O conflito entre Israel e Hamas tem origem na disputa por te...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Este tema é complexo e envolve aspectos históricos e políticos. O entendimento sobre a origem e desdobramentos deste conflito é essencial para resolver a questão.
O tema central é a disputa territorial histórica na região que é o berço das três grandes religiões monoteístas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Conhecimentos sobre a formação do Estado de Israel, a criação e atuação do Hamas, e as alianças internacionais são necessários.
A alternativa correta é a B. Vamos entender por quê:
Alternativa B: A afirmação de que a guerra atual entre Israel e Hamas começou em janeiro de 2023 está incorreta. O conflito entre Israel e Hamas é contínuo, com hostilidades intermitentes ao longo dos anos. Não há um evento específico em janeiro de 2023 que possa ser considerado como o início de uma nova guerra. Por isso, essa alternativa é a exceção correta.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão corretas:
Alternativa A: Essa afirmação está correta. O Hamas surgiu em 1987 durante a primeira Intifada como um grupo que se opõe a Israel. O grupo é conhecido por suas ações extremistas contra o território e o governo israelense.
Alternativa C: Esta alternativa é correta, pois descreve uma realidade do conflito. As operações militares na região da Faixa de Gaza frequentemente resultam em alto número de civis palestinos vitimados, dada a densidade populacional e as condições de vida no território.
Alternativa D: Os Estados Unidos são historicamente aliados de Israel, oferecendo apoio político, econômico e militar. Esta aliança é um fato bem estabelecido e relevante no contexto dos conflitos na região.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O grupo radical islâmico Hamas, considerado terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia, bombardeou, no sábado (07 de outubro de 2023), Israel, em um ataque terrorista, deixando centenas de mortos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo