Questões de Concurso
Sobre antiguidade ocidental (gregos, romanos e macedônios) em história
Foram encontradas 551 questões
A expansão marítima e o domínio comercial ateniense começaram a ser vistos como uma ameaça pelas demais cidades gregas. Para frear o crescente poderio ateniense, Esparta e outras cidades gregas formaram a chamada Liga de Delos (1ª parte). A Guerra foi também um conflito ideológico, pois a hegemonia ateniense não se manifestava apenas na cobrança de tributos. Atenas estimulava outras pólis a adotarem a democracia, gerando uma situação de desconforto para Esparta (2ª parte). Vitoriosa no conflito, a hegemonia espartana prevaleceu por mais de um século, caindo a partir das investidas do poderio militar do Reino Macedônico, uma vez que não conseguiu deter os exércitos de Alexandre Magno (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Relacione as colunas:
Coluna 1:
1 - Esparciatas
2 - Periecos
3 - Hilotas
Coluna 2:
( ) Proibidos de morarem em Esparta, eram os habitantes nativos da periferia da Lacônia e da Messênia, que aceitaram, provavelmente sem grande resistência, à invasão dórica.
( ) Eram homens livres que deveriam servir militarmente Esparta, mas sem direitos políticos.
( ) Antigos moradores da região que reagiram à invasão dórica.
( ) Descendentes dos invasores dóricos, considerados cidadãos, eram proibidos pela legislação de exercer quaisquer outras atividades que não a de guerreiro.
Marque a sequência CORRETA:
Assinale a alternativa CORRETA sobre a transição entre a República e o Império Romano.
Já Esparta se caracterizava por seu sistema militar rígido, com ênfase na formação dos jovens para a guerra. No campo cultural, a filosofia grega, com pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, buscava entender o homem e o cosmos, influenciando até hoje as ciências humanas e sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Grécia Antiga.
I. Os primeiros habitantes da região eram povos autóctones.
II. A região conhecida como “italiotas” foi habitada pelos hindus europeus, formando sete tribos, dos povos sabinos, úmbrios, équos, oscos, volscos, samistas e latinos.
III. A participação dos latinos está na construção do monte Everest, que serviu de entroncamento e rota comercial.
Quais estão corretas?
I. Jônios.
II. Aqueus.
III. Eólios.
IV. Dórios.
V. Semitas e núbios.
Quais estão corretos?
I. Nobres e proprietários de terras tinham participação.
II. Artesãos e comerciantes possuíam participação liberada.
III. Escravos e metecos participavam de todas as decisões.
IV. Mulheres e estrangeiros tinham participação garantida por lei.
Quais estão INCORRETAS?
I. Direito ao casamento misto entre patrícios e plebeus através da Lei Canuléia.
II. Instituição do Tribunato da Plebe.
III. Abolição da escravidão por dívidas pela Lei das Doze Tábuas.
IV. Liberdade de culto com a publicação do Édito de Milão.
Quais estão corretas?
As sociedades da Antiguidade Clássica, como a Grécia e Roma, tiveram importantes características políticas, sociais e culturais que influenciaram diretamente o desenvolvimento do Ocidente. Essas civilizações legaram à humanidade contribuições nas áreas de filosofia, política, arte e direito, cujas reflexões ainda são estudadas atualmente. Sobre a Grécia e Roma, analise abaixo:
I. A sociedade ateniense, na Grécia clássica, era caracterizada pela democracia direta, onde todos os cidadãos participavam ativamente das decisões políticas, com exceção das mulheres, escravos e estrangeiros.
II. O sistema de governo romano, especialmente durante a República, era baseado em uma democracia direta, onde os cidadãos participavam ativamente de todas as decisões políticas, sem a mediação de representantes.
III. O Império Romano, ao contrário da Grécia, não desenvolveu uma filosofia própria, sendo a filosofia romana essencialmente uma adaptação e divulgação das ideias gregas.
IV. Em Roma, a escravidão teve um papel fundamental na economia, principalmente nas atividades agrícolas e comerciais, sendo uma característica da sociedade romana durante todo o período republicano e imperial.
V. A educação na Grécia e em Roma era predominantemente voltada para os filhos dos ricos, com acesso restrito às classes populares, e com a função de preparar os jovens para a vida política e militar, respectivamente.
Assinale a alternativa correta:
I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.
É verdadeiro o que se afirma em:
( ) Durante esse período, houve a isenção de tributos e a diminuição do controle militar romano nas províncias locais, o que favoreceu a harmonia social.
( ) Durante esse período, houve uma estagnação da expansão territorial e populacional, uma decisão deliberada com o objetivo de priorizar a prosperidade econômica das possessões já conquistadas.
( ) Durante esse período, houve consideráveis avanços na arquitetura, incluindo o desenvolvimento de estradas que facilitaram a conexão entre diversas localidades do Império.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A escrita cuneiforme da Mesopotâmia, desenvolvida pelos sumérios por volta de 3.200 a.C., representa o marco inicial da história registrada e foi amplamente utilizada na administração e no registro comercial.
II. O Código de Hamurabi é uma das primeiras compilações legais escritas da humanidade, e seus princípios refletem a concepção de justiça distributiva e proporcional predominante na Mesopotâmia antiga.
III. A centralização do poder no Egito faraônico baseava-se na legitimação religiosa, onde o faraó era considerado um deus vivo e mediador entre os homens e os deuses.
IV. As cidades-estado da Grécia antiga, como Atenas e Esparta, divergiam profundamente em suas estruturas políticas, mas compartilhavam um sistema econômico agrário semelhante, sustentado por uma aristocracia rural.
V. A queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. foi resultado de fatores exclusivamente externos, como as invasões bárbaras, não havendo contribuição de crises internas no colapso imperial.
Assinale a alternativa correta: