Questões de Concurso
Sobre questões sociais em atualidades
Foram encontradas 1.806 questões
Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/novo-rosto-novaexistencia-os-avancos-espetaculares-dos-transplantes-de-face/
De acordo com o artigo "Novo rosto, nova existência: os avanços espetaculares dos transplantes de face", publicado em novembro de 2024, são os principais desafios para a realização de transplantes de face no Brasil:
I- A MPOX que já foi chamada de varíola dos macacos anteriormente é similar à varíola humana (que foi erradicada no mundo em 1980);
II- Segundo a OMS, a inclusão do teste na Listagem de Uso Emergencial (EUL) é um passo para melhorar o acesso global ao teste para a doença e expandir a capacidade de diagnóstico em países que enfrentam surtos;
III- Em 2024, mais de 30 mil casos suspeitos de MPOX foram relatados no continente Africano, segundo a OMS, com os números mais altos atingindo a República Democrática do Congo (RDC), Burundi e Nigéria.
Dos itens acima:
O objetivo desse protocolo é
Sobre a realidade dessa doença no Brasil, é correto afirmar que
Essas informações revelam que
Projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.759/23, que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A lei teve origem em projeto do Senado (PL 3268/21), aprovado pela Câmara dos Deputados no mês passado, onde foi relatado pela deputada Reginete Bispo (PT-RS).
A data remete ao dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, e já era feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil cidades.
https://www.camara.leg.br/noticias/1029291-lei-torna-feriado -nacional-o-dia-20-de-novembro-dia-nacional-de-zumbi-e-da -consciencia-negra/
A oficialização do feriado de dia 20 de novembro contribui para:
Analise a manchete de jornal a seguir:
“Baixa taxa de vacinação abre caminho para doenças
esquecidas
Em 10 anos, vacinas como BCG, Poliomielite e Tríplice Viral tiveram redução na cobertura vacinal o que pode prejudicar a saúde na infância e colocar o país em uma crise sanitária”
Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/06/6885940- baixa-taxa-de-vacinacao-abre-caminho-para-doencas-esquecidas.html.
A manchete acima alerta para a necessidade de
Em 2024, tivemos uma situação histórica nas Olimpíadas de Paris: pela primeira vez, o número de mulheres foi maior do que o de homens na delegação brasileira. Dos 276 atletas, 153 foram mulheres, o que corresponde a 55% do total.
Isto se refletiu também nas conquistas pelas medalhas de ouro, que vieram todas das mãos de mulheres: Beatriz Souza, no judô; Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística; e a dupla Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia.
Mayumi Maciel, para o Instituto Aurora. Publicado em 14/08/2024. Disponível em https://midianinja.org/o-que-a-agenda-olimpica-significou-em-termos-praticos-para-paris2024/.
A Agenda Olímpica 2020 trata-se de um conjunto de 40 recomendações detalhadas, cujo objetivo global era proteger e perpetuar os valores olímpicos, assim como fortalecer o papel do esporte na sociedade. Essas propostas influenciaram a organização da Olimpíada de Paris 2024. A notícia acima apresentada se relaciona a um objetivo da Agenda Olímpica de 2020, que é o
Um péssimo cheiro do altar: a vida antes dos cemitérios
A vida sem cemitério não era, digamos, muito salubre. Nós, por exemplo, rezávamos em cima dos cadáveres.
Até meados do século 19, no Brasil, o costume era enterrar os mortos dentro das igrejas. E esse era o enterro mais honrado, reservado a nobres e bispos - os pobres e escravos eram enterrados ao lado, numa vala comum. Na maior parte das vezes, nem caixão era usado. Os corpos eram sepultados na terra suja e repleta de ossos de defuntos antigos.[...]
Disponível em https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/um-certocheiro-do-altar-a-vida-antes-dos-cemiterios.phtml.
O abandono das práticas descritas no texto acima foi provocado pelo
Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pandemia-de-covid-19.htm.
Sobre a pandemia de Covid-19, o primeiro caso da doença foi identificado
Analise a notícia a seguir:
“Nova lei denomina o 19 de abril como o Dia dos Povos
Indígenas, em substituição ao Dia do Índio.
O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei nº 14.402/2022. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A nova lei é oriunda de projeto de lei da deputada, aprovado pela Câmara dos Deputados no fim do ano passado e pelo Senado em maio deste ano.”
Disponível em https://www2.camara.leg.br/acamara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/nova-lei-denomina19-de-abril-como-dia-dos-povos-indigenas-em-substituicao-ao-dia-do-indio. Com
adaptações.
Ao renomear a data, a Lei busca
Fonte: Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional, Publicado em 09/02/2023. Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-02/mortalidade-infantil-yanomami-e-10-vezes-maior-que-do-pais.
Sobre a utilização da Taxa de Mortalidade Infantil enquanto Indicador de Situação de Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
A erradicação completa do analfabetismo em escala mundial foi, muito provavelmente, a maior conquista civilizatória da sociedade contemporânea.