Questões de Concurso Sobre história do brasil em história

Foram encontradas 5.934 questões

Q3153069 História
Impacto da 'uberização' deve ser preocupação de todos, não só da Justiça, diz presidente do TST

É preciso regulamentar as novas formas de trabalho tendo em mente que o mundo e as relações sociais mudaram, mas sem perder de vista os potenciais impactos que serão gerados em toda a sociedade pela "plataformização" das atividades.
https://www.conjur.com.br/2024-out-30/entrevista-presidente-tst/

O processo de Uberização pode trazer como impacto negativo para o trabalhador.
Alternativas
Q3153066 História
A República Velha iniciou-se em 1889, quando aconteceu a Proclamação da República, no dia 15 de novembro. Esse acontecimento iniciou-se pela manhã do dia citado quando os militares liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca derrubaram o Visconde de Ouro Preto do Gabinete Ministerial. Na sequência do dia, José do Patrocínio, vereador no Rio de Janeiro, proclamou a República. Nas primeiras décadas do século XX ocorreu o fim da República Velha com um grande acontecimento histórico.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/republica-velha1889-1930.htm

Marque a alternativa que apresenta o acontecimento histórico que deu fim a República Velha.
Alternativas
Q3153063 História
O governo de Juscelino Kubitschek estendeu-se de 1956 a 1961 e teve como grande marca o desenvolvimentismo. Kubitschek investiu maciçamente no desenvolvimento de estradas, no crescimento industrial, sobretudo da indústria pesada, e foi o responsável pelo ambicioso projeto Plano de Metas.

Marque a alternativa que apresenta uma consequência das ações do Plano de metas.
Alternativas
Q3153062 História
Lei de Terras, como ficou conhecida a Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, foi a primeira iniciativa no sentido de organizar a propriedade privada no Brasil. Até então, não havia nenhum documento que regulamentasse a posse de terras e com as modificações sociais e econômicas pelas quais passava o país, o governo se viu pressionado a organizar esta questão.

A Lei de Terras foi aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queirós, que previa o fim do tráfico negreiro e sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Grandes fazendeiros e políticos latifundiários se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se tornar donos de terras.

Leia os itens sobre a Lei de Terras estabelecida em 1850.

I.Na Lei de Terras só poderiam adquirir terras por compra e venda ou por doação do Estado. Aqueles que já ocupavam algum lote receberam o título de proprietário. A única exigência era residir e produzir nesta localidade.
II.A Lei de Terras contribuiu para preservar a estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.
III.Na Lei de Terras seria permitido obter terras por meio de posse, a chamada usucapião para os imigrantes que chegavam no Brasil de forma Legal.
IV.O Governo não permitirá terras devolutas para a colonização dos indígenas; para a fundação de povoações, abertura de estradas, e quaisquer outras servidões.

Marque a alternativa que apresente os itens corretos sobre a Lei de Terras.
Alternativas
Q3153057 História
O processo de industrialização no Brasil teve início no século XIX, mas só ganhou força a partir da década de 1930. O país é considerado a ter uma industrialização tardia, pois ocorreu um século depois da Europa.

O processo de industrialização no Brasil foi iniciado:
Alternativas
Q3153056 História
Reforma agrária é o nome dado à política de redistribuição de terras em um território realizada pelo Estado com o objetivo de diminuir ou acabar com a concentração fundiária.

Embora haja exemplos de reformas bem-sucedidas no mundo, a desapropriação de latifúndios improdutivos e a garantia da função social da terra acontecem no Brasil de forma lenta e com uma estrutura fundiária desigual e concentrada.

A reforma agrária para sociedade brasileira é mais que democratização da propriedade, pois:
Alternativas
Q3151967 História
A história do Brasil é marcada por movimentos de resistência e busca por independência ao longo do período colonial e imperial. Sobre a Conjuração Baiana de 1798, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, qual das alternativas a seguir está correta?
Alternativas
Q3149323 História
Considerando o contexto político e social do Segundo Reinado no Brasil, qual dos seguintes fatores contribuiu significativamente para o enfraquecimento da monarquia e a posterior Proclamação da República em 1889?
Alternativas
Q3149322 História
Durante o regime militar no Brasil (1964-1985), diversas políticas econômicas e sociais foram implementadas com o objetivo de modernizar o país e controlar a oposição. Um dos momentos marcantes desse período foi o "milagre econômico" (1968-1973). No entanto, essa fase de crescimento trouxe consigo diversas contradições sociais. Qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma dessas contradições?
Alternativas
Q3149321 História
O período da Primeira República no Brasil (1889-1930) foi marcado por uma estrutura política conhecida como "política dos governadores", na qual o poder local dos oligarcas era fortalecido através de um sistema de controle eleitoral e alianças regionais. Esse modelo político teve um impacto direto na consolidação do poder das elites agrárias. Sobre a Primeira República, assinale a alternativa CORRETA,
Alternativas
Q3149313 História
Na história do Brasil Império, qual foi o impacto das Regências (1831-1840) sobre a centralização do poder político no país?
Alternativas
Q3149128 História
Em 1992, ocorreu o afastamento do primeiro Presidente do Brasil, que foi eleito pelo povo, através do Impeachment. Qual o nome do Presidente afastado?
Alternativas
Q3148727 História
Durante a chegada dos europeus à terra que posteriormente seria chamada Brasil, encontraram uma população bem homogênea nas formas culturais e linguísticas, que estavam distribuídas ao longo da costa e na bacia dos Rios Paraná-Paraguai. Podem se distinguir dois grandes blocos que subdividiam essa população entre:
Alternativas
Q3143841 História
Em meados do século XIX, no Império brasileiro, desenvolveram-se diversos movimentos abolicionistas, os quais contribuíram para questionar a legitimidade da escravidão. A respeito desses movimentos, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A partir de 1860, muitos movimentos sociais abolicionistas tiveram a liderança de homens negros, os quais provinham de distintas origens e profissões.
(__)Os movimentos abolicionistas por vezes conectavam-se com grupos associativos de caráter trabalhistas, tornando-se intrínsecos à luta de muitos trabalhadores oitocentistas.
(__)Os movimentos abolicionistas fora protagonizados por homens brancos na imprensa, pois raramente os negros tinham acesso à alfabetização. Assim, não há registros de homens negros escrevendo para a imprensa oitocentista.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3143840 História
"A descentralização de 1834 viabilizou o surgimento de um novo tipo de revolta. O aumento do poder dos governos provinciais fez deles objeto de luta entre as facções locais. Por um período de dez anos, reproduziu-se no Brasil, em ponto menor, o fenômeno centrífugo que se verificara na colônia espanhola após a prisão de Carlos IV e Fernando VII. Várias das revoltas tinham características federalistas, três delas foram separatistas. Outras assumiram caráter de guerras populares."

(CARVALHO, J. M. A vida política. In: CARVALHO, J. M. (Coord.). História do Brasil Nação (1808-2010). v. 2. A construção nacional (1830-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 90.)

Sobre as revoltas do período imperial, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143838 História
"O golpe foi efetivamente dado (não apenas apoiado) por civis e militares e, portanto, é possível chamá-lo de civil-militar. Alguns passos subsequentes foram marcando o caráter militar do novo regime, principalmente a decisão do Comando Supremo da Revolução de abortar, com o primeiro ato institucional, a discussão que havia no Congresso Nacional sobre conceder ou não aos vitoriosos poderes de cassação de parlamentares e, depois, a prorrogação do mandato de Castelo Branco até 15 de março de 1967 (decisão tomada em julho de 1964)."

Sobre a ditadura civil-militar brasileira considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A ditadura manteve o sistema capitalista e o aprofundou, embora o Estado tivesse participação ativa na esfera econômica.

(__)Os apoiadores do golpe civil-militar visavam combater os comunistas, as organizações de esquerda e os movimentos sociais.

(__)Ao longo da ditadura civil-militar, a reforma agrária efetivou-se e, em algumas regiões de São Paulo e do Mato Grosso, propriedades foram distribuídas entre a população rural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Q3143837 História
Em 1922, a Semana de Arte Moderna foi um marco importante para a esfera artística brasileira. Diversos artistas participaram do evento, questionando o ambiente artístico estabelecido até aquele momento. Sobre a Semana de Arte Moderna, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A Semana de Arte Moderna representou uma mudança na pintura brasileira, pois seus artistas, todos surrealistas, questionavam a política e a economia da época. Em suas obras, apresentavam as agruras da população e, especialmente, a falta de apoio do governo para a arte.

(__)A Semana de Arte Moderna ocorreu em Belo Horizonte e destacava o cotidiano brasileiro por meio das cores e dos traços de origem indígena. A mestiçagem cultural foi o foco das obras apresentadas pelos artistas do evento.

(__)Embora seja relevante para o contexto artístico nacional, a Semana de Arte Moderna foi criticada pelos seus contemporâneos. Alguns artistas e literários posicionaram-se contra o movimento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Alternativas
Q3143835 História
Sobre as populações da Mesoamérica no período anterior à invasão europeia, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)As populações da Mesoamérica congregavam-se harmoniosamente para formar um grande reino denominado Asteca, diferentes grupos assumiam a autoridade do responsável pela cidade principal.
(__)Os povos da Mesoamérica possuíam conhecimentos matemáticos avançados, inclusive conheciam o conceito do zero para o qual criaram uma representação.
(__)Na Mesoamérica, as populações, antes do século XV, tinham uma noção de tempo inscrita na temporalidade cíclica, contudo, não possuíam formas de marcação temporal definida.
Alternativas
Q3143834 História
Segundo Antonil, "O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos. E se for, qual deve ser, homem de cabedal e governo, bem se pode estimar no Brasil o ser senhor de engenho, quanto proporcionadamente se estimam os títulos entre os fidalgos do Reino". (In: ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas . Brasília: Senado Brasileiro, 2011 [1711], p. 83). Os engenhos e a produção de açúcar foram fundamentais na colonização da América portuguesa.
Sobre a produção açucareira no Nordeste, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3143833 História
Em 1904, eclodiu uma revolta no Rio de Janeiro, capital da República, a qual movimentou a cidade e colocou em questão medidas governamentais. Sobre esta revolta é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: D
6: A
7: A
8: A
9: B
10: D
11: B
12: D
13: C
14: A
15: D
16: A
17: B
18: D
19: A
20: D