiva neonatal consiste em exames objetivos para detecção precoce de perdas auditivas congênitas. Marque a opção que descreve corretamente uma etapa obrigatória nesse processo.
Alternativas
Q3283535 Fonoaudiologia
Recém-nascidos pré-termo amiúde apresentam sinais de disfagia neonatal. Qual dos seguintes sinais não está diretamente associado à necessidade de avaliação clínica para disfagia?
Alternativas
Q3283531 Fonoaudiologia
Em qual fase do desenvolvimento infantil é esperado que a criança comece a juntar palavras e formar frases simples, como "gato cadê?" ou "leite não", demonstrando avanços na aquisição da linguagem?
Alternativas
Q3283528 Fonoaudiologia
A assimetria postural acentuada em um lactente de 5 meses pode indicar:
Alternativas
Q3283515 Fonoaudiologia
O período perinatal, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definido como: 
Alternativas
Q3283513 Fonoaudiologia
“Essa forma de paralisia cerebral é descrita pela presença de tônus muscular elevado, aumento dos reflexos miotáticos, clônus e sinal de Babinski. Está associada a uma lesão no sistema piramidal e é mais comum em crianças nascidas pré-termo.”

Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Pág. 10 (Adaptado)

A descrição refere-se a qual tipo de paralisia cerebral?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251406 Fonoaudiologia
O trabalho fonoaudiológico na UTI neonatal é fundamental na detecção de alterações do sistema sensório-motor-oral, principalmente em relação à coordenação das funções de sucção/deglutição/respiração nos recém-nascidos.
Em relação à atuação fonoaudiológica na estimulação precoce da sucção não-nutritiva em recém-nascidos pré termo, avalie as afirmativas a seguir:

I. A introdução da alimentação via oral nos recém-nascidos prétermo (RNPT), na maioria das Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais, só pode ser realizada por volta da 38ª semana de Idade Gestacional (IG), quando o padrão de sucção será coincidente ao do RN a termo.

II. O padrão de sucção do RN a termo será o critério correto para avaliar a prontidão para a alimentação oral do RN pré-termo.

III. Na atuação fonoaudiológica, a estimulação da sucção é feita com o dedo enluvado proporcionando um aumento nas séries de eclosões de sugadas alternadas e rítmicas.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251405 Fonoaudiologia
O teste da linguinha refere-se à triagem do frênulo lingual.
Em relação ao teste da linguinha, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nesse procedimento, são observadas a postura dos lábios em repouso, a tendência do posicionamento da língua durante o choro e a forma da ponta da língua quando elevada durante o choro ou manobra de elevação.

( ) Quando for possível visualizar o frênulo lingual, é observada sua espessura e fixação , tanto na língua quanto no assoalho da boca.

( ) A partir do diagnóstico de alteração do teste da Linguinha, a frenectomia e a frenuloplastia são os procedimentos de escolha para o tratamento da anquiloglossia em lactentes, devendo a frenotomia lingual ter sua indicação para casos mais específicos.


As afirmativas são respectivamente, 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251404 Fonoaudiologia
Para os recém-nascidos que permanecem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), o procedimento de triagem auditiva realizado antes da alta hospitalar é 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Fonoaudiologia |
Q3251401 Fonoaudiologia
Existem recursos que podem ser utilizados para o tratamento fonoaudiológico de recém-nascidos pré-termo e de risco descritos na literatura.
Avalie se esses recursos terapêuticos incluem:

I. Sucção no seio materno com esgotamento de leite prévio para garantir o prazer e o contato mãe-bebê.
II. Estimulação tátil e gustativa na região peri e intra oral com dedo enluvado.
III. Adequação de bicos com formatos diversos e tamanho e luz do furo de acordo com cada caso.


Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q3248157 Fonoaudiologia
A triagem auditiva neonatal utiliza EOA (Emissões Otoacústicas) e PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) para identificar precocemente perdas auditivas, promovendo maior confiabilidade e intervenção precoce. Acerca desse tema, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) As EOA verificam a função das células ciliadas externas, mas podem gerar falsos positivos devido a debris ou fluido no canal auditivo.
(__) O PEATE não é necessário quando as EOA estão normais, já que ambas identificam os mesmos tipos de perda auditiva.
(__) A associação de EOA e PEATE na triagem auditiva neonatal reduz falsos negativos, garantindo maior confiabilidade ao programa.
(__) A intervenção precoce em neonatos com perda auditiva detectada na triagem é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3224081 Fonoaudiologia
Em relação à triagem auditiva neonatal (TANU), assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Rede Sarah Órgão: SARAH Prova: Rede Sarah - 2025 - SARAH - Fonoaudiólogo |
Q3223088 Fonoaudiologia
Relacione a faixa etária do bebê a sua resposta comportamental do desenvolvimento auditivo.

1. de recém-nascido até 3 meses
2. de 3 a 6 meses
3. de 6 a 9 meses
4. de 9 a 12 meses
5. de 12 a 15 meses

( ) Procura da fonte sonora ou localização incompleta.
( ) Atenção (franzir testa, arregalar os olhos) ou de orientação ao som
( ) Localização direta para baixo e para cima
( ) Localização indireta para baixo e indireta para cima.
( ) Localização direta para baixo e indireta para cima.

A relação correta, na ordem apresentada, é
Alternativas
Q3221125 Fonoaudiologia
Um recém-nascido com fissura labiopalatina bilateral é encaminhado ao fonoaudiólogo para avaliação precoce da função orofacial. A principal recomendação fonoaudiológica para a alimentação desse bebê é: 
Alternativas
Q3221122 Fonoaudiologia
Um bebê de seis meses de idade, sem histórico de complicações no nascimento, é encaminhado para avaliação fonoaudiológica devido à suspeita de atraso no desenvolvimento da linguagem. Considerando os marcos típicos do desenvolvimento, a conduta mais adequada é: 
Alternativas
Q3215663 Fonoaudiologia
A observação das respostas comportamentais a estímulos acústicos parte do princípio de que um estímulo sonoro produz uma mudança detectável de comportamento na criança. Para que essa observação seja fidedigna, alguns cuidados devem ser tomados, tais como verificar o estado da criança em pré-estimulação.
Com base nos estados de consciência descritos por Brazelton, o estado de sono leve do neonato de olhos fechados, com movimentos rápidos de olhos, observáveis sob as pálpebras fechadas, baixo nível de atividade, respondendo a estímulos externos com movimentos de sobressalto ou mudança de estado corresponde ao estado
Alternativas
Q3211823 Fonoaudiologia
Sobre os estágios do desenvolvimento embrionário humano, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3208326 Fonoaudiologia
Sobre os benefícios do aleitamento materno, amplamente divulgados na literatura, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A amamentação exclusiva é considerada um fator de proteção contra o risco de morte e hospitalização por desnutrição e doenças infecciosas em crianças menores de seis meses.
( ) Metade de todos os episódios de diarreia e um terço das infecções respiratórias poderiam ser prevenidas pela amamentação.
( ) Crianças em aleitamento materno apresentam uma diminuição da incidência de otite média aguda, infecção urinária e sepse.
( ) A mulher que amamenta imediatamente após o nascimento do bebê tem redução considerável do risco de hemorragia pós-parto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: C
6: D
7: B
8: D
9: C
10: E
11: B
12: A
13: B
14: C
15: D
16: B
17: C
18: B
19: C
20: A