Questões de Concurso Sobre projeções e representações em geografia

Foram encontradas 563 questões

Q3140210 Geografia
As representações cartográficas são instrumentos fundamentais para compreender a organização do espaço geográfico brasileiro, abrangendo processos históricos de ocupação, regionalizações e aspectos físicos do território. Com base nos fundamentos da cartografia e nas características do espaço geográfico brasileiro, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3129900 Geografia
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:
Biguaçu é um município catarinense e localiza-se a 15 km da Capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Faz divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o Oceano Atlântico e com o município de Governador Celso Ramos. Ao norte faz divisas com Tijucas, Canelinha e São João Batista. Ao sul com o município de São José.
(https://www.bigua.sc.gov.br/galeria/pagina) 
Alternativas
Q3128383 Geografia
Na representação cartográfica, as projeções são fundamentais para transformar a superfície curva da Terra em um plano. Sobre as projeções cartográficas e suas propriedades, analise as afirmações a seguir.

I- Aprojeção de Mercator preserva os ângulos, sendo útil para navegação marítima. II- Todas as projeções cartográficas preservam simultaneamente a área, forma e distância. III- Aprojeção de Peters é uma projeção equivalente, preservando as áreas relativas. IV- Projeções azimutais são ideais para representar regiões polares. V- A escolha da projeção não influencia a representação de fenômenos geográficos em mapas temáticos.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3122683 Geografia
O mapa-múndi do IBGE, lançado em abril de 2024, localiza o Brasil no centro do mundo, e não a Europa e o meridiano de Greenwich, como tradicionalmente a cartografia representa o mundo.
Sobre a produção desse mapa, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3117883 Geografia
Ao trabalhar com formas de representação da Terra e a interpretação de documentos cartográficos, é fundamental que os alunos compreendam as limitações e as utilidades de diferentes tipos de mapas. Em um exercício de sala de aula, os alunos analisaram um mapa-múndi temático que apresenta dados sobre a distribuição de recursos hídricos. Qual das seguintes afirmações ilustra corretamente uma crítica a essa forma de representação?
Alternativas
Q3111349 Geografia
Um mapa da área urbana de um determinado município foi apresentado em um curso ministrado para carteiros dos Correios. O objetivo era que todos conhecessem melhor as características urbanas e a distribuição populacional naquela cidade. Sabendo que a população por setores censitários foi representada por meio de círculos proporcionais ao seu tamanho, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao modo de implantação e à variável visual utilizados no mapa temático.
Alternativas
Q3109584 Geografia
[Questão Inédita]  Imagem associada para resolução da questão


Nos mapas anteriores, o estado do Rio de Janeiro foi representado em duas escalas diferentes, o que implicou uma
Alternativas
Q3091730 Geografia
O termo território também pode ser aplicado a espaços identificados com um sujeito, povo, etnia, comunidade e grupo social, mesmo que não seja delimitado oficialmente. Sobre esses espaços, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3085759 Geografia

As projeções derivam de um processo usado para a elaboração dos mapas. Baseia-se na utilização de uma fonte de luz dentro de um globo transparente. A luz projeta as sombras dos paralelos e dos meridianos e de outras características geográficas que buscamos.


Relacione corretamente as características de cada projeção abaixo.


Coluna 1 Projeções 


1. Projeções cilíndricas


2. Projeções cônicas


3. Projeções planas


4. Projeções conformes


5. Projeções equivalentes


Coluna 2 Características


( ) Essa projeção mantém a proporcionalidade das áreas. Faz-se a mesma redução do tamanho real para todo o planeta.


( ) Essa projeção consiste em projetar a sombra dos paralelos e meridianos sobre um cone que envolve todo o globo terrestre. Somente um dos hemisférios pode ser cartografado por vez.


( ) Essa projeção consiste em projetar a sombra das linhas imaginárias sobre um cilindro que envolve o globo terrestre; a esfera terrestre é transferida para uma superfície plana onde são marcadas as coordenadas geográficas dos continentes e dos oceanos.


( ) É a projeção que não se preocupa com as áreas e com as distâncias e sim se preocupa em manter as posições dos contornos dos continentes exatamente na latitude e na longitude. Verifica-se a deformação de continentes e de países.


( ) São também chamadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções enviam a sombra das coordenadas para uma folha que toca o globo somente em um ponto.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q3082035 Geografia
A representação no plano, normalmente em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de uma área tomada na superfície de uma figura planetária, delimitada por elementos físicos, político-administrativos, destinada aos mais variados usos, temáticos, culturais e ilustrativos, é denominado
Alternativas
Q3076677 Geografia
Observe a área do território do Brasil representada na projeção abaixo: 
12.png (330×332)
Trata-se de uma projeção do tipo equivalente, porque: 
Alternativas
Q3073452 Geografia
É uma ferramenta poderosa em cartografia, especialmente útil para representar áreas centradas em um ponto específico da Terra. Suas características de preservação de direção e, em alguns casos, de distância, fazem dela uma escolha excelente para aplicações de navegação e representações regionais precisas. No entanto, como todas as projeções cartográficas, ela possui limitações e deve ser escolhida com cuidado, dependendo da finalidade do mapa e da área a ser representada. As características acima dizem respeito à:
Alternativas
Q3070317 Geografia
A cartografia social participativa apoiada em agentes locais é uma estratégia de compreensão do território onde eles vivem, se comportam e compreendem, produzindo em seus mapas mentais ou mapas falados suas memórias e elementos estruturadores da paisagem e eventos significativos. A cartografia social também é uma estratégia de ensino e aprendizagem quando levamos os conceitos de riscos de desastres a essas comunidades. (...) o mapeamento colaborativo é uma alternativa relevante para o uso em conjunto com o mapeamento de referência urbano, aplicados conjuntamente com outras geotecnologias nas atividades de gestão urbana. O mapeamento participativo permite melhorar a percepção das pessoas sobre seu ambiente, num contexto local e regional, de modo a conhecer os problemas e as potencialidades dos territórios em análise.

PAULA, Aloísio Lelis de. Como estamos vendo as nossas cidades: coleta de dados participativa e colaborativa através de um projeto de extensão universitária. Disponível em https://www.agbbauru.org.br Acesso: 03 nov. 2023. p. 582.

A utilização dos tipos de produções cartográficas apresentadas no texto, transformam a cartografia num recurso gerador de
Alternativas
Q3061112 Geografia
Uma carta confeccionada usando o sistema de projeções UTM representa uma área que se estende pelo fuso 46°W Greenwich. Quais os fatores de escala (k0) observados ao longo do fuso para o Meridiano Central e para os Meridianos de secância? Ocorre a ampliação ou redução entre os meridianos de secância?
Alternativas
Q3059414 Geografia
      Adotada pela Geografia Teorética Quantitativa com o objetivo de transformar dados descritivos em informações matemáticas das quais buscavam-se racionalizar as pesquisas com outra forma de linguagem, ou seja, utilizando-se dos mais diferentes modelos para quantificar uma determinada informação, representada no espaço geográfico. A utilização desse método quantitativo foi bem aceita pelos geógrafos na tentativa de tornar a Geografia mais científica, procurando-se então inovar os métodos antes descritivos e regionais, agora com uma perspectiva cartesiana mais voltada para a razão.
PEIXOTO, Aline Maria Dias; CRUZ, Edlane. Revista Vértices, v. 13, n. 1, p. 123–164, 2011. . Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809- 2667.20110008. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

As informações representadas pelo espaço geográfico, de que trata o texto, podem ser quantificadas, no ensino da Geografia, através de metodologias como a utilização de ____________ e de ____________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase. 
Alternativas
Q3059412 Geografia
      A representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional, corresponde, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a uma forma de representação da superfície terrestre.
SPUGeo. Introdução à cartografia: conceitos e aplicações. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/patrimonio-da-uniao/arquivosanteriores-privados/programa-de-modernizacao/linha-do-tempo/30-introducao-acartografia-apostila.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

A representação da superfície terrestre conceituada no texto é nomeada 
Alternativas
Q3059386 Geografia
      Surgida na última década do século XX, tem se configurado como uma importante metodologia participativa para o engajamento político e social de comunidades tradicionais e grupos sociais fragilizados social e economicamente. Na luta pelo território e sua defesa, configura-se como instrumento de produção de conhecimento e mobilização. Tal potencial tem fomentado a incorporação desta metodologia em processos formativos, devido as suas contribuições reais à Geografia Escolar (Gomes, 2017). Essa metodologia é, de certo modo, muito importante para a identidade cultural brasileira.

LUCENA DA SILVA, A.; KEURY ALMEIDA GALDINO, L. Ensino de Geografia. Boletim Paulista de Geografia, v. 1, n. 106, p. 63–77, 2022. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/2240. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

De que metodologia cartográfica trata o enunciado?
Alternativas
Q3051367 Geografia
O bloco diagrama é uma ferramenta visual essencial em geografia que permite representar e analisar a estrutura tridimensional do relevo e a distribuição espacial de diferentes elementos. Essa representação gráfica é fundamental para a compreensão de aspectos como a geomorfologia, a hidrografia e o uso do solo. O bloco diagrama proporciona uma visão mais detalhada e integrada das características geográficas, facilitando a análise das inter-relações entre os elementos naturais e humanos no espaço. A elaboração e interpretação de blocos diagramas requerem conhecimento profundo das técnicas de representação cartográfica e das características físicas do terreno. Considerando a utilização e as características dos blocos diagramas em geografia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3043326 Geografia

A Projeção de Mercator é uma das representações cartográficas mais conhecidas e amplamente utilizadas, desenvolvida por Gerardus Mercator em 1569. Ela é notória por distorcer a escala de áreas, especialmente à medida que se aproxima dos polos.




Projeção de Mercator. Ilustração: Strebe [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

A Projeção de Mercator foi desenvolvida especificamente para reforçar a hegemonia europeia, ampliando a importância visual dos países do Norte em detrimento do Sul.
Alternativas
Q3032296 Geografia

Analise as afirmativas abaixo sobre as escalas e as representações cartográficas.


1. A escala geográfica define o recorte espacial, quer dizer, uma análise do espaço geográfico pode ser feita em escala local, estadual, regional, nacional, continental ou mundial.

2. A escala cartográfica define a escala de representação do mapa, a proporcionalidade entre o objeto real e o representado.

3. A escala geográfica expressa a relação entre o tamanho dos objetos representados na planta, carta ou mapa e o tamanho deles na realidade.

4. A análise de fenômenos em escala local necessita de plantas em escala pequena e a análise de fenômenos mundiais exige mapas em escala grande.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: D
6: B
7: D
8: D
9: D
10: E
11: B
12: C
13: D
14: A
15: B
16: D
17: D
18: C
19: E
20: A