Questões de Concurso
Sobre geologia estrutural em geologia
Foram encontradas 326 questões
Analise as afirmações a seguir.
I Rejeitos de falha são fragmentos de rocha que sobram do atrito entre blocos deslocados.
II As regiões de grabens e horsts são os locais onde as falhas de gravidade têm maior representatividade.
III As falhas de gravidade são definidas em base ao movimento aparente de blocos.
IV Repetição, omissão de camadas ou variações bruscas de fácies metamórfico é evidência da presença de falhamento.
V As falhas transcorrentes resultam de movimentos de cisaliamento ao longo de um plano vertical ou subvertical.
Todas as afirmações corretas estão em:
Os cinturões orogênicos existentes no território brasileiro são muito antigos, ou seja, de diversas idades ao longo do Pré-cambriano. Assinale a alternativa INCORRETA:
Nas obras de engenharia, o estudo das dobras − deformações dúcteis que afetam um corpo rochoso − é muito importante. Sobre as dobras, é correto afirmar:
No que se refere às falhas geológicas leia as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
No que se refere à evolução geológica do Brasil e à sua importância para a sociedade brasileira, no contexto da Plataforma Sul-americana, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – O Cráton do São Francisco adquiriu estabilidade no fim do evento transamazônico e o seu embasamento é constituído por rochas e feições tectônicas mais velhas que 1,8Ga.
II – O Supergrupo Rio das Velhas é composto por uma típica sucessão greenstone belt, que congrega metavulcânicas (komatiitos, basaltos, vulcanoclásticas) e metassedimentos, incluindo formações ferríferas, carbonatos e terrígenos.
III – O Aquífero Guarani é constituído, em território brasileiro, apenas pelos arenitos da formação Botucatu. O confinamento exercido pelos basaltos da formação Serra Geral e outras rochas de baixas permeabilidades de idade fanerozoica confere condições de artesianismo a aproximadamente 70% de sua área de ocorrência.
A sequência correta é:
Sobre a classificação e os elementos das falhas, leia as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Independentemente do seu tamanho, as falhas podem ser classificadas pela direção de movimento relativo ou deslizamento ao longo da fratura.
( ) Na maioria das vezes, as superfícies, ao longo das quais as rochas fraturam-se e deslizam, são consideradas como os planos de falhas.
( ) O mergulho e a direção descrevem a orientação de um plano de falha.
( ) Na falha inversa, resultante de movimento de compressão, as rochas sobrepostas ao plano de falha movem-se para cima em relação às rochas sotopostas, causando um encurtamento da seção.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Analise as figuras a seguir.
As figuras A e B representam, respectivamente, dobras
Analise a figura a seguir.
A figura representa falhas
Como a litosfera é dividida em placas, em um sistema de movimentações por todo o planeta, a relação entre os limites entre cada placa é de fundamental importância para a tectônica global, por causa dos, seus efeitos. Os Limites Divergentes ou Construtivos, são caracterizado por
Em relação ao tema, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As forças tectônicas que deformam e geram estruturas nas rochas podem ser forças compressivas, forças extensionais e forças de cisalhamento.
( ) As dobras são feições deformacionais geradas por compressão das placas tectônicas. São estruturas oriundas da deformação plástica/dúctil de estratos rochosos que foram depositados originalmente na horizontal.
( ) As rochas dobram-se sempre em arco com concavidade para cima (dobras sinclinais); no mundo todo, várias cadeias de montanhas se formaram em decorrência dos dobramentos, como a cordilheira do Himalaia, na Ásia, os Alpes, na Europa, e a cordilheira dos Andes, na América do Sul.
As afirmativas são, respectivamente,