Questões de Concurso
Sobre produção e consumo no brasil em geografia
Foram encontradas 153 questões
(Fonte: Agência de notícias G1, 5 de maio de 2022).
Dentre os impactos provocados pela mineração, estão:
( ) A energia hidrelétrica é a principal fonte de ele tricidade no Brasil, representando cerca de 60% da matriz energética do país. As vastas bacias hidrográficas, como a do Amazonas e a do Paraná, proporcionam um potencial significativo para a geração de energia. Esse modelo é amplamente utilizado devido ao seu custo relativamente baixo e ao baixo impacto ambiental em comparação com fontes fósseis.
( ) A construção de grandes hidrelétricas pode gerar significativos impactos socioambientais, como a desapropriação de comunidades, a alteração de ecossistemas locais e a mudança no fluxo dos rios.
( ) Embora a geração de energia hidrelétrica seja considerada uma fonte limpa em comparação com combustíveis fósseis, as hidrelétricas podem contribuir para a emissão de gases de efeito estufa, especialmente devido à decomposição da matéria orgânica nos reservatórios. No entanto, essa emissão é geralmente muito menor do que a proveniente da queima de carvão ou petróleo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
“O Brasil possui uma extensa e complexa rede hidrográfica, sendo composta por diversos rios, lagos e bacias. A Bacia Amazônica destaca-se pela sua vasta área de drenagem. O rio Amazonas, integrante dessa bacia, é o segundo rio mais longo do mundo. Além disso, a Bacia do Paraná abrange importantes rios, como o Paraná e o Iguaçu, contribuindo para a produção de energia hidrelétrica. A Bacia do São Francisco, conhecida como ‘rio da integração nacional’, desempenha um papel crucial na irrigação e no abastecimento de água em várias regiões.”
Sobre a hidrografia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. A extensa e complexa rede hidrográfica brasileira coloca o Brasil como um dos países com grande disponibilidade hídrica.
II. A Bacia Amazônica é a menor do país.
III. A Bacia do Rio São Francisco destaca-se na irrigação, abastecimento de água e geração de energia elétrica.
IV. A maior produção de energia hidrelétrica do Brasil está na Bacia Amazônica.
Está correto o que se afirma em
Fonte: Atlas do Brasil, Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry
I- Novas fontes de energias renováveis como a produção de energia solar e eólica estão crescendo no país, com destaque para a região Nordeste, por apresentar os níveis mais elevados de horas de ensolação por ano e da velocidade do vento. II- O Brasil possui uma matriz elétrica predominantemente renovável, com destaque para a energia hidrelétrica, que representa a maior parte da capacidade instalada, sobretudo no Sul e Sudeste do Brasil, e ainda pouco explorado no Norte do Brasil. O mapa mostra as duas geografias, que configura a necessidade de construção de linhas de transporte, as quais estão entre as mais longas e potentes no mundo. III- As centrais térmicas não possuem muito destaque na produção energética no Brasil, quer sejam situadas sobre recursos valorizados como o carvão do Sul, quer sejam experimentais como a central nuclear de Angra dos Reis quer, ainda, sejam próximas dos lugares de consumo, em regiões insuficientemente servidas pelas redes hidroelétricas. IV- O Nordeste semiárido possui uma menor quantidade de recursos hídricos em comparação com outras regiões do Brasil, porém é cortado pelo rio São Francisco, que favorece não somente a irrigação, mas também uma geração de energia quase suficiente para cobrir as demandas regionais.
É CORRETO o que se afirma em:
Este cenário tem como consequência:
[Questão inédita] Comparando a matriz energética brasileira com a mundial destacadas no gráfico é correto afirmar que:
[Questão inédita] Observe o mapa abaixo:
O Brasil possui uma complexa estrutura de
exploração, produção de derivados,
armazenamento e escoamento do petróleo,
que
PEREIRA, E. B. et al. Atlas brasileiro de energia solar. São José dos Campos: Inpe, 2006.
Uma característica regional que justifica o maior potencial anual médio para o aproveitamento da energia solar é a reduzida
Estados do Nordeste firmam cooperação para polo de hidrogênio verde
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e o Banco Mundial assinaram memorando de entendimento (MdE), para desenvolver áreas consideradas chave em sustentabilidade nos nove estados integrantes do grupo (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). O Banco Mundial deverá assessorar os estados em um plano de transição energética. Esse plano deverá se desdobrar em planos locais com operações de financiamento para a produção do hidrogênio verde.
Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-09/estados-donordeste-firmam-cooperacao-para-polo-de-hidrogenio-verde. Adaptado.
Na transição energética apontada no Texto VI, o hidrogênio verde
Internet: <www.mobilize.org.br> (com adaptações).
Assinale a opção que apresenta uma das alternativas viáveis mais imediatas para reduzir o problema apontado no texto precedente.
Considerando o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos a transição energética justa.
A transição energética justa no Brasil deve ter como foco a
mudança da matriz energética brasileira, atualmente
majoritariamente embasada no uso intensivo de fontes não
renováveis e poluentes, para uma matriz justa do ponto de
vista da sustentabilidade e do baixo impacto ambiental.