Questões de Concurso
Sobre geografia cultural em geografia
Foram encontradas 374 questões

Conforme os dados explicitados, as migrações internacionais ocorrem, principalmente, de países com
Considerando essa ideia, qual cenário específico aparece no campo, a partir das relações capitalistas?
A Geografia, quando estabelecida como disciplina acadêmica em meados do Século XIX, teve o _____________ como o primeiro paradigma a caracterizá-la. Os teóricos deterministas afirmavam que as condições naturais, em especial as climáticas, eram decisivas para a evolução do homem que, por conseguinte, se desenvolveriam povos ou países que se encontravam em áreas climáticas mais favoráveis. Essa corrente de pensamento criava uma dependência muito grande do homem com a natureza e, assim, as ações humanas eram orientadas pelas condições físicas, como: relevo, clima, vegetação, solo, entre outras características de cada lugar.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Os estudos geográficos, ao possibilitarem a compreensão das relações sociedade-natureza, induzem à noção de cidadania, levando o aluno a analisar suas ações como agente ativo e passivo do meio ambiente e, portanto, capaz de transformar o espaço geográfico.
PORQUE
Considerando a necessidade de compreender os conceitos geográficos que baseiam o universo da Geografia, a proposta é de ter o cotidiano dos alunos como objeto de análise para qualificar, quantificar, analisar e construir os saberes das categorias: lugar paisagem, território e região.
Marque a opção da análise CORRETA.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2013. p.96.
Com relação ao contexto social, referente ao período histórico desse país, julgue os itens a seguir.
I. A transformação ocorrida no futebol foi reflexo da libertação de Nelson Mandela, que veio a se tornar presidente.
II. O processo de discriminação foi criado pela elite branca que controlava o país e sustentava-se no mito da superioridade racial europeia.
III. A segregação oficial prevista em legislação na África do Sul, o Apartheid, persiste até os dias de hoje sendo combatida por movimentos sociais negros.
Está correto o que se afirma em
I.O espaço geográfico é totalmente determinado pela natureza, sem qualquer interferência das atividades humanas ao longo do tempo.
II.O ser humano, por meio de suas atividades produtivas e culturais, transforma o espaço geográfico, modificando a paisagem e as relações socioambientais.
III.As mudanças no espaço geográfico, provocadas pela ação humana, são sempre irreversíveis e têm consequências ambientais negativas.
IV.A ideia de "espaço como produto da atividade humana" envolve uma constante interação entre elementos naturais e sociais, com a cultura humana atuando como um agente transformador do meio ambiente.
Assinale a alternativa correta:
Oh! Deus, perdoe este pobre coitado Que de joelhos rezou um bocado Pedindo pra chuva cair sem parar
Oh! Deus, será que o senhor se zangou E só por isso o sol arretirou Fazendo cair toda a chuva que há
Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho Pedi pra chover, mas chover de mansinho Pra ver se nascia uma planta no chão
Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe Eu acho que a culpa foi Desse pobre que nem sabe fazer oração
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água E ter-lhe pedido cheinho de mágoa Pro sol inclemente se arretirar
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno Desculpe eu pedir para acabar com o inferno Que sempre queimou o meu Ceará
Súplica Cearense, composição de Gordurinha e Nelinho
A icônica canção acima, imortalizada por Luiz Gonzaga, reflete a/o:
A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.
I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.
II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.
III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.
IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.
V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2024/07/27/conheca-os-atletasrefugiados-que-competirao-nos-jogos-olimpicos-de-paris-2024/ Acesso: 4 ago. 2024.
Sobre o processo de reconhecimento apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A ACNUR conseguiu intermediar junto ao COI a permissão para estes atletas, que entraram ilegalmente nos países onde residem, pudessem competir nos jogos olímpicos.
II. A condição desses atletas está baseada no fato de não poderem retornar ao seu país de origem devido a um medo bem fundamentado de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, filiação a um determinado grupo social ou opinião política, sofrendo por isso risco de morte.
III. O crescimento do número de atletas nessa categoria indica um reconhecimento dos direitos de cidadania para estas pessoas, mas também reflete uma tendência de aumento das perseguições, conforme os resultados apresentados no relatório “Tendências Globais”, da ACNUR.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.
Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.
III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.
Está correto o que se afirma em