Questões de Concurso
Sobre construção do estado liberal: revolução francesa em história
Foram encontradas 245 questões
Durante a Revolução Francesa, qual foi a principal contribuição teórica de Emmanuel Joseph Sieyès, expressa em sua obra "O que é o Terceiro Estado?
Qual foi o efeito do "Golpe de 18 Brumário" de Napoleão Bonaparte?
I. O Código Napoleônico unificou e modernizou o sistema jurídico francês, influenciando legislações em outros países.
II. O Bloqueio Continental buscava enfraquecer economicamente a Inglaterra, mas resultou em resistências e perdas para a França.
III. As campanhas militares de Napoleão consolidaram a hegemonia francesa na Europa de forma permanente.
IV. A política napoleônica ampliou os direitos políticos e sociais de todas as classes na França e nos territórios conquistados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Sobre esse evento, assinale a alternativa correta.
A Revolução Francesa fez-se contra o despotismo, contra os privilégios em nome da liberdade e da igualdade. Ora, no século XVIII, a Europa inteira é vítima do despotismo e dos privilégios. A Revolução é, portanto, susceptível de ser imitada em qualquer parte. É o que faz dela um acontecimento capital da história universal.
(A REVOLUÇÃO FRANCESA, História Contemporânea I; Lenalda Andrade Santos)
Considere a imagem abaixo:
Congresso de Viena. Fonte: https://politikaakademisi.org/2015/06/15/the-congress-of-vienn a-an-attempt-for-the-balance-of-power-or-composition-of-a-new-heg emony/
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena deixaram marcas profundas na Europa. Marque a alternativa incorreta sobre esses eventos:
Desde a primeira fase da Revolução Francesa, o cenário político francês passou a ser dominado por dois grupos partidários — os jacobinos e os girondinos —, tendo sido o povo excluído dos processos revolucionários e das práticas políticas.
A Revolução Francesa foi pensada, motivada e conduzida por pensadores iluministas e pela alta burguesia, sendo eles os grandes grupos que arquitetaram e executaram esse movimento.