Questões de Concurso Sobre saúde coletiva em fonoaudiologia

Foram encontradas 466 questões

Q3099744 Fonoaudiologia
As ações são denominadas intersetoriais quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. O fonoaudiólogo lotado em Secretarias de Saúde, por exemplo, tem as unidades educacionais como parte de seu território de atuação, nas quais pode desenvolver atividades de suporte e integração entre as áreas de saúde e educação. São exemplos de ações intersetoriais com interface direta na educação:

I- Visitas itinerantes de monitoramento de ações implementadas junto às unidades escolares, ou de acordo com as demandas levantadas pelas instituições educacionais.
II- Ações voltadas à saúde do trabalhador.
III- Ações da atenção básica voltadas à comunidade escolar (famílias, trabalhadores da educação e educandos), como por exemplo ações de promoção de saúde, matriciamento, entre outras.
IV- Ações em políticas intersetoriais, como o Programa Saúde na Escola.
V- Participação nas instâncias de controle social municipal, estadual ou federal, tanto na área da saúde quanto na educação.


São ações intersetoriais realizadas pelo fonoaudiólogo com interface direta na educação:  
Alternativas
Q3081052 Fonoaudiologia

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


As competências e atribuições dos entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) são fundamentais para a organização e a execução das políticas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Nesse contexto, julgue o item abaixo:


À direção municipal do SUS compete planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde.

Alternativas
Q3077466 Fonoaudiologia
Um paciente adulto apresenta queixa de dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos, apesar de apresentar audiometria tonal e vocal normais. Quais os testes que compõem a avaliação do processamento auditivo central e qual a importância da avaliação fonoaudiológica nesse caso? 
Alternativas
Q3077463 Fonoaudiologia
A avaliação e intervenção em pacientes com encefalopatia crônica não progressiva, como a paralisia cerebral, requerem abordagens multidimensionais. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente uma metodologia de avaliação utilizada para identificar as necessidades de comunicação em crianças com paralisia cerebral:
Alternativas
Q3070192 Fonoaudiologia
No ano de 2007, o Governo Federal criou um programa intersetorial envolvendo educação e saúde, chamado Programa Saúde na Escola (PSE). Conforme o Decreto nº 6.286/2007, o programa foi instituído com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de Educação Básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. São objetivos do PSE:

I. Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação.
II. Articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de Educação Básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.
III. Contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos.
IV. Apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3068590 Fonoaudiologia
Assim como todos os cidadãos, as pessoas com deficiência têm direito à atenção completa à saúde e podem acessar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para orientações ou cuidados em saúde. Isso inclui desde serviços básicos como imunização e assistência médica e odontológica, até atenção especializada, como reabilitação e tratamento hospitalar. Com isso, avalie as proposições:
I.A habilitação/reabilitação da pessoa com deficiência compreende um conjunto de medidas, ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos.
II.A deficiência é o resultado apenas de condições físicas presentes nas estruturas do corpo.
III.A habilitação/reabilitação prevê uma abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3068583 Fonoaudiologia
De acordo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), avalie as proposições:
I.A identificação de sinais iniciais de problemas possibilita a instauração imediata de intervenções extremamente importantes.
II.Nas ações de assistência materno-infantil da Atenção Básica, as equipes profissionais são importantes na tarefa de identificação de sinais iniciais de problemas de desenvolvimento.
III.Comportamentos incomuns não são bons preditores de TEA.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3068576 Fonoaudiologia
Considerando o aumento da demanda por serviços de atendimento a adultos e idosos com TEA, qual é uma consideração importante a ser feita?
Alternativas
Q3064663 Fonoaudiologia
Analise os itens I, II e III, que completam o excerto a seguir, e, na sequência, marque a alternativa correta. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as diretrizes:

I. centralização, com direção única em cada esfera de governo.
II. atendimento parcial, com prioridade para as atividades preventivas, preterindo os serviços assistenciais;
III. participação da comunidade.
Alternativas
Q3063764 Fonoaudiologia
O domínio do especialista em Saúde Coletiva inclui aprofundamento em estudos específicos e atuação em situações que impliquem

I. efetuar diagnóstico de grupos populacionais com base em estudos epidemiológicos, em indicadores de saúde e de identificação das necessidades da população, de ações no campo fonoaudiológico com o objetivo de identificar os elementos políticos, assistenciais, ambientais, de territórios locais que não estejam relacionados aos processos de saúde/doença;

II. planejar, coordenar e gerenciar programas, campanhas e ações articuladas interdisciplinar e intersetorialmente;

III. definir e utilizar metodologias de avaliação e acompanhamento dos padrões de qualidade e o impacto das ações fonoaudiológicas e interdisciplinares desenvolvidas no contexto coletivo;

IV. planejar, coordenar, gerenciar e assessorar políticas públicas ligadas à saúde e à educação, bem como às ações de Vigilância à Saúde.



