Questões de Concurso Sobre história e geografia do estado do rio grande do norte em história e geografia de estados e municípios

Foram encontradas 77 questões

Q2536245 História e Geografia de Estados e Municípios
A Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, totalmente inserida no clima semiárido nordestino, possui uma área total de drenagem de 43.681,50 Km2, sendo 60% dessa área no Estado da Paraíba e o restante no Estado do Rio Grande do Norte. Contempla 45 municípios no Estado do Rio Grande do Norte e 102 municípios no Estado da Paraíba e conta com uma população total de 1.363.802 habitantes. Trata-se de uma importante bacia para os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, pois é nela que se localizam a barragem
Alternativas
Q2536242 História e Geografia de Estados e Municípios
A análise da evolução do relevo norte-rio-grandense pode ser feita a partir de uma proposta de macrocompartimentação (Maia; Amaral; Gurgel, 2020). A unidade do relevo que se distribui na forma de extensas superfícies aplainadas interrompidas por relevos isolados, compostos de rochas mais resistentes que as do entorno rebaixado, onde predominam os processos de dissecação sobre os de agradação, com uma topografia que varia de plana a suavemente ondulada, é denominada de 
Alternativas
Q2533343 História e Geografia de Estados e Municípios
Analisando, historicamente, a construção de uma obra hídrica no Vale do Açu, Francisco Pinheiro informou que 
Imagem associada para resolução da questão

Adaptado de PINHEIRO, Francisco Leandro Duarte. O vale das miragens: grandes projetos hídricos e a “redenção” do baixo açu (1911-1983). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em História. Natal, 2018.
Considerando o fragmento textual e as informações sobre a edificação da barragem engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, pode-se evidenciar, nessa construção, 
Alternativas
Q2393396 História e Geografia de Estados e Municípios
Conhecida como um traço cultural do Nordeste do Brasil, a literatura de Cordel também faz parte da cultura do Rio Grande do Norte. Os cordéis são produtos de um gênero literário em que histórias da vida real se transformam em poesias escritas de forma rimada. Essas poesias podem ser tanto faladas quanto impressas em folhetos de papel jornal. Alguns dos cordelistas norte-rio-grandenses são:
Alternativas
Q2393395 História e Geografia de Estados e Municípios
Dança típica do estado do Rio Grande do Norte e que representa a história da cultura negra no Brasil. É uma dança que conta histórias, como é o caso das lutas entre guerreiros. Essa dança é o
Alternativas
Q2373025 História e Geografia de Estados e Municípios

Considere, a seguir, o excerto de uma canção do cantor e compositor Pedro Mendes. 



Essa é uma terra de um deus mar

De um deus mar que vive para o sol

E esse sol está muito perto daqui

Venha e veja tanto quanto pode se curtir


Linda terra para a mãe gentil

Belo cai o sol sobre esse rio

E esse rio também está perto daqui Venha e veja tanto quanto é o nosso Potengi

[...]


Mendes, Pedro. Linda baby. disponível em: https://www.letras.mus.br/pedro-mendes/968978/. acesso em 1 de novembro de 2023.



Associando-se esses versos com a construção das identidades das cidades norte-rio-grandenses identifica-se que

Alternativas
Q2212324 História e Geografia de Estados e Municípios
A cultura do Rio Grande do Norte é marcada pelas festividades tradicionais, principalmente, pelas comemorações religiosas e arraiais.
Dentre essas festividades religiosas, destacam-se
Alternativas
Ano: 2014 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN
Q1202178 História e Geografia de Estados e Municípios
Considerando os aspectos relativos à política cultural, é correto afirmar que, em Natal,
Alternativas
Q1199893 História e Geografia de Estados e Municípios
Considerando-se as relações políticas estabelecidas no Rio Grande do Norte, durante a transição do Império para a República, é possível afirmar que 
Alternativas
Q1199866 História e Geografia de Estados e Municípios
No Rio Grande do Norte, embora sejam protegidos por lei, os manguesais, sobretudo nos vales dos rios de alguns municípios, como o de Canguaretama, vêm sendo destruídos aos poucos. Nos últimos anos, essa destruição se intensificou mais ainda devido à expansão da 
Alternativas
Q1060048 História e Geografia de Estados e Municípios
As siglas RN refere-se a qual estado brasileiro?
Alternativas
Q1014471 História e Geografia de Estados e Municípios

O Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) divide o estado do Rio Grande do Norte em quatro mesorregiões, sendo elas: Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Central Potiguar e Oeste Potiguar. Relacione as informações contidas na coluna A (cidades do Rio Grande do Norte) com a coluna B (mesorregiões do Rio Grande do Norte).


Coluna A – Cidades do Rio Grande do Norte

1. João Câmara

2. Natal

3. Angicos

4. Parnamirim

5. Mossoró

6. Santa Cruz


Coluna B – Mesorregiões do Rio Grande do Norte

I. Leste Potiguar

II. Agreste Potiguar

III. Central Potiguar

IV. Oeste Potiguar


Assinale a alternativa que apresente a sequência correta:

Alternativas
Q1014469 História e Geografia de Estados e Municípios
O Rio Grande do Norte abrange diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros, apresentando diferentes características vegetacionais em seu território. Em relação à vegetação no estado do Rio Grande do Norte, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q811246 História e Geografia de Estados e Municípios
A Região Metropolitana de Natal foi instituída em 16/01/1997, originalmente, composta por seis municípios. Posteriormente, alterações se deram em sua composição, e outros municípios foram incluídos. Na atualidade, os quatorze municípios, que integram a Região Metropolitana de Natal, são:
Alternativas
Q811244 História e Geografia de Estados e Municípios
No Brasil, durante a década de 1970, quando o poder estava sob o comando dos militares, o quadro político do Rio Grande do Norte foi marcado pela chamada “Paz Pública”, que significou
Alternativas
Q811243 História e Geografia de Estados e Municípios
Quando se analisam as relações entre o poder central (imperial) e o poder local (provincial) durante o período regencial, observa-se que, no Rio Grande do Norte, esse período foi caracterizado pela
Alternativas
Q811168 História e Geografia de Estados e Municípios

O Rio Grande do Norte apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento de atividades econômicas, tais como a carcinicultura, a fruticultura irrigada, a indústria de alimentos e bebidas, entre outras. Sobre a questão ambiental no Rio Grande do Norte, analise as proposições abaixo:

I A desertificação da terra é um processo resultante de diversos fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas que promovem o desmatamento. No Rio Grande do Norte, a região do Agreste é a mais afetada pela desertificação, e, dentre as atividades responsáveis por esse processo destacam-se as do setor cerâmico e as da mineração.

II O aquecimento econômico do setor da construção civil, na última década, trouxe benefícios a diversos municípios do estado, como o aumento da oferta de empregos. No entanto, é importante que esse setor leve em conta, em seu desenvolvimento, o uso e os limites de sustentabilidade dos recursos ambientais.

III A expansão das áreas urbana e industrial provocou forte impacto na qualidade dos recursos hídricos, e o principal vetor de contaminação das águas é a falta de saneamento (coleta e tratamento de esgoto). Por esse fato, os rios Potengi, Jundiaí, Pitimbu, Maxaranguape, Ceará Mirim, Doce e Pirangi estão altamente contaminados e com suas águas impróprias para o consumo humano direto.

IV Uma ferramenta eficaz para combater os principais problemas ambientais das cidades é levá-los ao conhecimento dos seus cidadãos de modo que estes possam exigir o cumprimento das leis vigentes, tais como as que possibilitam as construções em dunas, faixas de praias e manguezais.

V A carcinicultura foi implantada, inicialmente, em áreas de mangues já desmatadas por pequenas e antigas salinas e, posteriormente, expandiu-se para as demais áreas estuarinas do estado.

Estão corretas apenas as afirmações:

Alternativas
Q811167 História e Geografia de Estados e Municípios
No Rio Grande do Norte, são desenvolvidas diversas atividades econômicas, algumas modernas, outras tradicionais. Na atualidade, as atividades econômicas desenvolvidas no Rio Grande do Norte e os principais municípios sedes dessas atividades são:
Alternativas
Q811166 História e Geografia de Estados e Municípios
As economias fundadoras do Rio Grande do Norte produziram espaços, territórios e foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e povoamento do estado. Nesse contexto, é correto afirmar:
Alternativas
Q811165 História e Geografia de Estados e Municípios
No Brasil, a instauração da República, em 1889, inaugurou uma nova fase na política nacional. No Rio Grande de Norte, os primeiros anos da República foram dominados pela oligarquia Albuquerque Maranhão. Nas primeiras décadas desse regime no Rio Grande do Norte,
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: D
6: B
7: D
8: C
9: A
10: D
11: D
12: B
13: C
14: B
15: A
16: C
17: C
18: B
19: C
20: A