Questões de Concurso
Sobre guerras, conflitos e terrorismo em conhecimentos gerais
Foram encontradas 521 questões
É uma organização de ideologia religiosa islâmica (sunita), criada em 1987, na Palestina, no início da Primeira Intifada. Ela prega a criação de um estado palestino muçulmano independente, através da luta armada, em todo território da Palestina Histórica. A Organização atua nos campos político, cultural, social e possui uma ala militar, que luta contra a ocupação israelense.
O texto se refere
O texto se refere a qual país?
A guerra entre Israel e grupos do Oriente Médio tem sido um dos conflitos mais prolongados e complexos da história contemporânea. O Hezbollah, um dos principais grupos militantes libaneses, tem sido um dos principais aliados do Irã e é conhecido por sua postura antagônica a Israel. Em setembro de 2024, o mundo foi abalado pela morte do líder número 1 (um) do Hezbollah, resultado de uma série de ataques militares em que Israel mirou estrategicamente nos líderes do grupo, causando uma significativa perda de comando em um curto espaço de tempo. Muitos especialistas consideram este evento um marco na dinâmica do conflito.
Com base nesse contexto, qual era o nome do líder do Hezbollah, que foi morto durante esses ataques?
( ) A guerra civil na Síria começou em 2011, após invasão do grupo Al Qaeda coordenada por seu líder Osama Bin Laden.
( ) A Síria é um dos países mais instáveis do Oriente Médio e enfrentou uma grave crise humanitária na última década.
( ) A Síria é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, e o terceiro mercado mais importante para o agronegócio brasileiro no Oriente Médio.
( ) Apesar dos ataques recebidos, o presidente Bashar al-Assad continua no poder, com apoio de potências como Rússia e Irã.
I. Houve um aumento na demanda por combustíveis alternativos na Europa devido à dependência de energia russa.
II. A crise humanitária resultou no deslocamento forçado de milhões de pessoas.
III. A guerra teve pouco ou nenhum impacto nos mercados de alimentos e commodities.
IV. O conflito fortaleceu alianças entre países da OTAN.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
A atual tensão no conflito do Oriente Médio, iniciada pelo conflito entre Hamas e Israel, e arrastada para o Irã e o Líbano, chegou ao ponto de não haver possibilidade de um acordo de cessarfogo.
O principal apoio logístico de financiamento, treinamento e armamentos recebido pelo Hezbollah vem do Irã.
A revolta da população libanesa com o grupo Hezbollah fundamentase no fato de o referido grupo não possuir nenhum contexto social no país e apenas instigar a guerra contra os judeus.
A tensão entre Israel e Hezbollah tem sido devastadora para o Líbano, uma vez que o grupo paramilitar muçulmano ocupa espaços no interior do território libanês.
Por mais que Israel tenha um grande poder de fogo e aliado como os EUA na guerra do Oriente Médio, dezenas de milhares de israelenses viraram refugiados no conflito contra o Hezbollah.
A tensão entre EUA e China envolve contextos cibernéticos, como a invasão de hackers chineses a instalações norte‑ americanas.
Os conflitos do mundo contemporâneo estão cada vez mais equipados por IA, ao equiparar os países na capacidade de monitoramento em espionagem e nos equipamentos de guerra (por exemplo, mísseis balísticos e nucleares).
Assinale a alternativa CORRETA sobre os impactos econômicos e sociais dos conflitos globais.
Qual das alternativas abaixo NÃO é correta sobre os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki?
Por que os combates em Aleppo são importantes?
I. Al-Assad está em guerra com forças da oposição, que buscam a derrubada do líder sírio há 13 anos, em um conflito que matou cerca de meio milhão de pessoas.
II. O conflito começou como uma das revoltas populares da Primavera Árabe em 2011 contra ditadores árabes, antes que a resposta brutal de Assad ao que tinham sido protestos amplamente pacíficos tornasse o conflito violento.
III. Cerca de 6,8 milhões de sírios fugiram do país desde então.
IV. Cerca de 30% do país não está sob controle do regime de al-Assad. Forças de oposição e tropas estrangeiras dominam esses territórios.
Assinale a alternativa CORRETA:
Ministro Mauro Vieira informou que mulheres, idosos e crianças terão prioridade em voos de repatriação.
Governo espera repatriar 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a operação está sendo coordenada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, com participação da Força Aérea Brasileira (FAB).
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica. Acesso em: setembro de 2024.)
Resgatar cidadãos brasileiros em outros países é uma tradição que a doutrina militar conceitua como Operações de Recuperação de Nacionais. A missão de repatriação começa: