Questões de Concurso
Sobre coordenadas geográficas em geografia
Foram encontradas 398 questões

( ) No ponto nº 6, está a cidade de São Paulo, que fica no Oriente do planeta, pois está à oeste do Meridiano de Greenwich.
( ) No ponto nº 4, está a Cidade do México, que localiza-se no Hemisfério Norte, pois está à norte da Linha do Equador.
( ) No ponto nº 2, está a cidade de Oslo, que fica no Oriente do planeta, pois está à leste do Meridiano de Greenwich.
( ) O ponto nº 5, está no Oceano Atlântico Norte, que fica no Ocidente, pois está localizado à leste do Meridiano de Greenwich.
( ) O ponto nº 1, representa a cidade de Lima, que está no Hemisfério Norte do planeta, pois fica à leste do Meridiano de Greenwich.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre coordenadas geográficas e fusos horários, assinale a alternativa CORRETA.
I - O astrônomo grego Hiparco (século 11 a.C.) foi quem dividiu, pela primeira vez, a circunferência da Terra em 360o e, depois, cobriu o globo com uma rede de paralelos e meridianos equidistantes. Assim, foi criado o sistema de coordenadas geográficas, utilizando-se da matemática e da observação dos astros celestes nos mesmos parâmetros que temos hoje, de latitude e longitude.
II - A partir das coordenadas métricas e com a contribuição de Hiparco, surgiram as coordenadas geográficas, que se estruturam, também, como um sistema de localização por meio de linhas imaginárias, as quais são paralelas entre elas, indo nos sentidos Norte-Sul e LesteOeste.
Analise os dados do mapa:
A distância entre Natal e Mossoró via BR-304 é de 279,2 km. Com base nos dados do mapa, descontada a distorção pela sua redução, a distância real em linha reta é de
As coordenadas geográficas são utilizadas para determinar a localização precisa de um ponto na superfície terrestre. Sobre essas coordenadas, analise as afirmativas:
I. A latitude é a distância, em graus, de um ponto em relação ao Equador.
II. A longitude é a distância, em graus, de um ponto em relação ao meridiano de Greenwich.
III. As latitudes variam de 0° a 360°, enquanto as longitudes variam de 0° a 180°.
Das afirmativas, pode-se afirmar que:
Acerca de aspectos pertinentes à cartografia e suas aplicações no ensino da geografia, julgue o item a seguir.
A longitude de um ponto é definida pelo ângulo diedro entre os planos do meridiano de Greenwich e do meridiano que contém o ponto, positivos a Norte (0° a +180°) e negativos a Sul (0° a –180°).
Acerca de aspectos pertinentes à cartografia e suas aplicações no ensino da geografia, julgue o item a seguir.
Determinado ponto cujas coordenadas geográficas são 40° a Norte e 120° a Leste localiza-se no hemisfério ocidental.
I. Mapas de escala pequena mostram uma área menor com muitos detalhes.
II. Mapas de escala grande mostram uma visão geral da área, com poucos detalhes.
III. No sistema de coordenada geográfica, meridianos determinam longitude e paralelos latitude.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre os sistemas de representação cartográfica, analise as assertivas a seguir.
I: O Sistema de Coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator) utiliza uma projeção cilíndrica, o que significa que as formas dos elementos representados são preservadas, mas pode haver distorções em áreas e distâncias ao longo do mapa.
II: No Sistema de Coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator), o uso de fusos com amplitude de 6º limita a representação precisa de regiões de grande extensão longitudinal, como o Brasil, onde múltiplos fusos são necessários.
Disponível em: SOUZA, Marcos de Oliveira. Introdução à cartografia. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2020. Acesso em: 10 nov. 2024
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa correta sobre o sistema de coordenadas geográficas.
Fiona mora em Manaus. Passou para o curso de graduação em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina e está de mudança para Florianópolis. Ela alugou um apartamento próximo à Universidade e pediu ao corretor que seu apartamento recebesse maior incidência de Sol durante o ano todo, especialmente no inverno; Ela sabe que Florianópolis é uma cidade bem mais fria do que sua cidade natal.
Para que Fiona seja atendida em suas pretensões de localização de sua nova casa a fim de que essa receba a maior quantidade de luz solar possível a frente de seu apartamento deve estar voltada necessariamente para a face: