Questões de História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Sergipe para Concurso
Foram encontradas 32 questões
Acerca da dinâmica do processo de formação da população sergipana, analise as afirmativas a seguir:
I. A formação da população sergipana está diretamente ligada ao processo histórico de ocupação do território brasileiro. Então, o espaço que hoje constitui o Estado de Sergipe foi povoado por diferentes povos indígenas, que como os demais indígenas do Brasil, tinham maneiras próprias de explorar a natureza, de falar e de organizar-se em sociedade.
II. Os indígenas foram os primeiros habitantes das terras sergipanas, sendo os primeiros a contribuírem para a formação do povo sergipano.
III. De um modo geral a presença do europeu (franceses, espanhóis, holandeses, portugueses), um outro elemento que contribuiu para a formação do povo sergipano, resultou em um grande choque entre culturas. Sob o olhar do europeu, os índios eram selvagens, atrasados e promíscuos.
IV. Os negros também introduziram os seus elementos culturais na formação do povo sergipano. Eles foram trazidos de várias localidades da África, como Moçambique, Guiné, Angola, Congo, entre outros.
Após análise, considera-se corretas
A dinâmica recente da economia sergipana gerou/gera relevantes mudanças espaciais e sociais (produção, circulação, empregos, renda, consumo etc.). Todavia, o estado possui um setor portuário obsoleto, ou seja, com reduzida modernização, eficiência e competitividade.
JUNIOR, Nelson Fernandes Felipe. O setor portuário de Sergipe: redes, fluxos e participação do capital privado. Revista de Geografia (Recife). V. 35, No. 5, 2018. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/download/229392/309 . Acesso em: 18 jun. 2024.
O setor portuário é vital para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de um Estado. São gargalos do setor portuário em Sergipe
O campo petrolífero de Carmópolis apresenta o maior número de poços produtores do país. A área de mineração do município, composta por 1.105 poços de exploração de petróleo e gás, representa 2,31 % da área municipal e apresenta qualidade muito baixa. Tais poços constituem-se em manchas que fragmentam negativamente a paisagem do município e causam danos irreversíveis ao meio ambiente.
SOBRAL, Ivana Silva. SILVA, Gicélia Mendes da. Cartografia das implicações ambientais da produção De petróleo onshore no município de Carmópolis, Sergipe, Brasil. 2015. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5280103.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024. [Adaptado].
Encontram-se associados a esse tipo de atividade econômica a
O monumento descrito pelo texto corresponde