[Questão Inédita] Mariana, 10 anos após desastre: famílias s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3187667 Atualidades
[Questão Inédita] Mariana, 10 anos após desastre: famílias sem casa, pesca proibida, ninguém punido; 9 pontos para entender a tragédia

Em 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão destruiu comunidades inteiras. A lama matou 19 pessoas e contaminou o Rio Doce.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, completará uma década em 2025. Em 5 de novembro de 2015, o derramamento imediato de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração destruiu comunidades e modos de sobrevivência. A lama contaminou o Rio Doce e afluentes e chegou ao Oceano Atlântico, no Espírito Santo. Ao todo, 49 municípios foram atingidos, direta ou indiretamente, e 19 pessoas morreram.

A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG).
Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, julgue os itens a seguir.

I. A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo Rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no Oceano Atlântico.
II. O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, por minerodutos até o Espírito Santo, onde segue para exportação.
III. O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais.
IV. A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a Região Metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.


Assinale a alternativa com as opções corretas.
Alternativas