O sistema elétrico brasileiro, envolve aspectos técnicos, ec...
Fonte: Atlas do Brasil, Hervé Théry e Neli Aparecida de Mello-Théry
I- Novas fontes de energias renováveis como a produção de energia solar e eólica estão crescendo no país, com destaque para a região Nordeste, por apresentar os níveis mais elevados de horas de ensolação por ano e da velocidade do vento. II- O Brasil possui uma matriz elétrica predominantemente renovável, com destaque para a energia hidrelétrica, que representa a maior parte da capacidade instalada, sobretudo no Sul e Sudeste do Brasil, e ainda pouco explorado no Norte do Brasil. O mapa mostra as duas geografias, que configura a necessidade de construção de linhas de transporte, as quais estão entre as mais longas e potentes no mundo. III- As centrais térmicas não possuem muito destaque na produção energética no Brasil, quer sejam situadas sobre recursos valorizados como o carvão do Sul, quer sejam experimentais como a central nuclear de Angra dos Reis quer, ainda, sejam próximas dos lugares de consumo, em regiões insuficientemente servidas pelas redes hidroelétricas. IV- O Nordeste semiárido possui uma menor quantidade de recursos hídricos em comparação com outras regiões do Brasil, porém é cortado pelo rio São Francisco, que favorece não somente a irrigação, mas também uma geração de energia quase suficiente para cobrir as demandas regionais.
É CORRETO o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados para gerar energia. Elas são classificadas em renováveis e não renováveis. As energias renováveis provêm de recursos naturais que se renovam em um curto tempo, como a solar, a eólica, a biomassa e a geotérmica. As energias não renováveis provêm dos recursos naturais que demoram milhares de anos para se renovar, como o petróleo, carvão mineral, gás natural.
A- Incorreta- Todas as alternativas estão certas.
B- Correta- I- As energias renováveis são limpas e causam menos impactos negativos ao meio ambiente. No Brasil, a região Nordeste tem destaque na energia solar e eólica. Ela é favorecida pelo clima com alta radiação solar e pelos ventos constantes da faixa litorânea. II- No Brasil, a matriz elétrica predominante é renovável principalmente devido às hidrelétricas que possuem destaque nas regiões Sul e Sudeste, associada à demanda e às questões geográficas das regiões. A região Norte apresenta poucas usinas hidrelétricas, mesmo tendo um alto potencial do ponto de vista geográfico, que tem como destaque a usina de Belo Monte. III- As centrais térmicas são geradas a partir da geração de calor, no Brasil elas têm pouco destaque e são caras e poluentes. IV- O Nordeste semiárido abrange o rio São Francisco, o maior rio exclusivo do Brasil, muito importante para o abastecimento e atividades econômicas da região e tem um fluxo constante durante o ano.
C- Incorreta- Todas as alternativas estão certas.
D- Incorreta- Todas as alternativas estão certas.
E- Incorreta- Todas as alternativas estão certas.
Gabarito do professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para determinar quais afirmativas são corretas, vamos analisar cada uma:
I - Correta: A produção de energia solar e eólica realmente está crescendo no Brasil, com destaque para a região Nordeste, devido aos altos níveis de horas de ensolação e velocidade do vento.
II - Correta: O Brasil tem uma matriz elétrica predominantemente renovável, com a energia hidrelétrica representando a maior parte da capacidade instalada. As regiões Sul e Sudeste possuem muitas dessas usinas, enquanto o Norte tem um potencial ainda pouco explorado. Além disso, a construção de linhas de transporte de energia é necessária e inclui algumas das mais longas e potentes do mundo.
III - Correta: As centrais térmicas realmente não possuem muito destaque na produção energética do Brasil. As usinas a carvão estão localizadas no Sul, a usina nuclear de Angra dos Reis é experimental, e outras térmicas estão próximas dos locais de consumo em regiões com insuficiência de redes hidroelétricas.
IV - Correta: O Nordeste semiárido tem menos recursos hídricos em comparação com outras regiões do Brasil, mas o rio São Francisco é importante tanto para a irrigação quanto para a geração de energia que atende grande parte das demandas regionais.
Portanto, todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é: B) I, II, III e IV.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo