Questões de Concurso Sobre questões sociais em atualidades

Foram encontradas 1.862 questões

Q3304826 Atualidades
A premiação anual Bola de Ouro é concedida pela revista France Football desde 1956, conta com um júri formado por mais de 100 jornalistas especializados, um de cada país. A partir de uma lista de 30 finalistas, os jurados escolhem seus top 5, atribuindo pontos de acordo com o desempenho dos atletas. O jogador com a maior pontuação final é premiado com a Bola de Ouro. O jogador Vinícius Júnior e o clube Real Madrid não compareceram à premiação realizada em outubro de 2024, em protesto contra
Alternativas
Q3300978 Atualidades
Leia, a seguir, trechos da reportagem extraída do g1.globo.com, de 2019: “Indígenas lançam campanha contra estereótipos: ‘Não precisamos de outras pessoas para nos definirem’”.
Imagem associada para resolução da questão
Adaptado do poema do poeta indígena Denilson Baniwa
A jornada de representantes dos povos originários pela quebra de estereótipos sobre a diversidade indígena e a luta contra o preconceito tiveram uma vitória em 2022 com a revogação do Decreto-Lei nº 5.540/1943 e a promulgação da Lei Federal nº 14.402/2022, que institui o dia como celebração anual do Dia dos Povos Indígenas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3289438 Atualidades
Em 26 de novembro de 2024, com 35 votos favoráveis, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 164/2012 (PEC 164/2012). A proposta “Estabelece a inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”, o que impossibilitaria o direito ao aborto nos três casos permitidos pela lei.
(EBC. Disponível em: https://shre.ink/bXhH. Acesso em 123.01.2025. Adaptado)
Os casos permitidos atualmente são os seguintes:
Alternativas
Q3289437 Atualidades

Vários movimentos sociais e instituições ligadas à reforma psiquiátrica se manifestaram contra o Projeto de Lei nº 551/2024 que foi pautado, em regime de urgência, no Congresso Nacional, no dia 10 de dezembro de 2024.

(gov.br. Disponível em: https://shre.ink/bXh5. Acesso em 12.01.2024. Adaptado)


Entre outras causas, é correto afirmar que as entidades condenam

Alternativas
Q3287597 Atualidades
Após os impactos econômicos causados pela pandemia de covid-19, o Brasil vivenciou um período de recuperação. Em 2023, mesmo com sinais de crescimento do PIB, a inflação permaneceu elevada. Nesse cenário, qual medida econômica é tradicionalmente adotada pelos bancos centrais para conter a inflação sem comprometer a recuperação econômica? 
Alternativas
Q3279043 Atualidades
Qual é o nome da atual Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, que assumiu o cargo em setembro de 2024 após a saída de Silvio Almeida, envolvido em denúncias de assédio sexual?
Alternativas
Q3278958 Atualidades
O governo federal lançou, em 14/01/2025, um Programa com ações voltadas para melhorar a qualidade de ensino na educação básica. Prevê esse programa que os estudantes universitários que optarem por cursos de licenciatura poderão aderir a uma nova versão do Pé-demeia, voltado para este público. Além disso, professores que aceitem lecionar em áreas com carência de educadores também receberão incentivos financeiros. 14/01/2025 - 16h10
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/01/14/programa-pe-de-meiapara-estimular-formacao-de-professores.ghtml#1

Qual o nome do Programa lançado pelo governo federal a questão aborda?
Alternativas
Q3278956 Atualidades
Em novembro de 2024, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) entregou ao Brasil a recertificação de eliminação de uma doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus, que pode ser fatal. O país já havia conquistado esse status em 2016, mas perdeu o certificado em 2019 após surtos. Desde 2022, não há registro de casos autóctones da doença. G1 - 12/11/2024 às 12h08
https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/11/12/apos-cinco-anos-brasilrecupera-certificado-de-pais-livre-do-sarampo.ghtml

De qual doença infecciosa se refere a questão?
Alternativas
Q3278502 Atualidades

Em dezembro de 2024, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) emitiu uma recomendação sobre a importância da educação aos direitos humanos e da educação integral em sexualidade para promover escolas mais seguras.


Entre as diretrizes previstas, destaca-se:



A implementação da educação integral e inclusiva associada à escola em tempo integral, por meio do cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, bem como a promoção da Educação em Direitos Humanos, com foco no enfrentamento ao racismo estrutural, à misoginia, à LGBTfobia, ao capacitismo e às diversas discriminações nas escolas e na sociedade, inclusive por meio do cumprimento das Leis Federais n. 10.639/2003 e n. 11.645/2008, que tratam da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras. Ainda pretende-se pôr em prática medidas atinentes ao respeito à liberdade dos professores de ensinar, aprender e divulgar informações relacionadas à educação integral em sexualidade (EIS), bem como a obrigação de ensinar EIS de acordo com as normas internacionais de direitos humanos.


Adaptado de https://www.cnmp.mp.br/



Com base no trecho, avalie as considerações sobre as diretrizes do CNMP e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O CNMP oferece diretrizes para os promotores enfrentarem a violência escolar e enfatiza a importância de se combater a aversão e o ódio por mulheres e outras formas de discriminação.


( ) O CNMP defende a liberdade de cátedra dos professores na abordagem da educação em direitos humanos e em sexualidade, de modo a promover a ideologia de gênero nas escolas.


( ) O CNMP reinstitui o ensino da História e Cultura AfroBrasileira, Africana e Indígena nas escolas brasileiras, para desenvolver uma cultura do respeito e da paz entre os jovens brasileiros.



As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3278501 Atualidades

Leia o trecho a seguir.


A plataformização do trabalho, entendida como a crescente dependência de infraestruturas digitais para executar atividades de trabalho, é a materialização e a combinação de processos já existentes, como financeirização, dataficação e flexibilização do trabalho. A pandemia contribuiu para acelerar esse processo, seja no trabalho em casa ou nas ruas. O que estamos acompanhando é a crescente generalização da plataformização do trabalho para todas as atividades. O trabalho docente, por exemplo, tem dependido de plataformas proprietárias, com suas materialidades e reorganização de práticas. Há plataformas em que há menus e botões para você solicitar profissionais de saúde ou mesmo um assessor de imprensa, um cervejeiro ou um piloto de drone – todos reunidos na mesma categoria. A plataformização possibilita transformar o trabalhador em just-in-time, ou seja, um trabalhador (qualquer um) sempre disponível para o trabalho e que pode ser utilizado na exata medida das demandas do capital.


Adaptado de GROHMANN, Rafael in: https://lavits.org/lavits_covid19_23-os

laboratorios-do-trabalho-em-plataformas/?lang=pt


Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a posição do autor sobre o impacto da plataformização nas condições de trabalho.

Alternativas
Q3278496 Atualidades
Em janeiro de 2025 foi sancionada uma lei que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos portáteis, inclusive celulares, por estudantes em instituições de Educação Básica. A iniciativa reflete preocupações crescentes sobre os impactos do uso inadequado desses dispositivos para a saúde e o desenvolvimento infantil.
As afirmativas a seguir indicam corretamente potenciais riscos gerados pela exposição dos estudantes ao ambiente digital, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3278495 Atualidades

O Novo Ensino Médio, implementado em 2017, trouxe uma série de mudanças e gerou diferentes reações na sociedade brasileira.


Em 2024, ele foi reestruturado pela Política Nacional do Ensino Médio.


A seguir, avalie os posicionamentos a respeito do atual formato do Ensino Médio e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.



( ) É apoiado pelos que avaliam positivamente a personalização curricular, uma vez que os alunos das carreiras técnicas, como engenharia ou medicina, podem substituir parte da grade curricular por itinerários formativos profissionalizante.


( ) É criticado por reduzir o número de disciplinas obrigatórias nos três anos de Ensino Médio e, consequentemente, diminuir a carga horária destinada à formação geral básica para 1.800 horas anuais.


( ) É considerado benéfico por permitir que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses e vocações e, assim, usufruam de uma aprendizagem mais conectada com o mercado de trabalho e com o mundo contemporâneo.



As afirmativas são, respectivamente

Alternativas
Q3277758 Atualidades

Analise a charge a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Toni D’Agostinho. Os empreendedores. https://www.acaricatura.com.br/copia-publicacoes-2?lightbox=dataItem-k8j8u0a9



Com base na análise da charge, assinale a afirmativa correta sobre o fenômeno dos trabalhos em plataformas digitais.

Alternativas
Q3277752 Atualidades

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://expresso.pt/sociedade/2020-06-11-Estatua-do-Padre-Antonio-Vieira

vandalizada-em-Lisboa.-PSP-procura-autores


Em 2020, a estátua do padre jesuíta Antônio Vieira, localizada na cidade de Lisboa, foi alvo de protestos com o escrito “Descoloniza”. Esse evento está associado a outros movimentos globais de remoção ou destruição de monumentos de personagens históricos ligados a práticas de opressão, como escravidão e maus tratos a grupos vulneráveis.


A respeito do episódio descrito, assinale a afirmativa correta.  

Alternativas
Q3273476 Atualidades
OMS até hoje não declarou fim da pandemia de Covid-19


Quando os primeiros casos de uma suposta pneumonia em Wuhan, na China, foram alertados à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 31 de dezembro de 2019, o mundo todo não imaginava o que estava por vir: uma pandemia causada por um vírus desconhecido e mortal.

Já em 11 de março de 2020, há cinco anos, a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma "pandemia", e tal título nunca foi revogado. Hoje, com vacinas desenvolvidas e o fim do isolamento social, a pergunta que fica é: a pandemia de Covid-19 acabou?

