Questões de Geografia - Urbanização brasileira para Concurso
Foram encontradas 427 questões
SANTOS, Milton. O Brasil: Território e sociedade no início do século XIX. Rio de Janeiro: Record, 2001.p.161
A partir das concepções do autor sobre a distinção de nações a partir de espaços de fluidez, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A produção de equipamentos que possibilitem maior fluidez e aperfeiçoamento dos sistemas de engenharia facilitam diversos tipos de movimentos. Na medida em que esse movimento dentro de cada país, interessa à divisão do trabalho internacional, o equipamento viário e infoviário passa também a ser estratégico para o mercado.
( ) Nos países de maior extensão territorial e de grandes disparidades de renda, o processo de criação de fluidez é seletivo e não-igualitário. As regiões de maior produção destinada à exportação têm prioridade nesses equipamentos, criando no território áreas com maior densidade viária e infoviária.
( ) A fluidez virtual do território ocorre quando existe o uso efetivo das vias. A presença dos meios produz a fluidez virtual, enquanto a fluidez efetiva será medida em função da presença dos respectivos sistemas de engenharia.
As afirmativas são, respectivamente,
Disponível em: http://repositorio.unitau.br/. Acesso: 15 out 2023
Como consequências da situação demográfica apresentada no texto, são identificados:
I. O forte processo migratório, dificultando a formação das condições necessárias à constituição de capital social, como a estruturação de redes de sociabilidade e promoção do diálogo com o poder público. II. O aumento da demanda por instalações e espaços de infraestrutura urbana, num ritmo superior à capacidade de atendimento oferecida pelo Estado. III. O crescimento espacial rápido e desordenado, levando às ocupações irregulares, bem como ao processo de periferização e sistemática exclusão social e econômica.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
( ) A ocupação do litoral brasileiro foi prioritária durante o período colonial, em função da economia baseada na produção de açúcar e da facilidade de acesso ao comércio marítimo.
( ) A expansão territorial para o interior do Brasil ocorreu principalmente no século XVI, motivada pela exploração do ouro nas regiões das Minas Gerais e Mato Grosso.
( ) A construção de Brasília, na década de 1960, foi um marco importante para incentivar a ocupação do interior do país e promover a integração entre as regiões
( ) A colonização das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil sempre foi intensa e planejada desde os primeiros anos de colonização portuguesa.
Marque a alternativa com a sequência correta:
O processo de urbanização verificado no Brasil após a década de 1950 é caracterizado por Santos e Silveira (2001) como uma urbanização aglomerada e concentrada. A primeira refere-se ao aumento dos núcleos com mais de 20 mil habitantes e a segunda ao aumento das cidades intermediárias, para, em um outro estágio, tornarem-se metrópoles. Na urbanização mais recente, as cidades médias passam a se destacar na dinâmica urbana brasileira.
Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e
sociedade no início do século XXI. 2001.
A respeito das cidades médias brasileira, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e em seguida marque a alternativa que traz a sequência do correto julgamento:
( ) Na rede urbana, a cidade média se articula com a dinâmica local e global, exercendo a função de intermediação. Assim, configura-se como um local que adquire uma organização de modo transitório, devendo ser modificado segundo os requerimentos da dinâmica econômica global e dos interesses locais que respondem a ela.
( ) Dentre os fatores de crescimento das cidades médias no Brasil, no final do século XX, destacam-se o processo de desconcentração industrial e o da expansão da fronteira agrícola.
( ) No contexto atual, as cidades médias brasileiras se materializam como centros de serviços dos atores hegemônicos da economia global, exercendo influência em âmbito local e global.
( ) O novo papel vinculado às cidades médias brasileiras é o de extensão de atividades do meio rural, motivado pelo desenvolvimento do meio-técnico-informacional.