Questões de Concurso
Comentadas sobre história e geografia do estado do tocantins em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 46 questões
Entre os bens materiais e imateriais de Palmas, inventariados ou reconhecidos pelo estado do Tocantins como bens culturais, estão:
É CORRETO afirmar que a finalidade desse alvará, que teria impacto na ocupação e expansão das regiões de Natividade e Arraias, foi:
Leia o texto a seguir.
Observa-se que o ponto de transformação do norte goiano ocorreu nas primeiras décadas do século XX, quando o Estado assumiu a função de interventor no interior do país. Sob a égide dos programas Marcha para o Oeste e Plano de Metas, estas ações foram fundamentais para a formação de densos núcleos urbanos como Araguaína, Paraíso e Gurupi. Estas aglomerações tornariam necessários para que as lideranças políticas articulassem e reivindicassem a criação do Tocantins.
RODRIGUES, Waldecy; OLIVEIRA, Thiago J. A. de. O Norte do Goiás antes do Tocantins: as decisões do estado que influenciaram no processo de criação desta nova unidade da federação. Fronteiras, Dourados, MS, v.15, n.26, p.57-71, 2013.
A criação do Estado do Tocantins a partir de uma porção territorial do antigo “norte goiano” se deu mediante uma articulação política complexa envolvendo lideranças regionais e nacionais. Os dois governantes ligados à Marcha para o Oeste e ao Plano de Metas foram, respectivamente,
A área do MATOPIBA caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e tem atraído cada vez mais agricultores.
A respeito do MATOPIBA, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma região de transição entre o Cerrado e o Semiárido, com condições favoráveis para a agricultura: áreas planas e extensas, solos de alto potencial produtivo, disponibilidade de água, clima favorável com elevada intensidade de sol.
II. É um grande produtor de commodities, com uso intenso de tecnologia (máquinas, colheitadeiras, insumos) e uso reduzido do fator trabalho, assim sendo, o crescimento do produto interno bruto (PIB) aumenta com velocidade, mas a geração de riqueza não é acompanhada, proporcionalmente, por uma melhora na distribuição de renda.
III. É o maior produtor nacional de soja, pois concentra 90% da área de plantio, sendo também a região com o maior índice de produtividade sustentável de grãos, em função da colaboração do setor do agronegócio com a preservação das unidades de conservação locais.
Está correto o que se afirma em
Leia a descrição a seguir de um desses Polos.
Localizado no oeste do Estado, o Polo compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Araguacema e Caseara. A paisagem natural é um dos diferenciais da região, notadamente por se tratar de uma área de transição entre o cerrado e a densa floresta amazônica, motivo pelo qual a meta do Plano de Desenvolvimento é ampliar atividades ligadas à natureza, mas com a premissa de conservação ambiental e inclusão social. O trabalho envolve ainda estruturar os ramos de pesca esportiva e de turismo cultural, caracterizado por artesanato e festas populares.
O trecho refere-se ao Polo Turístico de
Adaptado de https://www.to.gov.br/noticias
As afirmativas a seguir a respeito do conjunto arquitetônico da Praça dos Girassóis estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
A Rota Quilombola está localizada na região do Jalapão (TO) e é formada por três comunidades: Rio Novo, Mumbuca e Prata. O visitante que estabelecer uma conexão com essas comunidades poderá conhecer a história e a cultura quilombola tocantinense e degustar cachaça artesanal com infusão de frutos e raízes do cerrado jalapoeiro, participar de uma oficina de costura de capim dourado com artesãos locais ou ainda aprender a produzir a farofa do “boi curraleiro”.
Adaptado de https://sebrae.com.br
O trecho refere-se às (ao)
A Ilha do Bananal está situada entre os estados de Tocantins e Mato Grosso, cabendo sua jurisdição ao Estado do Tocantins, com uma área de aproximadamente 2 milhões de hectares. É considerada a maior ilha fluvial do mundo, com uma rica biodiversidade, mas tem se tornado objeto de disputas e conflitos entre ambientalistas, produtores rurais, representantes das comunidades indígenas e representantes dos poderes públicos.
Fonte: https://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br (Adaptado)
Sobre os conflitos que envolvem a Ilha do Bananal, assinale a afirmativa correta.
A respeito dessa hidrovia, analise as afirmativas a seguir.
I. É composta por quatro bacias hidrográficas: Araguaia, Marajó, Pará e Tocantins, localizadas na porção central do país entre as regiões Norte e Centro-Oeste, em um ambiente de geração de energia por hidrelétricas como as de Tucuruí e Belo Monte, entre outras.
II. Possui uma estrutura aquaviária com vias navegáveis, terminais hidroviários e sistemas de transposição de nível, como as eclusas de Tucuruí, sem as quais a navegação no tramo de Peixe (TO) a Marabá (PA) seria inviável.
III. É importante pela captação de insumos e para o escoamento de commodities tocantinenses e dos demais estados que ela tange, sobretudo na cadeia logística de escoamento da soja, interligando a região aos portos do Pará.
IV. Impacta a qualidade biótica dos rios, sobretudo durante as obras de derrocamento e dragagem, e afeta aspectos socioeconômicos das comunidades envolvidas e das populações indígenas próximas à hidrovia.
As afirmativas que descrevem corretamente características, limites e potencialidades desse modal de transporte são
Consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.
A respeito dos órgãos e processos envolvidos na identificação e regularização de territórios quilombolas no Estado do Tocantins, assinale a afirmativa correta.