Questões de Concurso
Sobre era vargas – 1930-1954 em história
Foram encontradas 751 questões
Coluna 1
1. Ação Integralista Brasileira.
2. Aliança Nacional Libertadora.
3. Aliança Liberal.
Coluna 2
( ) União formada por políticos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba, descontentes com o cenário político e as eleições presidenciais da vigentes na República Velha.
( ) Organização que defendia princípios antiliberais e antissemitas; defendia a implantação de um Estado forte e centralizado.
( ) Frente que reunia setores liberais e de esquerda e propunha o fortalecimento da democracia e mudanças radicais no Brasil.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Estabeleceu a obrigatoriedade da carteira de trabalho apenas para os trabalhadores homens exercerem qualquer ocupação, enquanto as mulheres continuaram a trabalhar de maneira informal.
( ) Estabeleceu o salário mínimo para os trabalhadores urbanos, mas excluiu os empregados domésticos desse direito trabalhista.
( ) Estabeleceu a distinção entre os trabalhos de natureza manual e intelectual, privilegiando a condição laboral do trabalhador intelectual.
As afirmativas são, respectivamente,
O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi um dos mais marcantes da história brasileira. Sobre esse período, analise as afirmativas:
I. Durante o Estado Novo, Vargas centralizou o poder, fechou o Congresso e implementou uma Constituição autoritária.
II. A criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, foi uma das principais medidas voltadas para a classe trabalhadora.
III. A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados ocorreu no início do Estado Novo, em 1937.
Das afirmativas, pode-se afirmar que:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/republica-velha1889-1930.htm
Marque a alternativa que apresenta o acontecimento histórico que deu fim a República Velha.
O processo de industrialização no Brasil foi iniciado:
Embora haja exemplos de reformas bem-sucedidas no mundo, a desapropriação de latifúndios improdutivos e a garantia da função social da terra acontecem no Brasil de forma lenta e com uma estrutura fundiária desigual e concentrada.
A reforma agrária para sociedade brasileira é mais que democratização da propriedade, pois:
A expansão do capitalismo monopolista no Brasil não foi um efeito do desenvolvimento capitalista no seu interior. Essa transição para um novo padrão de acúmulo de capital se deu pela reorganização do aparelho de Estado, pela militarização do poder político estatal e, também, pela reorientação da política econômica orquestrada pelo Estado brasileiro.
(FERNANDES, 2006.)
Dentre as características fundamentais (e gerais) relativas às especificidades da inserção dos monopólios no Brasil e seus resultados, podemos apontar:
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/movimentooperario-brasileiro.htm
O movimento operário apresenta uma diferença crucial do sidicalismo das décadas de 30 a 60 no Brasil que pode ser evidenciada como:
Considerando a dinâmica, as relações, as rupturas e as transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil República, julgue o item seguinte.
O Estado Novo (1937-1945) tinha contornos fascistas e, durante sua vigência, foram suprimidos o Poder Legislativo e partidos políticos, além de governos estaduais terem sido ocupados por interventores.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/petrobras.htm
Buscando a alternativa correta. A Petrobras foi criada como:
Marque a alternativa que apresente algumas reformas realizadas por Getúlio Vargas.
Em abril de 1964, um golpe depôs o presidente João Goulart, iniciando um período marcado pela presença de militares no controle do poder executivo federal, que vai se estender de 1964 a 1985.
Considerando esses dois momentos da política brasileira, assinale a alternativa abaixo que apresenta, CORRETAMENTE, duas semelhanças entre esses regimes políticos.