Questões de Concurso Sobre desastres naturais e humanos na atualidade em atualidades

Foram encontradas 458 questões

Q3302764 Atualidades
Qual estado brasileiro, no ano de 2024, enfrentou uma grande enchente causada por fortes chuvas, afetando milhares de pessoas?
Alternativas
Q3301914 Atualidades
No final de abril e início de maio de 2024, qual estado brasileiro enfrentou enchentes causadas por fortes chuvas, que resultaram no transbordamento das bacias dos rios Caí, Gravataí, Jacuí, Pardo, Sinos e Taquari, além do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos, afetando milhares de pessoas?
Alternativas
Q3278493 Atualidades

O sucesso do filme Ainda Estou Aqui de Walter Salles reacendeu o debate sobre a Lei da Anistia (Lei nº 6.683/1979) no Brasil. Tratase de um tema controverso, pois envolve diferentes perspectivas sobre justiça, memória e reconciliação.



A respeito dos principais argumentos a favor ou contra a Lei da Anistia alimentados pela repercussão do filme, assinale a afirmativa que descreve corretamente um posicionamento.

Alternativas
Q3187667 Atualidades
[Questão Inédita] Mariana, 10 anos após desastre: famílias sem casa, pesca proibida, ninguém punido; 9 pontos para entender a tragédia

Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão destruiu comunidades inteiras. A lama matou 19 pessoas e contaminou o Rio Doce.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, completará uma década em 2025. Em 5 de novembro de 2015, o derramamento imediato de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração destruiu comunidades e modos de sobrevivência. A lama contaminou o Rio Doce e afluentes e chegou ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Ao todo, 49 municípios foram atingidos, direta ou indiretamente, e 19 pessoas morreram.

A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).
Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, julgue os itens a seguir.

I. A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo Rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no Oceano Atlântico.
II. O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, por minerodutos até o Espírito Santo, onde segue para exportação.
III. O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais.
IV. A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.


Assinale a alternativa com as opções corretas.
Alternativas
Q3181261 Atualidades
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um dos impactos do forte terremoto que atingiu o Nepal e regiões vizinhas no dia 07/01/2025?
Alternativas
Q3311709 Atualidades
Segundo o “Uol notícias”, do dia 10 de maio de 2024, “o rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, subiu quase quatro metros em cinco dias. Acima de 2 metros, o Guaíba transborda e já havia essa expectativa pelos recordes de cheias em seus rios contribuintes”. Sobre os recentes eventos ocorridos no Rio Grande do Sul, é possível afirmar. 
Alternativas
Q3306451 Atualidades
Estado brasileiro onde ocorreu o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, no ano de 2019: 
Alternativas
Q3194139 Atualidades
Em 2024, o Rio Grande do Sul foi duramente afetado por enchentes que provocaram danos sociais, econômicos e ambientais. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3122460 Atualidades
        A interrupção de energia em São Paulo entrou no quarto dia em 15 de outubro de 2024, enquanto o último apagão, em novembro do ano passado, durou uma semana. Segundo a entidade, a falta desse serviço básico acarreta problemas significativos para a população e prejuízos enormes ao empresariado.

Internet:<veja.abril.com.br>  (com adaptações).

No que se refere à temática do texto, julgue o item a seguir.


A falta de energia em grande escala, como no caso do estado de São Paulo, é o resultado das mudanças climáticas que têm atingido o mundo, como os furacões na América do Norte, as queimadas na Europa e as enchentes na Ásia.

Alternativas
Q3122459 Atualidades
        A interrupção de energia em São Paulo entrou no quarto dia em 15 de outubro de 2024, enquanto o último apagão, em novembro do ano passado, durou uma semana. Segundo a entidade, a falta desse serviço básico acarreta problemas significativos para a população e prejuízos enormes ao empresariado.

Internet:<veja.abril.com.br>  (com adaptações).

No que se refere à temática do texto, julgue o item a seguir.


O apagão nas centenas de milhares de imóveis em São Paulo mexeu com a economia do País, pois gerou um prejuízo de mais de 1 bilhão de reais. Contudo, esse prejuízo pode ser revertido pelo rompimento do contrato de concessão da empresa de energia responsável.

Alternativas
Q3072806 Atualidades
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 causaram uma tragédia de grandes proporções, com milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas, além de perdas humanas e materiais. Entre os fatores que contribuíram para a gravidade da situação, podemos citar:
Alternativas
Q2658905 Atualidades

Desde o final de abril até o final de maio de 2024, chuvas intensas devastaram o Rio Grande do Sul, resultando em destruição generalizada. Cidades foram destruídas, pontes arrastadas, estradas interrompidas, áreas urbanas e rurais inundadas, mais de 600 mil desabrigados e mais de 170 mortos. O impacto social e econômico é imenso, e será sentido por muito tempo. Destaca‑se que 80% do PIB do estado é gerado no eixo que foi fortemente impactado, ou seja, entre a capital e a Serra Gaúcha, passando também pelo vale do Taquari.


Internet: <www.abes‑dn.org.br> (com adaptações).


A respeito da tragédia referida no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2658685 Atualidades

Realize a leitura do trecho da notícia publicada no dia 19 de fevereiro de 2023 pela CNN Brasil:


“[...] deixa pelo menos 11 pessoas mortas na Nova Zelândia.

O número de mortos do [...] na Nova Zelândia subiu para 11 neste domingo, (19), enquanto milhares de pessoas continuavam desaparecidas uma semana depois que a tempestade atingiu a Ilha Norte do país.

O [...] atingiu a região mais ao norte da ilha em 12 de fevereiro e se espalhou pela costa leste, causando devastação generalizada”.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br.


Conforme a notícia, o que atingiu a Nova Zelândia foi o:

Alternativas
Q2628085 Atualidades

A passagem de um ciclone pelo Rio Grande do Sul, no início do mês de setembro de 2023, atingiu mais de 100 cidades, em especial os municípios de _________________________, situados no Vale do Taquari. A tragédia, classificada pelo governo como o pior desastre natural já registrado no estado, arrasou cidades e deixou pelo menos 50 mortos.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Q2608761 Atualidades

“As histórias secretas de um dos palácios mais visitados do mundo.


Imagem associada para resolução da questão


A água do canal brilha com a luz do Sol, atraindo meu olhar. A construção opulenta domina a paisagem, que parece ter sido criada especialmente para ela.

Subo na bicicleta. Feixes de luz passam pelas brechas estreitas entre as árvores enquanto pedalo sobre o cascalho. Ao percorrer um caminho escondido, as folhas das árvores formam uma espécie de tenda sobre a minha cabeça, e avisto uma área descampada que se espalha ao longe.

Não há ninguém à vista. Mas, perto dali, milhares de pessoas se acotovelam dentro dos salões luxuosos do ____________________.

[...]

"Quando você visita os jardins, você anda de bicicleta... e consegue conhecer mais da história de Luís 14, 15 e 16", afirma a guia turística de Paris Mara Alfaro Prias”.


Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-64393620 - Publicada em: 19 fev. 2023.


De acordo com o trecho da notícia, assinale a alternativa com o nome correto do Palácio.

Alternativas
Q2588254 Atualidades

O Rio Grande do Sul, desde o mês de abril de 2024, enfrente dificuldades em função do evento natural que ocorre no estado, caracterizado por:

Alternativas
Q2569068 Atualidades
Devido às fortes chuvas que causaram estragos em diversas cidades do Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança das pessoas. As ocorrências nas localidades atingidas obtiveram os seguintes resultados:

Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2568453 Atualidades
[Questão Inédita] Não é exagero quando se fala que as enchentes transformaram diversas cidades do Rio Grande Sul (RS) em um cenário de guerra, é um acontecimento devastador que mexeu com todo Brasil. Não há quem não se comova com as imagens, os vídeos e as notícias.

Assinale dentre as opções abaixo, qual não está relacionado com o tipo de tragédia ocorrida no RS:
Alternativas
Q2535701 Atualidades
Verifique a notícia a seguir publicada no site da BBC News Brasil e, conforme o excerto de notícia, assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna.
Imagens antes e depois do terremoto na Turquia mostram extensão da destruição
[...]
Os dois terremotos de grande magnitude que abalaram a Turquia nesta segunda-feira, (6/2), deixaram ao menos 2.921 mortos e um rastro de destruição em prédios e outras construções no país.
Foram dois terremotos devastadores consecutivos, o primeiro deles com 7,8 graus de magnitude e o segundo, com 7,5 graus.
Os tremores desta segunda ocorreram em torno de uma região de grande instabilidade conhecida como _________________________, que abrange uma área que vai de sudoeste a noroeste da fronteira sudeste da Turquia.
Por isso mesmo, o tremor foi sentido também na Síria, onde mais de 1.444 pessoas morreram.  

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd1deyv9g5lo Publicada em: 06 fev. 2023. 
Alternativas
Q2532956 Atualidades
"Um mês após o início da atuação da força-tarefa do governo federal no (...), já foram destinados emergencialmente ao estado R$ 62,5 bilhões para socorrer a população atingida pelas enchentes. Fortes chuvas atingiram o estado desde o dia 27 de abril, causando tragédia sem precedentes na região. Até esta quinta-feira (30), os eventos climáticos extremos atingiram 471 cidades, mataram 169 pessoas e deixaram mais de 626 mil fora de suas casas.". (Fonte: OLiberal.com / Data: 31.05.24). Qual estado a notícia se refere?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: B
6: A
7: D
8: A
9: E
10: E
11: C
12: C
13: D
14: E
15: E
16: B
17: D
18: B
19: D
20: A