Tal fenômeno fundamentalmente urbano consiste em uma série ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186018 Geografia
Tal fenômeno fundamentalmente urbano consiste em uma série de melhorias físicas ou materiais e mudanças imateriais – econômicas, sociais e culturais – que ocorrem em alguns centros urbanos antigos, os quais experimentam uma apreciável elevação de seu status. Este processo tem se desenvolvido nos países industrializados basicamente ao longo da etapa chamada pós-industrial ou pós-moderna, iniciada com o declínio do modelo socioeconômico industrial tradicional a partir dos anos de 1970. Caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano. O deslocamento vem acompanhado de investimentos e melhorias tanto nas moradias (que são renovadas ou reabilitadas) quanto em toda área afetada, tais como comércio, equipamentos e serviços.
(adaptado de BATALLER, 2012).
Assinale a alternativa correta quanto ao fenômeno urbano descrito no texto.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema os problemas sociais urbanos, suas causas e consequências para as cidades. 

Nela, o candidato precisa ler o problema citado no enunciado e assinalar a alternativa que corresponda ao fenômeno urbano mencionado. Na descrição a ser analisada, é ressaltado que esse processo ocorre quando famílias de classe média com um poder aquisitivo maior que a população mais pobre de um bairro, ocupam essas áreas, fazendo com que os serviços, as infraestruturas e o consumo de mercadorias nessas regiões se elevem por conta da ocupação dessa classe social com maior poder de compra. 

Feita a descrição e a análise prévia do problema, vamos à análise das alternativas:

Letra A - Incorreta, pois o processo de êxodo urbano consiste na saída de pessoas da cidade em direção ao campo, que geralmente é motivado pela busca de um espaço mais tranquilo, e que seja mais isento de tantos problemas sociais e ambientais que ocorrem em grandes centros urbanos.

Letra B - Correta, pois o processo citado caracteriza o processo de gentrificação que cada vez tem se tornado comum em grandes cidades brasileiras. Tal fenômeno se inicia com a construção de um grande empreendimento em um determinado bairro - como um parque urbano, um estádio de futebol, um museu, um shopping, entre outros -. Essa implementação faz com que as áreas do entorno se valorizem cada vez mais, ficando mais restrita à classes sociais com maior poder aquisitivo de morar nessas áreas. A população mais pobre que vive por ali, é cada vez mais pressionada à vender seus imóveis para grandes imobiliárias ou é forçada a sair dali por conta do aumento do valor de consumo de mercadorias e do aumento do valor no acesso à serviços e à infraestruturas localizadas na região. 

Letra C - Incorreta, pois o processo de metropolização refere-se ao crescimento desordenado de áreas urbanas após um processo de industrialização que causa um grande aumento populacional no local. Tal aumento leva à uma grande concentração de serviços, infraestruturas e atividades econômicas na metrópole, levando à sua grande expansão e no considerável aumento da sua influência em relação à outras cidades, o que leva a metrópole a uma posição de topo na hierarquia urbana. Tal processo ocorreu no Brasil, principalmente pós década de 1950, em que São Paulo e Rio de Janeiro, por concentrarem grande parte da atividade industrial no país, adquiriram grande complexidade e poderio econômico e político em relação à todo território brasileiro.

Letra D - Incorreta, pois transumância é um tipo de migração em que as pessoas passam parte do ano em uma área e depois de algum tempo parte para outra região e/ou cidade. A motivação desse tipo de deslocamento está relacionada, na maior parte das vezes, com determinantes naturais, como cheias e estiagem prolongada, e com trabalho agrícola que ocorre em determinados períodos do ano. Exemplo disso, são os boias-frias no interior do Nordeste, que durante o período de colheita da cana (entre Novembro e Abril), migram para a zona da mata - situada no litoral nordestino - para trabalharem nas lavouras durante os meses de safra desse cultivo agrícola, voltando para suas cidades de origem ao fim da colheita. 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gentrificação é um processo caracterizado pela valorização de determinada área urbana. Essa valorização ocorre por meio de ações diversas, como reformas urbanas, que implicam o aumento do custo de vida na região. Portanto, há uma mudança no perfil dos moradores dessas localidades, no geral marcado pela chegada de pessoas com maior poder aquisitivo. A gentrificação tem como grande consequência o crescimento da desigualdade socioespacial nas cidades. Assim, esse é um processo urbano bastante criticado, especialmente em razão do seu caráter elitista.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/gentrificacao.htm

