Questões de Concurso
Comentadas sobre pecuária em geografia
Foram encontradas 55 questões
A desertificação é um processo de degradação ambiental que pode ocorrer de diversas formas, dependendo das suas causas e características. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.
I. No Sahel, uma região semiárida que se estende ao longo do sul do Deserto do Saara, as mudanças climáticas têm exacerbado a desertificação. A região experimentou períodos de seca prolongada nas últimas décadas, diminuindo a vegetação natural e acelerando a degradação do solo. Esse processo, combinado com o crescimento populacional e a sobre-exploração de recursos naturais, tem agravado o problema da desertificação na área.
II. Na Austrália, o pastoreio excessivo de ovelhas e gado em regiões semiáridas tem reduzido a cobertura de plantas nativas, levando à desertificação biológica. As espécies invasoras, como gramíneas introduzidas, competem com as plantas nativas e alteram a composição do solo, tornando-o mais suscetível à erosão e menos capaz de sustentar uma diversidade de flora e fauna.
III. No Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, o desvio dos rios que alimentavam o lago para irrigação intensiva de monoculturas de algodão levou à desertificação hidrológica. A diminuição do nível da água do lago resultou em uma vasta área de solo salinizado e desertificado, destruindo o ecossistema local e causando sérios problemas socioeconômicos.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
“A estrutura fundiária brasileira é caracterizada por desigualdades. Grandes extensões de terras são destinadas à agropecuária, enquanto pequenas propriedades enfrentam desafios para se manterem produtivas. A reforma agrária é um tema relevante, buscando promover uma distribuição mais equitativa de terras e estimular a produção agrícola em diferentes áreas do país.”
Qual afirmativa se relaciona corretamente com a estrutura fundiária brasileira?
A ocupação acelerada e desordenada do bioma Cerrado teve início com a construção de Brasília e a adoção de uma política de expansão agrícola baseada num modelo de exploração fundamentalmente extrativista e, por vezes, predatório. A intensa ocupação por populações e atividades, até então inexistentes, vem transformando as paisagens do bioma e os modos de vida das populações tradicionais, causando impactos ambientais e sociais imensuráveis. [...] Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. O desmatamento para a retirada de madeira e a produção de carvão foram as atividades que antecederam e viabilizaram a ocupação agropecuária no bioma, e que persistem até os dias de hoje. Estima-se que atualmente cerca de 37% da área do Cerrado já perderam sua vegetação natural.
VILELA, M. F. I. Interferências humanas no bioma Cerrado. Embrapa, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao- -tecnologica/tematicas/bioma-cerrado/ecologia/interferencias-do-homem. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
Atualmente, a perda de biodiversidade das maiores extensões do cerrado decorre do seguinte fator:
I - Na agricultura familiar, os membros da família administram a propriedade e os investimentos necessários sobre o que e como produzir, sejam ou não eles os donos da terra.
II - A Revolução Verde no agronegócio é o conjunto de técnicas inseridas na produção que visam a preservação do meio ambiente, pela redução do uso de adubos químicos e da monocultura.
III - A importância do agronegócio para o mercado de trabalho, o combate ao desemprego e a garantia de abastecimento alimentar leva muitos países a estabelecer políticas protecionistas e subsídios à produção.
IV - O agronegócio é uma cadeia produtiva, que compreende atividades econômicas de produção de insumos, da agricultura e pecuária,da indústria e do transporte.
Julgue o item a seguir.
A implementação eficaz de programas de melhoramento
genético demanda uma compreensão abrangente dos
processos reprodutivos, uma avaliação meticulosa da
performance animal e uma análise criteriosa dos
sistemas de reprodução natural e artificial, evidenciando
a complexidade e a importância desse aspecto na
otimização da produção animal.
Julgue o item a seguir.
A tecnologia utilizada na produção de carne bovina no
Brasil visa principalmente a aumentar a idade no abate
dos machos e na primeira cria para as fêmeas, visando à
qualidade da carne.
Julgue o item a seguir.
A gestão eficiente da nutrição animal engloba não apenas
a identificação precisa dos nutrientes e alimentos
necessários, mas também a aplicação criteriosa de
técnicas de manejo de forragens, a avaliação constante
das exigências nutricionais e a implementação
estratégica de métodos de conservação alimentar,
evidenciando a necessidade de um enfoque
multidisciplinar e integrado para garantir a saúde e a
produtividade do rebanho.
Leia a manchete e um trecho da matéria e indique a alternativa correta:
Líder no País - Pecuária de MT quebra novo recorde e rebanho atinge 32,7 milhões de cabeças
(03 de fevereiro de 2022 às 10:50h – Débora Siqueira/Indea)
Dez municípios concentram 25% da produção pecuária e 20% das fazendas de gado. No período de um ano, o rebanho bovino de Mato Grosso teve aumento em 1,624 milhão de cabeças e agora totaliza 32.788.192 de cabeças. Este é um novo recorde para o estado de Mato Grosso, campeão na atividade pecuária no país. Levando em conta a estimativa populacional do IBGE para Mato Grosso em 2021, são 9 bois a cada um habitante. Conforme os dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o rebanho cresceu 5,2% no Estado de novembro de 2021 em relação a novembro de 2020, e em praticamente todas as 14 regionais do Estado.
(adaptado) – Disponível em http://www.indea.mt.gov.br/-/18851655-pecuaria-de-mt-quebra-novo-recorde-e-rebanho-atinge-32-7-milhoes-de-cabecas Acesso em 15/10/2022
De acordo com o texto, Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, sendo que o município que era o maior produtor, com mais de 1 milhão de cabeças em mais de 3 mil propriedades no estado naquele ano, foi:
Na zona rural predominam várias relações de trabalho. Sobre as diversas formas de trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura brasileira, predomina a utilização de mão de obra familiar em pequenas e médias propriedades.
II. Os boias frias, os corumbás e os peões são trabalhadores diaristas, temporários e sem vínculo empregatício.
III. Os trabalhadores assalariados são os que possuem registro em carteira.
IV. Parceiros e arrendatários alugam a terra de determinada pessoa para cultivar alimentos ou criar gado.
Estão corretas as afirmativas
Observe as figuras abaixo.
(Adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/ noticia/2020/10/25/o-que-criadores-de-gado-e-frigorificos-fazem-para-evitar-odesmatamento-na-amazonia.ghtml. Acesso em 01/09/23)
Os modelos de pecuária representados pelas letras (A) e (B)
são, respectivamente:
I- Bovinocultura
II- Equinocultura
III- Bubalinocultura
IV- Quelonicultura
V- Cáfila
Estão corretas as afirmativas: