Questões de Concurso
Comentadas sobre antiguidade oriental (egípcios, mesopotâmicos, persas, indianos e chineses) em história
Foram encontradas 355 questões
Observe a imagem a seguir:
(Disponível em: https://ensin-e.edu.br/a-arquitetura-da-mesopotamia-o-nascimento-dos-zigurates/. Acesso em: agosto de 2024.)
Apesar da semelhança com as pirâmides do Egito, os zigurates:
Analise as afirmações seguir, acerca dos povos da Antiguidade:
A escrita entre os fenícios foi um marco significativo
na história da humanidade, pois eles desenvolveram um
dos primeiros sistemas alfabéticos conhecidos. Esse
alfabeto, composto por 22 consoantes, era simples e
eficiente, facilitando a comunicação e o comércio ao
longo do Mediterrâneo.
Analise as afirmações seguir, acerca dos povos da Antiguidade:
O sistema político das cidades-estado na
Mesopotâmia, como Ur e Babilônia, era caracterizado
por uma monarquia teocrática, onde o rei, considerado
representante dos deuses na Terra, detinha poder
significativo sobre as esferas da vida social.
“Para que o forte não oprima o fraco, para dar direitos ao órfão e a viúva, na Babilônia, cidade, da qual Anu e Enlil (Bel) ergueram a cabeça na E. Sagil, casa cujas fundações são tão firmes como as dos céus e da terra, minhas preciosas palavras eu as escrevi sobre minha estela e fixei-as frente à minha imagem de rei do direito, para julgar as causas de julgamento do país, para fazer justiça ao oprimido.” Autopanegírico 59-93. (Adaptado). O extrato faz referencia ao texto que é conhecido como a mais fiel origem do Direito e a legislação mais antiga que se tem conhecimento. Trata-se do:
Objetivando regulamentar o relacionamento na sociedade, organizou-se um conjunto de leis, no qual foi estabelecido três grupos distintos: os homens livres privilegiados, homens livres que não dispunham de propriedades e os escravos que eram os prisioneiros de guerras. Era uma lei que resumia também na expressão, “olho por olho, dente por dente”. Assinale a alternativa que representa, respectivamente, a lei e seu local de aplicabilidade.
Hamurábi, considerado o principal governante do Primeiro Império Babilônico, formado entre 2000 a.C., e 1950 a.C., foi responsável pelo primeiro código de leis escritas conhecido, denominado Código de Hamurábi, em relação ao Código, indique V para verdadeiro e F para Falso
( ) Descoberto em 1901, esse código continha 292 preceitos; que enalteciam a justiça do governante e que não precisavam ser postos em prática por aqueles que aplicavam à justiça.
( ) Havia diversas leis que se relacionavam à vida social e ao cotidiano da população, como por exemplo, a divisão do trabalho entre pessoas livres, subalternas e escravas.
( ) Explicitava que os honorários por serviços deveriam variar conforme a natureza do trabalho realizado.
( ) Que as decisões da justiça poderiam ser escritas, sendo impossível a apelação ao governante.
A relação correta é:
“O Egito já não são apenas os faraós, mas também as muitas e muitas aldeias, não há apenas continuidade, mas mudança, mostra-se que ali conviviam povos e culturas variadas: egípcios, núbios, hícsos, hebreus, gregos, romanos. A Mesopotâmia já não é apenas o mundo dos déspotas precursores de Saddam Hussein, mas um local onde a variedade cultural produziu uma infinidade de reflexões, muitas delas profundamente enraizadas em nossa própria cultura. Os hebreus já não são apenas precursores do cristianismo, mas fazem parte de nossa própria maneira de conceber o mundo. A Antiguidade tampouco inicia-se com a escrita, mas, cada vez mais, busca-se mostrar como o homem possui uma História Antiga multimilenar, anterior à escrita em milhares de anos.”
FUNARI, Pedro Paulo “A renovação da História Antiga” in KARNAL, Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. Contexto, 2015, p. 97.)
Nesse trecho, o autor se refere à renovação da História Antiga nos livros didáticos brasileiros ocorrida nas últimas três décadas. A respeito das inovações interpretativas que permitiram sua renovação, analise as afirmativas a seguir.
I. A revisão da concepção oitocentista da dualidade entre Oriente e Ocidente desconstruiu a visão eurocêntrica da História Antiga, até então considerada a etapa fundadora da História Universal.
II. A incorporação de novos temas, como, por exemplo, o das relações de gênero, ressignificou o estudo da História Antiga em função da relação entre o mundo contemporâneo em que vivemos e a experiência social da Antiguidade.
III. A crítica à hegemonia dos documentos escritos e a incorporação da cultura material, pelo estudo de edifícios, estátuas, cerâmica e pinturas, possibilitaram o fortalecimento de uma história política da Antiguidade.
Assinale:
O conceito de Modo de Produção Asiático, tendo como exemplo as sociedades do Antigo Oriente Próximo, e/ou Antiguidade Oriental, é bastante polêmico e teve origem na obra de Karl Marx. Neste sentido, podemos corretamente afirmar sobre estas sociedades que:
A respeito do vigor da civilização núbia, podemos citar como exemplo:
Em conformidade com PINSKY, é CORRETO afirmar que os hebreus:
Assinale a alternativa em que o período histórico NÃO pertence à história Egípcia.
Observe a imagem a seguir.
Esfinge de Gizé. Disponível em: <http://osmelhoresdestinos.wordpress.com/tag/africa/>. Acesso em: 1 mai. 2016.
A Esfinge de Gizé é uma das mais imponentes esculturas da antiguidade. Ela indica que a civilização egípcia da antiguidade foi uma sociedade:
A respeito da crença na vida após a morte dos egípcios, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Uma parte essencial da religião egípcia era a crença na vida após a morte e o julgamento final da alma do indivíduo que seria conduzido pelo Deus Anúbis até Osíris, o Deus protetor dos mortos.
( ) Para os egípcios, o túmulo era a morada da vida eterna. Podia ser simplesmente uma cova ou uma grande pirâmide e isso independia da condição social do falecido. As pirâmides, por exemplo, eram verdadeiros templos funerários, principalmente para o faraó e para a sua família, mas também há descobertas de faraós mumificados encontrados em templos simples e, muitas vezes, em covas populares.
( ) Durante a viagem até o julgamento, a alma deveria levar consigo o Livro dos Mortos, que testemunhava as virtudes da alma que seria julgada por Osíris na presença dos demais deuses.
( ) Para conservar uma vida confortável após a morte, os egípcios costumavam levar objetos do cotidiano para o interior dos túmulos. Ademais, pintavam cenas da vida diária nas paredes internas das pirâmides.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Tomando por base exclusivamente o contexto histórico da formação do Egito, é correto afirmar que:
Analise as assertivas abaixo considerando os aspectos historiográficos envolvendo a região da mesopotâmia:
I. O primeiro Império foi um legado dos sumérios que, a partir de 2.350 a.C., estruturou-se através da unificação administrativa. Portanto, por não conseguir manter-se organizado, e por ter conflitos internos, a estrutura administrativa tornou-se frágil e de fácil destruição pelos inimigos.
II. A Região chamada de Babilônia teve como um dos expoentes o Rei Hamurabi, responsável por nomear governadores e unificar a religião e a língua. Também foi o responsável pelo código de lei mais antigo da humanidade.
III. Existe, na historiografia sobre a mesopotâmia, o chamado quinto império babilônico, momento histórico em que os assírios e os babilônicos recuperam o poder na Mesopotâmia, com destaque para o Rei Nabucodonosor.
Quais estão corretas?