Questões de Concurso
Sobre geografia cultural em geografia
Foram encontradas 360 questões
A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.
I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.
II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.
III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.
IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.
V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2024/07/27/conheca-os-atletasrefugiados-que-competirao-nos-jogos-olimpicos-de-paris-2024/ Acesso: 4 ago. 2024.
Sobre o processo de reconhecimento apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A ACNUR conseguiu intermediar junto ao COI a permissão para estes atletas, que entraram ilegalmente nos países onde residem, pudessem competir nos jogos olímpicos.
II. A condição desses atletas está baseada no fato de não poderem retornar ao seu país de origem devido a um medo bem fundamentado de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, filiação a um determinado grupo social ou opinião política, sofrendo por isso risco de morte.
III. O crescimento do número de atletas nessa categoria indica um reconhecimento dos direitos de cidadania para estas pessoas, mas também reflete uma tendência de aumento das perseguições, conforme os resultados apresentados no relatório “Tendências Globais”, da ACNUR.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.
Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.
III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.
Está correto o que se afirma em
DASH, John. O Prêmio da Longitude. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p.33.
A medida em questão pensada por Pitágoras, permitiu séculos depois, a delimitação
De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão (Me diga gente) De que me serve um saco cheio de dinheiro Pra comprar um quilo de feijão
No tempo dos derréis e do vintém Se vivia muito bem, sem haver reclamação Eu ia no armazém do seu Manoel com um tostão Trazia um quilo de feijão
Depois que inventaram o tal cruzeiro Eu trago um embrulhinho na mão E deixo um saco de dinheiro Ai, ai, meu Deus
Francisco Santana. Saco de feijão. Álbum: Nos Botequins da Vida. Rio de Janeiro: RCA, 1977.
A letra da canção remete ao conceito de
A obra Operários, de Tarsila do Amaral, é uma peça fundamental na análise do espaço urbano e da modernidade no Brasil.
Operários, de Tarsila do Amaral
Joaquín Torres García, um artista uruguaio, propôs a ideia do "Mapa Invertido da América do Sul" como uma forma de desafiar a hegemonia cultural e geográfica dos países do Norte sobre os do Sul.
América Invertina - Joaquín Torres Garcia
Joaquín Torres García, um artista uruguaio, propôs a ideia do "Mapa Invertido da América do Sul" como uma forma de desafiar a hegemonia cultural e geográfica dos países do Norte sobre os do Sul.
América Invertina - Joaquín Torres Garcia
Os contrastes regionais no Brasil são exclusivamente de natureza econômica, não existindo disparidades significativas em termos de cultura, demografia, infraestrutura ou recursos naturais entre as diferentes regiões do país.
Sobre a importância da Geografia no Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite ao aluno compreender o papel do espaço nas práticas sociais e destas na configuração do espaço.
II. Auxilia o aluno a desenvolver o raciocínio necessário à sua participação ativa na sociedade e no espaço em que vive.
III. Contextualiza o aluno como cidadão do mundo em que vive desde a escala local à mundial.
Está correto o que se afirma em
“Entre as questões mais presentes nos estudos sobre ensino geral e ensino de Geografia, encontram-se: a importância das políticas sociais e de um projeto educacional para o país, a formação inicial e continuada dos professores, a remuneração e as condições de trabalho. A par disso, tem havido um esforço de estudar os fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino.”
(Adaptado de: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 4. Ed. Campinas: Papirus, 2003.) As opções a seguir apresentam fatores intraescolares que afetam a qualidade de ensino, à exceção de uma.
Assinale-a. (A) As relações entre conhecimento, poder e currículo.
Sertão das águas (fragmentos)
Milton NascimentoVem e me abraça me leva pra beira do igarapé, mapas escorrem das mãos .......................................
remansos e correnteza. Sertão das Águas, ............................
pode chover se quiser. ..................................
sertão veredas do Grão-Pará. Sertão canoa das populações ribeirinhas que vivem dos frutos da mata e que não podem a floresta ver destruída. Não venha o fogo queimar, nem trator correr, arrastar pra que a vida queira pulsar e correr.
O grito dessas pessoas no fundo dos seringais, devia ser escutado em Beléns e Manais. ..................................
O poema acima expressa um protesto veemente contra a destruição da Amazônia. A partir da interpretação do mesmo e dos seus conhecimentos geográficos, considera-se uma verdade sobre este fato:
Os livros didáticos muitas vezes apresentam o Nordeste brasileiro como uma região de “perdas” e de eternos problemas climáticos. Ainda que essa afirmação seja válida para identificar algumas questões socioespaciais e econômicas nordestinas, a diversidade socioeconômica e geográfica da região indica outros aspectos importantes do quadro regional, como é o caso do(da, dos)
Analise as afirmativas abaixo de acordo com a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito da Educação Básica, a Educação Escolar Indígena.
1. No Brasil, há variados povos indígenas sobreviventes, cada um com sua língua, costumes, tradições e visão próprias. O país compõe uma realidade multissocietária e pluricultural. Apesar disso, tem prevalecido a ideia da homogeneidade étnica da população brasileira, expressa por uma língua e uma cultura comuns.
2. Até um passado relativamente recente, a Ilha de Santa Catarina foi exclusivamente povoada por indígenas, disso não restando nenhuma dúvida. Temos como provas inclusive a observação dos topônimos em língua indígena, os sambaquis, as inscrições rupestres encontradas em vários locais do município. Pesquisas arqueológicas encontraram vestígios da presença dessa população centenas de anos antes da chegada dos europeus.
3. A proximidade de aldeias indígenas, localizadas em diversos municípios da Grande Florianópolis, faz dos indígenas uma presença constante na capital do Estado. Diante disso, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece um curso de graduação, a Licenciatura Intercultural do Sul da Mata Atlântica, especificamente para estudantes indígenas.
4. Uma importante conquista foi a promulgação da Lei n° 11.645/2008, pela qual todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio devem incluir o ensino da história e cultura dos povos indígenas. Os Componentes Curriculares, especialmente História, Geografia, Artes e os estudos de literatura devem incorporar a contribuição dos negros e indígenas à cultura brasileira.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.