Questões de Concurso
Sobre história e geografia do estado do rio de janeiro em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 303 questões
Quando falamos na organização espacial do setor de óleo e gás fluminense, trabalhamos com um enfeixamento territorial específico com impactos em diversas escalas espaciais, mas que tem no território do estado do Rio de Janeiro um exemplo claro das influências que ele tem para a configuração espacial atual de diversas localidades e regiões.
BORGES, Rodrigo dos Santos e RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos. A atividade petrolífera no território fluminense: contextos e perspectivas histórico-geográficas. MARAFON, Glaucio José; et all. (Org..).
Sobre o processo acima, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A ampliação da capacidade orçamentária do Norte Fluminense, pelo recebimento das rendas petrolíferas, diversificou as atividades econômicas, garantindo sua autonomia em relação aos repasses governamentais.
( ) O transbordamento territorial para além das áreas de produção, capaz de gerar desenvolvimento econômico, e áreas de influência ligadas às instalações e à infraestrutura, que servem à extração desse recurso.
( ) A reversão da tendência histórica de decréscimo populacional de alguns municípios, levando a uma maior pressão por infraestrutura urbana, ao agravamento dos processos de segregação socioespacial e aos impactos ambientais.
As afirmativas são, respectivamente,
O seu solo fecundo e bendito É na terra um pedaço dos céus, E a Sambê, rico altar de granito, Atestado das glórias de Deus.
A referência a Sambê diz respeito:
A cidade de São Gonçalo, a segunda mais populosa do Estado do Rio de Janeiro, com 896.744 habitantes, enfrenta grandes desafios para seu desenvolvimento econômico, embora no decorrer das primeiras décadas do século XX, principalmente a partir das décadas de 30, 40 e 50, tenha recebido um enorme impulso industrial e urbano, com a instalação de grandes indústrias.
A Fábrica de Cimento Portland-Mauá, em fotografia de 1952.
Extraído de: https://aupper.pt/16058975206091721652. Acesso em: 11 mar. 2024.
Deve-se destacar, para uma melhor interpretação sobre as características e os fatores que ajudaram nesse desenvolvimento industrial e urbano, o fato de:
Foi apenas no ano de 1929 que São Gonçalo conquistou o status de município. Ao longo de sua história política e administrativa, a cidade viveu várias situações, quase sempre atreladas à história da cidade vizinha de Niterói. No entanto, ao conquistar sua plena autonomia, São Gonçalo foi consolidando-se com seu próprio potencial de desenvolvimento.
Ao se resgatar um pouco mais de seu passado, pode-se destacar o fato de:
Do ponto de vista físico-ambiental, as características distintivas do município de São Gonçalo incluem a:
De acordo com os dados do censo do IBGE de 2022, a população do município de São Gonçalo diminuiu em mais de 10% em relação ao Censo de 2010, passando de 999.728 para 896.744, o que representa uma redução de 102.984 habitantes.
Apesar desse notável decréscimo, São Gonçalo:
De acordo com os dados do censo do IBGE de 2022, São Gonçalo apresenta a sexta maior densidade demográfica do Estado do Rio de Janeiro, com 3.613,57 habitantes por quilômetro quadrado. Além disso, o pequeno município fluminense em dimensão territorial ocupa a 28.ª posição em termos de povoamento em todo o país.
Um dos fatores que explicam a densidade demográfica de São Gonçalo é:
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro: MediaFashion, 2008. p. 103-105.
Esse fragmento textual expressa marcas da história do Rio de Janeiro, demonstrando que