Questões de Concurso Sobre histórico em geografia

Foram encontradas 65 questões

Q3174155 Geografia
A industrialização é um processo econômico e social que envolve a transformação das economias agrárias em economias industriais, alterando a estrutura produtiva, as relações de trabalho e a organização social. Esse processo pode ocorrer de formas distintas, dependendo de fatores como o grau de desenvolvimento tecnológico, as políticas econômicas adotadas, e a capacidade de adaptação de cada país. Considerando as diferentes fases da industrialização e suas implicações, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3174149 Geografia
O modo de produção é um conceito fundamental na análise da organização econômica e social das sociedades humanas ao longo da história. Ele está diretamente relacionado à maneira como as sociedades produzem e distribuem bens e serviços, além de envolver as relações de trabalho, as formas de propriedade e as tecnologias empregadas. Sobre os modos de produção ao longo do tempo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3171607 Geografia
Em consonância com Fagundes et al. (2021), destaque a fase abaixo que possui as seguintes características: “o território reorganizou-se e algumas áreas foram diferenciadas, além de ter havido a consolidação das regiões e de suas áreas de influência em função dos ciclos econômicos. De fato, a diferenciação regional foi de grande importância para o desenvolvimento da indústria, sobretudo para a divisão territorial de trabalho, cujo objetivo era extrair as divisas de exportação necessárias ao desenvolvimento industrial”.
Alternativas
Q3159032 Geografia
As revoluções industriais transformaram as economias e os territórios ao longo dos séculos XIX e XX. A mudança na produção, a urbanização acelerada e as transformações nos sistemas de transporte e comunicação foram apenas alguns dos impactos desse processo. A globalização, por sua vez, trouxe novas dinâmicas econômicas, políticas e sociais para os territórios. Qual das alternativas a seguir melhor descreve o impacto da segunda revolução industrial na organização do território?
Alternativas
Q3157479 Geografia
Ao longo dos séculos, a atividade industrial passou por um processo de sofisticação técnica, aprimorando-se na capacidade de transformar matérias-primas de distintas naturezas, o que possibilitou uma crescente diversificação na produção de mercadorias. Em virtude dessa evolução, certas indústrias e, inclusive, regiões industriais consolidaram-se na especialização de produtos específicos, configurando-se em setores produtivos organizados conforme a tipologia e a finalidade dos bens manufaturados.

Associe os tipos de indústrias a seguir aos bens e serviços por elas produzidos.

1 - Indústria de base
2 - Indústria siderúrgica
3 - Indústria de bens de capital
4 - Indústria de bens

A. Roupas; medicamentos; eletrodomésticos.
B. Equipamentos industriais, tratores, motores.
C. Fabricação de peças de aço.
D. Transformação matérias-primas brutas ou pré processadas. Mineradoras, petroquímicas.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre os tipos de indústrias e os bens e serviços produzidos:
Alternativas
Q3119905 Geografia
A industrialização brasileira durante o século XX foi marcada por diversas fases e políticas econômicas. Qual das políticas abaixo foi fundamental para estimular o desenvolvimento da indústria no período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1961)?
Alternativas
Q3100401 Geografia
Depois da década de 1970, a população que vivia nas cidades ultrapassou a população que vivia nos campos.
Isso aconteceu devido:
Alternativas
Q3084466 Geografia

A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.


I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.


II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.


III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.


IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.


V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3063992 Geografia
Durante as sucessivas revoluções industriais, os modelos de gestão dos sistemas produtivos alteram-se. O modelo que objetivava a melhoria dos índices de produtividade e de redução de custos com matéria-prima, mão-de-obra e tempo de produção. Assim, utilizou os princípios da produção em massa e implementação das esteiras rolantes, com o propósito de racionalização da organização do trabalho e consequentemente controlar o ritmo do trabalho. Além disso, as esteiras rolantes trouxeram automatização e mecanização do processo de trabalho. Diante dos aspectos mencionados anteriormente, o texto se refere ao modelo produtivo idealizado por:
Alternativas
Q3025058 Geografia

Com base na imagem a seguir, (obra: “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) assinale a alternativa CORRETA:


  Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de: BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2009. P.59


A tabela anterior retrata os seis anos do conflito armado denominado 2ª Guerra Mundial. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q3025056 Geografia
Tomando como base a obra “Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2016, vol. 3) entendemos que, de 1930 a 1956, a industrialização no país caracterizou-se por uma estratégia governamental de criação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e de infraestrutura. Esse período ficou conhecido por termos tido a presença de Getúlio Vargas no controle do Executivo Nacional. Diante dessas informações, assinale a alternativa que apresenta exemplos de indústrias que surgiram nesse período histórico:
Alternativas
Q3025046 Geografia
De acordo com Lucci et al (2016), a atual matriz energética brasileira é resultante de políticas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização do Brasil, especialmente a partir de 1960. Tais políticas foram baseadas na indústria automobilística e nas obras de infraestrutura. A abertura de rodovias e a construção de grandes usinas hidrelétricas eram destaques dos projetos governamentais de desenvolvimento. Acerta do tema das energias, julgue as seguintes afirmativas:

I. A construção de usinas nucleares no Brasil fez parte de um projeto desenvolvido nos anos 1960 e 1970, durante os governos militares, com a inauguração das usinas de Angra 1, 2 e 3, naquele período.
II. A utilização do álcool (etanol) como combustível automotivo no Brasil começou em 1965, quando o mundo sentia os efeitos da ameaça nuclear. Para substituir o uso daquela fonte, o governo brasileiro implantou o Programa Nacional do Álcool (Pronálcool).
III. A fonte hídrica é renovável e ainda possui grande potencial para ser explorada no país, sobretudo na Amazônia.
IV. O processo de privatização do setor de distribuição de energia contribuiu para resolver o caos energético de 2001, haja vista os investimentos feitos no setor.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:
Alternativas
Q3015267 Geografia

Indique a alternativa que completa as lacunas.


O crescimento urbano desordenado e o surgimento de aglomerados nas periferias resultam de dois fatores, que são a __________________ e o ___________________.

Alternativas
Q2553144 Geografia

A industrialização compreende um momento histórico no qual a invenção das fábricas provocou alterações no espaço geográfico. Sobre as Revoluções Industriais e as alterações na relação homem natureza, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e em seguida a alternativa que corresponde ao correto julgamento feito:


( ) A Primeira Revolução Industrial foi marcada por grandes mudanças nas relações de trabalho ao momento em que criou a relação de trabalho assalariada e a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

( ) A Revolução Industrial 4.0 se caracteriza por apresentar produtos inteligentes que se comunicam entre si e com o consumidor final.

( ) O processo industrial permitiu maior participação dos trabalhadores nos processos decisórios da empresa, assim como participação nos lucros.

( ) Dentro das tecnologias criadas pelo processo produtivo industrial merecem destaque as inovações advindas do Toyotismo à medida que adequou a produção à demanda e deu mais flexibilidade às funções executadas pelo trabalhador.


A sequência correta é: 

Alternativas
Q2545868 Geografia
Os fatores locacionais são as vantagens que um determinado lugar oferece para a instalação de indústrias. No momento de investir, os empresários levam em consideração quais fatores são mais importantes para aumentar sua taxa de lucro. Acerca dos fatores locacionais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Durante a Primeira Revolução Industrial, do final do século XVIII até meados do século XIX, as jazidas de petróleo eram um dos fatores mais importantes para a localização das fábricas, pois o petróleo era a fonte de energia usada para movimentar as máquinas.
( ) É importante destacar que os derivados de petróleo, além de serem fonte de energia, constituem matéria-prima essencial na fabricação de vários produtos, como plásticos, tintas, cosméticos etc.
( ) Um fator locacional importante na hora da decisão sobre onde implantar uma nova fábrica são os Incentivos Fiscais. Interessadas em atrair novas fábricas, diversas esferas de governo concedem isenções de impostos às empresas que pretendem se instalar em seus territórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2536243 Geografia
De acordo com o Observatório Nacional da Indústria, o mercado da Indústria 4.0 brasileiro atingiu US$ 1,77 bilhão em 2022, representando uma taxa de crescimento anual composta de 18,8% entre 2017 e 2022. Considerada a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 integra tecnologias digitais para otimizar a produção e o relacionamento com clientes e fornecedores. Na imagem abaixo, é possível observar como tem sido a participação dessa indústria no mercado mundial.
Imagem associada para resolução da questão
A respeito desse fenômeno, é correto afirmar: 
Alternativas
Q2523634 Geografia
Na atividade industrial, a matéria-prima é transformada em algum bem material, acabado ou semiacabado. Encontramos na história do desenvolvimento industrial diferentes formas de organização do trabalho nas fábricas. Assinale a alternativa correta quanto ao modelo de produção conhecido como Toyotismo.
Alternativas
Q2519907 Geografia

Julgue o item subsequente.


O processo de industrialização no Brasil, iniciado no final do século XIX, não teve impacto significativo na migração para as cidades, pois a maioria da população permaneceu nas áreas rurais, devido à falta de oportunidades de emprego. 

Alternativas
Q2519885 Geografia

Julgue o item subsequente.


As transformações técnicas de produção, decorrentes da Revolução Industrial, não apenas estimularam, mas também foram fundamentais para a intensificação do processo de urbanização. Essas transformações não se limitaram apenas à introdução de novas máquinas e métodos de produção, mas também influenciaram diretamente a organização do espaço urbano, a distribuição da mão-de-obra e o surgimento de novas áreas industriais.

Alternativas
Q2475765 Geografia
O processo de Industrialização transformou o espaço mundial acompanhado pela urbanização. O espaço geográfico se tornou mais humanizado com um aumento expressivo das tecnologias no cotidiano de muitas pessoas que fazem parte dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Sobre este aspecto assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B
6: C
7: A
8: A
9: A
10: A
11: D
12: E
13: B
14: E
15: D
16: A
17: D
18: E
19: C
20: D