Questões de Concurso
Comentadas sobre geografia política em geografia
Foram encontradas 923 questões
Disponível em: Tozzi, Umberto / BIGAZZI, Giancarlo. Eva. In: Rádio Taxi, CBS, 1983. Rádio Taxi – Sanduiche de coração.
Na ótica do narrador, o contexto da canção remete a seguinte situação:
Analise os mapas a seguir:
(BERNSTEIN, S. e MILZA, P. Orgs. História do século XX (1900-1945) – o fim do mundo europeu. Vol. 1. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 2007. p. 78.)
A região dos Bálcãs é considerada como uma zona de forte instabilidade política. Com base na observação dos mapas nessa região e outros conhecimentos a respeito dos conceitos de espaço, território, lugar e suas relações com o estabelecimento de limites e fronteiras, assinale a afirmativa INCORRETA.
Observe o mapa que destaca alguns focos de tensão fronteiriços entre países latino-americanos:
(Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/. Acesso em: 12/07/2024.)
Apesar de, na atualidade, não existir um conflito deflagrado entre os países latino-americanos, ainda existem focos de tensão fronteiriços na região – embora alguns sejam mais retóricos e jurídicos que militares. Com base no mapa e em outros conhecimentos do assunto, assinale a alternativa que identifica corretamente a causa da tensão fronteiriça e sua localização numérica destacada no mapa.
Observe o mapa com a localização de Myanmar:
(Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/entenda-o-que-esta-acontecendo-no-myanmar/. Acesso em: 10/07/2024.)
A respeito do conflito em Myanmar, apresentado no mapa, assinale a afirmativa correta.
Observe a charge a seguir:
(Disponível em: https://teachrock.org/resources/image/cold-war-cartoon/: Acesso em: 25/07/2024.)
Assinale a alternativa que identifica corretamente o contexto geopolítico global referente à charge.
(Henri Lefebvre, citado em SOJA, 1993, pág. 102.)
Com base no fragmento e em outros conhecimentos a respeito da categoria espaço geográfico na história do pensamento geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
(RECH, Marcelo. Olhos fechados: os conflitos “ignorados”. InfoRel – Relações Internacionais e Defesa. Disponível em: https://inforel.org/2022/03/21/. Acesso em: 14/08/2024.)
A respeito da Guerra Civil no Iêmen, assinale a afirmativa correta.
Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/2024/07/27/conheca-os-atletasrefugiados-que-competirao-nos-jogos-olimpicos-de-paris-2024/ Acesso: 4 ago. 2024.
Sobre o processo de reconhecimento apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A ACNUR conseguiu intermediar junto ao COI a permissão para estes atletas, que entraram ilegalmente nos países onde residem, pudessem competir nos jogos olímpicos.
II. A condição desses atletas está baseada no fato de não poderem retornar ao seu país de origem devido a um medo bem fundamentado de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, filiação a um determinado grupo social ou opinião política, sofrendo por isso risco de morte.
III. O crescimento do número de atletas nessa categoria indica um reconhecimento dos direitos de cidadania para estas pessoas, mas também reflete uma tendência de aumento das perseguições, conforme os resultados apresentados no relatório “Tendências Globais”, da ACNUR.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-territorio/19637- divisao-territorial.html. Acesso: 3 ago.2024.
Sobre o processo descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Para melhor compreender, estudar e administrar o território, o IBGE o dividiu em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
II. O Brasil é uma República Federativa Parlamentarista organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos, com três esferas de poder.
III. Algumas unidades da Federação, segundo o IBGE, podem integrar mais de uma região, de acordo com suas especificidades econômicas que se transformam com o tempo.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2023/11/07/ Acesso: 20/04/2024.
O fenômeno atmosférico descrito no texto é
HOBSBAWN, Erick. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.144.
Sobre os desdobramentos desse processo, analise as afirmativas a seguir.
I. Os traficantes e os comerciantes ilegais valem-se amplamente dessa facilidade, assim como da incapacidade dos Estados de controlar ou mesmo monitorar as transações financeiras internacionais.
II. A diminuição de poderes dos Estados e dos governos nas últimas décadas, poderá causar, em casos extremos, a perda do controle de partes dos seus territórios.
III. O surgimento de bolsões de ilegalidade, integrados às redes globais mais amplas, nos quais os governos nacionais exercem pouco ou nenhum controle.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://cartoonmovement.com/cartoon Acesso: 7 de agosto de 2024.
A charge representa uma área de tensão geopolítica. Avalie se tal tensão se deve:
I. A aspectos religiosos, do século XX, quando da disputa entre o Confucionismo e o Taoísmo.
II. A competitividade militar durante a Guerra Fria, pelo controle estratégico do estreito da Coreia.
III. Aos interesses chineses de reintegração territorial de uma província considerada rebelde.
Está correto o que se afirma em
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2024- 07/encontros-tematicos-do-g20-abrem-mes-de-julho-no-rio-de-janeiro Acesso: 23 jul. 2024.
Quanto à cúpula do G20, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Tem sua origem em 1999, formada pelos representantes do Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de tratar de questões militares e financeiras.
( ) Congrega um fórum de cooperação econômica das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana.
( ) Reúne nações dos cinco continentes para discutir questões macroeconômicas gerais, além de temas sociais e ambientais.
As afirmativas são, respectivamente,
A relação entre energia e transporte é fundamental para o desenvolvimento econômico e a organização espacial, visibilizando como os sistemas de transporte dependem de diversas formas de energia e como esse relacionamento impacta a economia, o meio ambiente e a sociedade, e as implicações de políticas energéticas e de transporte e a necessidade de soluções sustentáveis.
As desigualdades sociais são fenômenos naturais que surgem de diferenças intrínsecas entre as pessoas, como habilidades, talentos e esforço individual, e não têm relação direta com fatores socioeconômicos ou estruturas políticas.
A análise das transformações territoriais e econômicas globais decorrentes dos conflitos mundiais resultam no estudo da reconstrução, as novas alianças político-econômicas e os avanços tecnológicos remodelaram as dinâmicas geográficas, influenciando padrões de urbanização, industrialização e relações internacionais na economia do pós-guerra.