Questões de Concurso Sobre neonatologia em fonoaudiologia

Foram encontradas 514 questões

Q3129348 Fonoaudiologia
Segundo a Lei nº 13.002/2024, é obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil. Dentre os sinais e sintomas que um bebê com anquiloglossia pode apresentar estão
Alternativas
Q3129340 Fonoaudiologia
A laringe situa-se no pescoço, sendo conectada inferiormente à traqueia e superiormente abre-se na faringe. Em qual período do desenvolvimento embrionário forma-se a laringe, podendo ocorrer malformações nesta estrutura?  
Alternativas
Q3129339 Fonoaudiologia
A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, durante o primeiro mês de vida, a não ser em casos quando a saúde da criança não permita a realização dos exames. No caso de nascimentos que ocorram em domicílio, fora do ambiente hospitalar, ou em maternidades sem triagem auditiva, a realização do teste deverá ocorrer no primeiro mês de vida. Deve ser organizada em duas etapas (teste e reteste), no primeiro mês de vida. A presença ou ausência de indicadores de risco para a deficiência auditiva (IRDA) deve orientar o protocolo a ser utilizado, que é
Alternativas
Q3129338 Fonoaudiologia
Sobre a Triagem Auditiva Neonatal (TAN), o Comitê Multiprofissional em Saúde Auditiva (Comusa) recomenda os seguintes indicadores de qualidade para a implantação e avaliação das ações para a atenção integral à saúde auditiva na infância: 
Alternativas
Q3129336 Fonoaudiologia
Um achado que podemos obter na avaliação do sistema sensório-motor oral de recém-nascidos pré-termo é
Alternativas
Q3129325 Fonoaudiologia
Segundo uma escala para acompanhamento do desenvolvimento da audição e da linguagem elaborada pela OMS, em 2006, a descrição do comportamento auditivo esperado, de acordo com cada faixa etária (considerando a idade corrigida no caso de recém-nascidos prematuros), é  
Alternativas
Q3123078 Fonoaudiologia
A atuação fonoaudiológica na saúde materno-infantil é ampla, abrangendo a promoção da saúde das gestantes desde o pré-natal, passando pela assistência e humanização do parto até o puerpério, além do cuidado integral aos recém-nascidos e lactentes.
Com relação às atividades do fonoaudiólogo na saúde materno-infantil, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3123074 Fonoaudiologia
A triagem auditiva neonatal universal (TANU), no Brasil, é uma política pública de saúde voltada para a identificação precoce de possíveis perdas auditivas em recém-nascidos. A legislação vigente estabelece que esse procedimento deve ser realizado antes da alta hospitalar, preferencialmente até o terceiro mês de vida, para possibilitar intervenções precoces, se necessário.
De acordo com as diretrizes da TANU no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o principal exame utilizado para a triagem auditiva em recém-nascidos.
Alternativas
Q3120663 Fonoaudiologia

Dadas as afirmativas,


I. Frente a casos de anquiloglossia, deve-se priorizar a saúde da criança e indicar o uso de fórmula infantil, exclusivamente.


II. A Lei nº 13.002, de 20/06/2014, institui como obrigatória a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil.


III. Após os 12 meses de idade, em casos de anquiloglossia, a frenectomia não é indicada.


IV. Dificuldade em manter a pega, estalos de língua durante a mamada e poucas sucções seguidas por pausas longas podem ser indícios de anquiloglossia.


verifica-se que está/ão correta/s apenas

Alternativas
Q3117808 Fonoaudiologia

A fissura labiopalatina é a anomalia craniofacial mais frequente. Essas fissuras podem aparecer isoladamente no palato ou se estender até a área do lábio. Além disso, as fissuras labiopalatinas podem ser unilaterais ou bilaterais. As fissuras que envolvem o lábio e rebordo alveolar, podendo ser uni ou bilaterais são classificadas como:

Alternativas
Q3117802 Fonoaudiologia

Os distúrbios do neurodesenvolvimento apresentam padrões característicos de forças e fraquezas cognitivas e linguísticas, que são avaliados com métodos interdisciplinares. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir.


I. As crianças com Síndrome de Williams apresentam vocabulário concreto mais forte do que vocabulário relacional, sendo este último relacionado às habilidades visoespaciais.


II. A avaliação da linguagem relacional em crianças com Síndrome de Williams demonstra uma forte correlação com a habilidade de construção visoespacial, devido às anomalias estruturais no lobo parietal inferior.


III. As habilidades gramaticais em crianças com Síndrome de Williams correlacionam-se estreitamente com as habilidades lexicais, evidenciando padrões semelhantes aos de crianças com desenvolvimento típico.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q3117794 Fonoaudiologia

As emissões otoacústicas (EOAs) são utilizadas na triagem auditiva neonatal para detectar precocemente deficiências auditivas. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.


I. A incidência de deficiência auditiva em neonatos aparentemente normais é avaliada em 1:1000.


II. O diagnóstico precoce de deficiência auditiva em crianças é desejável preferencialmente nos primeiros 2 meses de vida.


III. As EOAs são eficazes como método de triagem auditiva em recém-nascidos, mas não são confiáveis para detectar alterações na função coclear, necessitando de testes adicionais.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q3109998 Fonoaudiologia
O teste de emissões otoacústicas evocadas e o teste de potencial evocado auditivo de tronco encefálico, são comuns quando:
Alternativas
Q3109997 Fonoaudiologia
A Triagem Auditiva Neonatal deve ser realizada quanto tempo após o nascimento da criança?
Alternativas
Q3088255 Fonoaudiologia
Uma das deformidades congênitas é a fissura palatina que pode estar ou não associada à fissura labial, podendo ser unilateral ou bilateral. Além do aparecimento das fissuras de forma isolada, ela pode aparecer também ligada a outras alterações esqueléticas, viscerais, cardiovasculares, neurológicas e gastrourinárias. Spina (1979) classifica as fissuras de acordo com o ponto de referência o forame incisivo, ou seja, caracteriza pela junção do palato primário e do palato secundário. De acordo com o desenvolvimento embrionário, as fissuras podem aparecer como consequência. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir:

I- Fissura pré-forame incisivo, incidência em lábio e arcada alveolar, podendo ser completa ou incompleta e uni ou bilateral.
II- Fissura pós-forame incisivo, incidência em palato duro e mole, podendo ser completa ou incompleta e uni ou bilateral.
III- Fissura transforame incisivo, incidência em lábio, arcada alveolar, palato duro e mole, podendo ser completa e incompleta e unilateral ou bilateral.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3088250 Fonoaudiologia
O aleitamento materno (AM) representa um dos principais fatores que proporciona o desenvolvimento e o crescimento adequado dos órgãos fonoarticulatórios (OFA). No ato de mamar, o recém-nascido (RN) fortalece o sistema estomatognático e as respectivas funções de respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala, além de aprimorar a mobilidade, postura e tonicidade da musculatura orofacial envolvida e contribuir para o estabelecimento da respiração nasal, assim como prevenir a instalação de hábitos orais deletérios e más oclusões. De acordo com as informações, a respeito da amamentação. analise as afirmações a seguir

I- Com relação aos mamilos é caracterizado pela presença de dores, muitas vezes consideradas normais, além do ingurgitamento e sensação febril nas mamas, e/ou não existência de processos de rachaduras e/ou fissuras nos bicos.
II- A avaliação da mamada permite que o profissional da saúde identifique aspectos anatômicos e fisiológicos mãe-RN que levam ao insucesso do AM, tais como: traumas mamilares, padrão de sucção ineficiente, pega inadequada e incoordenação dos movimentos de sucção-deglutição e respiração.
III- O RN em estado comportamental de alerta deve apresentar: olhos abertos, com nítida atividade de concentração e baixo nível da atividade motora global, portanto, o RN deve estar bem concentrado.
IV- A sucção eficaz deve ocorrer a partir da pega adequada, estabelecendo-se uma dinâmica muscular, caracterizada por quatro movimentos mandibulares: abertura, protrusão, fechamento e retrusão.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3081251 Fonoaudiologia
Um dos fatores que garantem o desenvolvimento infantil é a manutenção de um crescimento saudável.
Sobre o crescimento infantil, assinale a alternativa que corresponde a esse tema.
Alternativas
Q3070193 Fonoaudiologia
A fase oral do recém-nascido é constituída pela sucção, coordenando lábios, língua, hioide e músculos faciais. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3070190 Fonoaudiologia
Considerando as dificuldades no estabelecimento da amamentação, estudos mostram que fatores críticos podem interferir nessa prática. Sobre esses fatores, analise as assertivas abaixo: 
I. Idade da mãe. II. Aceitação da gravidez. III. Presença de companheiro. IV. Rede de apoio.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3070188 Fonoaudiologia
Responda a questão com base no Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia (Marchesan, Silva e Tomé, 2016).
Sobre triagem auditiva neonatal universal, analise as assertivas abaixo:

I. Consiste na estruturação de uma linha de cuidado com a audição do recém-nascido.
II. É desencadeada a partir de uma fase de identificação e suspeita de perda auditiva, seguida da fase de confirmação por meio de diagnóstico audiológico e médico.
III. Seu principal objetivo é que a fase de intervenção ocorra em tempo oportuno, possibilitando à criança deficiente auditiva o início da reabilitação precoce.

Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C
6: B
7: D
8: C
9: C
10: C
11: B
12: B
13: D
14: A
15: A
16: A
17: A
18: C
19: E
20: E