Questões de Concurso
Sobre categorias de análise da geografia em geografia
Foram encontradas 400 questões
I - Marcado pela unidade da língua, pela manutenção da integridade territorial da antiga América Portuguesa, o Brasil foi capaz de absorver inúmeras nacionalidades e culturas ao longo de sua formação histórica.
II - Observa-se que são todos brasileiros, neutralizando a autêntica “Babel cultural” que caracterizou a formação histórica do Brasil, em termos de línguas, costumes e crenças, em que se observa o abrasileiramento com significativa consciência de “nação”, formada por múltiplas nações.
I - O geógrafo é um dos profissionais capacitados e que possui atribuição para participar da elaboração e coordenação de estudos ambientais, uma vez que poderá ser o responsável por diagnóstico ambiental, mapeamento, levantamento topográfico e geoprocessamento, delimitação de áreas de influência, estudos pedológicos, biogeográficos, bacias hidrográficas, entre outros.
II - Um bom exemplo do trabalho do profissional da geografia no levantamento e planejamento ambiental e territorial é a elaboração do diagnóstico do comportamento morfodinâmico, no qual trabalha-se com cartas topográficas e fotografias aéreas na escala 1:25.000, além de carta geológica e dados pluviométricas mensais.
Para Moreira (2002), a relação homem–meio é o eixo epistemológico fundamental que, na geografia, estrutura-se ou assume a forma do espaço, do território e da paisagem. A esses responsáveis pela constituição e conceituação do espaço e, consequentemente, do território e da paisagem, o autor acrescenta os princípios da lógica geográfica: a localização, a distribuição, a conexão, a distância, a delimitação e a escala. Assim, tudo começa pela criação do espaço pelos princípios lógicos: localização que se converte em distribuição, conexão que se converte em distância, delimitação que se converte em recorte espacial e em escala. __________é o recortamento do espaço em âmbitos de domínio, e__________ é o plano visual da percepção dos recortamentos territoriais do espaço.
RIBEIRO, W. A ordem ambiental internacional. São Paulo; Contexto, 20025. p.56
Sobre o pleito em questão, julgue os itens a seguir.
I. A existência de acordos geopolíticos anteriormente estabelecidos inviabilizaram o reconhecimento da soberania dos povos requerentes.
II. O requisito da proximidade geográfica excluía as duas grandes potências do mundo bipolar, que buscavam ampliar suas áreas de influência.
III. A evocação do Princípio da Segurança, para evitar ocupações territoriais, pode trazer consequências catastróficas para a dinâmica natural da Terra.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/6jkstmF868g4JbQZZCqC8qG/# Acesso: 28 Out. 2024.
Dentre as consequências dessa nova dinâmica, se destacam
I. O uso de ferramentas tecnológicas possibilita o fortalecimento da classe trabalhadora com a flexibilização do trabalho e as práticas do empreendedorismo digital.
II. O colonialismo digital reforça a distribuição desigual do poder político e econômico entre os países, favorecendo aqueles que são detentores da alta tecnologia.
III. A intensificação das preocupações ambientais, buscando a racionalização do uso dos recursos naturais e a redução do consumo de produtos eletrônicos com baterias.
As afirmativas são, respectivamente,
Com base nos avanços e limitações dessas correntes, analise as afirmativas abaixo:
I.O determinismo ambiental foi criticado por ignorar o papel da cultura e das escolhas humanas na organização do espaço.
II.A Geografia quantitativa contribuiu para a análise espacial objetiva, mas foi criticada por desconsiderar aspectos sociais e históricos.
III.O possibilismo avançou ao superar o determinismo, mas ainda mantinha a natureza como limite para a ação humana.
IV.A Geografia crítica integra análises espaciais e sociais, mas negligencia metodologias quantitativas como ferramentas de análise.
Assinale a alternativa CORRETA:
I.O determinismo ambiental atribuiu à natureza um papel determinante nas capacidades e limitações das sociedades humanas.
II.A Geografia crítica introduziu o conceito de espaço como uma produção social mediada por relações de poder.
III.A corrente possibilista, ao contrário do determinismo, enxerga o homem como agente transformador da natureza, ainda que limitado por ela.
IV.A Geografia quantitativa enfatizou a análise espacial utilizando modelos matemáticos, com pouca preocupação com as relações socioeconômicas.
Acerca das categorias de análise da geografia, julgue o item subsequente.
Na geografia renovada, o espaço geográfico é onde coabitam a relação humana e a natureza, o que demanda adaptação das intencionalidades do homem à primeira natureza.
Acerca das categorias de análise da geografia, julgue o item subsequente.
O conceito de território é compreendido a partir das relações de poder, o que configura o território como um espaço político.
Em relação à evolução da concepção da natureza e do homem na geografia, julgue o próximo item.
Segundo o possibilismo geográfico de Vidal de La Blache, o homem transforma o meio através da técnica que tende a fixá-lo ou enraizá-lo no ambiente.
Em relação à evolução da concepção da natureza e do homem na geografia, julgue o próximo item.
Na concepção determinista na geografia de Friedrich Ratzel, mesmo com a transformação do meio pela ação humana, os homens continuam sendo influenciados pelo espaço à sua volta.
No que diz respeito ao pensamento geográfico e seus novos paradigmas, julgue o item que se segue.
Na geografia humanística, valorizam-se os estudos neopositivistas da população para a compreensão dos aspectos dos lugares.
No que diz respeito ao pensamento geográfico e seus novos paradigmas, julgue o item que se segue.
A geografia radical procura analisar os processos sociais a fim de integrá-los aos aspectos espaciais nos estudos da realidade.
(__)O conceito de região refere-se sempre à existência de conexões e interações entre diferentes nodosidades que estão distribuídas sobre uma dada área.
(__)Valorizando o aspecto da homogeneidade e tendo por base os elementos físicos, Pierre Monbeig propôs a primeira regionalização do Brasil, a partir do conceito de região natural, cuja ideia sugere que o ambiente tem um certo domínio sobre o desenvolvimento da sociedade.
(__)Nos anos de 1970, sob influência da metodologia desenvolvida por François Perroux e Jacques Boudeville, o IBGE desenvolveu propostas de regionalização a partir da homogeneidade, polarização ou regiões-programas.
(__)As regiões funcionais são resultado de uma regionalização que valoriza o conjunto de interações de fluxos entre localidades (especialmente cidades), cujo entendimento foi empregado no Brasil através dos polos de crescimento durante o período nacional-desenvolvimentista.
(__)No final do século XX, geógrafos como Milton Santos, Maria Laura Silveira e Ana Clara Torres Ribeiro, avaliando a existência de um meio geográfico carregado de tecnociência e informação, propuseram uma regionalização brasileira que distingue quatro regiões: Concentrada, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__)A paisagem corresponde ao conceito que considera os aspectos subjetivos e vividos pela dimensão do corpo e cotidiano, sendo caracterizada pela existência de sentimentos de identidade e afeto em relação a um dado espaço.
(__)A paisagem corresponde a tudo aquilo que a vista alcança.
(__)Para estudarmos a paisagem na perspectiva miltoniana é fundamental considerarmos o princípio de totalidade orgânica do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: