Questões de Concurso
Sobre história e geografia do estado do amapá em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 240 questões
Sobre esse assunto, avalie as informações contidas nos itens abaixo, marcando a resposta conforme o comando.
I. Desenvolvimento: O governado do Amapá defende que a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas é uma oportunidade de desenvolvimento para o estado. “A produção de petróleo pode financiar a transição energética e diversificar a economia local”.
II. Meio ambiente: Pesquisadores apontam riscos ambientais na exploração de petróleo no Amapá. A comunidade acadêmica discorda da estatal, que afirma que um eventual vazamento de óleo não teria condições de chegar ao litoral.
III. Impactos nas comunidades: A exploração de petróleo pode afetar a rotina de milhares de indígenas que vivem nas aldeias da região. A maioria dos indígenas ainda não sabe se apoia o projeto, mas pede a preservação das comunidades e áreas ao redor.
IV. Processo de licença: O Ministério Público Federal afirma que a Petrobras descumpriu seu dever sobre as condições mínimas necessárias para a emissão da licença para exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O Ibama ainda não definiu o caso, que já dura mais de dez anos.
V. Exploração em curso: Descobertas recentes de petróleo na costa da Guiana, Guiana Francesa e Suriname mostraram o potencial exploratório da região. Esses países já exploram petróleo em seu mar territorial, alcançando elevados índices em seus PIBs e IDHs.
Estão CORRETOS:
I. É um município populoso e com população concentrada na sede do município.
II. Apenas 03 distritos (Cruzeiro, Raimundo e Vila Cruzeiro) concentram metade da população do município.
III. Município pouco populoso e com maioria absoluta de pessoas idosas em sua estrutura etária.
IV. População apresenta IDH Elevado (Índice de Desenvolvimento Humano) e elevada taxa de natalidade.
V. População absoluta e Densidade demográfica baixas.
Desta forma,
“O massacre que os franceses promoveram na Vila do Espírito Santo do Amapá contra sua população humilde foi produto da violência, da dominação internacional pela posse da terra. E deu-se exatamente depois da descoberta do ouro na área do Contestado (...) deixando um rastro de saques, incêndio e morte de mulheres, velhos, crianças” (Raiol apud Morais, 2009).
O texto acima relata um desdobramento terrível do histórico de luta e resistência dos amapaenses para assegurar a integridade das fronteiras de nosso país entre o final do século XIX e início do século XX. Nesse contexto aparece a figura histórica (e pra muitos, quase que lendária) de Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho.
Sobre este importante personagem da história do Amapá e do nosso país, marque a alternativa CORRETA:
I. O setor de commodities é extremamente importante para as receitas municipais.
II. Pontos turísticos como a Base Aérea Militar e a Cachoeira de Santo Antonio, são importantes fontes de divisas para o município.
III. A festa do Divino Espírito Santo constitui-se como uma fonte sazonal de divisas uma vez que, como uma festividade cultural de caráter religioso, realiza-se uma vez por ano.
IV. Alguns outros produtos como a mandioca, criação de suínos, pesca artesanal e recursos vegetais diversos, ajudam a compor as atividades econômicas municipais.
Estão CORRETOS os itens:
“Em meados da década de 1970, irrompe-se a febre do búfalo no Amapá. implementase uma política de bubalinização no Amapá idealizada pelo engenheiro agrônomo Júlio A. H. Cantelli, secretário de agricultura na época, e fortalecida pela vontade do comandante Arthur Henning, governador do Território. “(....) Foi um momento em que o governo chegou a investir na mudança de mentalidade empresarial dos pecuaristas amapaenses. Mesmo que isso tenha se circunscrito a alguns aspectos da percepção de tecnologia do criatório intensivo, defendia, contraditoriamente, a ideia do extensivismo pecuário para os campos inundáveis do Amapá” (RAIOL, Osvaldino da Silva. A utopia da Terra na fronteira amazônica; A geopolítica e o conflito pela posse da terra no Amapá. Macapá, Editora Gráfica O DIA Ltda, 1992).
Desta forma,
Observe a localização geográfica do Município de Amapá e analise os itens abaixo:
I. Pela sua localização estratégica, na porção centro-ocidental do Estado do Amapá, este município apresenta excelentes oportunidades de crescimento econômico devido seu território localizar-se junto a importantes jazidas minerais.
II. Sua localização é a mais adequada para se desenvolver corredores de exportação de produtos primários, notadamente da pecuária, uma vez que o município não possui partes de seu território em nenhum tipo de Unidade de Conservação.
III. Com uma porção considerável de seu território banhada pelas águas do Oceano Atlântico, as condições climáticas do município que, no geral, seguem o padrão climático do Estado do Amapá, sofrem em parte, influência da Maritimidade.
IV. Observando-se do ponto de vista geográfico, o Município de Amapá situa-se na parte nordeste do Estado do Amapá, fazendo limites, por exemplo, com os municípios de Calçoene, Pracuuba, Tartarugalzinho, Cutias e Macapá.
Assim, marque a alternativa com a relação dos itens CORRETOS:
Coluna 1
1. Crátons neoproterozoicos.
2. Bacias e coberturas sedimentares.
3. Depósitos sedimentares do Quaternário.
Coluna 2
( ) Planície Fluviolacustre do Amapá: apresenta sedimentos inconsolidados de origem fluviolacustre, com depósitos aluvionares.
( ) Planaltos Residuais do Amapá: se desenvolveram sobre terrenos cristalinos do Planalto das Guianas, por processos de aplainamento e, por vezes, processos de dissecação.
( ) Colinas do Amapá: essas formações geomorfológicas se desenvolveram sobre terrenos cristalinos do Planalto das Guianas, por processos de aplainamento, por vezes, processos de dissecação. As formas de relevo predominantes são colinas com topo convexo, com altitudes médias entre 250 e 300 m.
( ) Planaltos da Bacia Sedimentar da Amazônia: foram elaborados sobre os sedimentos cretáceos-terciários da formação Alter do Chão e Grupos Barreiras.
( ) Planície Amazônica: corresponde a uma faixa de relevo nas margens do rio Amazonas e caracteriza-se por apresentar um emaranhado de canais recentes, paleocanais, “furos”, igarapés, paranás, meandros abandonados, lagos, em um processo complexo de evolução atual do sistema fluvial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) Idealizada para defender as terras do extremo norte e sendo iniciada ainda no período da União Ibérica, é a maior obra construída pelos espanhóis na América do Sul.
( ) Localizada às margens do Rio Amazonas, o monumento histórico é um dos cartões postais mais importantes do Amapá.
( ) Construída pela mão de obra negra e indígena no século XVIII, atualmente é uma das principais referências culturais do estado, reúne várias atividades e abriga, ainda, uma sala de cinema.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Ausência de recursos financeiros para investir no empreendimento.
II. Como militar, permaneceu envolvido no combate aos invasores estrangeiros.
III. Em 1637, foi nomeado como governador do estado do Maranhão e Grão-Pará.
Quais estão corretos?
I. Em 13 de setembro de 1943, o presidente Getúlio Vargas criou o território federal do Amapá através do Decreto-Lei nº 5.812/1943.
II. Janary Gentil Nunes foi o primeiro governador do Amapá, escolhido por Getúlio Vargas entre os oficiais do Exército.
III. O governo de Janary foi marcado pela promoção da estrutura física e política no território. Foram construídas escolas, casas e hospitais, indicando um período de otimismo e prosperidade na região.
IV. A instalação da base aérea no município do Amapá ocorreu em 1945. Essa base serviu de aeroporto para abastecer aviões europeus que combateram as forças militares dos países do Eixo na Primeira Guerra Mundial.
Quais estão INCORRETAS?