Questões de Concurso
Sobre categorias de análise da geografia em geografia
Foram encontradas 428 questões
Leia o texto a seguir.
Entre os diversos assuntos que foram tratados na 16ª cúpula dos líderes do BRICS em 2024, destacam-se as negociações para reduzir a dependência do dólar no comércio entre esses países, além de medidas para fortalecer instituições financeiras alternativas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, controlados principalmente por potências ocidentais.
Disponível em: https://www.folhape.com.br/economia/cupula-do-brics-na-russiamira-alternativa-ao-dolar-e-ao-fmi/366275/ Acesso: 15 out. 2024.
Sobre a organização em questão, analise as afirmativas a seguir.
I. Aceitou o ingresso de cinco novos membros em 2024: Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.
II. Propôs sua transformação em bloco econômico, com a livre circulação de trabalhadores e a criação de uma moeda única.
III. Reforçou o papel dos seus Estados-membros no sistema monetário e financeiro internacional.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
Será Ratzel, na Alemanha, em 1882 (Antropogeografia), o responsável por organizar sistematicamente a Geografia Geral e da Circulação ao estudar os transportes (meios e vias) e a circulação regional (movimento de mercadorias, de pessoas e de informações no espaço).
SPOSITO, Eliseu Savério. Glossário de Geografia Humana e Econômica. São Paulo:
Unesp, 2017.
Sobre a forma como o F. Ratzel interpretava o fenômeno da mobilidade no território, avalie as afirmativas a seguir.
( ) Analisava a influência dos meios e das vias de transportes sobre grupos humanos em suas relações com o meio, numa relação de causa e efeito.
( ) Considerava os transportes como locomoção por meios e vias e a circulação como movimento de mercadorias, pessoas, e informações no espaço.
( ) Comparava a evolução geral da circulação a uma rede fluvial, na qual um pequeno vaso poderia interferir na artéria principal, comprometendo a vida de determinadas populações.
As afirmativas são respectivamente,
A proposta do “giro decolonial”, aponta para a possibilidade de construção de um novo olhar sobre o mundo, partindo de um quadro referencial distinto do mundo colonial e revela saberes que, embora silenciados pelas estruturas colonizadoras, existiam entre os povos nativos do continente americano antes da instauração do domínio europeu.
Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/qual-o-objetivo-dos-movimentosde-decolonizacao-e-descolonizacao/ Acesso: 11 out. 2024.
Sobre o tema abordado no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A independência política de territórios coloniais não foi garantia para o desmantelamento dos dispositivos de dominação e exploração moldados pelos processos de colonização.
II. O colonialismo interno nos leva a pensar a subalternização dos sujeitos coloniais e de suas formas de performar o mundo e produzir conhecimento.
III. Os processos de colonização e decolonização se desenvolvem concomitantemente, na medida que ocorre a conquista de territórios e domínio sobre povos.
Está correto o que se afirma em
Analise a charge a seguir.
Considerando que o argumento crítico apresentado na charge tenha sido formulado durante uma aula de geografia, analise as afirmativas a seguir.
( ) A negligência em relação às culturas não europeias gerou a necessidade de políticas afirmativas para seu reconhecimento no currículo escolar.
( ) A garantia do direito de demarcação das reservas eliminou qualquer tipo de pressões contrárias por parte da sociedade.
( ) O intenso genocídio sofrido pela população nativa, por parte dos colonizadores, diminuiu substancialmente o número indivíduos.
As afirmativas são, respectivamente,
Cidade Sol, com o céu sempre azul Tu és um sonho de luz norte a sul Meu coração te namora e te quer Tu és Vitória um sorriso de mulher
Do Espírito Santo, és a devoção Mas para os olhos do mundo, és uma tentação Milhões te adoram, e sem favor algum Entre os milhões, eis aqui mais um Tu és um sonho de luz norte a sul Meu coração te namora e te quer Tu és Vitória um sorriso de mulher Do Espírito Santo, és a devoção Mas para os olhos do mundo, és uma tentação Milhões te adoram, e sem favor algum Entre os milhões, eis aqui mais um.
Fonte:<https://m.vitoria.es.gov.br/semc/conheca-os-hinos-da-cidade- devitoria>.Acesso em 28 Fev. 2025.
