Questões de Concurso
Sobre noções gerais de urbanização em geografia
Foram encontradas 310 questões
Ainda sobre urbanização, as paisagens urbanas estão sempre mudando. Observe a ilustração a seguir e selecione a alternativa que identifica CORRETAMENTE o processo urbano retratado na imagem:
Fonte: www.courb.org
O processo descrito é denominado:
Leia o enunciado a seguir e responda o que se pede:
Refere-se ao crescimento físico das áreas urbanas, tanto em extensão territorial quanto em densidade populacional. Esse processo envolve o desenvolvimento e a ocupação de novas áreas urbanizadas, geralmente resultante do aumento da população urbana e da demanda por infraestrutura e serviços urbanos. Pode ocorrer de forma planejada ou não planejada, afetando o uso do solo, o meio ambiente, o acesso a serviços básicos e a qualidade de vida dos habitantes urbanos.
Esse processo é chamado de:
Urbanização é o processo pelo qual uma população passa de um ambiente rural para um ambiente urbano, resultando no crescimento das cidades e na expansão da infraestrutura urbana. Esse fenômeno é caracterizado pela migração das pessoas do campo para as cidades em busca de melhores oportunidades econômicas, sociais e culturais.
Sobre o processo de urbanização, assinale a alternativa CORRETA:
As três cidades se encaixam na descrição é:
Ação Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Inundações e Movimentos de Massa - São Lourenço da Mata – PE, 2015. Disponível em: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/20040.2. Acesso em: 17 jul.2024.
Quais as causas da implantação de residências em áreas urbanas não edificantes?
FERREIRA, Afonso Vieira; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. A Cidade como objeto de conhecimento para a educação geográfica. Revista Ensino de Geografia (Recife) V, v. 3, n. 2, 2020.
Com relação ao Objetivo de Conhecimento “cidade”, dentro do componente curricular Geografia, assinale a alternativa correta.
SILVA, Raphael Fontoura da. Roteiro das Ferrovias em Pernambuco: um olhar geográfico. 2018.79f, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/ 123456789/163?show=full. Acesso em: 16 jul. 2024.
Com relação ao papel das ferrovias para a articulação do espaço em Pernambuco, é correto afirmar que
( ) A taxa de mortalidade infantil é um indicador sensível das condições de saúde e do nível de desenvolvimento de um país, sendo geralmente mais elevada em países subdesenvolvidos, onde o acesso a serviços básicos de saúde é limitado.
( ) A taxa de fecundidade total em muitos países desenvolvidos está abaixo do nível de reposição populacional, o que resulta em um envelhecimento acelerado da população e em desafios relacionados à sustentabilidade dos sistemas previdenciários.
( ) A transição demográfica nos países subdesenvolvidos se caracteriza pela queda simultânea das taxas de natalidade e mortalidade, resultando em um crescimento populacional estável desde a segunda metade do século XX.
( ) As altas taxas de natalidade nos países subdesenvolvidos são geralmente associadas a fatores como baixa escolaridade feminina, acesso limitado a métodos contraceptivos e estruturas familiares tradicionais.
A sequência está correta em
( ) A hierarquia urbana no Brasil é rigidamente estabelecida, com as metrópoles sempre exercendo maior influência sobre as cidades menores, sem que haja mudanças significativas nessa estrutura ao longo do tempo.
( ) As cidades médias brasileiras têm ganhado importância nas redes urbanas, atuando como polos regionais que articulam o desenvolvimento econômico e social de suas regiões.
( ) A formação de redes urbanas no Brasil é influenciada pela localização geográfica das cidades, sendo exclusivas nas regiões Sudeste e Sul, onde a densidade populacional e econômica é maior.
( ) A interiorização do desenvolvimento no Brasil, com o crescimento de cidades do interior, tem contribuído para uma desconcentração da hierarquia urbana tradicional, alterando as relações de poder entre os centros urbanos.
A sequência está correta em
Observe o gráfico a seguir:
Projeção da população mundial vivendo em favelas – 2020
(Fonte: Adaptado de UN-Habitat – United nations human settlements programme. Disponível em: http://ww2.unhabitat.org. Acesso em: maio de 2024.)
A respeito do processo de criação de regiões metropolitanas no Brasil, de acordo com Souza (2005), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na década de 1970, foram criadas nove regiões metropolitanas no Brasil, entre elas: Recife, Porto Alegre e Florianópolis.
( ) A criação das regiões metropolitanas na década de 1970 tinha como objetivo a “geopolítica interna” do regime militar instalado em 1964. Essa criação se deu pela égide do centralismo e autoritarismo.
( ) A criação das regiões metropolitanas, a partir da Constituição de 1988, passou da União para os Estados e possibilitou a adoção de soluções mais adaptadas à realidade local e regional de forma mais democrática.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Lencioni (2008), a metrópole moderna é caracterizada quanto à rede como _____________, e a metrópole contemporânea como ______________. Quanto à aglomeração, a metrópole moderna é classificada como ___________, e a metrópole contemporânea como _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.