“O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3259180 Geografia
“O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual se incorporaram a Venezuela e a Bolívia, esta última em processo de adesão.

O MERCOSUL é um processo aberto e dinâmico. Desde sua criação teve como objetivo principal propiciar um espaço comum que gerasse oportunidades comerciais e de investimentos mediante a integração competitiva das economias nacionais ao mercado internacional. Como resultado, concluiu múltiplos acordos com países ou grupos de países. O MERCOSUL também tem assinado acordos de tipo comercial, político ou de cooperação com um diverso número de nações e organismos nos cinco continentes.
Fonte:https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/em-poucaspalavras/.Acesso em 05 Fev. 2025.

Essa integração econômica tem grande relevância para seus integrantes sul-americanos. Contudo, em 2016, com base no Protocolo de Ushuaia, a Venezuela foi suspensa do bloco, temporariamente, por:
Alternativas