Questões de Concurso
Sobre história e geografia do município de fortaleza em história e geografia de estados e municípios
Foram encontradas 47 questões
1) Rio X desemboca na praia do Mucuripe; 2) Lagoa Y tem estátua de personagem criado por José de Alencar; 3) Rio Z, localizado no lado oeste, é afluente do Rio Ceará; 4) Lagoa W está integrada com Terminal Rodoviário;
Conclui-se corretamente que:
PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Époque: reformas urbanas e controle social (1860-1930) – 2 ª Ed. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1999, p. 27.
Na citação acima, Sebastião Ponte mostra-nos como a cidade de Fortaleza constituiu-se enquanto uma capital, moldando-se de acordo com a arquitetura europeia demonstrando poder e riqueza. Podemos considerar desse processo que:
I- O Centro da cidade foi palco dessa mudança onde tudo se concentrava, como moradias e comércio, facilitando a comunicação e a ostentação de riqueza. Morar no Centro era sinônimo de status social.
II- A cidade expandiu-se mais, e os comerciantes migraram para os arredores formando os bairros residenciais deixando a população pobre morar no Centro e usufruir do comércio local.
III- As praças eram pontos de encontro e de convergência de luxo e de riqueza da elite, que se misturava com as demais camadas nos passeios e nos eventos públicos, como cinemas e lojas.
IV- O primeiro piso do Passeio Público era frequentado por essa nova elite que morava no Centro com seus casarões e comércio. As famílias eram reconhecidas pelo sobrenome na soleira das casas.
V- Os equipamentos culturais da época estavam instalados no Centro, como cinemas, clubes e passeios. Olhar as vitrines das lojas como a Cearense era um evento social da elite.
Estão corretas:
Dentre essas medidas, uma mexeu totalmente com a estrutura de transporte. Estamos falando de:
No primeiro dia da 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia, um estudo alarmante foi apresentado neste domingo (31) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM): os últimos sete anos foram os mais quentes da história. Outro ponto assustador é o aumento dos níveis dos oceanos, que começou a acelerar em 2013. A OMM informa que ele subiu 2,1mm ao ano entre 1993 e 2002 e 4,4mm ao ano entre 2013 e 2021. Já a acidez dos mares, por conta da grande presença de CO2, é a mais alta em 26 mil anos. Segundo o relatório, a concentração de gases tóxicos bateu um novo recorde em 2020, com 413,2 partes por milhão (ppm) de CO2, 1889 parte por bilhão (ppb) de metano e 333,3ppb de óxido nitroso na atmosfera. Os números são, respectivamente 149%, 262% e 123% maiores do que os níveis pré-industriais, ou seja, do ano de 1750.
(retirado de https://www.terra.com.br/noticias/mundo/cop-26-comeca-com-alertasobre-aquecimentoglobal,f6225834ba6200494fb4afb1d36c6481ogte2aep.html)
Baseado no texto e nas questões econômicas do Ceará,
a cidade de Fortaleza e sua riqueza nordestina,
historicamente deveu-se principalmente ao processo de
(Disponível em: https://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/fortaleza-vence-novas-competicoes-internacionais-com-projetos-de-mobilidade-urbana-sustentavel. Acesso em: 24. Abril. 2021.)
A gestão do prefeito Roberto Cláudio foi marcada pelo projeto de mobilidade urbana que transformou a cidade. Dentre as diversas intervenções antes da pandemia, podemos destacar