Tayse Campos Potiguara é uma líder da comunidade dos Mendon...
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Ano: 2025
Banca:
FGV
Órgão:
SEEC-RN
Provas:
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Arte
|
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Ciências Biológicas |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor Educação Especial - Intérprete Tradutor de Libras |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor Educação Especial - Libras |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Educação Física |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Pedagogia - Anos Iniciais |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Pedagogia - Educação Especial |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Química |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Ensino Religioso |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Sociologia |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Administração |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor do Curso Técnico de Nível Médio em Informática |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Especialista de Educação - Suporte Pedagógico |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Física |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Matemática |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Geografia |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Língua Espanhola |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Língua Inglesa |
FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Língua Portuguesa |
Q3162645
História e Geografia de Estados e Municípios
Texto associado
Leia o trecho da entrevista a seguir com Tayse Campos Potiguara
e responda a questão a seguir.
“Não existe índio no Brasil”
Agora, esse termo indígena no Brasil, eu acho que é só uma
apropriação política. Nunca existiu índio no Brasil e vai continuar
não existindo índio no Brasil. Ele foi trazido pelos colonizadores que
passaram a chamar todo mundo aqui de índio. Essas pessoas até
hoje não se autoafirmam indígenas, mas usam a categoria que foi
criada pelo colonizador para garantir direitos. Então nós somos
índios, temos direitos, vamos garantir os nossos direitos a partir
dessa categoria. Mas continua no Brasil existindo os Mendonças
do Amarelão, os Potiguara do Catu, os Potiguara do Sagi, os
Potiguara da Baía da Traição, os Fulniô de Pernambuco, os
Xavante, os Tuxá da Bahia, os Caiapó lá na região Norte, os
Guarani-Kaiowá que perderam suas terras e estão espalhados em
vários Estados. Esses povos continuaram preservando sua etnia,
seu povo. Então não é pelo fato de eu ser índio que eu deixo de ser
Mendonça, eu sou Mendonça. E eu sou diferente do Potiguara do
Catu. Agora, eu acho que esse termo indígena se fortaleceu muito
a partir da década de 1970, a partir de toda aquela mobilização
indígena que houve a favor da constituição federal de 88, de
militância, de luta, para garantir, assegurar os direitos dentro
constituição federal.
Adaptado de CAMPOS. Tayse. Entrevista concedida para pesquisa de
doutoramento (setembro de 2021). Entrevistadora: Andreza de Oliveira
Andrade. Comunidade do Amarelão, João Câmara – RN, 2021. Entrevista
realizada em 21/09/2022 às 14hs.
Tayse Campos Potiguara é uma líder da comunidade dos
Mendonça do Amarelão e ativista do Movimento Indígena do Rio
Grande do Norte.
Considerando o trecho de sua entrevista, sobre a identidade e a autoafirmação dos povos indígenas, depreende-se que
Considerando o trecho de sua entrevista, sobre a identidade e a autoafirmação dos povos indígenas, depreende-se que