Leia o texto a seguir. O campo petrolífero de Carmópolis ap...
O campo petrolífero de Carmópolis apresenta o maior número de poços produtores do país. A área de mineração do município, composta por 1.105 poços de exploração de petróleo e gás, representa 2,31 % da área municipal e apresenta qualidade muito baixa. Tais poços constituem-se em manchas que fragmentam negativamente a paisagem do município e causam danos irreversíveis ao meio ambiente.
SOBRAL, Ivana Silva. SILVA, Gicélia Mendes da. Cartografia das implicações ambientais da produção De petróleo onshore no município de Carmópolis, Sergipe, Brasil. 2015. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5280103.pdf . Acesso em: 18 jun. 2024. [Adaptado].
Encontram-se associados a esse tipo de atividade econômica a
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O campo petrolífero de Carmópolis, localizado no estado de Sergipe, é o campo de petróleo mais antigo em operação no Brasil, tendo sido descoberto em 1963. Operado pela Petrobras por várias décadas, o campo é conhecido pela extração de petróleo em terra (onshore) e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da indústria petrolífera no país.
Embora a produção de petróleo do campo tenha diminuído ao longo dos anos devido à exaustão natural das reservas, Carmópolis continua sendo um importante ativo, principalmente no contexto do setor de petróleo onshore no Brasil. Recentemente, o campo tem sido alvo de processos de desinvestimento, com a Petrobras colocando-o à venda como parte de sua estratégia de concentrar operações em ativos offshore mais produtivos. Isso abre espaço para empresas de médio porte investirem e revitalizarem o campo com novas tecnologias.
A localização estratégica e a história do campo de Carmópolis fazem dele um marco importante na trajetória da indústria petrolífera brasileira.
''Tais poços constituem-se em manchas que fragmentam negativamente a paisagem do município e causam danos irreversíveis ao meio''
esterilização, erosão, poluição do ar, contaminação do solo e da água.
Esterilização: Refere-se à perda de fertilidade do solo, o que pode ocorrer devido a vazamentos de óleo, produtos químicos usados na extração e movimentação de solo para atividades de exploração. Isso afeta a capacidade do solo de sustentar a vegetação.
Erosão: A exploração de petróleo pode desestabilizar o solo, resultando em erosão, que é o desgaste e a remoção das camadas superiores do solo, prejudicando a flora local e aumentando o risco de deslizamentos e perda de terras cultiváveis.
Poluição do ar: Durante a exploração, o processo de queima de gases, emissões de máquinas e vazamento de gases como metano podem liberar poluentes na atmosfera, afetando a qualidade do ar e a saúde da população ao redor.
Contaminação do solo: Pode ocorrer devido a derramamentos de petróleo ou produtos químicos que penetram no solo, impactando sua qualidade e a vida microbiológica. Isso também compromete o uso agrícola e o equilíbrio ecológico da área.
Contaminação da água: A exploração de petróleo pode resultar em vazamentos que poluem corpos hídricos, tanto superficiais quanto subterrâneos, afetando a biodiversidade aquática e o abastecimento de água para as populações e atividades agrícolas.
PMSe estou chegando com força
PM SE, essa vaga é minha
PMSE, AMÉM!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo