Questões de Concurso Sobre guerra fria e as ditaduras militares em história

Foram encontradas 40 questões

Q3291857 História
No ano de 1948, com a criação da Organização dos Estados Americanos (OEA), ocorreu o alinhamento dos países da América Latina, e o governo brasileiro vivia um contexto em que as forças políticas globais começaram a polarizar. Nesse período, a política nacional estava bastante oscilante, tomando uma série de medidas de caráter liberal que facilitaram a entrada de produtos estrangeiros, esvaziando as divisas e gerando crise, o que obrigou o governo a promover medidas de ajuste em sua política econômica, como a restrição de produtos de bens de consumo estrangeiros. Qual período histórico é retratado no texto? Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3276284 História
No início da década de 1960, mais precisamente em 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo democraticamente eleito de João Goulart. O regime militar, então instaurado, foi formalmente consolidado pelo Ato Institucional nº 1, que institucionalizou o autoritarismo no país. Esse período foi marcado por uma crescente radicalização ideológica e um clima de intensa tensão política, que se acentuou na madrugada de 31 de março de 1964, quando os militares tomaram o poder, pondo fim ao governo constitucional.
Sobre esse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) decretou o fechamento do Congresso Nacional, suspendeu todos os direitos civis e constitucionais, autorizando a prisão de qualquer cidadão brasileiro, e impôs a suspensão dos direitos políticos por dez anos àqueles considerados suspeitos de atuar contra o governo.
II. Durante o governo de Castello Branco, os militares realizaram uma série de transformações no funcionamento institucional do país, dando início ao regime da ditadura militar. Esse período foi marcado pela emissão de atos institucionais, como o AI-1, uma série de decretos elaborados pelo Poder Executivo, sem a necessidade de análise ou aprovação pelo Congresso Nacional.
III. O governo de Médici, sucessor de Costa e Silva, ficou particularmente marcado pelo acelerado crescimento econômico do país, conhecido como "milagre econômico". Esse processo foi acompanhado pela realização de grandes obras, algumas delas denominadas "obras faraônicas", e pelo endurecimento da repressão política, com ações quase autônomas por parte do aparato repressivo, que agiu sem grandes limitações.
IV. No governo de Ernesto Geisel, o segundo presidente militar do Brasil, o país experimentou um dos maiores processos de recuperação econômica desde o início do regime militar, justificado pela maciça entrada de capital estrangeiro, que impulsionou a economia brasileira, estabilizando-a e equilibrando-a por um longo período. Paralelamente, o crescimento da população urbana proporcionou uma abundante e barata mão de obra, essencial para a expansão industrial nos grandes centros econômicos do país.
V. O governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo, o terceiro presidente da sequência de governos militares, foi um dos mais imponentes desse período. Alinhado à ala "linha dura" do regime, Figueiredo implementou a repressão de maneira ainda mais contundente. A criação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em particular, legalizou a intervenção do presidente nos estados e municípios, sem as limitações previstas pela Constituição, além de suspender a garantia do habeas corpus nos casos de crimes políticos, consolidando um período de repressão ainda mais severo.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q3105298 História
Considerando os desdobramentos históricos relacionados à Guerra Fria, julgue (C ou E) o item subsecutivo.

Na América do Sul, a aplicação da política econômica internacional conhecida como Consenso de Washington resultou em medidas que, algumas décadas depois, implicaram a adoção, pelos presidentes da Argentina e do Brasil, de políticas que modificassem os padrões das reformas liberais, indo contra as teses que embasaram o referido consenso.
Alternativas
Q3069588 História
Mesmo antes de algumas das ditaduras da América virem à tona, grupos militares de diferentes países vinham ao Brasil para aprender “técnicas de interrogatório” e métodos de repressão, em uma complementação do que era passado na Escola das Américas. Havia formas de ação da rede, que não apenas trocava informações sobre os eleitos subversivos, mas também deslocava os prisioneiros e procurados sem a necessária burocracia e registros de transferência. Em múltiplas formas, a Operação Condor funcionou como um facilitador da repressão, guiada pela supressão do pensamento comunista e revolucionário (especialmente após a criação da Junta de Coordenação Revolucionária) em suas fronteiras e pelo princípio da cooperação internacional.
(QUADRAT, Samantha, 2006, p. 161-181.)

A Operação Condor, apesar do forte apelo anticomunista, visava não apenas aqueles ligados à ideologia. Nessa operação:
Alternativas
Q3025583 História

As décadas de 60 e 70 do século XX manifestaram intensas movimentações nos países do hemisfério Sul da América: de um lado a consolidação da participação política e econômica das multinacionais e dos capitais estrangeiros, e de outro as mobilizações populares em resposta às novas dinâmicas, com petições de manutenção dos direitos trabalhistas, reforma agrária e melhor distribuição das riquezas. Em meio a esse cenário, olhando por uma perspectiva global, as duas maiores potências da época evidenciavam a geopolítica no qual o mundo estava submetido. O bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos buscava frear a ampliação da influência política e econômica da socialista União Soviética, configurando-se um período de tensão pela disputa tecnológica e armamentista, que não resultou em um conflito direto entre eles, mas na participação dos conflitos entre os seus aliados e governos satélites do Terceiro Mundo. Diante desse contexto é que se inserem os golpes militares nos países da América Latina.

(VIZENTINI, Paulo G. F., 2000, p. 195-226.)


Os Estados Unidos já mantinham relações econômicas e diplomáticas com os países latino-americanos desde a Segunda Guerra Mundial, pelo fornecimento de armas em troca da defesa do continente e treinamentos militares dos exércitos desses países, durante o período beligerante. Em relação aos governos militares latino-americanos: 

Alternativas
Q2557258 História

Julgue o item a seguir.


A forma como a Guerra do Paraguai é percebida e nomeada reflete as diferentes perspectivas históricas e políticas entre os Paraguaios e os Brasileiros. Enquanto os Paraguaios frequentemente se referem ao conflito como a Guerra da Tríplice Aliança, destacando a aliança formada pelos países tropicais Brasil, Uruguai e Argentina; no Brasil, o termo mais comum é Guerra do Paraguai ou Guerra das Quatro Nações, evidenciando a multiplicidade de atores envolvidos no conflito. Essas distintas narrativas históricas ressaltam as complexidades e as nuances da memória coletiva e das relações diplomáticas na região.

Alternativas
Q2631883 História

A década de 1970 foi um período conturbado para os países latino-americanos, em função da instabilidade política caracterizada pela ascensão de regimes militares, pelo envolvimento em disputas regionais e pela interferência norte-americana.


Considerando o quadro político regional e internacional, assinale a afirmativa que descreve corretamente o caso considerado.

Alternativas
Q2526666 História
A ditadura militar brasileira (1964-1985) buscava legitimar-se institucionalmente pela adoção de princípios anticomunistas, patrióticos, desenvolvimentistas, antipolíticos, tecno-burocráticos e modernizadores do estado. Buscando efetivar uma governança em concordância com tais princípios, o general Humberto Castello-Branco, então presidente da República, efetuou uma profunda reforma administrativa. Dentre as principais medidas dessa reforma encontra-se a
Alternativas
Q2435845 História

As ditaduras na América Latina tiveram um impacto significativo ao longo do século XX e início do século XXI, moldando profundamente a história e a política da região. Sobre esse tema, registre V, para os itens verdadeiros, e F, para os itens falsos:


(__)Entre as décadas de 1960 e 1980, muitos países latino-americanos experimentaram governos autoritários liderados por militares. Isso foi influenciado pela instabilidade política, pela tensão social, pelas inovações percebidas ao status quo e pela influência externa, particularmente da Guerra Fria.

(__)Na Argentina, uma "Guerra Suja" resultou no desaparecimento de milhares de opositores políticos durante a ditadura militar (1976-1983).

(__)No Chile, sob o governo de Augusto Pinochet (1973-1990), houve repressão política e visibilidade massiva dos direitos humanos.

(__)Nas últimas décadas, muitos países latino-americanos passaram por transições para a democracia. Comissões de verdade e reconciliação foram determinantes para investigar e lidar com os abusos e crimes durante as ditaduras.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284103 História
Considere a afirmação a seguir:
“O golpe militar contra o governo de Salvador Allende no fatídico dia 11 de setembro de 1973 foi provavelmente o mais brutal de todos nas ações para consolidar seu êxito. Nos primeiros dias após o bombardeio do palácio La Moneda, milhares de pessoas foram levadas ao Estádio Nacional, em Santiago do Chile, submetidas a interrogatórios, surras e toda sorte de arbitrariedade. Cerca de mil detidos foram sumariamente executados. Os direitos civis foram suspensos e a população devia obedecer ao toque de recolher, enquanto casas eram invadidas e os suspeitos de contrariar a nova ordem, levados na calada da noite. Muitas vezes para nunca mais voltar.”
PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. p. 179.
Entre junho e setembro de 1973, Uruguai e Chile tiveram a derrubada de governos democráticos levada a cabo por ditaduras militares. Esses movimentos foram apenas dois dos vários que ocorreram nos anos 1950, 1960 e 1970 na América Latina. Com base no trecho acima e nos conhecimentos sobre História Contemporânea, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2208547 História
O mameluco rejeita a mãe índia que lhe deu à luz e opõe- -se aos irmãos de sangue das Américas, ao mesmo tempo em que é desconhecido por seu pai branco e banido entre os irmãos de ultramar. Oprimido e opressor, a contradição constrói a identidade dos brasilíndios.
(Darcy Ribeiro, O povo brasileiro)
O excerto aponta, na formação sociocultural do Brasil, para
Alternativas
Q2398631 História

Além de Cuba outro país viveu uma experiência socialista, no entanto, pela via pacífica e eleitoral, mas que acabou também com um golpe militar no dia 11 de setembro de 1973. Este país foi:

Alternativas
Q2086915 História
Devido à natureza de abuso de Estados contra seus particulares, é colocada a Operação Condor como um exemplo de terrorismo de Estado. Essa classificação, porém, merece algumas observações, principalmente quanto ao significado da palavra terrorismo. É recente o uso da palavra e é fruto da intensa publicidade gerada a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Além disso, a dificuldade em definir o que é exatamente terrorismo é algo que vem sendo discutido nos últimos anos. O Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, por exemplo, não tipifica em nenhum lugar o crime de terrorismo. Seria difícil até mesmo procurar crimes com o uso de terror em jurisprudências internacionais antigas.
(CHAVES, 2015.)
Essa então chamada “Operação Condor” estabeleceu-se a partir dos anos 1960, para combater os movimentos que lutavam contra os regimes militares, sendo uma aliança político-militar entre vários governos conservadores da América e esteve relacionada, dentre outros fatores:
Alternativas
Q1991225 História

Durante a Guerra Fria, golpes de Estado foram responsáveis por quase três em cada quatro colapsos democráticos. Porém, há outra maneira de arruinar uma democracia. É menos dramática, mas igualmente destrutiva. Democracias podem morrer não nas mãos de generais, mas de líderes eleitos – presidentes ou primeiros-ministros que subvertem o próprio processo que os levou ao poder. O retrocesso democrático hoje começa nas urnas.

Adaptado de LEVITSKY e ZIBLATT. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, p. 14-17.


Assinale a afirmativa que descreve corretamente os mecanismos responsáveis pela subversão da ordem democrática nos casos considerados.

Alternativas
Q1957459 História

Doze países votaram por ativar um tratado de defesa mútua do continente americano para tratar da crise venezuelana.


O conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu, nesta quarta-feira (11), aprovar uma resolução proposta pela Colômbia para ativar o Tratado de Interamericano Assistência Recíproca (TIAR) contra a Venezuela. Como resultado, uma reunião com os ministros do Exterior dos países-membros será convocada para a segunda quinzena de setembro para deliberar sobre possíveis medidas.

(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/09/11/oea-resgata-tratado-da-guerra-fria-para-aumentar-pressao-contra-maduro-na-venezuela.)


No início de 2019, a Venezuela chegou ao ápice de uma crise político-econômica que já vinha se estendendo desde 2017, com o governo de Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez, e, agora, com um governo paralelo deflagrado pelo presidente da Assembleia Juan Guaidó. Tal acontecimento levou os países vizinhos a ativar a OEA e mais ainda o TIAR conhecido também como Tratado do Rio, pois foi firmado no Rio de Janeiro em 1947 como forma de proteção mútua dos países. Sobre a OEA e o TIAR, podemos considerar que:

Alternativas
Q1945634 História
Sobre as ditaduras e o processo de redemocratização da América Latina todas as afirmações a seguir estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a:
Alternativas
Q1767616 História
Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA afirmação sobre o governo de Augusto Pinochet e a ditadura chilena:
Alternativas
Q1798841 História
(Concurso Milagres/2018) “(...) que, na PE (Polícia do Exército) da GB, verificaram o interrogado e seus companheiros que as torturas são uma instituição, vez que, o interrogado foi o instrumento de demonstrações práticas desse sistema, em uma aula de que participaram mais de 100 (cem) sargentos e cujo professor era um Oficial da PE, chamado Tnt. Ayton que, nesse sala, ao tempo em que se projetavam “slides” sobre tortura, mostrava-se na prática para a qual serviram o interrogatório (...)”. (Arquivos da Arquidiocese de São Paulo. Brasil nunca mais. 1985, p. 31). Considerando o depoimento acima, assinale a alternativa correta sobre as práticas de tortura no Brasil em comparação com a América Latina.
Alternativas
Q909026 História
Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:
Alternativas
Q1110505 História
É tópico comum se ressaltar a importância do estudo da história dependendo que se conhecendo o passado, prepara-se no presente o futuro. Dentro desse contexto, assinale a alternativa acerca dos regimes ditatoriais que ocorreram na América Latina em meados do século XXI.
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: A
6: C
7: E
8: A
9: A
10: E
11: D
12: E
13: C
14: C
15: A
16: E
17: D
18: B
19: C
20: A