Questões de Concurso
Sobre história e geografia do estado do rio grande do norte em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 77 questões
Adaptado de PINHEIRO, Francisco Leandro Duarte. O vale das miragens: grandes projetos hídricos e a “redenção” do baixo açu (1911-1983). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em História. Natal, 2018.
Considerando o fragmento textual e as informações sobre a edificação da barragem engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, pode-se evidenciar, nessa construção,
Considere, a seguir, o excerto de uma canção do cantor e compositor Pedro Mendes.
Essa é uma terra de um deus mar
De um deus mar que vive para o sol
E esse sol está muito perto daqui
Venha e veja tanto quanto pode se curtir
Linda terra para a mãe gentil
Belo cai o sol sobre esse rio
E esse rio também está perto daqui Venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi
[...]
Mendes, Pedro. Linda baby. disponível em: https://www.letras.mus.br/pedro-mendes/968978/. acesso em 1 de novembro de 2023.
Associando-se esses versos com a construção das identidades das cidades norte-rio-grandenses
identifica-se que
Dentre essas festividades religiosas, destacam-se
O Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) divide o estado do Rio Grande do Norte em quatro mesorregiões, sendo elas: Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar. Relacione as informações contidas na coluna A (cidades do Rio Grande do Norte) com a coluna B (mesorregiões do Rio Grande do Norte).
Coluna A – Cidades do Rio Grande do Norte
1. João Câmara
2. Natal
3. Angicos
4. Parnamirim
5. Mossoró
6. Santa Cruz
Coluna B – Mesorregiões do Rio Grande do Norte
I. Leste Potiguar
II. Agreste Potiguar
III. Central Potiguar
IV. Oeste Potiguar
Assinale a alternativa que apresente a sequência
correta:
O Rio Grande do Norte apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a carcinicultura, a fruticultura irrigada, a indústria de alimentos e bebidas, entre outras. Sobre a questão ambiental no Rio Grande do Norte, analise as proposições abaixo:
I A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.
II O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais.
III A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto.
IV Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais.
V A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarinas do estado.
Estão corretas apenas as afirmações: