A cadeia agroindustrial do leite é conhecida como um d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3059410 Geografia
      A cadeia agroindustrial do leite é conhecida como um dos segmentos mais importantes do agronegócio brasileiro sob a ótica social e econômica, estando presente em todo o território nacional com papel relevante no suprimento de alimentos, geração de empregos e de renda para a população. A distribuição do leite industrializado nas regiões brasileiras, em 2017, pode ser observada no gráfico abaixo.

Captura_de tela 2024-11-02 101701.png (408×330)
Sendo a região Nordeste a maior em número de unidades federativas, por que a produção industrial do leite é menor que nas regiões Sul e Sudeste? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo, tendo a região Sul como a maior produtora. A questão aborda sobre a produção industrial do leite na região Nordeste, com nove estados, que apresenta uma baixa produtividade. Devido a diferentes características da região, ela se organiza em quatro sub-regiões: Meio-Norte, Agreste, Zona da Mata e Sertão.

 

A- Incorreta- Nos estados do Nordeste, não se aplica uma alta tecnologia na cadeia produtiva. A qualidade do leite produzido no Nordeste é inferior à do Sul e Sudeste.

B- Incorreta- Para assegurar a valorização e competitividade do setor leiteiro nacional, deve ocorrer uma integração de esforços do poder público e da iniciativa privada.

C- Correta- Mais de metade do território nordestino é marcado pelo clima semiárido. Esse clima é caracterizado por elevadas temperaturas, chuvas irregulares e mal distribuídas, que interfere no desenvolvimento da agropecuária. Em 2017, a produção de leite na região nordeste foi de 12%. É necessário que haja investimentos em ações e programas para o desenvolvimento da atividade leiteira na região.

D- Incorreta- O baixo nível tecnológico aplicado na exploração da pecuária leiteira e a ausência de uma gestão mais profissionalizada nas propriedades das regiões nordestinas são responsáveis pelo sistema produtivo apontar indicadores técnicos aquém das suas reais potencialidades. 

E- Incorreta- A disponibilidade de mão de obra e o preço da terra são importantes para a manutenção do produtor na atividade leiteira. As tecnologias emergentes levam à substituição do trabalho manual e tendem a melhorar a vida de quem vive no campo e aumenta a eficiência leiteira.

Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Percebe-se, como causa desse fenômeno, a ausência de ações e programas para o desenvolvimento da atividade leiteira, tanto na gestão do empreendimento como na aplicação de tecnologias viáveis e adaptadas à região. 

nordeste - falta de investimento, povo abandonado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo