Questões de Concurso
Sobre desastres naturais e humanos na atualidade em atualidades
Foram encontradas 458 questões
O sucesso do filme Ainda Estou Aqui de Walter Salles reacendeu o debate sobre a Lei da Anistia (Lei nº 6.683/1979) no Brasil. Tratase de um tema controverso, pois envolve diferentes perspectivas sobre justiça, memória e reconciliação.
A respeito dos principais argumentos a favor ou contra a Lei da Anistia alimentados pela repercussão do filme, assinale a afirmativa que descreve corretamente um posicionamento.
Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão destruiu comunidades inteiras. A lama matou 19 pessoas e contaminou o Rio Doce.
O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, completará uma década em 2025. Em 5 de novembro de 2015, o derramamento imediato de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração destruiu comunidades e modos de sobrevivência. A lama contaminou o Rio Doce e afluentes e chegou ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Ao todo, 49 municípios foram atingidos, direta ou indiretamente, e 19 pessoas morreram.
A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).
Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, julgue os itens a seguir.
I. A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo Rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no Oceano Atlântico.
II. O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, por minerodutos até o Espírito Santo, onde segue para exportação.
III. O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais.
IV. A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.
Assinale a alternativa com as opções corretas.
No que se refere à temática do texto, julgue o item a seguir.
A falta de energia em grande escala, como no caso do estado de São Paulo, é o resultado das mudanças climáticas que têm atingido o mundo, como os furacões na América do Norte, as queimadas na Europa e as enchentes na Ásia.
No que se refere à temática do texto, julgue o item a seguir.
O apagão nas centenas de milhares de imóveis em São Paulo mexeu com a economia do País, pois gerou um prejuízo de mais de 1 bilhão de reais. Contudo, esse prejuízo pode ser revertido pelo rompimento do contrato de concessão da empresa de energia responsável.
Desde o final de abril até o final de maio de 2024, chuvas intensas devastaram o Rio Grande do Sul, resultando em destruição generalizada. Cidades foram destruídas, pontes arrastadas, estradas interrompidas, áreas urbanas e rurais inundadas, mais de 600 mil desabrigados e mais de 170 mortos. O impacto social e econômico é imenso, e será sentido por muito tempo. Destaca‑se que 80% do PIB do estado é gerado no eixo que foi fortemente impactado, ou seja, entre a capital e a Serra Gaúcha, passando também pelo vale do Taquari.
Internet: <www.abes‑dn.org.br> (com adaptações).
A respeito da tragédia referida no texto, assinale a alternativa correta.
Realize a leitura do trecho da notícia publicada no dia 19 de fevereiro de 2023 pela CNN Brasil:
“[...] deixa pelo menos 11 pessoas mortas na Nova Zelândia.
O número de mortos do [...] na Nova Zelândia subiu para 11 neste domingo, (19), enquanto milhares de pessoas continuavam desaparecidas uma semana depois que a tempestade atingiu a Ilha Norte do país.
O [...] atingiu a região mais ao norte da ilha em 12 de fevereiro e se espalhou pela costa leste, causando devastação generalizada”.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br.
Conforme a notícia, o que atingiu a Nova Zelândia foi o:
A passagem de um ciclone pelo Rio Grande do Sul, no início do mês de setembro de 2023, atingiu mais de 100 cidades, em especial os municípios de _________________________, situados no Vale do Taquari. A tragédia, classificada pelo governo como o pior desastre natural já registrado no estado, arrasou cidades e deixou pelo menos 50 mortos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
“As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo.
A água do canal brilha com a luz do Sol, atraindo meu olhar. A construção opulenta domina a paisagem, que parece ter sido criada especialmente para ela.
Subo na bicicleta. Feixes de luz passam pelas brechas estreitas entre as árvores enquanto pedalo sobre o cascalho. Ao percorrer um caminho escondido, as folhas das árvores formam uma espécie de tenda sobre a minha cabeça, e avisto uma área descampada que se espalha ao longe.
Não há ninguém à vista. Mas, perto dali, milhares de pessoas se acotovelam dentro dos salões luxuosos do ____________________.
[...]
"Quando você visita os jardins, você anda de bicicleta... e consegue conhecer mais da história de Luís 14, 15 e 16", afirma a guia turística de Paris Mara Alfaro Prias”.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-64393620 - Publicada em: 19 fev. 2023.
De acordo com o trecho da notícia, assinale a alternativa com o nome correto do Palácio.
O Rio Grande do Sul, desde o mês de abril de 2024, enfrente dificuldades em função do evento natural que ocorre no estado, caracterizado por:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale dentre as opções abaixo, qual não está relacionado com o tipo de tragédia ocorrida no RS:
Imagens antes e depois do terremoto na Turquia mostram extensão da destruição
[...]
Os dois terremotos de grande magnitude que abalaram a Turquia nesta segunda-feira, (6/2), deixaram ao menos 2.921 mortos e um rastro de destruição em prédios e outras construções no país.
Foram dois terremotos devastadores consecutivos, o primeiro deles com 7,8 graus de magnitude e o segundo, com 7,5 graus.
Os tremores desta segunda ocorreram em torno de uma região de grande instabilidade conhecida como _________________________, que abrange uma área que vai de sudoeste a noroeste da fronteira sudeste da Turquia.
Por isso mesmo, o tremor foi sentido também na Síria, onde mais de 1.444 pessoas morreram.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd1deyv9g5lo Publicada em: 06 fev. 2023.