Questões de Concurso
Sobre política no brasil em atualidades
Foram encontradas 1.690 questões
No que se refere à temática do texto, julgue o item a seguir.
A eleição para a prefeitura de São Paulo é um evento político de grande relevância no processo, pois tal comando político é responsável por ações preventivas, como a poda das árvores.
No marco de quatro décadas de existência, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou em julho o seu 7º Congresso Nacional em Brasília (DF).
Projetar para mais 40 anos é principalmente trabalhar a juventude sem terra que vai continuar erguendo as nossas bandeiras. E a nossa luta permanece no sentido de implementar aquilo que a gente entende como reforma agrária popular", afirma Eró Silva, da direção nacional do MST.
https://www.brasildefatorj.com.br/2024/02/21/juventude-sem-terra-vai-continuar-erguendo-nossas-bandeiras-projeta-dirigente-sobre-40-anos-do-mst Adaptado
Sobre o MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Reforma Agrária no Brasil julgue os itens:
I.O objetivo do movimento é a democratização do acesso à terra, sendo a propriedade um recurso natural fundamental para a maior autonomia do produtor rural.
II.As ocupações do movimento ocorrem em terras consideradas produtivas, improdutivas ou que foram griladas, visando à ação do governo brasileiro sobre essas propriedades para que elas passem a cumprir a sua função social.
III.A Reforma Agrária é um conjunto de medidas voltadas para a melhor distribuição da terra. Para atender aos princípios de justiça social e aumento de produtividade, essa distribuição se faz mediante modificações no regime de posse e uso.
IV.O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social, de massas, estatal, que procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.
Marque a opção correta.
Observe as duas manchetes a seguir, de 2024:
As manchetes acima, acerca da última eleição municipal no Brasil, demonstram que a democracia no país assiste
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/divisaopoliticoadministrativa-brasil.htm Acesso em 07.11.2024.
Ainda sobre o contexto da organização político-administrativa e territorial do Brasil, analise as assertivas abaixo. A seguir aponte a alternativa CORRETA.
I - As divisões territoriais do Brasil incluem estados, municípios e distritos, além de regionalizações como regiões e complexos regionais, para facilitar a administração e o controle do país.
II - O Mato Grosso do Sul e Tocantins são exemplos de estados criados em razão de divisões territoriais mais recentes, estabelecidas, respectivamente, em 1977 e 1988.
III - Os estados brasileiros possuem autonomia para criar leis independentes, que não precisam seguir a Constituição Federal, desde que atendam às necessidades locais.
Acesso em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cwyed1zpxlwo (Adaptado)
(Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/analfabetismo. Acesso em: julho de 2024.)
Entre os fatores que podem ser apontados para essa discrepância, é possível destacar:
(Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202406/alta-do-pib-torna-brasil-8a-economia-do-mundo-no-rumo-certodiz-lula. Acessado em: 10 ago 2024, com adaptações.)
O Ministério da Fazenda é responsável pela formulação e execução da política econômica nacional, assinale a alternativa que apresenta o nome do atual ministro da Fazenda.
Que aconteceu com o Brasil? Em 2010, no auge da euforia econômica, tudo parecia fácil. Os governantes prometiam crescimento chinês e infraestrutura de Primeiro Mundo. (...) Em vez de seguir o caminho rumo ao paraíso anunciado, o Brasil de 2013 é palco da mais ampla e repentina revolta popular de sua história.
Na noite da última quinta-feira, dia 20, depois de duas semanas de manifestações sucessivas nas ruas de dezenas de cidades, por volta de 1,2 milhão de brasileiros ocuparam as ruas do país num protesto que misturou euforia, emoção, violência – e, sobretudo, perplexidade.
(Época, 24.06.2013)
Essas manifestações de junho de 2013 foram desencadeadas
O governador Tarso Genro lançou, no dia 20 de outubro de 2012, um projeto com o objetivo de acompanhar os casos de violência contra mulheres e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas determinadas pela Justiça aos agressores.
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br – acessado em 23/12/2012.
Esse projeto denomina-se: