Questões de Concurso
Sobre desenvolvimento em geografia
Foram encontradas 340 questões
Observe o cartum a seguir:
Netscan Digital. Extraído de: < https://blog.netscandigital.com/wp-content/uploads/2016/05/tiposde-midia.jpg>. Acesso em: 11 out. 2024.
O conceito que melhor esclarece as mudanças tecnológicas observadas na figura é o de
Por tecnosfera e psicosfera entende-se:
Os estudos geográficos, ao possibilitarem a compreensão das relações sociedade-natureza, induzem à noção de cidadania, levando o aluno a analisar suas ações como agente ativo e passivo do meio ambiente e, portanto, capaz de transformar o espaço geográfico.
PORQUE
Considerando a necessidade de compreender os conceitos geográficos que baseiam o universo da Geografia, a proposta é de ter o cotidiano dos alunos como objeto de análise para qualificar, quantificar, analisar e construir os saberes das categorias: lugar paisagem, território e região.
Marque a opção da análise CORRETA.
Complete a frase:
“"O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de Santa Catarina é de 0,774, o ___________maior do país, atrás apenas do ____________ e _____________."
I – A primeira fase da DIT está associada ao capitalismo mercantil, com a metrópole dominadora explorando matérias-primas e especiarias nas colônias.
II– A segunda fase da DIT foi marcada pela Revolução Industrial, que consolidou a produção em larga escala nos países industrializados, gerando dependência econômica nas colônias e ex-colônias.
III – A nova DIT, iniciada no final do século XX, caracteriza-se pela especialização dos países desenvolvidos na produção de tecnologia de ponta, automação e setor financeiro, enquanto os países emergentes concentram indústrias poluidoras e bens não duráveis.
IV – A nova DIT promoveu uma distribuição equitativa das riquezas entre os países, eliminando as desigualdades econômicas globais.
“Neste princípio de século XXI o debate acerca das relações campo-cidade encontra-se numa encruzilhada. Diferentemente da segunda metade do século XX, quando o avanço, a generalização (e as vantagens) da urbanização eram considerados inexoráveis, o que se vê nos últimos anos é a proliferação de estudos que apontam para a revalorização do rural e as limitações do modelo de urbanização”. (Paulo Roberto R. Alentejano, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA–PPGEO–UFF).
I. Tais estudos destacam de um lado as mazelas dos grandes aglomerados metropolitanos, cada vez mais marcados pela violência, a miséria e a poluição; de outro, ressaltam a qualidade de vida possível num meio rural dotado de infra-estrutura básica, mas com preservação ambiental e boa qualidade de vida, recuperando, de certa forma, uma visão idílica perdida do rural.
II. No entanto, não há acordo acerca do significado desta revalorização do rural. Para uns, esta deve necessariamente implicar a revisão completa e absoluta do modelo de desenvolvimento agropecuário historicamente dominante no país, associando-se, portanto, à reforma da estrutura fundiária e da política agrícola que historicamente garantiram o domínio do grande capital e da grande propriedade sobre o meio rural brasileiro.
III. Para outros, trata-se, ao contrário, de mais uma possibilidade de aproveitamento das potencialidades deste modelo, ou seja, teríamos uma espécie de “revalorização conservadora do rural” à semelhança da modernização conservadora da agricultura brasileira dos anos 1960/1970, pois ao contrário de estar apoiada na reforma agrária, permitiria nova sobrevida para o latifúndio.
IV. A incorporação do turismo rural pelo agronegócio pode ser apontado com uma destas tendências, especialmente alguns segmentos deste, como o dos hotéis-fazenda e das museus-fazenda.
A sequência correta é:
Leia as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.
I - Na década de 1990, muitos países latinoamericanos alteraram estruturalmente sua economia, inclusive o Brasil. Entre as mudanças, houve abertura do comércio, liberalização financeira, privatizações e mudanças na legislação trabalhista.
II - Essas reformas aumentaram substancialmente os postos de trabalho e os empregos nos setores primário e terciário, além de melhorar totalmente a renda do trabalhador.
Em relação ao capitalismo, à reconstrução econômica do pós-guerra, ao espaço como produto do ser humano e à geografia da população, julgue o item subsequente.
O subdesenvolvimento, como produto ou subproduto do desenvolvimento, é uma derivação da exploração econômica colonial e neocolonial.
A globalização é um fenômeno de integração que ocorre nas diversas regiões do mundo através da integração social e econômica, e do desenvolvimento dos transportes e das comunicações.
Analise as afirmativas abaixo sobre a globalização.
1. Com o avanço e crescimento das tecnologias e da internet, os debates públicos têm ampliado o fortalecimento da Democracia no mundo.
2. A concentração de renda diminuiu no mundo e as desigualdades sociais praticamente não existem.
3. Os países do continente africano ocupam uma posição periférica no capitalismo global e possuem muitos problemas internos como a instabilidade política vista nas guerras civis, as ditaduras violentas e o terrorismo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras em suas próprias necessidades. Para atingir esse desenvolvimento sustentável há que se equilibrar o que se conhece por tripé da sustentabilidade, que foram oficialmente reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johanesburgo, África do Sul em 2002.
Esse tripé preconiza que o desenvolvimento deve ser:
(Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/ Acesso em: julho de 2024.)
Sobre esses aspectos e principalmente sobre a questão da qualificação da mão de obra, faz-se necessário:
Sobre os blocos regionais, segundo Castro (2005), analise as assertivas abaixo:
I. A formação de blocos regionais busca a remoção de barreiras de comércio entre os países participantes e a busca de mecanismos de cooperação e coordenação entre eles.
II. A integração entre os países participantes dos blocos regionais se dá em diferentes etapas, começando pela negociação de uma zona de livre comércio, onde os bens podem circular livremente, sem a existência de barreiras tarifárias e técnicas (padrões diferentes), de saúde (controle sanitário), fiscais (impostos ou taxas discriminatórios) e físicas (controle das fronteiras), podendo chegar à união monetária.
III. As estatísticas sobre o comércio internacional já mostram que a maior parte das transações comerciais de importação/exportação tem se dado fora dos blocos regionais.
Quais estão corretas?
Para Harvey (1989), são características da acumulação flexível:
I. Apoiar-se na rigidez dos processos de trabalho, do mercado e dos padrões de consumo.
II. Inovação em setores de produção, em maneiras de fornecer serviços financeiros, em mercados, tecnológica e organizacional.
III. Envolve rápidas mudanças dos padrões de desenvolvimento desigual, tanto entre setores como entre regiões, como, por exemplo, um vasto movimento no emprego do chamado “setor de serviços”.
Quais estão corretas?
Sobre os combustíveis fosseis, segundo Haesbaert e Porto-Gonçalves (2006), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O capitalismo deve seu desenvolvimento aos combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás.
( ) As reservas estadunidenses de petróleo ainda são suficientes para suas demandas territoriais.
( ) Os Estados Unidos realizaram tentativas de manter o controle das reservas de combustíveis fósseis em outros países, por exemplo, na América Latina e no Caribe, em que exerceram pressão para privatizar o gás boliviano.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: