Questões de Concurso Sobre crescimento em geografia

Foram encontradas 165 questões

Q3147432 Geografia

Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.


Segundo a teoria malthusiana, o crescimento da população aconteceria de forma muito intensa e rápida, em progressão geométrica, enquanto os meios de sustento cresceriam em progressão aritmética.

Alternativas
Q3147431 Geografia

Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.


As teorias demográficas estão atreladas ao crescimento populacional, conceito que se soma ao crescimento vegetativo e à taxa de imigração.

Alternativas
Q3147430 Geografia

Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.


Segundo a teoria reformista, a população mais pobre passa fome não porque o planeta não dá conta de produzir alimentos suficientes, mas porque a distribuição de renda acontece de maneira desigual.  

Alternativas
Q3147429 Geografia

Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.


A velocidade de crescimento da população é sempre maior que a velocidade da produção dos recursos, motivo pelo qual parte da população fatalmente acaba ficando sem alimentos.

Alternativas
Q3147428 Geografia

Julgue o item a seguir, em relação a teorias demográficas e ao crescimento populacional.


O maior quantitativo populacional é sempre prejudicial, visto que nenhum dos países considerados desenvolvidos é muito populoso.

Alternativas
Q3128375 Geografia
O crescimento populacional é analisado por organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial e no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observe o infográfico.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://ufrn.br/imprensa/reportagens-e-saberes/65727/oito-bilhoes-e-agora (Adaptado)

I- O primeiro bilhão de habitantes no mundo foi atingido no início do século XIX, mas a aceleração do crescimento populacional só ocorreu no século XX, sobretudo a partir da década de 1960.

II- Durante as décadas de 1970 e 1980, o Brasil apresenta um crescimento vegetativo considerável. Esse fato ocorreu pelo desenvolvimento econômico acelerado, urbanização crescente. As mudanças nos padrões culturais também contribuíram para esse crescimento populacional expressivo no Brasil.

III- Em 1804, a população global era de 1 bilhão de pessoas. A taxa de natalidade era elevada, mas frequentemente equilibrada pela alta taxa de mortalidade, devido às condições sanitárias precárias, epidemias recorrentes e falta de avanços significativos na medicina e na saúde pública.

IV- No século XXI, o crescimento populacional mundial tem sido caracterizado por uma desaceleração gradual, com taxas de crescimento mais baixas em comparação com décadas anteriores. Em 2022, no Brasil, especificamente, a taxa de crescimento populacional desacelerou, refletindo tendências globais de urbanização, acesso à saúde e mudanças nos padrões de fecundidade.


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3085761 Geografia

A população estimada do Brasil chega a 212,6 milhões de habitantes em 2024 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Analise as afirmativas abaixo sobre a população brasileira.


1. O Brasil é um país muito povoado.


2. Populoso é sinônimo de população relativa.


3. O Rio de Janeiro continua sendo o município mais populoso do país.


4. Os dados do censo demográfico do Brasil provam que a sociedade brasileira vem passando por expressivas mudanças em seu perfil demográfico e destaca-se a desaceleração do ritmo de crescimento da população.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Q3082903 Geografia
O censo demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a análise da razão de sexo por grupos etários no Brasil e em todas as Grandes Regiões mostra maior proporção de homens desde o nascimento até os 19 anos.
Essa maior incidência de homens nas primeiras idades é uma consequência 
Alternativas
Q3076684 Geografia
Predominantemente masculina e jovem até os anos 1940, a população brasileira vem se transformando em ritmo equivalente ao de países asiáticos. E as mulheres, que demoraram muito mais do que os homens a poderem votar, hoje também superam numericamente os eleitores masculinos - além de impulsionarem o crescimento da população economicamente ativa do país.
(Fonte: Agência de notícias BBC News Brasil, 4 de setembro de 2022).

Por população economicamente ativa entende-se: 
Alternativas
Q3061001 Geografia
De forma geral e expedita, entende-se por demografia o estudo que visa efetuar o levantamento e esclarecer o perfil e a evolução das populações humanas no tempo e no espaço. Para tanto, faz uso de conceitos e indicadores demográficos expressos quantitativamente. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal responsável pela elaboração e divulgação de pesquisas de população, tendo como instrumento o censo demográfico. No último censo, o referido Instituto contabilizou uma população absoluta de 203.080.756 habitantes, sendo 104.548.326 mulheres e 98.532.431 homens. A população absoluta encontra-se distribuída por uma área de 8.510.417 km². Tendo por base as informações anteriores, pode-se afirmar que a densidade demográfica do território brasileiro é de:
Alternativas
Q3060969 Geografia
Analise as seguintes assertivas sobre aspectos de geografia a nível mundial:

I. O Rio Nilo, localizado na Ásia, é o mais extenso do mundo.
II. O Deserto do Saara é o maior deserto quente do planeta.
III. A Ásia é o continente mais populoso, com mais de 4 bilhões de habitantes.

Quais assertivas estão corretas?
Alternativas
Q3035882 Geografia

Imagem associada para resolução da questão


Acerca do crescimento da população brasileira apresentado na imagem, é correto afirmar que:

Alternativas
Q3022872 Geografia

No Censo de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram levantadas informações sobre a população residente no Brasil. Referente aos dados relativos às populações indígenas brasileiras, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As populações indígenas que residem em terras indígenas têm idade mediana de 25 anos, 10 anos menos do que a população não indígena residente no Brasil.


II. O Acre apresenta a maior idade mediana entre a população indígena: 45 anos.


III. A região Norte apresenta o menor índice de envelhecimento da população indígena: 19 pessoas com 60 anos ou mais para cada 100 indígenas de até 14 anos de idade.


IV. O maior peso percentual de indígenas concentra-se na faixa de idade entre zero e 14 anos (29,95%). Em terras indígenas, essa faixa de idade chega a 40,54%. 

Alternativas
Q3015269 Geografia
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Presente em oito estados, seus recursos hídricos apresentam grande importância no cenário nacional, por isso sua destruição e degradação crescente precisam ser contidas. Marque a alternativa que representa os principais motivos de degradação desse bioma.
Alternativas
Q2709744 Geografia

Observe abaixo o mapa da região Nordeste e a tabela com a população total dos estados desta região:



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordeste . https://www.google.com/search?q=mapa+da+regi%C3%A3o+nordesteAcesso em: 27 abr. 2024.


População do Nordeste por estados.


Imagem associada para resolução da questão




Fonte: IBGE. Censo Demográfico de 2022.



A região Nordeste, segundo o IBGE (2022), possuía uma população total de 54,6 milhões de habitantes, sendo a segunda mais populosa do Brasil. Analisando a tabela, o mapa da região Nordeste e a distribuição da população entre seus estados, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2606741 Geografia

O crescimento populacional no Brasil passou por diferentes fases ao longo do século XX. Durante as décadas iniciais, observou-se uma taxa de crescimento demográfico elevada, associada a fatores como a transição epidemiológica e a urbanização. Posteriormente, o país experimentou uma redução nas taxas de natalidade, resultado de políticas de planejamento familiar e mudanças socioeconômicas. Apesar dessa diminuição, desafios persistem, como as desigualdades regionais na distribuição demográfica. Observe a tabela de crescimento populacional brasileiro:


Imagem associada para resolução da questão

(Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-1872 a 2005.)


Considerando o texto, a tabela e seus conhecimentos sobre o crescimento populacional brasileiro, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Q2606327 Geografia

Observe o mapa a seguir.


Imagem associada para resolução da questão



A variável visual cor pode ser utilizada para indicar a intensidade ou magnitude de um determinado fenômeno no espaço geográfico. De acordo com as variáveis visuais e os modos de implantação da cartografia, o mapa representa adequadamente qual tema da Geografia sergipana?

Alternativas
Q2606311 Geografia
Leia o texto a seguir.

Em função da expansão turística muitas localidades acabam gerando problemas aos seus moradores. Esse fenômeno, pode ser identificado em Veneza, Barcelona, Madri, Palma de Mayorca, Amsterdã, Copenhague, dentre outras cidades europeias, que tiveram a vida cotidiana modificada pelo excesso de visitantes, gerando um sentimento de hostilidade da população local, que muitas vezes necessita se mudar em função do aumento dos valores dos bens móveis e imóveis, gerando um processo de gentrificação.

DEUTSCH, Simone Feigelson. FRATUCCI, Aguinaldo Cesar. Revista Observatorio de la economia latinoamericana. Curitiba, v.21, n.11, p. 21140- 21141, 2023. https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/2223. Acesso em: 18 jun. 2024.


O texto faz menção ao conceito de 
Alternativas
Q2605183 Geografia
Considerando os padrões demográficos recentes e suas implicações socioeconômicas no Brasil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2577383 Geografia
No âmbito do desenvolvimento urbano no século XIX na Paraíba, qual fenômeno econômico foi preponderante para a expansão e formação das cidades do interior, impulsionando a urbanização e crescimento econômico através de sua cadeia produtiva e comercialização?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: E
6: D
7: A
8: B
9: C
10: C
11: B
12: D
13: E
14: A
15: C
16: D
17: B
18: D
19: B
20: C