Questões de Concurso
Sobre construção do estado liberal: revolução francesa em história
Foram encontradas 228 questões
Considere a imagem abaixo:
Congresso de Viena. Fonte: https://politikaakademisi.org/2015/06/15/the-congress-of-vienn a-an-attempt-for-the-balance-of-power-or-composition-of-a-new-heg emony/
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena deixaram marcas profundas na Europa. Marque a alternativa incorreta sobre esses eventos:
Desde a primeira fase da Revolução Francesa, o cenário político francês passou a ser dominado por dois grupos partidários — os jacobinos e os girondinos —, tendo sido o povo excluído dos processos revolucionários e das práticas políticas.
A Revolução Francesa foi pensada, motivada e conduzida por pensadores iluministas e pela alta burguesia, sendo eles os grandes grupos que arquitetaram e executaram esse movimento.
Fonte (adaptada): https://www.newworldencyclopedia.org/entry/French_Revolution# Estates-General_of_1789
Marque a alternativa que substitui corretamente o X, o Y e o Z respectivamente no texto acima.
Observe a imagem a seguir.
O símbolo de nome Marianne ilustra a personificação do(da)
Texto extraído de: POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens de nossa época; tradução: Fanny Wrobel. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000, p. 208.
Sobre o movimento cartista, conforme análises de Polanyi, é CORRETO afirmar:
A Revolução Francesa reflete a revolta contra uma sociedade dividida em ordens e baseada em privilégios. O mundo que os revolucionários destruíram e chamaram de “Antigo Regime” caracterizavase pelo
Observe a Imagem e leia o texto.
(Revolução Francesa. “A liberdade guiando o povo”, de Eugene Delacroix)
A tela mostra uma imagem que representa a liberdade que o povo francês tanto ansiava depois de viver com monarquias e governos considerados opressores. A Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, além de ter sido um marco divisório da história, dando início à idade contemporânea.
A respeito da Revolução Francesa, marque a resposta correta.
"Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a supervalorizadas. Não é generalizada essa aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas, dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o atual, encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou mecânico, enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com tarefas como as agrícolas - revolver as terras com as mãos - as artesanais ou manufatureira, ou mesmo as comerciais (...). Curioso lembrar como os médicos, forrados de humanismo, não tinham respeito pelos cirurgiões, pois exerciam labor mecânico. Até 1743 - repare-se a data - eram vistos como espécie de barbeiros." (Iglésias, Francisco. A Revolução Industrial. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 40-41).
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre a Revolução Industrial.
“O mundo em 1789 era, portanto, para a maioria dos seus habitantes, incalculavelmente grande. A maioria deles, a não ser que fossem arrancados da sua terrinha por algum terrível acontecimento, como o recrutamento militar, viviam e morriam no distrito ou mesmo na paróquia onde nasceram” (Hobsbawm, Eric. A Era das Revoluções: 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994, p. 27).
Considerando as palavras do renomado historiador, podemos afirmar sobre o mundo às vésperas da Revolução Francesa:
“Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também previa existência de distinções sociais, ainda que “somente no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que “todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis”; mas “tanto pessoalmente como através de seus representantes”. E a assembleia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembleia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis.
HOBSBAWM, E.J A era das revoluções: Europa 1789 – 1848. 15ª ed.Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2001.
Em qual contexto histórico foi elaborada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Enumere em ordem cronológica crescente os eventos relacionados à Revolução Francesa, sendo 1 para o episódio mais antigo e 6 para o mais recente.
( ) Grande Medo
( ) Lei do Maximum
( ) Conspiração dos Iguais
( ) Derrota na Guerra dos Sete Anos
( ) Reação Termidoriana
( ) Predomínio Político do Clube dos Feuillants
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
O fim do período absolutista ficou conhecido como:
As revoluções liberais dos séculos XVII, XVIII e XIX resultaram, entre outras questões, na limitação do poder dos soberanos e na difusão da ideia dos direitos de cidadania.
Sua inspiração, no entanto, remete a épocas históricas anteriores, sendo correta a seguinte afirmativa:
A Revolução Francesa de 1789 foi diretamente influenciada pela Independência dos Estados Unidos da América e pelo Iluminismo no combate ao Antigo Regime e à autoridade do clero e da nobreza na França. Além do mais, a França passava por um período de crise econômica, após a participação francesa na guerra da independência norte-americana e pelos elevados custos da Corte de Luís XVI, que tinham deixado as finanças do país em mau estado. Em 1791, os revolucionários promulgaram uma nova Constituição, a partir dos princípios preconizados por Montesquieu, que consagrou, como fundamento do novo regime:
Os girondinos tinham como postura política no período da Revolução Francesa:
Texto 2
Leia o texto para responder às questões 18 e 19.
La Marseillaise
Canção por Claude Joseph Rouget de Lisle
Allons enfants de la Patrie
Le jour de gloire est arrivé
Contre nous de la tyrannie
L’étendard sanglant est levé
Tradução livre
Avante, filhos da Pátria
O dia da Glória chegou
Contra nós, da tirania
O estandarte ensanguentado se ergueu
A canção acima tornou-se símbolo da revolta do chamado “terceiro estado” contra a miséria, as desigualdades sociais e o Absolutismo Monárquico.
Embora tenha tido grande apoio popular, o movimento do qual a Marseillaise (Marselhesa) é um símbolo, originou-se em um grupo social que pretendia derrubar a Monarquia Absoluta em nome das ideias do Iluminismo.
Assinale a alternativa que indica o grupo social a que nos referimos e a síntese do seu pensamento.