Questões de Concurso
Sobre produção e consumo no brasil em geografia
Foram encontradas 163 questões
Em relação à matriz energética brasileira, julgue o item a seguir, considerando as informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Internacional de Energia (AIE) e da BP.
Atualmente, a maior capacidade instalada para a geração de energia elétrica é de fonte hidráulica, no entanto a que mais cresceu entre 2022 e 2023 foi a solar.
Em relação à matriz energética brasileira, julgue o item a seguir, considerando as informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Internacional de Energia (AIE) e da BP.
Mesmo considerando que em 2023 a geração solar teve maior capacidade instalada em comparação à eólica, devido ao seu baixo fator de capacidade, as usinas solares geraram, nesse ano, menos energia que as usinas eólicas.
Em relação à matriz energética brasileira, julgue o item a seguir, considerando as informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Internacional de Energia (AIE) e da BP.
A matriz energética brasileira é reconhecidamente renovável, sendo a maior parcela de origem hidráulica.
Em relação à matriz energética brasileira, julgue o item a seguir, considerando as informações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Agência Internacional de Energia (AIE) e da BP.
A participação, por ordem de importância, dos combustíveis fósseis na matriz energética brasileira em 2023 foi petróleo, carvão e gás natural.
Disponível em: https://www.fiern.org.br/rn-ganha-13-novos-parques-eolicos-nos-primeiros-doismeses-de-2024-mostra-mais-rn/ Acesso: 24 Out. 2024
A partir do tema abordado, dentre as perspectivas de expansão para o setor, destacam-se:
I. A utilização de um recurso da natureza com capacidade de regeneração, através da conversão da energia cinética em eletricidade.
II. A transformação da matriz de energia elétrica brasileira, com a substituição do grande peso dos combustíveis fósseis, para utilização majoritária de fontes renováveis.
III. O Plano Nacional de Transição Energética (Plante), que busca direcionar esforços para uma matriz energética mais sustentável, com baixa emissão de carbono e redução das emissões de gases de efeito estufa.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe o infográfico a seguir:
(Balanço Energético Nacional (BEN). Síntese 2024 (ano base 2023), 2024, pág. 26.)
Considerando que a compreensão da demanda interna de energia é fundamental para o planejamento econômico de um país, as informações do infográfico e a respeito da matriz energética e do uso de energia no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
Observe o gráfico a seguir:
(Atlas da eficiência energética – Brasil. Relatórios e indicadores, 2023, pág. 19.)
A partir da análise do gráfico e outras informações a respeito da matriz energética brasileira e do uso de fontes renováveis e não renováveis de energia, assinale a afirmativa INCORRETA.
(Fonte: Agência de notícias G1, 5 de maio de 2022).
Dentre os impactos provocados pela mineração, estão:
( ) A energia hidrelétrica é a principal fonte de ele tricidade no Brasil, representando cerca de 60% da matriz energética do país. As vastas bacias hidrográficas, como a do Amazonas e a do Paraná, proporcionam um potencial significativo para a geração de energia. Esse modelo é amplamente utilizado devido ao seu custo relativamente baixo e ao baixo impacto ambiental em comparação com fontes fósseis.
( ) A construção de grandes hidrelétricas pode gerar significativos impactos socioambientais, como a desapropriação de comunidades, a alteração de ecossistemas locais e a mudança no fluxo dos rios.
( ) Embora a geração de energia hidrelétrica seja considerada uma fonte limpa em comparação com combustíveis fósseis, as hidrelétricas podem contribuir para a emissão de gases de efeito estufa, especialmente devido à decomposição da matéria orgânica nos reservatórios. No entanto, essa emissão é geralmente muito menor do que a proveniente da queima de carvão ou petróleo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
“O Brasil possui uma extensa e complexa rede hidrográfica, sendo composta por diversos rios, lagos e bacias. A Bacia Amazônica destaca-se pela sua vasta área de drenagem. O rio Amazonas, integrante dessa bacia, é o segundo rio mais longo do mundo. Além disso, a Bacia do Paraná abrange importantes rios, como o Paraná e o Iguaçu, contribuindo para a produção de energia hidrelétrica. A Bacia do São Francisco, conhecida como ‘rio da integração nacional’, desempenha um papel crucial na irrigação e no abastecimento de água em várias regiões.”
Sobre a hidrografia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A extensa e complexa rede hidrográfica brasileira coloca o Brasil como um dos países com grande disponibilidade hídrica.
II. A Bacia Amazônica é a menor do país.
III. A Bacia do Rio São Francisco destaca-se na irrigação, abastecimento de água e geração de energia elétrica.
IV. A maior produção de energia hidrelétrica do Brasil está na Bacia Amazônica.
Está correto o que se afirma em

Fonte: Atlas do Brasil, Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry
I- Novas fontes de energias renováveis como a produção de energia solar e eólica estão crescendo no país, com destaque para a região Nordeste, por apresentar os níveis mais elevados de horas de ensolação por ano e da velocidade do vento. II- O Brasil possui uma matriz elétrica predominantemente renovável, com destaque para a energia hidrelétrica, que representa a maior parte da capacidade instalada, sobretudo no Sul e Sudeste do Brasil, e ainda pouco explorado no Norte do Brasil. O mapa mostra as duas geografias, que configura a necessidade de construção de linhas de transporte, as quais estão entre as mais longas e potentes no mundo. III- As centrais térmicas não possuem muito destaque na produção energética no Brasil, quer sejam situadas sobre recursos valorizados como o carvão do Sul, quer sejam experimentais como a central nuclear de Angra dos Reis quer, ainda, sejam próximas dos lugares de consumo, em regiões insuficientemente servidas pelas redes hidroelétricas. IV- O Nordeste semiárido possui uma menor quantidade de recursos hídricos em comparação com outras regiões do Brasil, porém é cortado pelo rio São Francisco, que favorece não somente a irrigação, mas também uma geração de energia quase suficiente para cobrir as demandas regionais.
É CORRETO o que se afirma em: