Questões de Concurso
Sobre projeções e representações em geografia
Foram encontradas 588 questões
Julgue o próximo item, em relação aos conceitos de projeção e escala.
Projeção é um tipo de traçado sistemático de linhas em uma superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra, ou de parte dela; essa representação da superfície terrestre é isenta de distorções, sendo, por isso, a base para a construção de mapas.
Julgue o próximo item, em relação aos conceitos de projeção e escala.
A escolha do tipo de sistema de projeção adequado para determinada aplicação envolve dois fatores: a situação (forma e dimensões da região a mapear); e a finalidade a que se destina.
Julgue o próximo item, em relação aos conceitos de projeção e escala.
As projeções cartográficas utilizadas com maior frequência são a policônica e a de Lambert, para grandes áreas e escalas acima de 1:250, e a UTM, para escalas que variam de 1:250 a 1:500.
Julgue o próximo item, em relação aos conceitos de projeção e escala.
As projeções cartográficas são formas de representação da estrutura ou superfície tridimensional da Terra em um mapa plano, no qual as coordenadas geográficas da Terra são mapeadas ou projetadas em uma superfície plana.
Julgue o próximo item, em relação aos conceitos de projeção e escala.
Escala é a relação matemática que permite a representação reduzida, no espaço limitado de uma carta, dos detalhes existentes no terreno, ou seja, é a relação entre o objeto na carta e a sua dimensão real.
I. A projeção cilíndrica distorce áreas próximas aos polos.
II. Escalas menores oferecem maior detalhamento das áreas representadas.
III. As projeções cilíndricas mantêm as proporções areais em todas as latitudes.
IV. Mapas em projeção cilíndrica são ideais para representar regiões equatoriais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Discutindo as representações quantitativas, Martinelli (2003) destaca que o método coroplético considera que a ordem das quantidades (em valores relativos), agrupadas em classes significativas, seja transcrita por uma ordem visual que será lançada nas respectivas áreas de ocorrência.
O método é adequado para representar
Na maioria dos mapas, encontra-se uma rosa dos ventos, figura que representa graficamente os principais pontos de orientação na superfície terrestre, trazendo a indicação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Nem sempre ela está representada em sua forma completa, mas é essencial para a orientação nos mapas. Diante do exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de ponto à sua respectiva classificação.
Coluna 1
1. Ponto cardeal.
2. Ponto colateral.
3. Ponto subcolateral.
Coluna 2
( ) Noroeste.
( ) Oeste.
( ) Leste-sudeste.
( ) Norte-nordeste.
( ) Sudoeste.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise o mapa a seguir em relação a projeção cartográfica:
Atlas Escolar IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/cartografia/21733-as-projecoescartograficas.html>. Acesso em: 5 set. 2024.
O tipo de projeção cartográfica usada nesse mapa é
Sobre projeções cartográficas e escalas, assinale a alternativa CORRETA.
I - Projeção de Mercator: é uma projeção conforme cilíndrica, atualmente, muito utilizada na navegação marinha.
II - Projeção de Miller: é uma projeção equivalente cilíndrica.
III - Projeção cilíndrica equidistante meridiana: os meridianos e paralelos são igualmente espaçados. Esse tipo de projeção era muito empregado na navegação marítima, mas foi substituído pela projeção de Mercator.
IV - Projeção de Berhmann: é uma projeção equivalente cilíndrica (não possui superfície de projeção, porém apresenta características semelhantes às da projeção cilíndrica).
V - Projeção de Robinson: é uma projeção afilática (não é conforme, equivalente ou equidistante) e pseudocilíndrica, ou seja, não possui superfície de projeção, porém apresenta características semelhantes às da projeção cilíndrica.
Os conceitos foram elaborados corretamente nas seguintes alternativas:
I - O geógrafo é um dos profissionais capacitados e que possui atribuição para participar da elaboração e coordenação de estudos ambientais, uma vez que poderá ser o responsável por diagnóstico ambiental, mapeamento, levantamento topográfico e geoprocessamento, delimitação de áreas de influência, estudos pedológicos, biogeográficos, bacias hidrográficas, entre outros.
II - Um bom exemplo do trabalho do profissional da geografia no levantamento e planejamento ambiental e territorial é a elaboração do diagnóstico do comportamento morfodinâmico, no qual trabalha-se com cartas topográficas e fotografias aéreas na escala 1:25.000, além de carta geológica e dados pluviométricas mensais.
Analise os dados do mapa:
A distância entre Natal e Mossoró via BR-304 é de 279,2 km. Com base nos dados do mapa, descontada a distorção pela sua redução, a distância real em linha reta é de
No que concerne à cartografia e à orientação, localização e representação da Terra, julgue o próximo item.
Em relação a coordenadas geográficas, a localização refere-se a um ponto específico e a orientação é a direção apontada em relação à bússola, em seus pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.