Questões de Concurso
Sobre urbanização brasileira em geografia
Foram encontradas 433 questões
[Questão Inédita] Observe o gráfico:
O processo de urbanização brasileiro está associado a fatores repulsivos nas áreas rurais e atrativos nas áreas urbanas, como, respectivamente, o(a)
"A ideia de que as cidades brasileiras não foram planejadas é falsa. As cidades foram, sim, planejadas. O que vimos ao longo da história, porém, foi um crescimento da população urbana que não foi acompanhado no mesmo ritmo por infraestruturas e serviços capazes de atender a esse contingente. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento se deu em alguns momentos sem a devida prioridade ao que deve ser o foco do planejamento urbano: o uso e a ocupação do território urbano de forma eficiente e sustentável."
Fonte: https://www.wribrasil.org.br/noticias/historia-da-urbanizacaobrasileira
O processo de urbanização no Brasil transformou a estrutura social e econômica do país, especialmente após a industrialização. Em relação a esse processo, assinale a afirmativa correta:
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. [...] A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. [...] O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência de vários problemas.
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira. Acesso em: 23 mar. 2024.
Analisando o texto sobre o processo de urbanização e as cidades brasileiras, é CORRETO afirmar que:
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161
A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária.
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.
As afirmativas são, respectivamente,
Disponível em: http://repositorio.unitau.br/. Acesso: 15 out 2023
Como consequências da situação demográfica apresentada no texto, são identificados:
I. O forte processo migratório, dificultando a formação das condições necessárias à constituição de capital social, como a estruturação de redes de sociabilidade e promoção do diálogo com o poder público. II. O aumento da demanda por instalações e espaços de infraestrutura urbana, num ritmo superior à capacidade de atendimento oferecida pelo Estado. III. O crescimento espacial rápido e desordenado, levando às ocupações irregulares, bem como ao processo de periferização e sistemática exclusão social e econômica.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
( ) A ocupação do litoral brasileiro foi prioritária durante o período colonial, em função da economia baseada na produção de açúcar e da facilidade de acesso ao comércio marítimo.
( ) A expansão territorial para o interior do Brasil ocorreu principalmente no século XVI, motivada pela exploração do ouro nas regiões das Minas Gerais e Mato Grosso.
( ) A construção de Brasília, na década de 1960, foi um marco importante para incentivar a ocupação do interior do país e promover a integração entre as regiões
( ) A colonização das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sempre foi intensa e planejada desde os primeiros anos de colonização portuguesa.
Marque a alternativa com a sequência correta:
O processo de urbanização verificado no Brasil após a década de 1950 é caracterizado por Santos e Silveira (2001) como uma urbanização aglomerada e concentrada. A primeira refere-se ao aumento dos núcleos com mais de 20 mil habitantes e a segunda ao aumento das cidades intermediárias, para, em um outro estágio, tornarem-se metrópoles. Na urbanização mais recente, as cidades médias passam a se destacar na dinâmica urbana brasileira.
Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e
sociedade no início do século XXI. 2001.
A respeito das cidades médias brasileira, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e em seguida marque a alternativa que traz a sequência do correto julgamento:
( ) Na rede urbana, a cidade média se articula com a dinâmica local e global, exercendo a função de intermediação. Assim, configura-se como um local que adquire uma organização de modo transitório, devendo ser modificado segundo os requerimentos da dinâmica econômica global e dos interesses locais que respondem a ela.
( ) Dentre os fatores de crescimento das cidades médias no Brasil, no final do século XX, destacam-se o processo de desconcentração industrial e o da expansão da fronteira agrícola.
( ) No contexto atual, as cidades médias brasileiras se materializam como centros de serviços dos atores hegemônicos da economia global, exercendo influência em âmbito local e global.
( ) O novo papel vinculado às cidades médias brasileiras é o de extensão de atividades do meio rural, motivado pelo desenvolvimento do meio-técnico-informacional.
ARAÚJO, Douglas da Silva; GUIMARÃES, Patrícia Borba Vilar; COSTA, Ademir Araújo da. A implantação de cidades inteligentes no Nordeste brasileiro: um breve diagnóstico. Revista de Direito da Cidade, v. 12, n. 2, p. 1084–1104, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/39957. Acesso em: 18 jul. 2024.
Como Recife está se tornando uma smart city?
Entre os anos de 1980 e 2023, o número de pessoas vivendo em áreas urbanas, no Brasil, passou de 65% para 88%, ocasionando uma série de consequências nas dinâmicas das cidades.
Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/planejamento-urbanocondicao-para-cidades-sustentaveis>. Acesso em: 22 ago. 2024.[Adaptado].
Qual consequência pode advir do aumento de pessoas vivendo em áreas urbanas no Brasil?
A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)
CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.
Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.
As afirmativas são, respectivamente,
1. A zona urbana é caracterizada por maior densidade populacional, infraestrutura mais desenvolvida e maior oferta de serviços públicos.
2. A zona rural, no Brasil, é predominantemente ocupada por atividades agrícolas e pecuárias.
3. O processo de urbanização no Brasil tem levado à expansão das zonas urbanas sobre áreas rurais, fenômeno conhecido como "urbanização dispersa".
4. A definição legal de zona urbana e zona rural é dada exclusivamente pelo IBGE, sem interferência dos municípios.
5. Zonas rurais no Brasil têm menor acesso a serviços de saúde e educação, o que contribui para a migração de populações para áreas urbanas.
Alternativas:
A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada.
(LENCIONI, Sandra. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. O caso de São Paulo-Rio de Janeiro. In: e-metropolis, n. 22, ano 6, 2015, p. 12).
Uma tendência contemporânea relativa à concentração industrial e urbana, a megalópole, resulta da: