Questões de Concurso Sobre antiguidade ocidental (gregos, romanos e macedônios) em história

Foram encontradas 551 questões

Q3183041 História
Considerando o contexto histórico sobre a Guerra do Peloponeso, no século V a.C., analise as sentenças abaixo:

A expansão marítima e o domínio comercial ateniense começaram a ser vistos como uma ameaça pelas demais cidades gregas. Para frear o crescente poderio ateniense, Esparta e outras cidades gregas formaram a chamada Liga de Delos (1ª parte). A Guerra foi também um conflito ideológico, pois a hegemonia ateniense não se manifestava apenas na cobrança de tributos. Atenas estimulava outras pólis a adotarem a democracia, gerando uma situação de desconforto para Esparta (2ª parte). Vitoriosa no conflito, a hegemonia espartana prevaleceu por mais de um século, caindo a partir das investidas do poderio militar do Reino Macedônico, uma vez que não conseguiu deter os exércitos de Alexandre Magno (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3182782 História
Esparta, fundada no século IX a.C., localizava-se na Península do Peloponeso, na planície da Lacônia, às margens do Rio Eurotas. Essa região era cercada de montanhas e sem saída para o mar, provocando certo isolamento natural e forçando seus habitantes à prática da agricultura (plantio de cereais, oliveiras, vinhas e pastagens). Sua estrutura social era formada por três grupos.
Relacione as colunas:

Coluna 1:
1 - Esparciatas
2 - Periecos
3 - Hilotas

Coluna 2:
( ) Proibidos de morarem em Esparta, eram os habitantes nativos da periferia da Lacônia e da Messênia, que aceitaram, provavelmente sem grande resistência, à invasão dórica.
( ) Eram homens livres que deveriam servir militarmente Esparta, mas sem direitos políticos.
( ) Antigos moradores da região que reagiram à invasão dórica.
( ) Descendentes dos invasores dóricos, considerados cidadãos, eram proibidos pela legislação de exercer quaisquer outras atividades que não a de guerreiro.

Marque a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3179401 História
A história de Roma Antiga pode ser dividida em dois grandes períodos: a República e o Império. A República Romana, que durou aproximadamente de 509 a.C. a 27 a.C., foi marcada por um sistema político no qual o poder era compartilhado entre os senadores e os magistrados, e pela constante expansão territorial através de conquistas militares. Com o advento do Império Romano, o governo tornou-se autocrático, centralizando o poder nas mãos do imperador, enquanto Roma se expandia ainda mais, atingindo seu ápice territorial. O Império Romano, que teve início com Augusto, trouxe grandes inovações, mas também enfrentou sérios problemas internos e externos que contribuíram para sua queda.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a transição entre a República e o Império Romano.
Alternativas
Q3179400 História
A Grécia Antiga, berço da filosofia ocidental, se destacou pela produção de ideias filosóficas e políticas que ainda influenciam a sociedade contemporânea. A organização social grega era complexa, dividida entre cidadãos, metecos (estrangeiros) e escravos. Atenas é famosa por ter sido o berço da democracia, onde os cidadãos podiam participar diretamente das decisões políticas.
Já Esparta se caracterizava por seu sistema militar rígido, com ênfase na formação dos jovens para a guerra. No campo cultural, a filosofia grega, com pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, buscava entender o homem e o cosmos, influenciando até hoje as ciências humanas e sociais.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a Grécia Antiga.
Alternativas
Q3178001 História
A questão sobre a melhor forma de governo e quem é a pessoa ideal para governar uma nação, um povo, sempre fez parte da reflexão humana e da filosofia política, a tal ponto que, na Grécia Antiga, um pensador afirmou que votar em um líder por características irrelevantes, como aparência e discurso convincente, pode nos distanciar da percepção das qualidades necessárias para governar. Na visão desse filósofo, o governante deve estar preparado e, por isso, a escolha da maioria por determinados governantes não significa democracia. Que filosofo é esse?
Alternativas
Q3178000 História
A filosofia grega é vista como uma das mais significativas contribuições para o progresso do pensamento humano na Antiguidade, os filósofos gregos investigaram questões essenciais como a existência, a essência da realidade, a ética e a política. Qual filósofo NÃO se enquadra nesse contexto?
Alternativas
Q3177972 História
Ao refletir sobre a desintegração do Império Romano, o historiador inglês Perry Anderson deixa claro que os povos romanos formaram reinos de curta duração, porém, em termos políticos e administrativos, ocorreu um lento processo de fusão de elementos romanos e germânicos. Esse processo resultou na formação de dois grupos sociais bem diferenciados, que são: 
Alternativas
Q3177969 História
Considerando os aspectos historiográficos sobre Roma, da sua origem ao contexto Republicano, analise as assertivas abaixo:

I. Os primeiros habitantes da região eram povos autóctones.
II. A região conhecida como “italiotas” foi habitada pelos hindus europeus, formando sete tribos, dos povos sabinos, úmbrios, équos, oscos, volscos, samistas e latinos.
III. A participação dos latinos está na construção do monte Everest, que serviu de entroncamento e rota comercial.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3177968 História
Assinale a alternativa que representa o povo que habitou a Península Itálica na Antiguidade, contribuindo para que Roma passasse de um povoado de pastores para um povoado de agricultores e comerciantes, formando uma cidade fortificada com sólidas relações comerciais com outras regiões.
Alternativas
Q3177967 História
São povos que participaram da fundação da Grécia Antiga:

I. Jônios.
II. Aqueus.
III. Eólios.
IV. Dórios.
V. Semitas e núbios.

Quais estão corretos? 
Alternativas
Q3177966 História
Com a participação dos dórios, a união de quatro aldeias próximas, no sudoeste do Peloponeso da Grécia Antiga, deu origem à cidade de:
Alternativas
Q3177965 História
Analise as assertivas a seguir sobre o poder de decisão na política exercido pelo cidadão na pólis grega nas assembleias realizadas na ágora:

I. Nobres e proprietários de terras tinham participação.
II. Artesãos e comerciantes possuíam participação liberada.
III. Escravos e metecos participavam de todas as decisões.
IV. Mulheres e estrangeiros tinham participação garantida por lei.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3177964 História
Assinale a alternativa que apresenta o nome da batalha ocorrida nas chamadas Guerras Médicas, ou Grego-Pérsicas, em que o imperador persa Dario foi derrotado pelos gregos. 
Alternativas
Q3175581 História
“Desde muito cedo, os plebeus lutaram pela igualdade de direitos com os patrícios. Em cerca de 494 a.C., segundo a tradição, os plebeus retiraram-se de Roma, dirigindo-se para o Monte Sagrado, onde, ao que parece, pretendiam fundar uma nova cidade. Os patrícios, interessados na conquista do Lácio, não podiam dispensar a participação dos plebeus como soldados no exército romano. Dessa maneira, tiveram que ceder às pretensões dos plebeus [...]” (Aquino, 2008). São conquistas da plebe obtidas durante a República Romana:

I. Direito ao casamento misto entre patrícios e plebeus através da Lei Canuléia.
II. Instituição do Tribunato da Plebe.
III. Abolição da escravidão por dívidas pela Lei das Doze Tábuas.
IV. Liberdade de culto com a publicação do Édito de Milão.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3174629 História

As sociedades da Antiguidade Clássica, como a Grécia e Roma, tiveram importantes características políticas, sociais e culturais que influenciaram diretamente o desenvolvimento do Ocidente. Essas civilizações legaram à humanidade contribuições nas áreas de filosofia, política, arte e direito, cujas reflexões ainda são estudadas atualmente. Sobre a Grécia e Roma, analise abaixo:

I. A sociedade ateniense, na Grécia clássica, era caracterizada pela democracia direta, onde todos os cidadãos participavam ativamente das decisões políticas, com exceção das mulheres, escravos e estrangeiros.

II. O sistema de governo romano, especialmente durante a República, era baseado em uma democracia direta, onde os cidadãos participavam ativamente de todas as decisões políticas, sem a mediação de representantes.

III. O Império Romano, ao contrário da Grécia, não desenvolveu uma filosofia própria, sendo a filosofia romana essencialmente uma adaptação e divulgação das ideias gregas.  

IV. Em Roma, a escravidão teve um papel fundamental na economia, principalmente nas atividades agrícolas e comerciais, sendo uma característica da sociedade romana durante todo o período republicano e imperial.

V. A educação na Grécia e em Roma era predominantemente voltada para os filhos dos ricos, com acesso restrito às classes populares, e com a função de preparar os jovens para a vida política e militar, respectivamente.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q3174627 História
As sociedades da Grécia e de Roma, embora compartilhassem algumas semelhanças, apresentavam características distintas que influenciaram profundamente o desenvolvimento político, social e cultural do Ocidente. A Grécia, com suas várias cidades-estado, como Atenas e Esparta, e Roma, com sua estrutura republicana e imperial, legaram ao mundo conceitos fundamentais nas áreas de filosofia, arte, política e direito. Considerando as características sociais, políticas e culturais das civilizações grega e romana, assinale a alternativa correta sobre os aspectos que definiram essas sociedades:
Alternativas
Q3171890 História
Pautado nas heranças culturais da antiguidade, analise as asserções posteriores:

I - A história da Grécia Antiga e da Roma Antiga exerce influência de forma significativa no desenvolvimento científico, cultural e político do Ocidente.
II – O Império Romano foi cenário para o surgimento da democracia e de pensadores filósofos que ficaram conhecidos até os dias de hoje, como Platão e Aristóteles.
III - O império, a monarquia e a república foram as três principais fases políticas da civilização grega.
IV – Os povos maias, incas e astecas são civilizações americanas da Antiguidade Clássica.

É verdadeiro o que se afirma em: 
Alternativas
Q3167674 História
A Antiguidade Clássica diz respeito a um tipo de produção cultural, destaque-a: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de História |
Q3163969 História
Avalie as afirmativas a seguir sobre o período conhecido como Pax Romana, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Durante esse período, houve a isenção de tributos e a diminuição do controle militar romano nas províncias locais, o que favoreceu a harmonia social.
( ) Durante esse período, houve uma estagnação da expansão territorial e populacional, uma decisão deliberada com o objetivo de priorizar a prosperidade econômica das possessões já conquistadas.
( ) Durante esse período, houve consideráveis avanços na arquitetura, incluindo o desenvolvimento de estradas que facilitaram a conexão entre diversas localidades do Império.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3158010 História
Sobre as civilizações da Antiguidade e sua contribuição histórica, analise as afirmativas com base em autores como Gombrich (A Little History of the World), Finley (A Economia Antiga), e Fustel de Coulanges (A Cidade Antiga):

I. A escrita cuneiforme da Mesopotâmia, desenvolvida pelos sumérios por volta de 3.200 a.C., representa o marco inicial da história registrada e foi amplamente utilizada na administração e no registro comercial.
II. O Código de Hamurabi é uma das primeiras compilações legais escritas da humanidade, e seus princípios refletem a concepção de justiça distributiva e proporcional predominante na Mesopotâmia antiga.
III. A centralização do poder no Egito faraônico baseava-se na legitimação religiosa, onde o faraó era considerado um deus vivo e mediador entre os homens e os deuses.
IV. As cidades-estado da Grécia antiga, como Atenas e Esparta, divergiam profundamente em suas estruturas políticas, mas compartilhavam um sistema econômico agrário semelhante, sustentado por uma aristocracia rural.
V. A queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C. foi resultado de fatores exclusivamente externos, como as invasões bárbaras, não havendo contribuição de crises internas no colapso imperial.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: C
5: C
6: A
7: A
8: B
9: A
10: C
11: D
12: C
13: B
14: A
15: D
16: D
17: C
18: A
19: C
20: C