Estão corretos os itens
Alternativas
Q3062117 Fonoaudiologia
Como os fonoaudiólogos começaram a se integrar ao sistema público de saúde e expandir suas atividades?. 
Alternativas
Q3062110 Fonoaudiologia
Quais profissionais estão inseridos no programa NASF-AB?
Alternativas
Q3062106 Fonoaudiologia
Sobre a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Dispõe sobre organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências;
(__)Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
(__)Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz apenas de eliminar riscos à saúde. Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: 
Alternativas
Q3062101 Fonoaudiologia
A prevenção pode ser divididas, segundo Andrade (1996) em três fases. A prevenção realizada no período da patogênese compreende duas fases:
Alternativas
Q3059625 Fonoaudiologia
O fonoaudiólogo é um profissional envolvido na saúde dos trabalhadores e que contribui para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. Isso quando identifica os problemas nos ambientes de trabalho e na sua organização e sugere melhorias. Quando atua com o trabalhador, busca a garantia de seu direito à integridade física e mental, tornando-o sujeito ativo nesse processo, e quando promove a saúde pela garantia de uma comunicação efetiva, fator de integração social.
O fonoaudiólogo na Saúde do Trabalhador se afirma como profissional capaz de promover a saúde e prevenir os problemas fonoaudiológicos que atingem os trabalhadores, mas ainda há um caminho importante a ser percorrido, que exige formação contínua e maior engajamento nas políticas públicas.

Marque a alternativa que indica ação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador: 
Alternativas
Q3059619 Fonoaudiologia
A Saúde Escolar, como parte da saúde em geral, deve envolver a criança em idade escolar, dentro ou fora da escola, sendo responsabilidade de todos, tanto dos órgãos governamentais como comunitários. A sua importância está na colaboração efetiva para a formação do homem e do cidadão. Ela está ligada a um compromisso de vida melhor e mais saudável para todos.
Um Programa de Atenção à Saúde Escolar apresentou como objetivo geral: promover a saúde integral da comunidade escolar e integrar a saúde escolar às demais ações da área da saúde. Como objetivos Específicos apresentaram:

I- Contribuir para universalizar o acesso ao Sistema Educacional e promover a reflexão sobre as concepções, posturas e ações vivenciadas no contexto escolar.
II- Compartilhar com os educadores diferentes práticas que colaborem para a otimização do desempenho escolar.
III- Valorizar a participação da família, no processo de aprendizagem, viabilizando a discussão de propostas da área de saúde, dirigidas aos escolares.
IV- Valorizar a participação dos funcionários, no ambiente escolar em geral, viabilizando discussões sobre suas dificuldades.
V- Identificar, precocemente, as situações que possam interferir no processo ensino-aprendizagem; e também identificar fatores de risco relacionados à comunicação humana, para elaborar projetos de promoção e prevenção; e propor medidas para solucionar os problemas encontrados.

Marque a alternativa que apresenta os objetivos específicos CORRETOS
Alternativas
Q3047456 Fonoaudiologia
Com relação a atuação do fonoaudiólogo na saúde do trabalhador, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.

( ) Os exames audiométricos já eram rotinas nas empresas desde a década de 1980 e sempre foram realizados por fonoaudiólogos.

( ) Os distúrbios da voz relacionados ao trabalho (DVRT) que são consequentes do desgaste da voz decorrentes da desvalorização e degradação do trabalho, são mais recentes.

( ) Foi a partir da instituição do SUS, em 1990, que se incrementou na Fonoaudiologia um movimento no sentido de desenvolver ações preventivas afinadas com os pressupostos da saúde coletiva.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3047451 Fonoaudiologia
A atuação do fonoaudiólogo no contexto escolar abrange diversas funções e públicos. Sendo assim, pode-se afirmar que o objetivo principal do fonoaudiólogo na instituição escolar é
Alternativas
Q3047449 Fonoaudiologia
Em relação a Fonoaudiologia, redes e processo de trabalho em saúde, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para falsa.
( ) A inserção do fonoaudiólogo no processo de implantação, implementação, planejamento e gestão das redes de atenção não é esperada, já que essas funções são, em geral, realizadas por médicos.
( ) A atuação do fonoaudiólogo estará, prioritariamente, nas redes de atenção de cuidados à pessoa com deficiência e de atenção psicossocial, pois o foco no diagnóstico, reabilitação e acompanhamento parece mais evidente nessas redes.
( ) Um eixo fundamental na atuação do fonoaudiólogo nas redes de atenção é a inserção no processo de planejamento e gestão.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3041987 Fonoaudiologia
Julgue as assertivas abaixo acerca da composição do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e, em seguida, marque a alternativa correta.

I. Médico Acupunturista; Assistente Social; Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo são profissionais que poderão compor o NASF-AB.

II. Enfermeiro, Pedagogo, Médico Veterinário e Médico do Trabalho são profissões vetadas na composição do NASF-AB.

III. Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clínica médica), profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas conforme normativa vigente podem compor o NASF-AB.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: C
6: A
7: B
8: A
9: C
10: A
11: E
12: B
13: D
14: A
15: B
16: E
17: D
18: B
19: D
20: C