Quandoo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que a Covid-19 se caracterizava como uma pandemia, a estimativa é que 15 milhões de pessoas tenham morrido (direta e indiretamente) pela doença entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021.

"Quando o vírus passou do animal para o ser humano, ele era muito mais grave, pois não estava adaptado a nós. Agora, a transmissão é inter-humana", explica Celso Granato, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury. Somado a isso, o esgotamento do sistema de saúde e o negacionismo em algumas regiões do globo dificultaram ainda mais a luta contra a doença.

O isolamento social se tornou uma dura realidade. A vacina, a esperança para a retomada da vida que todos conheciam.

Com o desenvolvimento dos imunizantes, pouco a pouco o número de mortes decaiu, assim como aumentaram as possibilidades de retomada da vida normal. Em maio de 2023, a Covid-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, como havia sido decretado em janeiro de 2020.

Em entrevista à CNN, Ethel Maciel, Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, reforça a importância de se diferenciar os conceitos de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional e de pandemia.

Enquanto o primeiro é um instrumento administrativo e operacional, o segundo é um conceito epidemiológico.

Nesse sentido, a remoção da Covid-19 como uma ESPII, segundo a OMS, está relacionada à tendência de queda nas mortes, ao declínio nas hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva relacionadas à doença e aos altos níveis de imunidade da população ao SARS-CoV-2. Ainda assim, a entidade reforça que a doença continua sendo categorizada como uma pandemia.

"Naquele momento, tínhamos um antiviral, vacinas e conhecíamos formas de prevenção e controle da doença. Então, essa ação administrativa não era mais necessária. Mas a Covid-19 ainda permanece em uma situação pandêmica. Ainda não caminhamos para uma transição endêmica", explica Maciel.

Para que isso aconteça, a Secretária do Ministério da Saúde indica a necessidade de redução do número de mortes e uma melhor compreensão do comportamento do vírus, seja pela ciência (a velocidade de suas mutações, a sazonalidade da doença, entre outros aspectos).

A gripe H1N1, por exemplo, foi considerada uma pandemia entre 2009 e 2010. Ainda assim, a OMS anunciou o fim da fase pandêmica, apesar da movimentação do vírus a nível mundial, uma vez que sua circulação se mostrou similar a outros vírus sazonais e de intensidade reduzida.

Pesquisas sobre o vírus devem responder essas questões e ajudar a entender melhor como o SARS-CoV-2 se comporta. Além disso, a vacinação continua sendo fundamental para a prevenção.



https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-ate-hoje-nao-declarou-fim-dapandemia-de-covid-19-entenda-por-que/
Pode-se inferir do texto que:
Alternativas
Q3213112 Atualidades
A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção de tecnologias digitais na educação, com o uso de plataformas online e ferramentas de ensino a distância. No entanto, a desigualdade no acesso à internet e a dispositivos eletrônicos ampliou as disparidades educacionais.
Um dos principais desafios da educação durante a pandemia foi:
Alternativas
Q3212349 Atualidades
Durante as enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, muitos municípios enfrentaram problemas graves relacionados à saúde pública. Assinalar a alternativa que apresenta a doença mais comum a ser contraída devido ao contato com águas contaminadas.
Alternativas
Q3211646 Atualidades
Segundo o portal das Nações Unidas, o presidente da Assembleia Geral, Philémon Yang, disse que a RAM, é “uma das maiores ameaças do nosso tempo”. Segundo ele, não se trata apenas de uma crise de saúde global, mas também de uma questão crítica de desenvolvimento. Afirmou também que essa é “uma questão relevante para a capacidade coletiva de tratar doenças em seres humanos, animais e plantas e melhorar a segurança alimentar”.

(UN. Disponível em https://shre.ink/g30A. Acesso em 223.10.2024. Adaptado)

O presidente da Assembleia Geral da ONU referiu-se
Alternativas
Q3211644 Atualidades
A imprensa nacional noticiou, em 20 de setembro de 2024, que o governo federal espera pela revogação da liminar do Supremo Tribunal Federal que mantém suspenso, desde 2021, o projeto de construção de uma ferrovia que ligará Sinop, no estado de Mato Grosso a Miritituba no estado do Pará.

(terra. Disponível em: https://shre.ink/gjUd. Acesso em 21.10.2024. Adaptado)

A respeito desse projeto ferroviário, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3211643 Atualidades
O Congresso Nacional Brasileiro recebeu, nos primeiros dias de setembro de 2024, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025. A proposta prevê reduções no orçamento de alguns programas sociais.

(Istoe . Disponível em: https://shre.ink/gjUj . Acesso em 21.10.2024. Adaptado)

Um dos temas que tem causado acaloradas discussões entre os congressistas refere-se à queda de 84%
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: A
6: C
7: C
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C
13: A
14: D
15: A
16: D
17: B
18: B
19: C
20: E