A letra da canção pode ser relacionada com o conceito de lugar, utilizado nos estudos da Ciência Geográfica, por se identificar nos versos a:

Considerando essas representações, avalie as afirmações abaixo acerca das regionalizações da América.
I As Américas do Norte e do Sul são duas massas continentais conectadas por uma faixa estreita, a América Central.
II As Américas do Norte e do Sul são duas massas insulares conectadas por uma faixa continental, a América Central.
III A América Anglo-Saxônica abrange países desenvolvidos, com predominância da língua inglesa; e a América Latina, países do sul geoeconômico, com predominância das línguas latinas.
IV A América Anglo-Saxônica abrange países desenvolvidos, exclusivamente de língua inglesa; e a América Latina, países subdesenvolvidos, exclusivamente de línguas latinas.
Das afirmações, estão corretas
Analise as assertivas abaixo sobre as características da categoria de análise geográfica território.
I. De acordo com Haesbaert (2016), o conceito de território para a Geografia incorporou a construção da subjetividade ou do debate da identidade pessoal.
II. Para Porto-Gonçalves (2006), território é abrigo e proteção em duplo sentido: simbólico e material.
III. Haesbaert (2016) realizou uma síntese de várias noções de território, as agrupando em duas vertentes principais: política (referida às relações de poder em geral) e econômica.
IV. Haesbaert (2016) discute a conceitualização de território através dos binômios materialismo-idealismo e espaço-tempo.
Quais estão corretas?
I. Segundo Lencioni (2006), para Vidal de La Blache a região é uma integração e síntese dos aspectos naturais e humanos, realizando a unidade homem e natureza.
II. A Geografia Regional de inspiração fenomenológica, de acordo com Lencioni (2006), tem como objetivo a compreensão dos sentimentos que os seres humanos têm por pertencerem a uma mesma região.
III. A Geografia de inspiração fenomenológica, conforme Lencioni, colocou a região como o conceito central para análise do espaço vivido.
Quais estão corretas?
ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geografia do Brasil. 5 Ed. São Paulo: Edusp. 2019).
Qual ação completa a lacuna?
Qual movimento social originado no campo, entre os anos de 1950 e 1960, foi importante para a área rural?
Considerando essa ideia, qual cenário específico aparece no campo, a partir das relações capitalistas?
Os territórios-rede também podem ser chamados de locais
Considerando essa ideia, afirma-se que o espaço é um fato
Quando ausente na análise do espaço geográfico, Milton Santos aponta como uma falha no
“O olhar do geógrafo ensina a desvendar o jogo das forças naturais, a acumulação do trabalho humano e os destinos sucessivos dos lugares – hoje, esplendor das paisagens -, e a subutilização de parte delas em uma época em que as pessoas, no entanto, ficaram indiferentes aos belos ambientes”.
CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009, p. 20.
No excerto acima, é feita uma referência ao papel da Geografia na análise do espaço, para a qual são sugeridos dois níveis para o trabalho do geógrafo, os quais são analisar
A Geografia, quando estabelecida como disciplina acadêmica em meados do Século XIX, teve o _____________ como o primeiro paradigma a caracterizá-la. Os teóricos deterministas afirmavam que as condições naturais, em especial as climáticas, eram decisivas para a evolução do homem que, por conseguinte, se desenvolveriam povos ou países que se encontravam em áreas climáticas mais favoráveis. Essa corrente de pensamento criava uma dependência muito grande do homem com a natureza e, assim, as ações humanas eram orientadas pelas condições físicas, como: relevo, clima, vegetação, solo, entre outras características de cada lugar.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Os estudos geográficos, ao possibilitarem a compreensão das relações sociedade-natureza, induzem à noção de cidadania, levando o aluno a analisar suas ações como agente ativo e passivo do meio ambiente e, portanto, capaz de transformar o espaço geográfico.
PORQUE
Considerando a necessidade de compreender os conceitos geográficos que baseiam o universo da Geografia, a proposta é de ter o cotidiano dos alunos como objeto de análise para qualificar, quantificar, analisar e construir os saberes das categorias: lugar paisagem, território e região.
Marque a opção da análise CORRETA.