Questões de História - A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política para Concurso
Foram encontradas 50 questões
Fonte: Message of President James Monroe at the commencement of the first session of the 18th Congress (The Monroe Doctrine), 12/02/1823; Record Group 46; Records of the United States Senate, 1788-1990; National Archives.
Os fatores listados a seguir motivaram o anúncio da Doutrina Monroe por James Monroe, presidente dos Estados Unidos, à exceção de um. Assinale-o.
O Tribunal afirmou essencialmente que é seu direito constitucional levar escravizados para os territórios federais e mantê-los lá como propriedade. Quando digo que a decisão foi tomada de uma certa forma, quero dizer que foi feita em um Tribunal dividido, por uma pequena maioria de Juízes, que não concordaram completamente entre si sobre os motivos para tal decisão; que foi feita de forma que seus apoiadores declarados discordam entre si sobre seu significado, e que foi principalmente baseada em uma afirmação incorreta de fato — a afirmação na opinião de que “o direito de propriedade sobre um escravizado é distintamente e expressamente afirmado na Constituição.” Uma inspeção da Constituição mostrará que o direito de propriedade sobre um escravizado não é “distinctamente e expressamente afirmado” nela. Tenha em mente que os Juízes não comprometem sua opinião judicial de que tal direito é implicitamente afirmado na Constituição; mas eles comprometem sua veracidade de que é “distinctamente e expressamente” afirmado lá — “distinctamente”, ou seja, não misturado com mais nada — “expressamente”, ou seja, em palavras que significam exatamente isso, sem a ajuda de qualquer inferência, e susceptível de nenhum outro significado.
Se eles tivessem apenas comprometido sua opinião judicial de que tal direito é afirmado no instrumento por implicação, seria possível mostrar que nem a palavra “escravizado” nem “escravidão” são encontradas na Constituição, nem a palavra “propriedade” mesmo, em qualquer conexão com linguagem aludindo às coisas escravizado ou escravidão;
Republicans at Cooper Institute; (…) Speech of Mr. Lincoln. New York Times, February 28, 1860. (Adaptado).
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
A sociedade vitoriana era marcadamente hierárquica, com a classe e o gênero servindo como os principais princípios organizadores. A era viu um número crescente de pessoas ganhando o direito ao voto, ao lado de um estado e economia em expansão. Apesar de períodos de dificuldade, como os "anos de fome" da década de 1840, a tendência geral foi em direção ao aumento dos padrões de vida, com até mesmo famílias da classe trabalhadora desfrutando de algum nível de renda discricionária. Essa prosperidade relativa facilitou o surgimento de uma cultura de consumo, com a produção em massa tornando bens como roupas e jornais mais acessíveis. Era Vitoriana.
Jefferson Evandro Machado Ramos. Sua Pesquisa.com. Era Vitoriana. Disponível em:<https://www.suapesquisa.com/historia/era_vitoriana.htm . Acesso em: 29 mai. 2024.
No que tange às características históricas da Era Vitoriana, nota-se
“A expansão interna teve como fundamento e legitimação o chamado Destino Manifesto. A doutrina do Destino Manifesto, segundo o historiador Héctor Bruit, foi inspirada no darwinismo social, de autoria do filósofo inglês H. Spencer. É a seleção natural no interior das relações sociais, isto é, a sobrevivência do mais capaz, do mais rico que engole pela competição os mais fracos. O fracasso é o sinônimo de inferioridade e, claro, o sucesso significa superioridade[…] O Destino Manifesto popularizou-se rapidamente, defendendo a expansão territorial americana como um processo ilimitado, que não deveria parar na Califórnia, mas dar a volta ao mundo.”
Koshiba, Luiz et al. Américas: uma introdução histórica. São Paulo: Atual, 1992.
O excerto faz menção ao Destino Manifesto, expressão criada pelo jornalista Jonh Louis O'Sullivan, em 1845. Essa expressão está diretamente relacionada à formação do território norte-americano e ao movimento conhecido como
Julgue o item a seguir.
A Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão), que
ocorreu entre 1861 e 1865, foi um conflito significativo
nos Estados Unidos, entre os Estados do Norte,
conhecidos como a União, e os Estados do Sul, que se
separaram para formar a Confederação. A guerra teve
suas raízes em várias questões, principalmente
relacionadas à escravidão, economia e questões
políticas
Julgue o item subsequente.
Julgue o item subsequente.
(Célia M. M. de Azevedo, 2003. p. 20.)
Quando se trata da questão escravista e abolicionista no continente americano, existem particularidades no que se refere à forma que ocorreram e cessaram, nas diversas nações da América. Em se tratando especificamente dos casos do Brasil e dos EUA, podemos levantar interessantes contraposições, tais como:
A formação territorial dos Estados Unidos da América se deu em um processo rápido de expansão em direção à costa do Pacífico, envolvendo diversos expedientes e conflitos.
Assinale a opção que descreve corretamente uma etapa desse processo.
A independência das treze colônias inglesas da América foi o primeiro movimento de contestação ao sistema colonial europeu, dando origem aos Estados Unidos da América e influenciando movimentos libertários pelo continente americano.
I - O Iluminismo, movimento filosófico, contribuiu com ideias de relevante importância para a política e a economia dos EUA. O Iluminismo prega, dentre outras coisas, a democracia, o liberalismo econômico, a liberdade de culto e de pensamento. A independência dos EUA foi feita sob a égide desses pensamentos.
II - Após sua independência, os EUA desenvolveram a ideia do Destino Manifesto, a qual os colocava como eleitos por Deus para levar o "progresso" e a "civilização" a outros povos. Em meados do século XIX, essa doutrina deu embasamento à expansão territorial para oeste, o que acabou implicando na morte de milhares de índios e mexicanos.
III - Apesar de estar no contexto do Iluminismo, o Liberalismo Econômico contribuiu por demais com a industrialização dos EUA, de modo que em meados do século XIX, o país já despontava como a quinta nação do mundo em produção industrial. Na verdade, apesar de os EUA pregar o liberalismo, dentro do próprio país havia grande concentração de monopólios e trustes.
IV - A Doutrina Monroe pregava que a América teria que ser para os americanos. Assim, para os EUA, qualquer intrusão das potências europeias na América seria vista como um ato de agressão, o que colaborou para o início da hegemonia estadunidense em toda América.
Com relação à Guerra Civil Americana, julgue (C ou E) o item a seguir.
Na região sul, a situação foi diferente. A guerra
significou grande colapso econômico e
desestruturação. No decorrer do conflito, a população
sulista foi se tornando cada vez mais desmotivada e
desmoralizada, o que contribuiu para o desfecho de
derrota. Ademais, com a guerra, a região viu-se
impossibilitada de vender algodão e tabaco e de
fabricar armas.
Com relação à Guerra Civil Americana, julgue (C ou E) o item a seguir.
A maior parte dos sulistas ficou contrariada com a
eleição de Lincoln, visto por eles como um verdadeiro
abolicionista. Já alguns nortistas viam-no como
conservador, na medida em que não defendia
abertamente uma luta para abolir o regime escravista,
embora o condenasse como um grande erro
da humanidade.
Com relação à Guerra Civil Americana, julgue (C ou E) o item a seguir.
O debate acerca da escravidão, sem sombra de dúvida,
seria a grande questão das eleições de 1860, estopim
da Guerra de Secessão. No pleito, o nome de indicação
dos democratas foi Stephen Douglas. Dos
republicanos, um jovem advogado chamado Abraham
Lincoln, favorável aos ideais de solo, trabalho e
homens livres.
A respeito dos aspectos históricos relacionados à extinção do sistema colonial nas Américas entre 1776 e 1824, julgue o item seguinte.
A Independência dos EUA, também conhecida como
Revolução Americana, foi vista pelos próprios
revolucionários como um projeto para a recuperação das
liberdades usurpadas pelo parlamento e pelo rei.
Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir.
Ao contrário da Inglaterra, onde os sindicatos foram
importantes para a criação do Partido Trabalhista, nos EUA a
ausência de um partido trabalhista se deveu à inexistência de
sindicatos no século XIX.
Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir.
A Guerra de Secessão, um dos maiores conflitos de que os
EUA participaram, opôs o Sul ao Norte no que dizia respeito
à abolição da escravidão.
Entre 1776 e 1945, os Estados Unidos da América (EUA) passaram da condição de constelação de colônias com territórios relativamente pequenos à de Estado-nação de dimensões continentais e potência vencedora da Segunda Guerra Mundial. A respeito da história desse país no citado período, julgue o item a seguir.
A Guerra de Secessão, um dos maiores conflitos de que os
EUA participaram, opôs o Sul ao Norte no que dizia respeito
à abolição da escravidão.