O termo êxodo urbano é utilizado para explicar o abandono de uma população da área urbana de determinada região, indo em sentido ao campo, a zona rural.

gentrificação é o termo que designa o processo de segregação socioespacial vivenciado em áreas urbanas, caracterizado pela valorização acentuada de determinada área, que culmina na saída de moradores antigos em razão do aumento local do custo de vida.

Metropolização é o processo de formação de metrópoles. O fator mais visível da metropolização é o crescimento das cidades, em população, extensão, riqueza, complexidade. Como consequência, elas se tornam polos urbanos de alcance regional (região metropolitana) nacional e por vezes mundial (cidades globais).

Tipos de migração

  • Migração pendular: é um fenômeno que não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea, diária. É caracterizada pelo deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.
  • Transumância: nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país por um determinado período, geralmente alguns meses, e continua tendo como referência de moradia o local de origem. É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.
  •  é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Essa mudança é permanente e, geralmente, ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida. Entretanto, essa migração pode ser involuntária, quando acontece, por exemplo, em decorrência da  do trabalho no campo.
  • Êxodo urbano: é mais raro de acontecer, mas é o oposto do êxodo rural. Acontece quando pessoas que vivem na zona urbana (cidades) mudam para a zona rural (campo).
  • Nomadismo: apesar de ser muito rara na atualidade, essa modalidade de migração é caracterizada pela ausência de fixação permanente. As pessoas nômades mudam de lugar periodicamente e não estabelecem moradia fixa em nenhum lugar.
  • Diáspora: é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a  (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).

GAB-B

Gentrificação

gentrificação é o termo que designa o processo de segregação socioespacial vivenciado em áreas urbanas, caracterizado pela valorização acentuada de determinada área, que culmina na saída de moradores antigos em razão do aumento local do custo de vida.

Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança. ESTUDE!!!

Gentrificar é sinônimo de enobrecer, dar a algo uma condição de nobreza

GABARITO: LETRA B

A gentrificação é de fato um termo que se refere a um processo de transformação em áreas urbanas que envolve a valorização econômica dessas áreas, muitas vezes resultando em um aumento nos custos de vida, o que pode levar à saída de moradores de baixa renda ou de longa data. No entanto, a questão de saber se a gentrificação é certa ou errada é uma questão de debate e depende da perspectiva.

Prós da gentrificação:

  • A gentrificação pode trazer melhorias na infraestrutura urbana, revitalização de bairros, aumento da segurança e melhores serviços públicos.
  • Pode atrair investimentos e criar oportunidades de emprego.
  • Muitos argumentam que a revitalização de bairros pode melhorar a qualidade de vida dos residentes.

Contras da gentrificação:

  • Pode resultar na expulsão de moradores de baixa renda, deslocando comunidades tradicionais.
  • Aumenta o custo de vida, tornando as áreas inacessíveis para pessoas de renda mais baixa.
  • Pode levar à perda de identidade cultural e histórica de um bairro.

A gentrificação é frequentemente criticada por contribuir para a segregação socioespacial, onde áreas urbanas se tornam divididas entre populações de diferentes classes sociais. Portanto, se a gentrificação é vista como certa ou errada pode depender da perspectiva e dos valores de quem a avalia. Alguns argumentam que é importante buscar um equilíbrio entre revitalização urbana e a preservação da comunidade local para evitar os impactos negativos da gentrificação.

FONTE: ChatGPT

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo