Questões de Concurso
Comentadas sobre hierarquia urbana em geografia
Foram encontradas 65 questões
De acordo com Lencioni (2008), a metrópole moderna é caracterizada quanto à rede como _____________, e a metrópole contemporânea como ______________. Quanto à aglomeração, a metrópole moderna é classificada como ___________, e a metrópole contemporânea como _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Caracteriza uma cidade média em relação à hierarquia urbana no Brasil:
“A geografia urbana explora a organização e dinâmica das cidades, analisando diversos aspectos do ambiente urbano.” Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas definições.
1.Gentrificação.
2. Centro expandido.
3. Segregação socioespacial.
4. Êxodo rural.
( ) Processo que envolve a transformação de bairros, muitas vezes historicamente ocupados por classes mais baixas.
( ) Área central da cidade que sofre uma expansão em termos de infraestrutura e ocupação.
( ) Fenômeno que se refere à separação, no espaço urbano, de diferentes grupos sociais.
( ) Movimento migratório em que a população deixa as áreas rurais em direção às cidades.
A associação correta entre o conceito da geografia urbana e sua principal característica é:
No estado de Sergipe, segundo dados do Ministério das Cidades e da Gerência Executiva de Habitação de Aracaju da Caixa Econômica Federal em Sergipe (CEF, 2018) indicam que foram construídos 138 empreendimentos imobiliários do PMCMV no período de 2009 a 2017. Entre estes, 110 empreendimentos foram distribuídos em 13 bairros da capital. Sendo que apenas nove (09) empreendimentos correspondem à faixa de rendimento familiar de até três salários-mínimos.
CAMPOS, Antônio Carlos. SANTOS, Flávio Henrique Matos. Estado e reestruturação urbana em Sergipe (2000 - 2018): uma análise sobre os principais programas de habitação de interesse social. 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/21285. Acesso em: 18 jun. 2024.
Os autores denunciam que os investimentos públicos foram aplicados de forma desigual sobre o espaço e direcionados a uma determinada camada da sociedade. Quais problemas urbanos essa situação intensificou?
Conforme se desenvolvem, as cidades passam a estabelecer fluxos sociais, econômicos, políticos e culturais umas com as outras, formando assim uma rede urbana, que é um conjunto de cidades interligadas por fluxos de pessoas, ideias, capitais, informações e serviços. Esses fluxos são comandados pelas cidades maiores.
Relacione abaixo cada conceito de acordo com sua característica.
Coluna 1 Conceitos
1. Metrópole
2. Região Metropolitana
3. Megacidade
4. Cidade global
Coluna 2 Características
( ) Cidade dotada de uma complexa oferta de bens e serviços que a tornam capaz de exercer forte influência sobre o território situado em seu entorno.
( ) Bloco de municípios próximos e integrados socioespacialmente a uma cidade central, geralmente por meio de serviços públicos comuns.
( ) Aglomeração urbana que possui mais de 10 milhões de habitantes, localizada em países ricos ou pobres.
( ) São centros urbanos que irradiam avanço tecnológico e concentram mercados financeiros. Abrigam conhecimentos em serviços ligados à globalização, como escritórios de grandes empresas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta,
de cima para baixo.
As cidades brasileiras foram classificadas, hierarquicamente, a partir das funções de gestão que exercem sobre outras cidades, considerando tanto seu papel de comando em atividades empresariais quanto de gestão pública. Acerca das cidades brasileiras, analise as assertivas abaixo:
I. No nível mais alto da hierarquia urbana brasileira, encontram-se 15 metrópoles com suas respectivas regiões de influência. A rede da Grande Metrópole Nacional, São Paulo, é a que concentra a maior população entre todas.
II. Dos 15 principais centros urbanos do país, apenas dois são classificados, pelo IBGE, como Grandes Metrópoles Nacionais: São Paulo, com maior população e renda do país, e Brasília, capital e grande centro político de nosso território.
III. De acordo com o IBGE, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife estão entre as metrópoles reconhecidas como “Metrópoles Nacionais”, atingindo assim o segundo patamar na hierarquia urbana das cidades brasileiras.
IV. O Arranjo Populacional da metrópole Porto Alegre engloba, segundo o IBGE, todo o estado do Rio Grande do Sul. Outras cidades que se destacam na hierarquia urbana gaúcha são: Caxias do Sul e Passo Fundo (Capitais Regionais B); Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Santa Maria (Capitais Regionais C).
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo sobre a rede e a hierarquia urbana:
I. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), as megacidades são aglomerações urbanas com 10 milhões de habitantes ou mais.
II. Tanto as megacidades quanto as cidades globais são conceitos de hierarquia urbana definidos por critérios quantitativos.
III. A rede urbana é formada por um conjunto de cidades que se interligam umas às outras por meio dos sistemas de transporte e comunicação, através dos quais se dão os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capitais.
Quais estão corretas?
Leia o texto abaixo:
A pesquisa Regiões de Influência das Cidades - REGIC define a hierarquia dos centros urbanos brasileiros e delimita as regiões de influência a eles associados. É nessa pesquisa em que se identificam, por exemplo, as metrópoles e capitais regionais brasileiras e qual o alcance espacial da influência delas.
(Disponível em: https:www.ibge.gov.brigeociencias/organizacao-doterritorio/redes-e-fluxos-geograficos/15798-regioes-de-influengia-dascidades.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 28 de março de 2022.)
Em relação à hierarquia dos centros urbanos, Rio de Janeiro e Brasília são caracterizados como:
Internet: <lume.ufrgs.org> (com adaptações).
Assinale a opção em que é apresentado o conceito em que se embasa o encontro mencionado no fragmento de texto precedente.
O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil trouxe uma série de consequências, em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora contribuiu para a ocorrência de numerosos problemas nas grandes cidades brasileiras.
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacaobrasileira.html (Adaptado). Acesso: 17 mar. 2023.
Disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/2016/08/chargesegregacao.html. Acesso: 17 mar. 2023.
Com base no texto e na charge, assinale a opção que indica o
problema socioeconômico urbano retratado.
Analise os espaços urbanizados abaixo:
Condomínio: Infinity lake Residence,
Orla 14 Palmas (TO)
Disponível em : https://www.nobreimob.com.br/. Acesso: 11 abr. 2023.
Capadócia, na periferia de Palmas (TO)
Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br / Acesso: 11 abr. 2023.
As imagens caracterizam o processo de organização espacial que apresenta forte homogeneidade social interna mas mostra grande disparidade.
Asssinale a opção que apresenta as denominações das duas faces
desse processo de ocupação urbana.
Sobre esse aspecto, assinale a afirmativa INCORRETA.
LOBATO, Roberto Correa. O Espaço Urbano. São Paulo: Ática, 1995, p.36. (Adaptado)
Sobre os processos e formas espaciais, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Em razão de suas vantagens locacionais, o preço da terra e dos imóveis na área central é mais elevado; as atividades localizadas na Área Central são aquelas capazes de transformar custos locacionais elevados, e ampla acessibilidade, em lucros maximizados.
( ) O processo de descentralização é mais recente que o de centralização; o redirecionamento das atividades econômicas para áreas em localidades mais afastadas está relacionado às deseconomias geradas pela excessiva concentração nas áreas centrais.
( ) À medida que o Estado segrega os grupos sociais, ao controlar integralmente o mercado de terras, a incorporação imobiliária e a construção realizam o direcionamento seletivo e a localização dos demais grupos sociais no espaço urbano.
As afirmativas são, respectivamente,
(adaptado de BATALLER, 2012).
Assinale a alternativa correta quanto ao fenômeno urbano descrito no texto.
Observe a charge para assinalar a alternativa que melhor explica a realidade espacial/urbana expressa no desenho e presente na Região Metropolitana de São Paulo, a partir de 1980, especialmente em áreas periféricas da Zona Oeste. Trata-se de uma forma de:
Internet:<pet.arquitetura.ufc.br>
Tendo como referência a imagem apresentada, assinale a opção que corresponde ao processo que envolve a revitalização de bairros em diversas cidades ao redor do mundo e a mudança de domicílio de parte dos habitantes urbanos.