Questões de Concurso
Sobre projeções e representações em geografia
Foram encontradas 549 questões
As projeções derivam de um processo usado para a elaboração dos mapas. Baseia-se na utilização de uma fonte de luz dentro de um globo transparente. A luz projeta as sombras dos paralelos e dos meridianos e de outras características geográficas que buscamos.
Relacione corretamente as características de cada projeção abaixo.
Coluna 1 Projeções
1. Projeções cilíndricas
2. Projeções cônicas
3. Projeções planas
4. Projeções conformes
5. Projeções equivalentes
Coluna 2 Características
( ) Essa projeção mantém a proporcionalidade das áreas. Faz-se a mesma redução do tamanho real para todo o planeta.
( ) Essa projeção consiste em projetar a sombra dos paralelos e meridianos sobre um cone que envolve todo o globo terrestre. Somente um dos hemisférios pode ser cartografado por vez.
( ) Essa projeção consiste em projetar a sombra das linhas imaginárias sobre um cilindro que envolve o globo terrestre; a esfera terrestre é transferida para uma superfície plana onde são marcadas as coordenadas geográficas dos continentes e dos oceanos.
( ) É a projeção que não se preocupa com as áreas e com as distâncias e sim se preocupa em manter as posições dos contornos dos continentes exatamente na latitude e na longitude. Verifica-se a deformação de continentes e de países.
( ) São também chamadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções enviam a sombra das coordenadas para uma folha que toca o globo somente em um ponto.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
PAULA, Aloísio Lelis de. Como estamos vendo as nossas cidades: coleta de dados participativa e colaborativa através de um projeto de extensão universitária. Disponível em https://www.agbbauru.org.br Acesso: 03 nov. 2023. p. 582.
A utilização dos tipos de produções cartográficas apresentadas no texto, transformam a cartografia num recurso gerador de
A Projeção de Mercator é uma das representações cartográficas mais conhecidas e amplamente utilizadas, desenvolvida por Gerardus Mercator em 1569. Ela é notória por distorcer a escala de áreas, especialmente à medida que se aproxima dos polos.
Projeção de Mercator. Ilustração: Strebe [CC-BY-SA-3.0], via
Wikimedia Commons
Analise as afirmativas abaixo sobre as escalas e as representações cartográficas.
1. A escala geográfica define o recorte espacial, quer dizer, uma análise do espaço geográfico pode ser feita em escala local, estadual, regional, nacional, continental ou mundial.
2. A escala cartográfica define a escala de representação do mapa, a proporcionalidade entre
o objeto real e o representado.
3. A escala geográfica expressa a relação entre o
tamanho dos objetos representados na planta,
carta ou mapa e o tamanho deles na realidade.
4. A análise de fenômenos em escala local necessita de plantas em escala pequena e a análise
de fenômenos mundiais exige mapas em
escala grande.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Observe o mapa a seguir:
(Fonte: Adaptado de Atlas geográfico escolar IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 49.)
O mapa apresenta a região do Oriente Médio, localizada entre o Golfo Pérsico e os Mares Mediterrâneo, Vermelho e Cáspio.
A respeito do Golfo Pérsico, assinale a afirmativa correta.
Segundo Fitz (2008), sobre as projeções cartográficas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Projeções azimutais não conservam áreas, ângulos e distâncias.
( ) Projeções equivalentes mantêm as áreas representadas, isso é, não as deformam.
( ) Projeções equidistantes não possuem deformações lineares.
( ) Projeções afiláticas mantêm a verdadeira forma das áreas representadas nos mapas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O primeiro meridiano é o que passa pelo:
Unidade funcional no uso de aerofotos; dela tiramos medidas horizontais, verticais e obtemos a posição real da escala, resultando numa representação gráfica que é o mapa.
Dentre as formas de representação cartográfica, destacam-se as informações de fundo qualitativo e quantitativo. NÃO pode ser considerada uma forma de representação cartográfica:
A Projeção Universal Transversa de Mercator − UTM − é um sistema válido universalmente para caracterização do posicionamento. NÃO pode ser considerada uma especificação do sistema UTM:
As projeções cartográficas consistem na correlação entre os pontos da superfície da terra com suas representações planas. Entretanto, como sempre há uma deformação entre o real e o representado, costuma-se classificar as projeções cartográficas em função da propriedade conservada. Dessa forma, é correto afirmar que as projeções equidistantes NÃO
Para a representação de áreas de extensão predominantemente Norte-Sul e reduzida extensão Este-Oeste recomenda-se empregar a projeção policônica, caracterizada por representar