Questões de Concurso
Sobre geografia econômica em geografia
Foram encontradas 1.431 questões
Assinale a alternativa CORRETA sobre geopolítica e economia global.
Sobre esses blocos e as novas ordens mundiais, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre esses temas, assinale a alternativa CORRETA.
Os aspectos econômicos de um país estão profundamente interligados com a sua estrutura produtiva, os recursos naturais, o mercado de trabalho e as políticas econômicas adotadas. A seguir, são apresentados alguns aspectos que influenciam a dinâmica econômica de diferentes países:
I. O aumento da globalização tem promovido a integração de mercados, com destaque para a ascensão dos países emergentes, que se tornaram grandes exportadores de produtos manufaturados e bens de consumo.
II. A transição para uma economia verde, com foco na sustentabilidade, tem levado muitos países a adotarem políticas de incentivo a energias renováveis, promovendo, ao mesmo tempo, o crescimento do setor tecnológico.
III. A crise do petróleo, que ocorreu em 1973, resultou em uma retração econômica mundial, especialmente em países dependentes da importação de energia fóssil, afetando gravemente as economias da Europa Ocidental e da América Latina.
IV. A desindustrialização, observada em várias economias desenvolvidas, tem sido acompanhada pela expansão do setor de serviços, o que levou a um aumento significativo nas taxas de desemprego nas indústrias e uma maior concentração de riqueza.
V. A urbanização acelerada em países em desenvolvimento tem provocado um aumento no consumo de produtos de consumo imediato, como alimentos processados e bens eletrônicos, impulsionando as economias locais, mas gerando impactos ambientais significativos.
Com base nesses aspectos, assinale a alternativa que apresenta a análise correta sobre os impactos econômicos mais amplos e suas consequências:
_______ quando há redução ou eliminação de impostos.
_______ quando as mercadorias podem ser vendidas praticamente sem taxas entre um país e outro.
_______ possibilita maior integração entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre os países.
_______ mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo
I – A Guerra Fria possui um papel central, representando um período marcado por intensos combates diretos entre os Estados Unidos (e seus aliados) e a União Soviética (e seus aliados).
II - A Guerra Fria teve implicações significativas em todo o mundo, levando à formação de alianças militares como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia, além de conflitos regionais em lugares como Coreia e Vietnã.
III - A queda do Muro de Berlim em 1989, o colapso da União Soviética em 1991 e a corrida espacial são eventos-chave que marcam o fim da Velha Ordem Mundial e o início de uma nova era nas relações internacionais.
É verdadeiro o que se afirma em:
I - As grandes distâncias e os grandes vazios entre os centros de povoamento, obstáculos para a maior integração, contribuíram para dificultar a industrialização dos países de grandes extensões, entre os quais se incluía o Brasil.
II - No caso brasileiro, o atraso no desenvolvimento em relação aos países centrais foi motivo para pequenas ironias, utilizando expressões do Hino Nacional, como “deitado eternamente”.
III - O primeiro episódio que modifica essa concepção de desvalorização de um país em função de suas dimensões territoriais foi a criação da antiga União Soviética, nas primeiras décadas do século XX, com o emprego do planejamento centralizado.
É verdadeiro o que se afirma em:
VIZENTINI, P. O Dragão chinês e os Tigres Asiáticos. Porto Alegre: Novo Século, 2000. p.46
Estão entre as causas do crescimento associado ao grupo destacado no texto a partir dos anos de 1960, julgue os seguintes fatos:
( ) Instituição de regimes políticos centralizadores após a Segunda Guerra Mundial nos dois países mais importantes – Coreia do Sul e Cingapura – governados por ditaduras militares, que promoveram subsídios às exportações e o controle cambial.
( ) Protagonismo da iniciativa privada, no planejamento estratégico para estimular a industrialização e o incentivo ao consumo interno, proibindo práticas protecionistas para garantir a importações de tecnologias de última geração.
( ) Aceleração da industrialização através de ajuda financeira dos Estados Unidos, facilitando empréstimos internacionais com juros fixos, transferência de tecnologia japonesa, assim como altos investimentos em educação.
As afirmativas são, respectivamente,
I.A Região Centro-Oeste é caracterizada pela forte presença da agricultura familiar e pela diversificação de pequenas produções, com pouca inserção no mercado externo.
II.A Região Nordeste é marcada pela predominância da indústria de alta tecnologia, com concentração de fábricas nos estados de Pernambuco e Ceará.
III.A Região Sul é uma das mais industrializadas do Brasil, mas possui uma fraca presença no mercado internacional, com destaque para a agricultura familiar e pequenas produções.
IV.A Região Sudeste é a mais industrializada e urbanizada do Brasil, destacando-se pela concentração de atividades econômicas, como comércio, serviços e a indústria do petróleo.
I.As desigualdades regionais no mundo são principalmente o resultado da disponibilidade de recursos naturais e da localização geográfica, sem considerar as questões políticas e sociais que influenciam a distribuição de riqueza.
II.A globalização tem acentuado as desigualdades regionais, pois tem permitido a concentração de riqueza nas regiões centrais, enquanto as regiões periféricas ficam cada vez mais dependentes da exportação de produtos primários.
III.O processo de desindustrialização nas regiões centrais tem contribuído para uma maior equidade no acesso aos mercados globais, promovendo o desenvolvimento das regiões periféricas, que agora concentram grande parte da produção industrial.
IV.A economia mundial tem sido marcada pela periferização de diversas regiões, o que tem levado ao aumento das desigualdades econômicas e sociais entre países centrais e periféricos.
Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
Considerando o posicionamento expresso na Declaração de Kazan sobre a relação entre desenvolvimento e ordem internacional, assinale a alternativa correta:
I. O NAFTA foi substituído pelo USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) em 2020, mantendo os princípios de livre comércio na América do Norte, mas com novas regulamentações trabalhistas e ambientais.
II. A União Europeia enfrentou sua primeira redução territorial com a saída do Reino Unido (Brexit), processo que evidenciou tensões entre soberania nacional e integração regional.
III. Desde sua criação, o MERCOSUL tem avançado de forma contínua em sua integração econômica, sem passar por crises ou retrocessos em seu processo de consolidação.
IV. A ASEAN tem fortalecido suas relações comerciais com a China através da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP), ampliando a integração econômica no leste asiático.
Está correto o que se afirma em:
1 - Amazônia
2 - Nordeste
3 - Centro-Sul
A. Predomínio da produção de commodities minerais e energéticas e setor industrial.
B. Forte influência de mercados de capitais, empresas transnacionais, do agronegócio e da industrialização.
C. Caracterizada pelo extrativismo vegetal, turismo e produção de açúcar e álcool.
A sequência correta é: